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Unijuí participa da 14ª Feira do Livro em Santa Rosa

A Unijuí é parceira da 14ª Feira do Livro de Santa Rosa e irá participar com diversas atrações durante a programação, que acontece de 07 a 10 de agosto, no Largo do Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges.

A Universidade estará inserida no Painel “Qual o lugar da literatura na escola?, às 19h30, que contará com a participação da professora do curso de Pedagogia Taíse Neves Possani, além do Escritor Homenageado Dilan Camargo, da escritora Maria Inez Flores Pedroso e do mediador Gilberto Kieling.

Na quarta-feira, dia 08, a Unijuí participa do lançamento do livro “Mídia, direito penal e o estereótipo do criminoso: Uma leitura biopolítica”, às 19h15, por meio do professor do curso de Direito Maiquel Wermuth e Aline Diel. Durante a mesma noite, o professor Maiquel contribui no painel: “Ler, postar, comentar: ética, cidadania e leitura nas redes sociais”, às 19h30, assim como o Patrono da Feira Paulo Heitor Fernandes, professor da Fema Nedisson Gessi e o mediador dos trabalhos Gilberto Kieling.

A Universidade também participa com ações dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Direito, por meio de contação histórias, pintura de rosto, jogos recreativos e projetos “Cidadania para Todos” e “Mediação de Conflitos”.

A abertura oficial ocorre amanhã, terça-feira, às 08h30 e a visitação aos espaços acontece no período das 08h às 21h.


Unijuí promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

                 

Durante esta semana, a Unijuí realizou, no Campus Ijuí, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O objetivo foi discutir e pensar a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

As atividades iniciaram na segunda-feira, dia 31 de julho, com a abertura oficial e palestra abordando o tema “Conhecendo o processo de doação de sangue. Seja você um doador", realizada pelas profissionais Paula Jaqueline Kuenzel, assistente social, e Kelen Daiane Valandro Bazotti, enfermeira, ambas atuando no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).

A atividade de abertura também contou com a participação do Vice-Reitor de Administração da Unijuí, professor Dr. Dieter Rugard Siedemberg. “Temos o propósito de fazer com que os funcionários resgatem esses valores, que muitas vezes são esquecidos no dia a dia, que tenham uma ideia de segurança e pratiquem a segurança, o desenvolvimento, a consciência e a importância de se eliminar alguns vícios, acidentes de trabalho e que criem uma atitude positiva e vigilante, além de criar condições praticas para melhorar a qualidade de vida”, observou o professor.         

Na quarta-feira a SIPAT teve continuidade com a palestra “Seja o mestre do seu destino”, por Maurício Souto. Já na quinta-feira, a programação abordou o tema “De bem com as finanças: os passos do sucesso financeiro pessoal”, que será desenvolvida pelo professor Daniel Baggio, que atua no Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC). E, para encerrar a Semana, o tema do último encontro foi “Ginástica Laboral: a importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida”, com o professor Dari Goller, do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí.


Assinado o contrato para construção de Ginásio Poliesportivo em Santa Rosa

A UNIJUÍ teve participação ativa na busca de uma emenda parlamentar que beneficiasse a comunidade santa-rosense na área do esporte, por meio do projeto “Tu Decide”. Na manhã de sexta-feira (03), ocorreu a assinatura do contrato de repasse da 1ª Etapa da construção do Ginásio Poliesportivo, entre Prefeitura Municipal de Santa Rosa e Caixa Econômica Federal.

Na oportunidade participaram do ato o Prefeito, Alcides Vicini, o Vice-Prefeito, Luis Antônio Benvegnú, a Diretora do Departamento de Captação de Recursos Cláudia Bachinski, o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Huirlis Reis e a Tesoureira do DCE, Letícia Castro.

O recurso de investimento destinado para essa 1ª etapa é de R$ 241 mil para a construção de um Ginásio Poliesportivo, que está previsto como local a UNIJUÍ, Campus Santa Rosa. De acordo com a Diretora do Departamento de Captação de Recursos, a partir da assinatura do contrato o processo entra no chamado de cláusula suspensiva. “Esse é o período que o município tem para apresentar os projetos de engenharia para Caixa, que será o órgão fiscalizador e mandatário de todo o processo. Após aprovados esses projetos, será aberta uma licitação para escolha da empresa que irá realizar a obra, mas para que ocorra o início das obras, outro fator importante, é que o valor de 50% da emenda parlamentar precisará estar disponível”, destaca Cláudia.  

Para o Presidente do DCE, que teve importante participação na divulgação e empenho para que os estudantes da UNIJUÍ realizassem a votação, esse é o pontapé inicial para a concretização de um sonho que toda a comunidade santa-rosense e acadêmica poderá usufruir. “Estamos muito felizes de poder participar desse momento e com isso oferecer aos nossos estudantes da UNIJUÍ, principalmente do curso de Educação Física e toda a comunidade santa-rosense, mais um espaço de práticas esportivas”, destaca Huirlis.

Projeto "Tu Decide"

O projeto “Tu Decide”, teve como objetivo dar acesso a comunidade em geral, nas decisões referentes a distribuição de emendas parlamentares. A partir de uma votação que pôde ser feita tanto por um aplicativo de celular ou ainda através do site, todo cidadão pôde elencar suas prioridades quando se tratou dos temas da sua cidade.

Os votantes puderam escolher áreas prioritárias em seus municípios, como saúde e educação, e também necessidades mais específicas, como a aquisição de novas viaturas para a segurança ou a restauração de escolas. Em Santa Rosa e Ijuí a participação dos estudantes foi fundamental, por meio da divulgação do DCE, para a definição das emendas aos municípios, que serão contemplados na área do esporte.


Projeto viabiliza aumento da renda familiar por meio da pecuária de leite

A Rede Leite é um programa de Pesquisa e Desenvolvimento que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul a partir da geração de conhecimento entre pesquisadores, extensionistas e agricultores.

O programa surgiu em 2004, com a necessidade de se buscar uma nova forma de pesquisa, a fim de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, pois percebeu-se que o modelo tradicional de pesquisa gerado em Universidades ou Centros de Pesquisa não dava conta de atender as expectativas de promover o desenvolvimento da agricultura. Dessa forma, surgiu o programa em Rede de Pesquisa, Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul - Rede Leite.

Dalva Boton, produtora de Pejuçara, comenta os benefícios de participar da Rede Leite. “Participamos do projeto desde 2012 e obtivemos melhoras nas pastagens, aumento na qualidade alimentar, melhoria no rebanho e maior produção com menos animais”. Segundo ela, sua propriedade serve como unidade de observação e sedia encontros da Rede.

Nesses encontros busca-se soluções visando à melhoria dos processos em nível da atividade leiteira, do sistema de produção e da cadeia produtiva, sempre com enfoque nas pessoas e não em determinada tecnologia ou modelo. “O agricultor não é apenas um interlocutor do programa, servindo como fonte de informações sobre a produção que realiza, mas sim o sujeito que juntamente com sua família, determina o processo a partir de seus objetivos e sua visão sobre a situação que vivem”, afirma o professor do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg) e coordenador do Projeto na Universidade, Roberto Carbonera.   

Segundo o professor, dentre os resultados obtidos estão a transformação dos sujeitos, das suas ideias e suas atitudes. “O Projeto contribui para a construção do conhecimento, práticas sociais, econômicas e ecológicas no contexto da agricultura regional”. Roberto complementa: “constatamos que as famílias de agricultores se sentem realizadas, com maior confiança para decidir sobre seu futuro, mantendo suas vidas e trabalhos no meio rural, que são mais importantes do que quaisquer resultados quantitativos”, avalia.

Além disso, já é possível observar diversos ganhos na produção leiteira: em um período de quatro anos houve um aumento de 37,88% na produção de leite por unidade de produção, aumento em 28,5% no número de vacas em lactação, 8,75% de aumento na produção de leite por vaca ao ano e 20,38% na produção em litros de leite por hectare ao ano.

“Estes resultados são significativos e, de certa forma, demonstram a evolução consistente da atividade leiteira na região”, salienta o professor.              

Organização

A organização do programa, que conta com a participação de professores, pesquisadores e agricultores foca a pecuária de leite, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar, tendo como ênfase a produção leiteira. A estruturação do programa na região é feita pela EMATER Regional de Ijuí, representada por 46 municípios pertencentes aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Noroeste Colonial, Alto Jacuí e Celeiro e envolve mais de oito mil produtores de leite. Em 2009, o programa recebeu o nome de Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistema de Produção com Atividade Leiteira na região Noroeste do Rio Grande do Sul - Rede Leite.

A Rede Leite é uma articulação de trabalho interinstituicional, sem fins lucrativos, de caráter técnico, social e operacional – constituído para atuar junto aos sistemas de produção de base familiar, com atividade leiteira, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Os membros fundadores e integrantes da Rede Leite são: Emater-RS, Embrapa (Bagé Pecuária Sul e Pelotas Clima Temperado), Unicruz, UFSM e Unijuí. Participam do programa 140 extensionistas, 30 pesquisadores, 8.500 agricultores – que possuem atividade leiteira, 52 unidades de observação e experimentação; também as estruturas de pesquisas das Universidades, Centro de Pesquisa e de Assistência Técnica.

Além disso, é um espaço de coordenação de atividades de extensão e de pesquisa, onde participam os agricultores, extensionistas e pesquisadores. Dessa forma, as instituições que compõem a Rede Leite mantêm sua autonomia, mas assumem responsabilidades definidas em conjunto.

O projeto é uma oportunidade importante para melhorar a compreensão da realidade da agricultura regional. Serve também para identificar demandas e direcionar pesquisas, conectar projetos em andamentos e conceber novos projetos de pesquisa. Auxilia na qualificação do processo de transferência de tecnologia, fortalece e amplia a atuação institucional e melhora o trabalho a partir do entendimento da atividade em equipe.


Unijuí lança novo aplicativo para estudantes

App já está disponível na Google Play Store

Já está disponível na Google Play Store o novo aplicativo da Unijuí. Inicialmente, o app estará disponível apenas para o sistema operacional Android. A versão anterior do aplicativo será descontinuada.

A nova versão oferece como principais serviços: acesso ao currículo acadêmico, permitindo ao estudante visualizar detalhes de suas turmas, notas e agenda; acesso aos serviços da Biblioteca, com pesquisa de acervo, reservas e renovação de empréstimos; recebimento de notificações, como postagem de notas e avisos acadêmicos e da Biblioteca; e sincronização da agenda acadêmica e pessoal com o celular (esse serviço também fica disponível para uso em outros aplicativos de calendário).

O download pode ser feito acessando https://www.unijui.edu.br/app ou procurando por UNIJUÍ na Google Play Store.


Novos representantes no CONSU serão eleitos nesta sexta-feira, dia 03 de agosto

Será realizado nesta sexta-feira, 03 de agosto, o processo de escolha dos novos representantes no Conselho Universitário (CONSU) da UNIJUÍ, nas categorias de professores e técnicos-administrativos. 

                

A votação será online, das 8h30min às 20h, via portal da UNIJUÍ, através do login e da senha institucional. Podem votar professores e técnicos ligados à UNIJUÍ.

O CONSU é o colegiado superior deliberativo, normativo, consultivo e de supervisão da Universidade. É a instância máxima de deliberação sobre as temáticas que norteiam a vida acadêmica.

O Conselho Universitário é presidido pela reitora e integrado pela reitora e vice-reitores; chefes de departamento; cinco membros do quadro de professores efetivos do plano de carreira do Magistério Superior, com mandato de três anos; cinco membros do quadro técnico-administrativo e de apoio, eleitos, com mandato de três anos; três membros da comunidade regional, eleitos pela Assembleia Geral da Mantenedora - FIDENE para um mandato de dois anos; e outros cinco membros do quadro de estudantes, com mandato de dois anos.

Mais informações sobre o CONSU e sobre o processo de votação podem ser buscadas no Portal da UNIJUÍ ou pelo link https://www.unijui.edu.br/eleicaoconsu

As chapas inscritas são:

 

PROFESSORES

 

Chapa 1

Titular

Lia Geovana Sala

DCEEng

1º Suplente

Eulália Beschorner Marin

DHE

2º Suplente

Patrícia Carolina Pedrali

DCEEng

Chapa 2

Titular

Taciana Paula Enderle

DCEEng

1º Suplente

Luciano Zamberlan

DACEC

2º Suplente

Hedi Maria Luft

DHE

Chapa 3

Titular

Airam Sausen

DCEEng

1º Suplente

Patrícia Spilimbergo

DCEEng

2º Suplente

Mateus Schonardie

DCEEng

Chapa 4

Titular

Cleusa Adriane Menegassi Bianchi

DEAg

1º Suplente

Fabiana Fachinetto

DCJS

2º Suplente

Eilamaria Libardoni Vieira

DCVida

Chapa 5

Titular

Heloísa Meincke Eickhoff

DCVida

1º Suplente

Marta Estela Borgmann

DHE

2º Suplente

Alessandro Hermann

DCVida

Chapa 6

Titular

Dilson Trennepohl

DACEC

1º Suplente

Nelson Adelar Toniazzo

DCEEng

2º Suplente

Paulo Carlan

DHE

 

TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DE APOIO

Chapa 1

Titular

César Oneide Sartori

DEAg/IRDeR

1º Suplente

Giovano Pereira Buratti

DCVida/PPGAIS

2º  Suplente

Ivanice Wichineski Marquesin

DCVida/Central Analítica

Chapa 2

Titular

Maidi Sigrid Ericksson Prestes

Núcleo Acadêmico Santa Rosa

1º Suplente

Elisandro Rogério Regliski

Núcleo Serviços e Patrimônio

2º Suplente

Greice Marta S. Monteiro

Secretária Acadêmica Santa Rosa

Chapa 3

Titular

Cátia Silene Gehrke de Medeiros

Secretária Acadêmica

1º Suplente

Claudir César Staats

Secretária Acadêmica

2º Suplente

Daniela Fernanda Treter Queiroz

Secretária Acadêmica

Chapa 4

Titular

Mariane Denise Martini

NEaD

1º Suplente

Adroaldo Traczynski

Assessor Pró-Reitor Campus Santa Rosa

2º Suplente

Aline Matick Urnau

Assessora Pró-Reitor Campus Panambi

Chapa 5

Titular

Raquel Cristiane Feistel Pinto

DCJS

1º Suplente

Leila Regina Cargnelutti Follak

DCEEng

2º Suplente

Cirlei Teresinha Portolan

DHE

Chapa 6

Titular

Airton Dallepiane Junior

Patrimônio/Transporte

1º Suplente

Rafael Metztorf dos Santos

Patrimônio/Limpeza/Vigilância

2º Suplente

Henrique Vili Siede

Patrimônio/Compras


Novos desafios em comunicação na programação do Festicom 2018

O evento é realizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí e ocorre nos dias 14, 15 e 16 de agosto.

                   

Com o objetivo de debater sobre os novos desafios em comunicação vivenciados no mercado de trabalho e valorizar as produções acadêmicas dos alunos de Comunicação da Unijuí, estão abertas as inscrições para o Festival de Comunicação (Festicom) 2018. O evento é realizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí e acontece entre os dias 14 e 16 de agosto. Aberto à toda comunidade acadêmica e egressos, o Festicom contará com oficinas, palestras e a tradicional premiação dos trabalhos realizados pelos acadêmicos.

O Festicom tem como tema Novos Desafios em Comunicação e contará com profissionais que atuam no mercado de trabalho para compartilhar suas experiências e desafios. Para a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Beatriz Schwanke, esta é uma oportunidade para os alunos e professores atualizarem seus conhecimentos. “Acredito que o Festicom é importante para o aluno por estarmos compartilhando os conhecimentos daquilo que está acontecendo agora no mercado de trabalho, interagindo com profissionais que são formados e que passam pelas desventuras, ou então pelos desafios, desse mercado que está em constante atualização. Além disso, é algo acessível para que esse aluno possa participar. É uma possibilidade de eles mostrarem as produções acadêmicas e a partir disso serem condecorados”, enfatiza. 

Na terça-feira, dia 14 de agosto, o Festicom começa com uma orientação para a prevenção do suicídio e de como tratar esse assunto. A formação será realizada pelos representantes da Equipe de Saúde Mental do HCI: Alessandro Carnielutti Borré, assistente social; Eduard Meyer Lamb, médico; Camila Brudna Eickhoff, médica; Itiana Vianna Fontana, enfermeira; e Dulcilene Alves de Melo, psicóloga e será coordenada pelo psiquiatra Bruno Luiz Guidolin. Essa atividade é destinada não só aos acadêmicos, mas a jornalistas e publicitários que atuam na área, em preparação ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Na quarta-feira, dia 15, serão realizadas quatro oficinas práticas ministradas por profissionais das áreas que atuam no mercado. A jornalista e assistente administrativa do Sicredi, Raíza Goi tratará do dia a dia de um assessor de imprensa com a oficina Pensando a assessoria de imprensa na prática. O publicitário e sócio proprietário da Agência Soluty, Otávio Vicari, traz sua experiência profissional na área da Publicidade e Propaganda com o workshop Criação e Mercado: do portfólio à atuação profissional. Já o jornalista André Costa e a publicitária Carolina Behling, sócios proprietários da A Doois Comunicação, falam sobre como gerenciar uma marca e produzir conteúdo. A oficina Design Thinking e Comunicação, por sua vez,será ministrada pela jornalista e mestranda em Indústria Criativa, Margarida Goldschimidt.

Na quinta-feira, 16, a noite inicia com uma troca de experiência com o cofundador da Carma Intervenções Sociais, Ramon Ballverdú, que vem de Pelotas para compartilhar a experiência de intervenção urbana e execução de ideias com impacto social positivo realizadas pelo estúdio. Em seguida, acontece a premiação dos melhores trabalhos produzidos por acadêmicos dos cursos no último ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: usina@unijui.edu.br  ou poliana.henke@unijui.edu.br, ou ainda pelo telefone (55) 3332.0200 - Ramal 3110 ou Ramal 3118. 

Por Giuli Ana Izolan, estudante de Jornalismo.


Coral Unijuí realiza a entrega de doações à Sabeve

O Coral da Unijuí realizou, no dia 28, a entrega de doações à Sabeve, em Ijuí. Os itens de higiene pessoal foram arrecadados no Momento Musical realizado no Auditório do CEAP com a participação do Coral Unijuí.

No momento da entrega, os integrantes do Coral Unijuí cantaram e realizaram um momento de integração com os idosos que residem na Sabeve.

 


Vem aí uma nova edição do Profissional do Futuro

                    

A UNIJUÍ está organizando mais uma edição do Profissional do Futuro, evento voltado aos alunos do Ensino Médio de escolas de toda a região, com o objetivo de apresentar a estrutura e os cursos oferecidos pela Universidade, auxiliando na escolha profissional. As inscrições já estão disponíveis no site da Universidade, na página do evento.

Os alunos de ensino médio de toda a região terão a oportunidade de vivenciar e conhecer melhor a Universidade e os diversos cursos de graduação, com Mostra de Cursos, Visitas Dirigidas, Práticas Laborais, Intensivos de Redação e Atividades de Orientação. A programação completa será divulgada em breve.

Mais informações em estude@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332-0692.

Confira no vídeo abaixo como foi a edição 2017

                             


Criatec oferece espaço de coworking para incubadas

Em um mundo globalizado onde tudo vem mudando, a forma de trabalhar também ganha novas possibilidades. O termo coworking, nada mais é do que a união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de ideias e experiências. O modelo de trabalho tem agradado cada vez mais os empreendedores brasileiros que buscam aprender com profissionais de áreas diferentes em um mesmo ambiente.

A história do coworking começou em 2005, em São Francisco, com Bred Neuberg. Porém, o termo já existia em 1999, criado por Bernie, um design de games, que utilizava a expressão: “extensão do trabalho no ambiente online”. Para dar um melhor significado, Neuberg herdou o termo para espaço físico colaborativo, com a ideia de abrir espaço para pessoas que precisavam de um lugar para trabalhar e compartilhar experiências. Este conceito tem crescido no Brasil e no mundo.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), recentemente aderiu a essa ideia e passou a proporcionar par as empresas incubadas e comunidade acadêmica a utilização de um espaço de coworking. Com uma visão inovadora, oferece o espaço de trabalho como uma forma de aproximar empreendedores de diversas áreas, com o intuito de inspirar novas ideias para além do papel.

Para a sócia proprietária da empresa Infinitum TI, Ana Carolina Prante, o espaço de coworking que a Criatec apresenta vantagens para o empreendedor. “Utilizamos os computadores que têm uma capacidade muito boa, principalmente para o desenvolvimento de sistemas, como é o nosso caso. A troca de experiências com outras empresas também é muito boa, pois podemos compartilhar conhecimentos e experiências (boas e ruins) que contribuam para os nossos negócios. Os custos que temos comparado ao aluguel de uma sala comercial e compra de equipamentos também auxilia muito no desenvolvimento de projetos. A troca de experiência também ajuda, até com indicações de outras empresas para novos clientes”, explica Prante.

Neste novo espaço da Incubadora é possível encontrar uma estrutura bem planejada e pensada para quem deseja trabalhar como autônomo ou com um grupo de empreendedores. Além de consultorias, a Incubadora dispõe de equipamentos inovadores: impressora 3D, computadores de alta resolução, softwares utilizados para a criação, máquina de corte a lazer, policorte, lixadeira, produção de protótipos e sala de reuniões e treinamento. O ambiente possibilita aumentar o networking, uma vez que recebe pessoas de diferentes níveis e ramos, elevando a produtividade e criando, de maneira econômica, um espaço de conhecimento.      

Para utilizar o espaço de coworking é necessário agendar um horário pelo e-mail criatec@unijui.edu.br ou pelo telefone: (55) 3332-0212.

Por Daniella Koslowski, acadêmica de Jornalismo


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