Na tarde desta sexta-feira, dia 28 de junho, os seis Departamentos de ensino da Unijuí promoveram um painel sobre a Reforma da Previdência, realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. Professores, técnicos-administrativos e de apoio e estudantes ouviram explanações de especialistas na área e também puderam discutir as questões apresentadas sobre o tema.
As palestras foram realizadas por Carolina Menegon, advogada mestre em Direitos Humanos pela Unijuí e secretária geral-adjunta da 23ª Subseção da OAB de Ijuí; Humberto Acácio Trez Seadi, mestre em Direito pela URI e doutorando em Direitos Humanos pela Unijuí, professor e procurador federal – Advocacia Geral da União e também Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi, advogada e professora da Unijuí, mestre em Direito pela UCS e doutoranda em Direitos Humanos pela Unijuí. O painel foi mediado pelo professor e chefe do Departamento de Estudos Jurídicos da Unijuí (DCJS), Joaquim Gatto e pelo Vice-Reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedemberg.
Segundo a professora Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi, foram discutidos especialmente os pontos relacionados com a Previdência que foram alterados e apresentados em Comissão Especial da Reforma na Câmara dos Deputados. “É importante promovermos o esclarecimento para a comunidade sobre as possíveis alterações, já que este Projeto pode ser votado em breve. É um assunto ainda muito nebuloso e existe pouco entendimento das possíveis mudanças na Previdência, que terão impacto em toda a população brasileira”, observa.
Segundo a professora, muitas informações que estão sendo veiculadas em redes sociais acabam sendo distorcidas. “Muitos dados referentes ao tema, infelizmente, são distorcidos. Desta forma, foi nosso objetivo, neste Painel, apresentar um conjunto amplo de informações e dados a partir de fontes confiáveis para que a comunidade acadêmica se aproprie e faça as discussões necessária ao momento”, complementa.
A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, participou, nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), do 38ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ABRUC), realizado na Universidade de Sorocaba, em São Paulo. Durante o evento, reitores de cerca de 50 instituições do país debateram o tema principal. “Educação Superior: Expansão, Inovação e Tecnologia”.
Segundo a professora Cátia Nehring, o evento foi uma grande troca de experiências de instituições comunitárias do Brasil inteiro. “Também ocorreu uma participação importante do senador Jorginho Melo, que é catarinense e conhece muito a realidade de instituições comunitárias daquele Estado. Ele discutiu e apresentou sobre financiamentos e processos de regulação que possam materializar as instituições comunitárias como uma terceira via, pois ainda não somos reconhecidos como tal formalmente”. O senador Melo é uma das lideranças da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Educação Comunitária.
A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC, fundada em 26 de julho de 1995, com sede em Brasília, reúne atualmente 68 Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES. Com o objetivo de promover, consolidar e defender os conceitos de faculdade, centro universitário e universidade comunitária, a ABRUC tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país.
Confira a programação completa do evento
27/06 – quinta-feira:
16h30min
1ª Sessão: Instalação da 38ª AGO com o GT da Câmara dos Deputados – Grupo de Trabalho destinado a acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro.
18h
2ª Sessão: Indicadores da Educação Superior e apresentação do Aplicativo de Gestão Visual de Evidências - CHECK
19h
3ª Sessão: Abertura Solene da 38ª AGO com a Temática:
Educação Superior: Expansão, Inovação e Tecnologia
Ataíde Alves, Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES
21h
4ª Sessão
Coquetel comemorativo aos 25 Anos da UNISO
28/06 – sexta-feira:
9h às 13h
5ª Sessão: Deliberações da Assembleia:
1 – Instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Educação Superior Comunitária:
Presidente Senador Jorginho Mello;
2 – Prestação de contas do exercício fiscal 2018;
3 – Agenda Financiamento Estudantil: FIES, capacidade instalada com vagas ociosas nas ICES, EAD, diálogo com o Banrisul;
4 – Lei 12.881/13, Lei das Comunitárias: agendas da tramitação no Senado;
5 – Certificação CEBAS: STF, PLP 40/19;
6 – Informes: Curricularização da Extensão, CAPES/FOPROP, Missão Comunitárias em Israel.
O curso de Gestão de Cooperativas da Unijuí ofertado no Campus Santa Rosa recebeu o conceito máximo, cinco (5), no processo de avaliação do Ministério da Educação (MEC), para fins de reconhecimento do curso. A informação foi confirmada manhã de hoje (28) pelo INEP.
A Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, ressalta a satisfação em relação ao resultado da avaliação. “Estamos bastante satisfeitos com este resultado, que reflete o trabalho comprometido da Unijuí com o desenvolvimento da região pela educação superior”, destaca.
A Universidade recebeu a Comissão de Avaliadores do MEC nos dias 17 e 18 de junho, no Campus Santa Rosa, para a verificação in loco das condições que o curso apresenta para obter reconhecimento. Na ocasião, a coordenação do curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), em conjunto com o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), a Vice-Reitoria de Graduação, o Setor de Regulação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os setores de apoio, desenvolveram um conjunto de ações com o objetivo de organização, esclarecimentos e responsabilização dos sujeitos que fazem a Universidade para a compreensão e comunicação das políticas e atividades realizadas nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e cultura e da gestão.
Segundo o Coordenador do Curso de Gestão de Cooperativas, professor Ariosto Sparemberger, o resultado consolida e materializa todas as ações desenvolvidas com vistas à formação de profissionais com excelência e posteriormente a sua formação, que serão diferenciados nos espaços de atuação. “Cabe destacar que todos os programas da Universidade são desenvolvidos com foco na excelência, no ensino, na pesquisa e na extensão. A avaliação envolveu um conjunto de fatores e elementos, desde a infraestrutura, projeto pedagógico, corpo docente, entre outros. O que comprova que estamos no caminho certo e tudo o que fazemos buscamos fazer o melhor, com excelência”, finaliza.
Pedalar pelo barro, água, trilhas no mato, pedregulhos, entre outros terrenos são os desafios que ciclistas enfrentam em provas de Mountain Bike. A equipe Pindorama Bicicletas/Unijuí, que agora também passa a ser apoiada pela Universidade, é composta por três jovens, sendo que um deles é aluno da EFA. Participam de competições regionais e estaduais em diversas categorias, feminino e masculino. Competir neste tipo de terreno é a especialidades dos atletas da equipe, que se desafiam para superar as dificuldades das provas e os outros competidores.
O trabalho da equipe vem crescendo e acompanhando o crescimento do próprio esporte no Estado, que nos últimos anos vem ganhando mais adeptos e expandindo o número e a qualidade das provas. Ijuí, inclusive, abriga etapas do circuito regional e também do campeonato estadual de Mountain Bike, que é realizada nos arredores do Parque de Exposições Wanderley Burmann, com organização da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo.
Segundo os integrantes da equipe, as provas podem variar entre circuitos fechados, onde os competidores realizam diversas voltas em um mesmo percurso, ou, ainda, um trajeto único, mas sempre passando por diversos tipos de terrenos, como barro, água, trilhas, pedregulhos, exigindo muito preparo e técnica para completar as provas. Para isto, também acabam exigindo muito treino e disciplina na alimentação e descanso, já que as provas têm percurso de, no mínimo, 50km. Claro que também é necessário equipamentos de segurança e uma bicicleta adequada. “A bike não define o ciclista, pois ele precisa saber usar bem o equipamento”, salienta Marcos Henkes Júnior, integrante da equipe. Além disso, as próprias provas precisam proporcionar segurança aos competidores, com ambulâncias, água, guias, entre outros aspectos.
Para além da competição em si, os praticantes observam que uma das questões mais interessantes é o encontro com pessoas que praticam o esporte, a participação das famílias, além da saúde proporcionada pela atividade física. “O esporte está crescendo, e tem espaço para crescer ainda mais, por isso apoios como o da Unijuí são muito importantes”, complementa o professor João Frantz, que dá apoio aos ciclistas do grupo.
A equipe é composta por Chaiane Almeida 19 anos, Marcos Henkes Júnior, 20 anos, Vitor Rott Frantz, 14 anos, e o professor João Frantz como apoio.
Mesmo com pouco tempo de estrada, a equipe já colheu grandes resultados. Vitor Rott Frantz, que é estudante da EFA, é o mais novo da equipe e, com 14 anos, um dos mais novos em todo o Estado. Ele vem se destacando nas competições e ocupa a terceira colocação geral do Campeonato Estadual em sua categoria, faltando apenas duas etapas – que serão realizadas no segundo semestre de 2019 – para acabar. E na Liga Noroeste, categoria sub-23, competindo só com outros ciclistas de cidades mais próximas, ele lidera, também restando poucas etapas para serem disputadas. Enquanto que o Marcos, o mais experiente do grupo, já tem conquistado em anos passados vários títulos regionais. Chai também é destaque na categoria feminina nas competições regionais.
Conheça um pouco mais do esporte no vídeo a seguir:
Nesta quarta-feira, 26, os estudantes do curso de Pedagogia, por meio da disciplina de Estágio em Gestão dos Processos Educativos, sob a orientação da professora Julieta Ida Dallepiane, realizaram Seminário Sistematizador sobre Gestão Escolar.
O evento surgiu como iniciativa dos acadêmicos que durante o semestre realizam Estágio de Gestão em escolas das redes estadual, municipal e privada da região. O Seminário teve o objetivo de discutir acerca dos desafios do cotidiano da gestão escolar e a implementação da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Gaúcho e do Novo Ensino Médio.
Estiveram presentes nos debates o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, Paulo Barcellos, a diretora do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koëhler, Marli Neubauer, a coordenadora pedagógica do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koëhler, Queila Pinheiro, e a preceptora do Programa Residência Pedagógica do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, Márcia Scherer.
A tecnologia sempre foi e é uma aliada do produtor em todas as etapas da produção de alimentos. E a tecnologia de informação, o uso de dados para a tomada de decisões são as novas fronteiras, otimizando processos e a rentabilidade, o que também recebe o nome de agricultura 4.0. Com o objetivo de garantir maior eficiência na agricultura, a AgexTec, empresa incubada na Criatec atua no mercado regional com tecnologia de ponta.
Segundo Cesar Augusto Fensterseifer, sócio-diretor da empresa, muitos produtores têm prejuízos pela dificuldade de acesso à tecnologia e falta informações das lavouras. “Em Ijuí, por exemplo, estimamos que só por uma falta de análise adequada de solos, muitos agricultores acabem cometendo erros que levam a perdas de produtividade. Muito dinheiro deixa de circular, por consequência, na economia local, sem falar na sustentabilidade da lavoura e renda do produtor”, observa.
Para atacar este problema, a AgexTec oferece ferramentas digitais capazes de aumentar a assertividade do planejamento agrícola. A partir de um software desenvolvido pela Next Season Systems (Nebraska, EUA), fruto de parte da pesquisa de Doutorado de Cesar, o sistema concentra os últimos avanços da pesquisa agrometeorológica, e, por meio de um aplicativo, avalia as características das lavouras e apresenta sugestões de manejo de fácil entendimento, revertendo os desperdícios em maior rentabilidade para os produtores.
A partir de coletas de solos (0-40cm), o aplicativo testa exaustivamente doses de corretivos, fertilizantes (N-P-K), elementos secundários (Ca, Mg e S), e micronutrientes (B, Zn, Cu, Mo, Mn, Fe), e ao final apresenta as combinações que obtiveram os maiores rendimentos. “Nosso software se aproveita do alto nível tecnológico, para, a partir de apenas uma amostra de solos, obter boa representatividade das condições das lavouras, reduzindo muito os custos do processo. A partir de um smartphone, conseguimos fornecer informações valiosas e democratizar tecnologias antes só disponíveis para grandes produtores rurais. Com essa ferramenta, garantimos menor desperdício na seleção de fertilizantes, mais segurança na tomada de decisões, e suporte para reduzir compras de insumos desnecessários, personalizando e otimizando cada lavoura da sua propriedade”, complementa.
A empresa busca viabilizar a atuação com pequenos produtores de Ijuí, no intuito de elevar a rentabilidade das lavouras locais, bem como a renda média do produtor e a injeção de dinheiro na economia da cidade. A tecnologia já foi apresentada para a Prefeitura de Ijuí em reunião com a participação do vice-prefeito e secretário de agricultura, senhor Valdir Zardin, juntamente com o secretário de desenvolvimento econômico de Ijuí, senhor Antônio Tâmbara, acompanhados de Ubiratan Erthal. Também já estão sendo programadas agendas com outras entidades com atuação na agricultura, como o Sicredi, em busca de viabilizar parcerias para ampliar a atuação.
Em estimativas para o projeto, em 22 propriedades (1 lavoura de 35 há/propriedade), quase R$ 1 milhão de reais pode estar sendo perdido por falta de informações da lavoura. “As tecnologias capazes de reduzir esses desperdícios são frutos de mais de 60 anos de pesquisa nos Estados Unidos, porém, sempre encontraram dificuldades para sair do experimento e chegar ao pequeno e médio agricultor de forma prática”, observa.
A Agencia de Inovação e Tecnologia (AGIT) realizou, nesta terça-feira, 25, o Encontro de Oportunidades Sebraetec 2019. O evento teve o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por meio do Escritório de Relações Universidade – Comunidade para a implantação de processos de inovação tecnológica em Micro e Pequenas Empresas.
A AGIT está com edital aberto para credenciamento de pessoas jurídicas e seus respectivos consultores para integrar o cadastro de prestadores de serviços de consultoria técnica e instrutória do Programa Sebraetec.
A Consultora da Regional Noroeste do Sebrae, Marilia Dorneles Rigodanzo, apresentou as diretrizes do Sebraetec, que tem o objetivo de aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas por meio da inovação e tecnologia, visando a redução de desperdícios, o aumento da produtividade, a segurança dos empresários e a adequação de produtos para competir no mercado interno e externo.
O edital está disponível no Portal da Unijuí. Confira abaixo as áreas de atuação do Programa:
CONSULTORIAS TECNOLÓGICAS |
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ÁREA |
SUBÁREA |
Consultorias Tecnológicas em Design |
Especialização em Design de Comunicação |
Especialização em Design de Ambientes |
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Especialização em Design de Produto |
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Consultorias Tecnológicas em Aperfeiçoamento de Processos e Produtos |
Especialização em Aperfeiçoamento de Processos |
Especialização em Aperfeiçoamento de Produtos |
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Especialização em Implementação de Ferramentas da Qualidade |
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Consultorias Tecnológicas em Alimentos |
Especialização em ABPF - Avaliação de Boas Práticas de Fabricação |
Especialização em Consultoria em BPF - Boas Práticas de Fabricação |
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Especialização em Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) |
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Especialização em Tabela Nutricional sem Análise Laboratorial |
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Especialização em Desenvolvimento de Produtos |
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Especialização em NBR 15635 - Serviços de alimentação - Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais |
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Especialização: NBR ISO 22.000 - Sistema de gestão da segurança de alimentos - Requisitos para qualquer organização da cadeia produtiva de alimentos |
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Especialização em Implantação de Norma de Rastreabilidade |
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Especialização em Layout |
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Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente |
Especialização em Mapeamento da Propriedade Rural |
Especialização em Aperfeiçoamento da gestão ambiental |
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Especialização em Auditoria Ambiental |
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Especialização em Gerenciamento de Efluentes |
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Especialização em Gerenciamento de Resíduos |
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Especialização em Licenciamento Ambiental |
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Especialização em Produção Mais Limpa |
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Consultorias Tecnológicas em Eficiência Energética |
Especialização em Análise de Contas e Fornecimento - Otimização Tarifária |
Especialização em Gerenciamento da Eficiência Energética |
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Consultorias Tecnológicas em Agronegócios |
Especialidade em Nutrição Animal |
Especialidade em Produção Pecuária |
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Especialidade em Reprodução |
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Especialidade em Sanidade |
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Especialidade em Fruticultura |
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Especialidade em Olericultura |
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Especialidade em Piscicultura |
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Especialidade em Sistemas Integrados De Produção (Integração Lavoura-pecuária) |
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Especialidade em Apicultura |
Reforçando seu propósito como uma universidade regional e comunitária, a Unijuí participou com uma intensa programação dos cinco dias de atividades da Indumóveis 2019, em Santa Rosa. O objetivo foi desenvolver junto à comunidade local e regional, os três pilares da instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio de ações que promoveram a interação e o compartilhamento do conhecimento com o público.
O Pró-Reitor da Unijuí Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, destacou a importância da participação da Universidade durante a Indumóveis. “A Unijuí mostrou a sua amplitude como Universidade, demonstrando à comunidade regional todo o seu potencial, a força e o volume de trabalho e de envolvimento. Atendendo seu propósito como uma Universidade comunitária contribuindo efetivamente com o desenvolvimento da nossa região”, frisou.
A Universidade foi patrocinadora oficial do Espaço Startup e teve participação significativa com as empresas integrantes da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec): Quimea Ambiental, Inventus, Hex e Grupo Aero.
Espaço Startups na Indumóveis 2019
A programação da feira contemplou ainda três workshops com o renomado arquiteto, designer e professor argentino Jonny Gallardo, da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), que teve sua participação por meio de parceria entre as Universidades. Na quinta-feira, 20, Gallardo realizou um workshop com o tema “Arquitetura e mobiliário, um sistema de relações". Na noite de sexta-feira, o arquiteto e professor falou sobre “Pesquisas projetais e paisagens radicais”. No sábado, encerrando as atividades na região, realizou o workshop “Objeto futuríveis, futuros possíveis”. A programação foi destinada a profissionais, estudantes e empresários do ramo de arquitetura e design da região.
A Unijuí se integrou à feira com mais uma proposta de formação diferenciada aos participantes. Na sexta-feira, a professora Fabiane Volkmer Grosmann, realizou o workshop “Ergonomia no setor moveleiro”. E, no sábado, o professor Éder Pedroso falou sobre “Inovação na Indústria da Construção Civil: uma amostragem de possibilidades e de novas tecnologias”. Uma pesquisa de satisfação e levantamento de informações sobre a comercialização dos expositores também foi realizada pelo Laboratório de Gestão e Negócios, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), durante os cinco dias de atividades.
O Desafio Hackathon também movimentou a Unijuí e suas parceiras do exterior. A parceria que envolveu estudantes e professores da Unijuí e da Universidad Nacional de Misiones (UNAM) resultou na formação da equipe vencedora, que contou com a presença de uma das estudantes da UNAM dividindo a premiação de R$ 8 mil. Conforme o Engenheiro Civil que esteve acompanhando o grupo de estudantes de Misiones, professor José Luis Golemba, “fomos convidados pela Unijuí para participarmos do Hackathon e viemos com uma equipe de quatro alunos. Durante a atividade decidimos colocá-los em grupos separados, distribuindo um em cada equipe. Para nós essa participação foi muito boa, tivemos um aluno premiado. Só temos a agradecer à Unijuí pelo convite. Para o mês de outubro, já organizamos a participação dos estudantes da Unijuí em uma atividade em nossa Universidade”, destacou o professor da UNAM.
Atividades desenvolvidas pela Unijuí durante os cinco dias de feira.
A instituição fechou sua participação na Indumóveis 2019 com um estande institucional no Pavilhão 1, onde os visitantes puderam visualizar uma Mostra de Projetos Tecnológicos, desenvolvido pelos cursos de Engenharia do Campus Santa Rosa, além de tirarem suas dúvidas sobre as campanhas de Vestibular de Inverno, Medicina e a nova proposta do EAD.
Confira o depoimento do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, durante a feira:
Desde a quarta-feira, dia 19, o renomado arquiteto, designer e professor argentino Jonny Gallardo, da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), está na região participando de eventos organizados pela Unijuí.
Na noite de quarta-feira, os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design tiveram a oportunidade de conversar com o profissional sobre o Projeto “Tocomadera”, que é desenvolvido pela Universidade Nacional de Córdoba, do qual é coordenador. Trata-se de um projeto de intervenção urbana de sucesso na Argentina e que, neste ano, será editado em Ijuí, tendo como temática a imigração, em razão da ExpoIjuí/Fenadi. “Sempre nos relacionamos corporalmente com os objetos mobiliários. Portanto, é necessário pensar e projetar novas relações com os espaços e com estes mobiliários. Este é um dos objetivos do projeto”, disse na oportunidade.
Já na quinta-feira, 20, Gallardo realizou um workshop na Indumóveis 2019, em Santa Rosa, com o tema “Arquitetura e mobiliário, um sistema de relações". Na noite desta sexta-feira, o arquiteto e professor volta para a Feira com o workshop “Pesquisas projetais e paisagens radicais”. No sábado, encerrando as atividades na região, novamente na Indumóveis, Gallardo fará o workshop “Objeto futuríveis, futuros possíveis”. As programações foram destinadas para profissionais, estudantes e empresários do ramo de arquitetura e design da região.
O Projeto de Intervenção Urbana, fruto de colaboração inédita no Estado entre a Unijuí, Universidade de Córdoba e Prefeitura Municipal de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, está sendo realizado ao longo deste ano, com diversas atividades, iniciadas neste primeiro semestre. Ele vai culminar com instalações no espaço urbano de Ijuí, que serão construídas no mês de setembro, antes da ExpoIjuí/Fenadi 2019.
É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade.
O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.
O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.
O investimento em empresas jovens, apesar do cenário político e econômico, vem aumentando nos últimos anos. Estas empresas, as chamadas startups, possuem um modelo de negócios escalável, buscando soluções e inovações tecnológicas. Investir em startups não é algo simples, existem riscos e é preciso uma criteriosa avaliação.
Com o objetivo de discutir meios, vantagens e formas de investimentos deste porte, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec e a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) realizaram, na noite de terça-feira, 18, um debate sobre investimentos em startups. O evento contou com a participação dos associados da ACI, integrantes do Poder Público e startups incubadas na Criatec.
Na programação, Aislan Menk, CEO e founder da Stars Aceleradora, abordou o tema no contexto das aceleradoras e dos investidores, trazendo dados e orientações sobre esse mercado. “O interior tem grandes oportunidades, dá para fazer o que se faz em grandes centros com mais qualidade de vida. A Stars é a primeira aceleradora do interior do Rio Grande Do Sul, com sede em Santa Maria, buscando ampliar a atuação na região”, complementou.
Cledison Eduardo Fritzen, co-fundador das empresas Lumion Tecnologia, 13 Bits e ZenFisio, abordou o tema do ponto de vista dos startups, trazendo sua experiência como acelerado da aceleradora WOW, uma das maiores da América Latina. “Receber um investimento é muita mais do que dinheiro: o investidor traz rede de contatos, cultura de resultado, acesso a novos mercados, entre outros aspectos”, comentou Cledison.
Para finalizar o evento, o empresário Bruno Werlang falou sobre a oportunidade de investimento em startups, compartilhando a experiência de investidor da empresa incubada Optimize Gestão de Processos.
- Startups nascem e crescem em tempos de bonança e em tempos de crise. Algumas das melhores oportunidades aparecem justamente por causa de grandes crises;
- Investir em startups é, literalmente, colocar o dinheiro para trabalhar: a startup usará o dinheiro para contratar pessoas, desenvolver produtos, criar novos serviços. O seu investimento não ficará restrito a apenas mudar alguns números num banco de dados de uma bolsa de valores ou de um fundo de investimentos;
- Embora o risco seja muito alto, a possibilidade de retornos fantásticos é real;
- Startups geram emprego, crescimento e inovação de uma maneira extremamente eficiente;
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