Nesta terça-feira, dia 27, no turno da tarde, no Centro de Eventos, foi realizado o terceiro módulo do Programa de Formação Continuada de Docentes Unijuí 2018 - Subprograma Formação para Gestores “construindo entendimentos e encaminhamentos a partir do instrumento de avaliação institucional externa - recredenciamento institucional”. Este módulo contou com a participação de chefes de departamento, pró-reitores de campi, membros da Comissão Própria de Avaliação, coordenadores de curso de Graduação, de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Núcleos de Pesquisa e de Extensão e Cultura.
O evento teve o objetivo de discutir os “Desafios dos Processos Avaliativos da Educação Superior”, em especial, proporcionar a compreensão e apropriação das novas regulamentações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.
A professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação, coordenou as atividades. Em sua fala destacou que a formação continuada se organizou em três módulos, cada um deles foi definido considerando públicos específicos. No dia 14 de setembro se desenvolveu o primeiro módulo “Alterações e perspectivas a partir dos instrumentos de avaliação do INEP/MEC”. O módulo 2 se desenvolveu no formato Oficinas com o tema “Entendendo os instrumentos de avaliação - reconhecimento e renovação de reconhecimento”.
Assim, procedeu a síntese dos indicativos dos módulos I e II já desenvolvidos e encaminhou-se as atividades em grupos de trabalho para discussão do Instrumento de Avaliação Externa, distribuídos entre os cinco eixos. Cada grupo discutiu as evidências do indicador e quais devem ser construídas para alcançar o conceito 5, bem como o que é inovação e quais as sugestões de inovação em cada indicador. E, na sequência, cada grupo fez um relato de suas reflexões evidenciando o que as modificações propostas na legislação indicam ou apontam como necessidade para revisão de políticas, fluxos e procedimentos no curso, no departamento e na Universidade.
A Vice-Reitora de Graduação encerrou as atividades agradecendo a presença dos gestores e membros da CPA avaliando como positivo o evento realizado em três módulos, uma vez que, na sua leitura, atendeu o objetivo de compreensão e apropriação das novas regulamentações do MEC/Capes pelos gestores para a constante qualificação dos cursos de graduação e lato e stricto sensu, dos departamentos e da UNIJUÍ, evidenciando as responsabilidades dos gestores e encaminhamentos necessários, desafio este que se impõe à toda comunidade acadêmica.