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Oficina de Modelagem Canvas será realizada na próxima quarta-feira

Com objetivo de proporcionar o contato com ferramentas para auxiliar na criação de novos negócios e no desenvolvimento de produtos inovadores, além de agilizar na tomada de decisão na solução de problemas de negócios, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológicas da Unijuí – Criatec, está oferecendo uma Oficina de Modelagem Canvas. Será no dia 23 de agosto, quarta-feira, na sala de capacitação da Criatec, das 19h às 22h.

               

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou já existentes. Para isso, a oficina estará dividida em introdução e apresentação ao Business Model Canvas, direcionamento ao cliente, inovando e validando o modelo de negócio e aplicação do Canvas.

O palestrante será o economista e consultor do Projeto Extensão Produtiva e Inovação na Unijuí, Esiom Getúlio Pereira, com experiência em mais de 70 empresas em ações de Planejamento Estratégico, Inovação e Melhorias de Processo.

A inscrição para participação no evento é gratuita e deve ser confirmada pelo e-mail criatec@unijui.edu.br até o dia 22 de agosto. 


Unijuí realiza Desafio para testar a criatividade e a resolução de problemas na Saúde

Despertar o empreendedorismo por meio da criatividade e da capacidade de resolver problemas, esse é o principal objetivo do Desafio Inovador da Saúde, que teve início na sexta-feira, 18, na Criatec da Unijuí. 

O Desafio começou com dois dias de palestras de capacitação em forma de preparação às equipes para desenvolver um projeto no período de 20 dias. Após esse intervalo, as equipes devem apresentar o seu projeto final. A proposta do projeto deverá estar relacionada a temática do desafio, ou seja, saúde. Cada equipe recebeu uma verba de R$ 200,00 para o desenvolvimento de protótipos relacionados ao projeto. 

               

Os projetos serão apresentados, avaliados e premiados no dia 16 de setembro. Será avaliada a originalidade do projeto, impacto econômico, adequação ao mercado, clareza da proposta, impacto sócio ambiental, e participação das equipes nas demais atividades propostas no desafio. 

O 1º lugar será premiado com a pré-incubação na Criatec, troféu e 40 horas de consultoria para elaboração de projetos para captação de recursos em editais de fomento. O 2º lugar ganhará a pré-incubação mais troféu. E por fim, o 3º lugar receberá troféu. 

 


Estágio: um teste do mercado de trabalho durante a graduação

 

Além de ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho, o estágio é o momento de aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nesta sexta-feira, 18 de agosto, é comemorado o dia do estagiário.

Na Unijuí, e em suas mantidas, a colaboração desses estudantes reforça a Universidade como um espaço de ensino e de aprendizagem. Carolina Pizzutti está entre os 70 estagiários contratados pela da Fidene/Unijuí. Ela, em especial, divide-se entre dois setores, a Coordenadoria de Marketing e a Rádio Unijuí FM.

“O estágio com certeza acrescenta muito para a minha formação, tanto pessoal, quanto profissional, já me fazendo conhecer como é o mercado de trabalho, quais são as necessidades e também desafios da comunicação” comenta Carolina.

Em 2015, no Brasil, eram cerca de um milhão de estagiários, segundo dados da Associação Brasileira de Estagiários. Assim como Carolina, estudante de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Unijuí, outras dezenas de estudantes têm a oportunidade de estender o seu ambiente de aprendizado.

A Lisiane Catieli Mazzurana é freira, estudante de Pedagogia e também estagiária da Ludoteca do Campus Santa Rosa. A religiosidade e a educação sempre fizeram parte da sua vida e hoje ela não se imagina fazendo outra coisa. Para Lisiane o estágio é também uma sala de aula.

“Este estágio me proporciona muita aprendizagem, pelo fato de trabalhar com o lúdico e com crianças de diversas idades, facilitando a compreensão dos conteúdos em aula” comenta. A jovem realiza contação de histórias, brincadeiras, pintura de rosto, criação de brinquedos recicláveis nas visitas das escolas de Educação Infantil e Fundamental à Ludoteca.

Outra estudante que tem a possibilidade de colocar em prática os estudos de sala de aula é a acadêmica de Ciências Biológicas, Anabel Leal. Ela é estagiária no Laboratório de Herbário da Unijuí e realiza atividades como o preparo e conservação das exsicatas (amostra de planta prensada), organização de dados das exsicatas em planilhas, auxilia na coleta de espécimes e preparação das aulas práticas, entre outras atividades.

"É uma experiência nova na minha vida acadêmica e profissional, pois estou sempre aprendendo coisas novas. É muito bom estar envolvida em algo durante a graduação, pois isso poderá futuramente me abrir portas” salienta.                              

A Eduarda Joner também é estagiária. Divide seu tempo entre a sua graduação em Pedagogia e seu estágio na EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis.

A estudante precisou se adaptar ao desafio e aos novos aprendizados “a experiência de estar em contato com os alunos antes mesmo da formação é extremamente importante, pois possibilita um aprendizado além daquele que é oferecido pelos professores da Universidade” comenta Eduarda.


V Fórum de Gestão e Inovação do Comung vai discutir o futuro da educação

O Comung realiza, nos dias 4 e 5 de setembro, o V Fórum de Gestão e Inovação do Comung com o tema ‘O Futuro da Educação: Inovação, empreendedorismo e internacionalização’, em Novo Hamburgo, na Feevale.

O objetivo do evento é socializar experiências que envolvam a educação no século XXI, sua relação com a sociedade e a inovação, bem como o desenvolvimento de práticas empreendedoras. 

No dia 04 de setembro, a palestra de abertura será com o professor de Futurismo Tiago Mattos, com o tema ‘Futurismo, educação criativa, empreendedorismo’.  A programação é destinada a gestores de IES, pesquisadores de programas stricto sensu, gestores e participantes de parques tecnológicos, incubadoras e demais unidades que compõem os ambientes de inovação


Professor Adelar Francisco Baggio fala da recriação da Unijuí

Um dos professores com mais tempo de atuação na instituição e sendo o primeiro Reitor da Unijuí. Adelar Francisco Baggio, reitor de 1985 a 1987, foi o convidado do Especial da Unijuí FM que traz entrevistas com reitores e presidentes da Fidene em comemoração dos 60 Anos de Ensino Superior da instituição.

Reitor de 1985 a 1987, o professor falou justamente da criação da Unijuí como o grande destaque da sua gestão.  “ É muito fácil responder essa pergunta do fato mais marcante da minha gestão. No período que fui seis anos, ora diretor dos Centros Integrados de Ensino Superior, ora presidente da Fidene e primeiro reitor, o fato mais importante foi a criação da Universidade, a Unijuí”, destacou ele com convicção absoluta.

Relembrando a história, o professor também enfatizou o que chamou de processo de recriação da instituição. “No início da década de 1980, vivemos o processo de redemocratização do país. Nós tivemos o grande desafio de tornar a instituição não mais resistência à ditadura, porque a ditadura tinha terminado, mas propositora de projetos de desenvolvimento”, explicou ele.

Quando o assunto abordado foram os desafios no que diz respeito ao futuro da instituição e do Ensino Superior na região, o professor mais uma vez foi enfático em sua resposta, apontando para a necessidade de adaptação às transformações que ocorrerão no mundo. “Sem dúvida nenhuma haverá mudanças radicais. Uma remodelação de profissões, de estudos, de articulações, de aprendizagens e o mundo eletrônico é que irá mandar nesse sentido”, destacou o ex-reitor.

Ouça a entrevista na íntegra:

Você acompanha ainda na Unijuí FM mais duas entrevistas neste espaço dedicado a comemoração e reflexão dos 60 anos de Ensino Superior da Unijuí. O ex-presidente da Fidene Paulo Afonso Frizzo e a atual Reitora da Universidade professora, Cátia Maria Nehring. 


EFA realiza lançamento do XlX Festidance

Na manhã desta terça feira, 16/08, alunos do sexto ano ao ensino médio vivenciaram o lançamento da XIX edição do Festidance, Festival de dança da EFA.

Foram convidados os ex alunos Affonso Lang, Caroline Raduns, Daniel Baggio e Marina Kinalski para fazer uma fala sobre suas experiências com o evento. Os convidados, que estudaram na EFA em diferentes épocas, anos noventa e dois mil, falaram de suas lembranças das músicas, das temáticas, coreografias e também dos debates e construção de ideias que fazia parte do processo de construção das apresentações. Para os convidados esse evento desafia o aluno a enfrentar seus medos, a pensar e agir coletivamente, algo que na vida adulta e profissional eles vão ter que encarar no dia a dia.

Após as falas dos convidados, foi apresentada a temática do ano, a qual problematiza a Alimentação, assim cada turma recebeu um prato de comida, com ingredientes que remetem a hábitos, costumes, questões sociais, econômicas, políticas e geográficas que nos remetem a culturas diferentes. A partir daí os alunos terão dois meses para debater e construir ideias que vão de encontro ao prato ofertado para cada turma.

O Festidance 2017 tem a coordenação das professoras de Educação Física da EFA, Eduarda Virginia Burckardt e Silvana dos Anjos Prates Marchioro, e a apresentação final acontecerá no dia 30 de outubro, no salão de Atos do Campus/Unijuí.


O Museu Antropológico Diretor Pestana apresenta Quilombos Rurais RS e o Gaúcho Negro

A Exposição Quilombos Rurais RS e o Gaúcho Negro poderá ser visitada no período de 21 de agosto a 20 de outubro de 2017, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana.

A obra tem o objetivo de dar visibilidade aos quilombos do meio rural gaúcho. É resultado de um projeto desenvolvido pelo fotógrafo Eduardo Tavares e o historiador Gabriel Dienstmann, financiado pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.

No dia 21 de agosto às 8h30min acontecerá a palestra “Quilombos Rurais”, com o curador Eduardo Tavares e as 10h ocorrerá abertura da exposição.

 Ao longo da exposição serão disponibilizados: festival de Animações para anos iniciais do ensino fundamental; Documentário e Cine Debate para os anos finais do fundamental, médio e superior.

 

Mais informações:

(55) 3332-0257 / E-mail: madp@unijui.edu.br

Horário para visitação no Museu: 8h às 11h30min / 13h30min às 17h.

Visitação de grupos e horários diferenciados mediante agendamento.


Unijuí seleciona proposta para o uso da UNIPEIXE, em Ajuricaba

A Unijuí, por meio da Agit – Agência de Inovação e Tecnologia, divulgou, nesta quarta-feira, o resultado do Edital para o uso da Unidade Experimental UNIPEIXE, em Ajuricaba. O julgamento da Licitação teve a presença do presidente da Comissão Julgadora Luis Juliani, secretária Fabiana Simon e demais componentes: Alex Rodrigo Reichert, Cláudia Cargnelutti Didoné, Maria Odete dos Santos Palharini e Tiago Stumm Mader.
 
          

 
A proposta aprovada foi protocolada pelo empreendedor Claudiomiro Reis. Após análise da documentação apresentada, a comissão julgou habilitada a proposta, atendendo aos requisitos do Edital.
De acordo com o edital, a assinatura do contrato deverá ser efetivada nos próximos dias e o período de implementação das atividades industriais e comerciais na Unidade ocorre de 28 de agosto a 31 de dezembro de 2017.
 
A UNIPEIXE deverá ser usada para uso industrial e comercial de pescados envolvendo filés e peixes in natura, bem como a industrialização de biscoitos, empanados e outros produtos derivados de peixe, conforme condições e exigências estabelecidas no Edital.
 
A previsão é de que as atividades de industrialização e comercialização gerem ao município cerca de R$ 400 mil reais por ano em ICMS, além de vários empregos diretos. A expectativa é que a cooperação entre todos os agentes comprometidos com o desenvolvimento do município venha a fortalecer a cadeia produtiva do peixe cultivado, movimentando a economia. A UNIJUÍ, de sua parte, continuará a execução de pesquisas voltadas a novos produtos desenvolvidos a partir do peixe e fazendo a transferência a tecnologia à comunidade. 

 


Relações interpessoais, inclusão e outros temas em discussão na SIPAT 2017 no Campus Ijuí

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2017 no Campus Ijuí, promovida pela CIPA, acontece nessa semana. Neste ano são discutidas questões de diversidade, inclusão, doenças ocupacionais e os riscos da automedicação. As atividades seguem até a próxima quinta-feira, dia 17. 

Segundo Luciano Metztorf, técnico-administrativo da Unijuí e membro titular da CIPA, os temas surgiram dos próprios colaboradores “chegaram várias sugestões de vários setores e, a partir disso, a gente foi construindo o que entendemos ser mais importante nesse momento”, salienta. 

                     

Na programação, a abertura oficial foi realizada na tarde de segunda-feira, no Salão Azul, com a participação do Vice-Reitor de Administração, Dieter Siedemberg. Logo após, foi realizada uma Leitura Dramatizada, pela Cia. Cadagy. E, para encerrar o primeiro dia de atividades, a psicóloga Educacional da Universidade, Paula Borelli, fez uma palestra com o tema "Relações Interpessoais". Nesta terça-feira, segundo dia de atividades, os participantes do evento puderam assistir ao teatro "Da Fábula ao real: seja racional", sobre o uso de medicamentos. A atividade foi coordenada pela coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, Christiane de Fátima Collet (DcVida).

Nesta quarta-feira, a programação terá palestra sobre "Cuidados posturais nas diferentes atividades cotidianas’, no Salão Azul, que será proferida pela professora Simone Eikoff Bigolin. E, para encerrar as atividade da SIPAT 2017 no Campus Ijuí, nesta quinta-feira, será realizada a palestra com o tema "Inclusão na Universidade: experiências e práticas", ministrada pela professora Marta Estela Borgmann, Coordenadora do NAAI – Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional. 


Criatec abre edital para incubação de quatro novas empresas

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí – Criatec, está com inscrições abertas para o processo de incubação. São quatro vagas destinadas à candidatos e/ou empresas, sendo três na modalidade residência interna, ou seja, estando alocado ao espaço da própria incubadora e mais uma externa, contando com toda orientação e serviços oferecidos pela Criatec, mas estando alocado em sede própria.

A incubação compreende o conjunto de atividades que objetiva o fortalecimento de empresas nascentes, com ênfase na formação do empreendedor e estruturação do seu negócio. As inscrições dos interessados devem ser realizada pelo sistema Bussola, da empresa Pantone 300. No site é possível visualizar o modelo do Plano de Negócios, o edital completo e os documentos necessários para a inscrição.

                   

As empresas deverão apresentar suas propostas no link de inscrição até o dia 4 de setembro e realizar a apresentação para Banca Avaliadora no dia 13 de setembro. O resultado será divulgado no Portal da Unijuí e no Mural da Criatec, 48h após a realização da banca avaliadora.

A fase de incubação terá duração de dois anos e, neste período, os incubados terão direito a fazer uso das instalações da Criatec, sendo por meio da área física e/ou equipamentos necessário para o desenvolvimento dos projetos de negócios. Além disso, receberão consultorias nas áreas jurídica, financeira, mercadológica, tecnológica e de gestão; cadastro em instituições parceiras do movimento de incubadas de empresas de base tecnológica; assessoria de comunicação e imprensa; cursos, seminários e palestras nas áreas técnicas, administrativas e mercadológicas; acompanhamento e orientação para participação coletiva em feiras, rodada de negócios, missões comerciais; dentre outros. 


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