A Unijuí esteve realizando mais um processo seletivo do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade durante o sábado, dia 16, no Campus Santa Rosa. O Programa tem como objetivo principal a formação profissional especializada para atuação prioritariamente em Atenção Primária à Saúde.
Para o coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, professor Luis Antônio Benvegnú, o profissional com essa especialidade é muito solicitado pelos municípios, porque realiza um atendimento diferenciado, atuando em equipe multidisciplinar e desenvolvendo habilidades para atuar na saúde coletiva. “Há uma ideia ilusória de que qualquer médico que trabalha no hospital, vai para os postos de saúde e dá conta. São trabalhos totalmente diferentes, essa área exige uma formação específica, e é isso que o programa oferece aos residentes. Dessa forma, estamos contribuindo com a formação de especialistas que estarão fortalecendo a saúde das pessoas por meio da prevenção e não apenas na condição de curar as doenças”, destaca Benvegnú.
As atividades iniciam no dia 1º de março e durante dois anos o profissional atuará nas Unidades Básicas de Saúde. O programa é uma das exigências do MEC para abertura do novo curso de Medicina na Unijuí, que teve sua primeira turma no ano de 2006. O programa é uma parceria entre Unijuí, Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) e Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí.