Nesta terça-feira, dia 27, no turno da tarde, no Centro de Eventos, foi realizado o terceiro módulo do Programa de Formação Continuada de Docentes Unijuí 2018 - Subprograma Formação para Gestores “construindo entendimentos e encaminhamentos a partir do instrumento de avaliação institucional externa - recredenciamento institucional”. Este módulo contou com a participação de chefes de departamento, pró-reitores de campi, membros da Comissão Própria de Avaliação, coordenadores de curso de Graduação, de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Núcleos de Pesquisa e de Extensão e Cultura.
O evento teve o objetivo de discutir os “Desafios dos Processos Avaliativos da Educação Superior”, em especial, proporcionar a compreensão e apropriação das novas regulamentações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.
A professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação, coordenou as atividades. Em sua fala destacou que a formação continuada se organizou em três módulos, cada um deles foi definido considerando públicos específicos. No dia 14 de setembro se desenvolveu o primeiro módulo “Alterações e perspectivas a partir dos instrumentos de avaliação do INEP/MEC”. O módulo 2 se desenvolveu no formato Oficinas com o tema “Entendendo os instrumentos de avaliação - reconhecimento e renovação de reconhecimento”.
Assim, procedeu a síntese dos indicativos dos módulos I e II já desenvolvidos e encaminhou-se as atividades em grupos de trabalho para discussão do Instrumento de Avaliação Externa, distribuídos entre os cinco eixos. Cada grupo discutiu as evidências do indicador e quais devem ser construídas para alcançar o conceito 5, bem como o que é inovação e quais as sugestões de inovação em cada indicador. E, na sequência, cada grupo fez um relato de suas reflexões evidenciando o que as modificações propostas na legislação indicam ou apontam como necessidade para revisão de políticas, fluxos e procedimentos no curso, no departamento e na Universidade.
A Vice-Reitora de Graduação encerrou as atividades agradecendo a presença dos gestores e membros da CPA avaliando como positivo o evento realizado em três módulos, uma vez que, na sua leitura, atendeu o objetivo de compreensão e apropriação das novas regulamentações do MEC/Capes pelos gestores para a constante qualificação dos cursos de graduação e lato e stricto sensu, dos departamentos e da UNIJUÍ, evidenciando as responsabilidades dos gestores e encaminhamentos necessários, desafio este que se impõe à toda comunidade acadêmica.
A Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Unijuí é um dos setores responsáveis por fomentar a transformação dos resultados de pesquisa em produtos e serviços inovadores para empresas que buscam vantagem competitiva. Com este objetivo, foi realizado um encontro com a participação de gerentes e diretores de inovação de empresas de grande porte de toda a região de inserção da Unijuí.
O evento, que aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 27, contou com uma programação que iniciou pela apresentação da Lei do Bem, realizada por Carlos Alberto Ludwig. Posteriormente, João Florêncio da Silva (FINEP) e Alexandre Barros (BRDE) apresentaram oportunidades de financiamento para a inovação. Por fim, pesquisadores das áreas de Agronomia, Veterinária, Engenharias e Alimentos da Unijuí apresentaram projetos, inovações e a infraestrutura de pesquisa dessas áreas de conhecimento na Universidade.
As atividades foram desenvolvidas na Criatec, a Incubadora de Empresas Tecnológicas vinculada ao eixo de empreendedorismo da AGIT/ Unijuí, sendo um ambiente que tem atuado como catalisador de conhecimentos gerados na Universidade, oferecendo suporte às iniciativas empreendedoras e oferecendo serviços diferenciados para empresas que estão iniciando seus negócios.
No dia 24 de novembro de 2018, na Unisc, em Santa Cruz do Sul, reuniram-se representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, e do Programa de Avaliação Institucional - Paiung, para discussões sobre as novas regulamentações do Ministério da Educação sobre o ensino superior. A Unijuí foi representada pela Assessora Pedagógica, Sandra Bado, e a Coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa.
Na programação a professora Marion Cretzberger, Procuradora Institucional da PUC/RS, discorreu sobre os “Desafios e perspectivas para gestão da formação docente a partir dos novos marcos regulatórios da avaliação” pontuando as alterações desta nova legislação. Enfatizou a necessidade de promover a formação específica aos professores para que esses conheçam o fluxo e, também, a importância dos processos avaliativos externo e interno imprescindíveis para a constante qualificação dos cursos, o que impacta no ensino e aprendizagem do estudante em sala de aula.
No período da tarde as IES dividiram-se por programas, do Paiung e da Rede de Formação de Professores.
A reunião da rede de professores iniciou com uma breve retrospectiva das atividades desde 2014 realizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional – NAPI, da UNISC, ação necessária para contextualizar os novos integrantes das IES que se juntaram a equipe. Após, foi realizada a socialização das ações desenvolvidas pelas Vice-Reitorias de Graduações nos seus respectivos programas de formação continuada docente e a indicação de eixos norteadores para as temáticas que serão desenvolvidas no ano de 2019.
Uma das pautas discutidas foi a programação da pós-graduação em docência universitária que estará sendo desenvolvida por 9 (das 15) instituições de ensino superior integrantes do Comung, a qual terá sua aula inaugural na PUC/POA em 23 de março de 2019.
A Unijuí está disponibilizando 15 vagas para professores da Instituição que demostrem interesse em participar desta pós-graduação, a qual será desenvolvida na modalidade a distância, porém com as avaliações presenciais em uma IES próxima geograficamente.
Os representantes do Paiung reuniram-se com o objetivo de retomada das atividades do programa que é coordenado por Jaqueline Morandini, da UPF, e Denizar Melo, da PUC/RS. Na pauta foram realizados relatos pelas IES sobre a processualidade de elaboração do Relatório de Avaliação Institucional, que deverá ser protocolado no sistema e-MEC até 30 de março de 2019. Segundo a professora Marion, o relatório é uma importante fonte de evidências, uma vez que é utilizado pela CTTA/MEC para auxiliar nos recursos protocolados pelas IES. Como encaminhamentos definiram-se diretrizes para as reuniões do próximo ano, duas presenciais e as demais por videoconferência, bem como, o indicativo de fazer um encontro com os avaliadores de nossas IES para a discussão dos processos avaliativos.
A Rede Leite completa 15 anos e, em meio ao desafio de fortalecer a produção de leite no Rio Grande do Sul, as oito instituições que fazem parte desse Programa realizam, na quinta-feira (29/11), em Ijuí, o 4º Fórum da Rede Leite. O evento inicia às 8h30, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. O objetivo do Fórum é mostrar os resultados alcançados durante o período, o impacto da Rede Leite na melhoria do meio ambiente, nas relações sociais e na renda das famílias.
Veja a programação
8h30 – Recepção e credenciamento
9h – Mesa Oficial de abertura
9h30 – Painel: Como a Rede Leite fortalece o trabalho dos agricultores, dos extensionistas, dos professores e dos pesquisadores
11h – Painel: Impactos positivos gerados na Agricultura Familiar: perspectiva social; ambiental e de alimentação animal; qualidade do leite e sanidade animal; econômica e de mercado
12h30 – Almoço
13h30 – Dinâmica de trabalho em grupos: Prioridades e ações para o futuro da Rede Leite
15h30 – Apresentação dos resultados dos grupos
16 h – Encerramento
A Rede Leite, Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS, conta, atualmente, com a participação formal das seguintes instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cooperfamiliar e Rede Dalacto.
Informações: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
A Unijuí espera receber no mês de dezembro a visita in loco do Ministério da Educação em prosseguimento ao Edital nº 01/2017/SERES/MEC, que autoriza a implantação do curso de Medicina na Unijuí. Nos últimos meses, diversas reuniões foram realizadas em preparação à visita e à implantação do Curso.
Nelas, a Unijuí e a Secretaria de Saúde do Município de Ijuí buscaram definir as Unidades Básicas de Estratégia de Saúde da Família que serão parceiras nos três primeiros anos do Curso e que serão visitadas pelos avaliadores.
A Reitoria e o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina – NDE, também se reuniram com os representantes das instituições parceiras, Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor, Hospital Sociedade Panambi e Prefeitura de Ijuí, para apresentação técnica do projeto do Curso.
A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Unijuí, o NDE e o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente do Curso – NAPED, realizaram reunião para discutir os aspectos de avaliação previstos no Projeto Pedagógico do Curso e evidenciar a importância desses processos institucionais, bem como o uso dos resultados dos processos de avaliação desenvolvidos junto aos professores, estudantes, técnicos-administrativos e comunidade externa para a constante qualificação do curso.
“Estamos nos últimos procedimentos necessários para receber os avaliadores, considerando o envolvimento das cinco instituições envolvidas no Edital. Em primeiro lugar o Município que recebeu a homologação, a partir da parceria com os três hospitais (Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor e Hospital Sociedade de Panambi, os quais apresentaram as condições necessárias para acolher um curso de Medicina, tendo disponível 250 leitos SUS). Após a revisão do Plano de Melhorias apresentado pelo Município, conferência dos leitos SUS e visita aos hospitais e rede de atenção básica, os avaliadores iniciam o processo de avaliação in loco à Universidade. Na Universidade será avaliado o projeto pedagógico do curso, o corpo docente e a infraestrutura para os três primeiros anos de funcionamento do curso. ”, salienta a Reitora Cátia Nehring.
Além dessas atividades, outras reuniões estão previstas com professores e técnicos-administrativos envolvidos no curso.
Vencedores na categoria inovação na apresentação de Pitch
A Unijuí realizou a entrega da premiação do Programa Conecta Educação 2018 na tarde de quinta-feira (22), durante mais um evento organizado pela Agência de Desenvolvimento (AD), no Parque de Exposições, em Santa Rosa.
Com o objetivo principal de ser o primeiro passo para um processo de criação de um ambiente propício a inovações e novos empreendimentos, o Conecta Educação contou com a participação de diversos professores, e os que se destacaram através do uso da tecnologia educacional de forma criativa e integrada a sua prática docente, foram premiados nas categorias “Sala de Aula” e “Apoio e Gestão”.
De acordo com o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o Conecta Educação é um movimento que aborda e trabalha questões e temas da atualidade em todo o mundo. “A inovação, tecnologia, gestão empreendedorismo e a educação são fatores indispensáveis e necessário para as pessoas e organizações que pretendem prosperar dentro do atual cenário marcado por profunda transformação. E a Unijuí que também trabalha estas questões, acredita no conecta e participa de forma direta no referido evento”, ressalta Ariosto.
O evento trouxe novidades nessa edição e contemplou na programação atividades com startups, oficinas de Pitch, rodada de negócios, almoço de ideias, workshops e apresentações de cases de sucesso.
Durante o evento as startups que participaram das atividades apresentaram Pitch de seus negócios, com o objetivo de vender a ideia da startup para um possível investidor, para uma banca avaliadora. As empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Criatec do Campus Santa Rosa, participaram da atividade e na oportunidade foram premiadas na Categoria “Inovação”, em 1º lugar a empresa Simbiozy e o 2º lugar para Químea Ambiental.
Para as irmãs Patrícia e Beatris Schorr, empreendedoras da Simbiozy, a participação no Conecta Educação foi fundamental para agregar novos conhecimentos e poder realizar trocas de experiências.
De 16 a 18 de novembro, o atleta ijuiense de Jiu-Jitsu Daniel Fagundes, que conta com o apoio da Unijuí, participou, no Rio de Janeiro, do Abu Dhabi Grand Slam de Jiu-Jitsu. O campeonato é organizado pela UAEJJF (United Arab Emirates Jiu-Jitsu Federation) e foi realizado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
Este foi o terceiro ano consecutivo que Daniel participa da competição, segundo ano como faixa preta. Em sua categoria estavam inscritos 20 atletas e ele ficou na 9º colocação, sendo derrotado pelo atleta Rodrigo Oiye. Segundo Daniel Fagundes, esta competição recebe todo ano alguns dos melhores atletas do Jiu-Jitsu profissional, devido as premiações em dinheiro em todas as categorias, da faixa branca até a preta, e na faixa preta master 1, categoria na qual ele competiu.
Neste ano, Fagundes participará, em Porto Alegre, do International Open, no dia 15 de dezembro. Ele projeta um ano de 2019 com muitas competições, graças ao apoio da Unijuí, Óptica Wolfstreet e Líder Engenharia. “Ano que vem já tem em sua agenda competições em São Paulo, Rio de Janeiro e Las Vegas nos Estados Unidos”, salienta.
Você pode acompanhar o trabalho dele pelo Instagram @fagundesbjj.
Em um mercado cada vez mais competitivo, são as suas escolhas que irão definir o sucesso da sua carreira e o seu futuro. Um currículo competitivo abre portas para as oportunidades e a Unijuí oferece a você uma excelente estrutura para a sua qualificação profissional.
Nesta semana, a Unijuí lançou a campanha da Pós-Graduação Lato Sensu 2019, com a oferta de mais de 20 cursos de especialização e mais de 100 cursos de qualificação profissional. Além dessas ofertas, há também os cursos de aprimoramento e de residência. Há ofertas nas áreas de gestão e negócios, jurídica, saúde, agronomia e veterinária, exatas e engenharias, e humanidades e educação. As inscrições estão abertas em unijui.edu.br/pos.
De acordo com Graciele Zardin, gerente da Unidade de Educação Continuada da Unijuí, as ofertas impactam na formação do profissional e no mercado de trabalho. “A Instituição busca intensamente por diferenciais que expressem credibilidade em conhecimento e inovação, que constituam as ofertas desta Universidade, e que gerem impacto na formação de profissionais que atendam as expectativas e se destaquem no mercado de trabalho”, comenta.
Para facilitar o acesso desses profissionais aos cursos, a Unijuí dispõe de possibilidades de parcelamento e descontos para egressos e empresas conveniadas.
Com 60 anos de história, a Universidade já graduou mais de 40 mil profissionais, sendo 10 mil pós-graduados, ofertando uma estrutura formada por 490 ambientes de ensino, professores especializados e mais de 200 laboratórios organizados com estrutura e tecnologia de última geração. Crie a sua próxima oportunidade. Está em suas mãos o poder de decisão.
Confira os cursos ofertados:
Área da Gestão e Negócios
Controladoria e Gestão Empresarial
Finanças e Mercado de Capitais
Gestão de Cooperativas
Marketing e Comunicação Digital
Controladoria e Finanças
Coaching e Gerenciamento de Pessoas
Gestão de Pessoas – EaD
Gestão de Varejo
Marketing – EaD
Área Jurídica
Justiça Restaurativa e Mediação
Área da Saúde
Hematologia Laboratorial
Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização
Fisioterapia em Terapia Intensiva
Geriatria e Gerontologia
Nutrição Clínica: metabologia e terapia nutricional
Estética e Saúde
Oncologia
Reabilitação Neurofuncional
Área de Agronomia e Veterinária
Clínica de Bovinos de Leite
Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais
Ecofisiologia da Produção Vegetal
Licenciamento Ambiental
Área de Exatas e Engenharias
Matemática para Educação Básica: Práticas de Ensino e Tecnologias Digitais
Engenharia de Avaliação e Perícias – EaD
Tecnologias para Unidades Armazenadores de Grãos e Sementes
Área de Humanidades e Educação
Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Alfabetização e Letramento
Processos de Ensino e Aprendizagem de Leitura e Escrita
Com objetivo de inspirar, qualificar e motivar as pessoas para a cultura empreendedora por meio de atividades de capacitação palestras e conexões, a Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), por intermédio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec, realizou o Conexões Empreendedoras. O evento contou com uma programação intensa, onde, em dois dias, acadêmicos, empreendedores e comunidade em geral tiveram a oportunidade de participar de oficinas e palestras para qualificação e fomento do espírito empreendedor.
A última noite de evento, no entanto, buscou inspirar os participantes por meio de cases de superação dentro do empreendedorismo. Quem abriu a noite com sua história foi o secretário de assistência social e cidadania do município de Santo Ângelo, Lauri Juliani. Cadeirante desde criança, após uma poliomielite, ele compartilhou sobre a sua busca empreendedora desde muito cedo, quando começou a trabalhar com vendas de porta em porta, superando todas as dificuldades impostas pela profissão e por sua condição física. “Não devemos desistir frente aos obstáculos que a vida nos dá. Cada desafio imposto é uma oportunidade de fazermos melhor, de nos tornarmos melhor”, comenta. Complementando essa ideia de que a motivação é essencial para empreender, a psicóloga Mariele Roberta Schalanski destacou que o medo de errar não pode ser considerado um motivo para desistir. “Precisamos nos concentrar em histórias de inspiração, focarmos no que amamos e buscar formas de nos reinventarmos todos os dias. Empreender é um ato de coragem que vale à pena”, frisou.
A última noite do evento ainda foi marcada pela graduação da empresa incubada pela Criatec Lavoro Design Integrado. Os sócios Marcel Meller e Alessandro Zangirolami dos Santos receberam o certificado de graduação e mostraram um pouco de sua trajetória enquanto empresa incubada e também falaram sobre os planos para o futuro.
O evento Conexões Empreendedoras foi uma realização da Unijuí, Agit e Criatec, com apoio do Sebrae RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Com o objetivo de conectar empresas e profissionais dos mais variados segmentos em um momento de troca de informações, apresentação das empresas e suas culturas, divulgação de vagas e oportunidades, a Unijuí realizou, nesta terça-feira, “A Feira de Carreiras 2018”.
No evento, os participantes puderam participar de capacitações, palestras e geração de negócios, além da construção de networking. A Feira conectou profissionais das diferentes áreas com empresas de toda a região. Os participantes participaram de processos seletivos, ao mesmo tempo em que as empresas puderam identificar futuros talentos. Diversas empresas estiveram no evento, entre elas: Sicredi, C-Vale, John Deere, HCI, Focking, Kepler Weber, Bruning, Saur, empresas de recursos humanos, entre outras iniciativas.
“Acreditamos que é importante a Universidade oportunizar estas experiências e conexões sobre carreira e desenvolvimento dos participantes, aproximando as realidades individuais, acadêmicas e profissionais”, salientou a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon.
Um dos destaques da programação foi a palestra de Flávia Gamonar, que falou sobre carreira, empreendedorismo e inovação em uma época de mudanças rápidas, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. A palestrante é Instrutora oficial LinkedIn Learning, doutoranda em Mídia e Tecnologia, professora na pós-graduação da ESPM, palestrante, LinkedIn Top Voices, ganhadora do Prêmio Digitalks content marketing 2017 e top 3 em 2018 e apresentadora de um quadro sobre redes sociais e carreira no Record News. Ela também é autora do livro “Me dê seu crachá, eu te acompanho até a porta: uma conversa sobre carreira, do você está demitido, ao pedi demissão”.
Flávia contou a sua trajetória profissional e como se tornou Instrutora Oficial do LinkedIn, além de dar algumas dicas e fazer observações sobre gerenciamento de carreira. Ela relatou, entre outras histórias, que ficou um período desempregada e, logo após se recolocar no mercado, passou a escrever no LinkedIn textos sobre mercado de trabalho e carreira profissional. “Descobri ali que eu tinha voz, que gostava de compartilhar com as pessoas. Também descobri o poder do conteúdo: quando a gente é relevante e útil para as pessoas”, contou. Por conta da sua atuação na rede, passou a se dedicar à produção de conteúdo para marcas e a ser contratada pelo próprio LinkedIn. “Às vezes a gente demora para descobrir no que é bom”, complementou.
Durante a Feira também ocorreu o lançamento das próximas ofertas de Pós-Graduação da Unijuí, realizada em conjunto com a Unidade de Educação Continuada da Universidade.
Durante toda a tarde também foram realizados diversos “Mini-Talks”, sobre assuntos variados. Confira:
Incubação de empresas: Transformando conhecimento em negócios de sucesso (Maria Odete Palharini/João Fernando Weber/Charles Czyzeski - CRIATEC)
Habilidade social como fator de sucesso profissional (Karin Feistel - Kaminhos Consultoria e
O que é compliance? (Alessandro Bonamigo Heck)
Empreendedorismo: um mundo de oportunidades (Rodrigo Schiavo - SEBRAE/RS)
Você é protagonista da sua Carreira? (Roberto Pinheiro de Matos - SICREDI)
Programas de Trainee (Bruning Tecnometal)
Dicção, desinibição e oratória (Everson Dornelles - RBSTV)
Entrevista de Emprego (Thaise Enriconi Sarreta e Jéssica Batista - Thés Gestão de Pessoas)
Gestão do tempo com foco em produtividade (Leonice Parnoff - L&V Consultoria) -
O Desenvolvimento de competências comportamentais como fator de empregabilidade (Elemar Antônio Lenz - CIEE-RS) -
Programas de Estágio (JOHN DEERE) -
Organização e Apresentação do Currículo (Tatiana Giovelli - Vital Gestão Humana)
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.