O início do curso de Medicina na Unijuí está próximo. A Universidade já matriculou os 30 estudantes da primeira turma e está com as atividades do primeiro semestre organizadas e programadas. Para celebrar esta conquista da comunidade regional, uma série de eventos vai marcar oficialmente o início do curso.
Nesta sexta-feira, dia 8, dando início, será realizado um Ato Público, com a presença de lideranças e autoridades regionais, que de um modo ou outro participaram do processo até esta conquista. O ato vai ocorrer a partir das 14h, no Centro de Eventos do Campus Ijuí.
E na segunda-feira, no turno da manhã, os estudantes terão a primeira aula do curso. Além disso, também na segunda-feira, os estudantes e familiares participarão da Aula Inaugural, que acontecerá às 19h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. Para marcar o início das atividades, o professor Dr. Mauro Czepielewski, UFRGS, Porto Alegre vai fazer a palestra “Ser Médico: do sonho à realidade”. Na continuidade das atividades será feito o ato de entrega dos jalecos, envolvendo pais e professores.
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a conquista do curso de Medicina é um projeto estratégico para região e para instituição em termos de formação e atuação no campo da saúde. "Conquista que materializa um desejo de uma comunidade, que acredita no desenvolvimento de uma região pela educação", avalia.
A Unijuí possui, dentre os diversos serviços prestados à comunidade, a Central Analítica - Laboratório de Análises Ambientais. Responsável pela análise da água de rios, lagos, poços artesianos, piscinas, efluentes e também de combustíveis, o laboratório está entre os únicos do Estado a possuir Alvará Sanitário, o que também o credencia ao atendimento de estabelecimentos em saúde, realizando análises em água purificada e de abastecimento.
Dessa forma, a Central Analítica tem sido demandada para prestar serviços não só na região Noroeste, mas para todo o território gaúcho. Os serviços são prestados para um amplo conjunto de pessoas, entre eles, hospitais, farmácias, laboratórios de análises clinicas, agroindústrias que precisam apresentar os resultados a órgãos fiscalizadores, pessoas que possuem poços artesianos em suas propriedades, além de empresas que geram efluentes, como postos de combustíveis, empresas de laticínios, lavanderias e até outras universidades.
“O cliente recebe informações padronizadas sobre o processo de coleta de água e efluentes e encaminha para o laboratório da Central Analítica, que conta com uma equipe multidisciplinar qualificada e treinada, visando otimizar tempo de análise e a qualidade, o que se comprova por meio da participação no ‘Programa de Ensaio de Proficiência em Analises Ambientais 2018’, desenvolvido pela Rede Metrológica RS com nível “Excelente” para as análises do escopo”, observa Lediane Czyzeski, responsável técnica da Central Analítica.
Segundo o Laboratório, os valores dos serviços dependem da análise realizada. “Assim que o cliente define os parâmetros para análise emitimos o orçamento”, observa Lediane. Para quem precisar acessar o serviço do Laboratório, o contato é (55) 3332-0442. Amostras podem ser encaminhadas por meio dos Campi Santa Rosa, Panambi e Três Passos.
Gestão de Qualidade
O laboratório da Central Analítica conta com Acreditação segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, cadastro junto a FEPAM, e Alvará Sanitário.
Matrículas encerram nesta semana.
Na próxima segunda-feira, dia 11, o curso de Medicina dará início ao seu primeiro semestre letivo. Nesta semana, as últimas vagas restantes devem ser preenchidas, fechando a turma com 30 matriculados no total. “O processo de matrícula está ocorrendo de acordo com o estabelecido, já temos 23 matriculados no curso e o limite é 30, talvez a turma esteja completa já nesta segunda-feira, dia 04, pelo chamado que está sendo feito aos classificados em uma sequência correta, prevista pelo edital do vestibular. Estamos recebendo muitas ligações de interessados em fazer a matrícula, mas precisamos seguir a ordem de classificação definida pelo vestibular, realizado no dia 24 de fevereiro”, explica o coordenador do curso, professor Jorge Brust.
As aulas no dia 11 iniciarão logo pela manhã, com uma acolhida aos alunos e logo depois os estudantes já serão introduzidos aos conteúdos do Curso. Na parte da noite haverá uma aula inaugural para os pais e estudantes com uma programação especial e também com a cerimônia de entrega dos jalecos. O coordenador do curso salienta ainda que está tudo pronto e organizado para o começo das atividades letivas: “a Unijuí possui grande experiência no ensino na área da saúde e a estrutura já disponível está sendo adaptada e também ampliada para o curso de Medicina”.
Palestra será realizada nesta semana nos campi Santa Rosa e Ijuí.
Na próxima quinta-feira, dia 07, e na sexta-feira, dia 08 de março, o campus Santa Rosa e o campus Ijuí, respectivamente, promovem a palestra "Responsabilidade social empresarial e a geração de valor para as empresas". O tema será abordado pelo professor da Universidade de Valladolid (Espanha), Diego Vázquez Villamediana. Em Santa Rosa o evento acontece a partir das das 19h10, no Espaço CoWorking do Campus, e em Ijuí na sede da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec).
O evento é fruto de uma parceria entre a Unijuí e a Unam (Universidade Nacional de Missiones) e conta com o apoio da Agência de Inovação Tecnológica da Unijuí (Agit), Criatec e European Region Action Scheme for the Mobility of University Students (Erasmus). O evento é aberto à comunidade. As inscrições para o evento em Ijuí devem ser feitas pelo email: agit@unijui.edu.br, já as confirmações de presença para o evento em Santa Rosa, devem ser feitas pelo número (55) 3511-5200.
As inscrições para Temas Livres foram prorrogadas até o dia 19 de março
A programação do 6º Congresso Internacional em Saúde da Unijuí foi divulgada. O Evento, que acontece anualmente, terá o tema ‘Vigilânia em Saúde: ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento’ e será realizada nos dias 14, 15 e 16 de maio. Durante os três dias serão realizadas palestras, minicursos, workshops, oficinas entre outras atividades.
O Congresso tem o objetivo de proporcionar espaços de discussão interdisciplinar e multidisciplinar sobre Vigilância em Saúde e, mais especificamente, sobre aspectos relacionados à Promoção, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento, com vistas a ações que resultem em melhorias na assistência à saúde da população, em nível mundial.
A abertura oficial será dia 14, às 19h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus da Unijuí, em Ijuí, com a Conferência sobre Saúde Planetária: promoção e desenvolvimento sustentável com o Dr. Marco Akerman, doutor Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres e atualmente Professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo (USP).
A programação completa, disponível na página do evento, no Portal da Unijuí, conta também com palestrantes internacionais: Dr. Bruno Filipe Carmelino Cardoso Sarmento, Doutor em Farmácia pela Universidade do Porto; Dr. Vinicius Fernandes Cruzat, pesquisador da Curtin University, Perth WA (Austrália); Dr. Rafael de Oliveira Schneider, pós-doutorado da Université de Rennes (França).
As inscrições para estudantes e comunidade externa estão abertas até o dia 14 de maio.
A Vice-Reitoria de Graduação realizou, neste mês de fevereiro, a acolhida aos novos docentes da Unijuí, com o objetivo de apresentar as políticas e normativas institucionais. O momento também foi de reflexão e socialização do planejamento do ensino, as metodologias e o processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes.
As atividades foram realizadas na quinta-feira, dia 21, no Centro de Eventos, e sexta-feira, dia 22, no Auditório do DCEEng. No primeiro dia de atividades, no turno da tarde, ocorreu a recepção aos docentes pela Vice-Reitoria e uma conversa com os ex-Reitores, professores Eronita Silva Barcelos e Telmo Rudi Frantz. No turno da noite, a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, expôs e contextualizou as políticas e diretrizes de graduação na Unijuí.
No segundo dia de atividades, no turno da tarde foi realizada a apresentação dos setores de apoio: Recursos Humanos, Secretaria Acadêmica, Central de Atendimento ao Aluno (CAA), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Biblioteca Universitária, Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (NAAI), Núcleo de Educação a Distância (NEaD).
No turno da noite, encerrando as atividades, Sandra Bado, assessora pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação, abordou o tema “competências docentes na gestão da sala de aula”. Sandra desenvolveu a formação por meio da metodologia ativa de problematização, onde os professores ingressantes delimitaram quais os fatores que interferem na sala de aula e, em grupos, apontaram possíveis hipóteses de solução. Os participantes se envolveram na atividade e avaliaram positivamente a ação.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, a discussão sobre as competências e habilidades do professor em sala de aula foi a questão norteadora do debate. “Os professores discutiram o perfil do docente de nível superior e os pressupostos necessários para instigar o protagonismo do estudante na busca do conhecimento na área de atuação”, comentou.
As formações continuadas para os novos professores são organizadas anualmente nos meses de fevereiro e julho no intuito de desenvolver a identidade “docente Unijuí”.
Nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, a Unijuí recebeu seus estudantes para mais um ano letivo. Foi dia também de receber novos estudantes, que pela primeira vez vivenciam a experiência de estar no ambiente universitário. Para eles, o primeiro dia de aula foi de acolhida. Nos campi Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos foram preparados eventos especiais para mostrar aos novos acadêmicos todas as possibilidades que o ensino superior pode oferecer.
Ijuí
Em Ijuí a noite começou com música ao vivo com as alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo Jandha Telles Muller e Bruna Letícia Zamberlan, acompanhadas pelo músico Jair Gonçalves, que receberam os estudantes cantando e tocando composições da MPB. A acolhida aos calouros também contou com uma mensagem de boas-vindas da Reitora, professora Cátia Nehring. A Reitora destacou que a partir de agora se inicia um novo ciclo na vida desses estudantes, em que vão ter a possibilidade de vivenciar tudo o que a Unijuí pode oferecer, como estágios, pesquisas, aulas práticas em laboratórios e intercâmbios, falou ainda sobre a dedicação necessária durante uma graduação. Após, aconteceu um bate-papo sobre a vida de universitário com o professor Luciano Zamberlan.
Panambi
Em Panambi a acolhida foi feita pelo Pró-Reitor, Nelson Thesing e pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González. O Pró-Reitor afirmou que a essência da Universidade são os alunos e que todos no Campus estão animados com o novo semestre. Ele destacou ainda que quem se forma não muda a si mesmo, mas também o lugar onde vive. O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão apontou que uma Universidade é uma instituição mais completa, mais complexa. Segundo ele, uma Universidade, além da graduação, desenvolve pesquisas, extensão, pós-graduação, mestrados e doutorados. “Sendo a Unijuí uma Universidade, vocês têm uma série de possibilidades de experiência formativa para além da sala de aula, como grupos de pesquisa, extensão e voluntariado”, acrescentou. A noite também contou com palestras de Fabrício Schmidt, gerente da qualidade de TI da Bruning e Cristian Noschang, gerente financeiro da Bruning, ambos egressos da Universidade, que falaram sobre a Importância da Qualificação Profissional e sobre a Engenharia no Mercado de Trabalho, respectivamente. Uma apresentação do Coral da Unijuí também marcou a noite.
Santa Rosa
Santa Rosa também teve música ao vivo com Willian Eich, que tocou um repertório com músicas nacionais e internacionais variadas. A recepção aos calouros contou com a presença do Pró-Reitor do Campus, professor Marcos Paulo Scherer e da Vice-reitora de Graduação, Cristina Pozzobon. A Vice-Reitora de Graduação também destacou todas as possibilidades oferecidas pela Universidade e a importância de aproveita-las durante o período de formação profissional. O Pró-Reitor do Campus falou sobre a alegria de receber novos estudantes que estão iniciando a realização de um sonho a partir de agora. O bate-papo sobre a vida de universitário foi feita pelo professor Maurício de Campos.
Três Passos
Três Passos realizou uma Aula Magna dos cursos de Administração e Direito, com o tema “Novas Tecnologias, Relações de Trabalho e Reforma Trabalhista”, com Manoela Bitencourt, doutoranda em Direito pela PUC-RS. O Vice-Reitor de Administração, Dieter Siedemberg, fez a acolhida institucional, juntamente com a Pró-Reitora Fátima Marlise Marroni Rosa Lopes, que destacou que a expectativa para o ano é que o campus Três Passos cresça em sabedoria, em conhecimento e que o desenvolvimento seja centrado no ensino, na pesquisa e na extensão.
A palavra dos estudantes
Para a caloura do curso de Ciências Contábeis do Campus Santa Rosa, Fernanda Prediger, a expectativa em relação ao ingresso na Universidade é poder aprender e trocar experiências com colegas e professores. “Quero construir uma bagagem de conhecimentos bem sólida na Unijuí, já conhecia um pouco da Universidade e agora estou ingressando nesse universo novo. Minha expectativa é de aprender coisas novas e que o curso que escolhi possa abrir muitas oportunidades na minha vida”, destacou a estudante que reside em Crissiumal.
“Eu vim de outra Universidade, estou um pouco nervosa, mas espero me adaptar rápido. Espero encontrar professores bacanas, colegas parceiros e muito conhecimento”, disse Taís da Costa, de 26 anos, estudante do de Direito do campus Três Passos.
Durante a última semana, a Unijuí promoveu a formação “Transformação digital e empoderamento colaborativo nos processos de gestão e liderança”. O objetivo foi preparar a equipe de colaboradores e gestores da Universidade para redesenhar os processos administrativos e de liderança com o uso de metodologias colaborativas e tecnologias digitais. O curso foi ministrado por Maidi Dalri da empresa Topser, trabalhando ferramentas do Google.
Participaram da formação integrantes da Reitoria, Pró-Reitores, secretarias e assessorias da Reitoria, chefes de Departamentos, secretarias executivas, gerentes e chefes de unidades e diretores de mantidas.
Segundo a Reitoria da Universidade, o trabalho se torna necessário tendo em vista as mudanças nos processos de trabalho e gestão com as novas ferramentas digitais da atualidade. Dessa forma, elas só vão ocorrer, de fato, com trabalho colaborativo e co-criativo entre as pessoas. A tecnologia veio para auxiliar os profissionais a ganhar tempo e poder melhorar processos, contudo, para isso é preciso saber como usá-la, como evitar retrabalhos, como compartilhar os dados e mais importante ainda como ter acesso e encontrar o que precisamos num mundo onde a informação está praticamente nos sufocando. Estes foram alguns dos aspectos desenvolvidos durante a semana de formação.
O trabalho foi desenvolvido de forma totalmente interativa, participativa e prática, fugindo da proposta de palestra ou seminário. Foram propostas diversas atividades que os envolveram e permitiram aos participantes compartilharem suas práticas e explorarem novos conhecimentos e novas tecnologias fazendo com que os presentes possam vivenciar o que é um processo colaborativo de trabalho digital.
Na tarde desta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, foi realizado na Unijuí – Campus Panambi, o 1º Workshop sobre Tecnologias para Unidades Armazenadoras de Grãos e Sementes. A atividade marcou a abertura oficial do curso de Especialização em Tecnologias para Unidades Armazenadoras de Grãos e Sementes.
O objetivo da discussão foi apresentar novas tecnologias na área, oportunizando conhecimentos que possam qualificar profissionais em processos e produtos disponíveis para este segmento da economia regional, buscando um melhor desempenho dos equipamentos, redução de custos, para conquistar mais qualidade para os grãos e sementes. O evento foi realizado pela Unijuí – Campus Panambi, com apoio e parceria das empresas CONSILOS, SAUR, PROCER, COOL SEED, e por intermédio da Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias para Unidades Armazenadora de Grãos e Sementes.
A programação teve início com a fala de Irineu Lorini, pesquisador da Embrapa Soja, que abordou o Controle de Pragas na Armazenagem. Em seguida, todos os presentes foram convidados para um café. No retorno das atividades, Milton Schmidt Prym e Cláudio Bairros, da Consilos, abordaram sobre os equipamentos para unidades armazenadoras. Diego dos Santos, da Saur, falou, na sequência, sobre as Soluções para Movimentações de Carga. A programação contou, ainda, com debate sobre Armazenagem com Tecnologia 4.0, abordada por Eduardo de Aguiar, da Procer, e sobre Boas Práticas de Armazenagens, com Valmor Ziegler.
“Estas discussões são fundamentais para minimizar perdas no armazenamento de grãos. São estes profissionais que estão realizando o curso serão fundamentais para multiplicar e colocar em prática o conhecimento sobre a área”, avaliou Irineu Lorini.
Marcaram presença no Workshop, além dos estudantes e profissionais convidados, o Pró-Reitor do Campus Panambi, Nelson Thesing e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, representando a prefeitura de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira. Ambos realizaram uma saudação de boas-vindas aos participantes da atividade.
A Unijuí, por meio do projeto Ação Social Dia do Bem, em parceria com o Programa Sinergia, realizou uma campanha de arrecadação em todos os setores da Universidade para organizar kits de materiais escolares para as crianças de 4 a 12 anos, filhos dos trabalhadores da reciclagem das Associações Acata Ijuí – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí e Associação de Reciclagem da Linha 6, assessoradas pela Itecsol.
Os kits foram organizados com caderno grande e pequeno, lápis, borracha, cola, apontador, lápis de cor, giz de cera, régua, folhas de ofício, folhas de oficio colorida, folhas de desenho, papel filipinho, tesoura, papel crepon, cartolina, estojo de canetão, canetas, bloco A3 e color 7, beneficiando no total 33 crianças que retornam à escola no dia de amanhã.
O principal objetivo foi reforçar a importância dessas crianças retornarem e permanecerem na sala de aula e buscar dar o melhor de si nos estudos, também proporcionar a essas crianças uma condição digna de volta às aulas, tendo assegurado o material básico para estudar.
A entrega dos materiais foi realizada pela analista de planejamento da Incubadora Elizandra Pinheiro da Silva, juntamente com a representante da Reitoria, Marivane Valandro e Solange Cristina Correa Neves, representante do Gestão Ambiental.
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