A Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, participou, nesta quinta e sexta-feira, em Curitiba, do II Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das IES Particulares, evento promovido pela Funadesp juntamente com a Rede Nacional de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares.
Com o tema “Oportunidades e Desafios para o Ensino Superior Brasileiro", o encontro teve o objetivo de analisar alternativas e estratégias para implantação, integração, consolidação e expansão da pesquisa, da pós-graduação e da extensão; estimular a importância da pós-graduação, pesquisa e extensão como fontes de inclusão das Instituições de Educação Superior (IES) particulares na sociedade e oferecer um ambiente propício para análises e debates de assuntos que mais interessam ao conjunto dos dirigentes de IES particulares. O encontro contou com a presença de dirigentes do Ministério da Educação e do Inep.
O evento também contou com a presença de dirigentes de Graduação e de Pós-Graduação de IES particulares de todo o Brasil. Além da Unijuí, o RS teve representantes da Univates e da Unilasalle. “Considero que este encontro atingiu plenamente seus objetivos, por se constituir em espaço de divulgação, diálogo e discussão de temáticas afeitas a realidade das IES não públicas, trazendo as perspectivas de futuro, sob o olhar de palestrantes que representam os órgãos e instituições governamentais com os quais nos relacionamos a partir do nosso fazer (ensino, pesquisa e extensão), dentre os quais estão MEC, Capes e Inep”, observa a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí.
Na tarde da última quarta-feira, dia 4, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, recebeu visita de uma comitiva de representantes do município de Santo Augusto, no Campus Santa Rosa.
O objetivo da visita técnica foi conhecer o processo e o funcionamento da incubadora. A comitiva recebeu informações sobre os programas, ações, iniciativas e serviços oferecidos pela Criatec. Também conheceram as salas das empresas incubadas, a infraestrutura disponibilizada aos empreendedores, espaço coworking e o Fab Lab (Laboratório de Prototipagem e Testes).
Na mesma oportunidade puderam interagir com algumas das empresas incubadas e visualizar o impacto que a incubadora gera ao desenvolvimento da região, com empresas voltadas à inovação, tecnologia e criatividade, além da geração de empregos e recursos financeiros.
O Analista de Negócios da Criatec Santa Rosa, Lucas Escher recebeu a comitiva e destacou a importância da troca de ideias e experiências, destacando as possibilidades de uma incubadora de empresas e seus processos.
Na comitiva estavam presentes o Vice-Prefeito de Santo Augusto, Marcelo Both, a coordenadora da Indústria e Comércio do município, Camila Liberato Schossler, a presidente da Associação Comercial de Santo Augusto (Acisa), Lilian Fontoura Depiere, o Diretor da Acisa, Renato Marodin, o coordenador do NIT do IFFar – Campus Santo Augusto, Elisandro João de Vargas, e os assistentes em administração Osmar Bencke e Cristiano Rossoni.
Durante o encontro a comitiva apresentou a ideia de criação de uma incubadora no município de Santo Augusto, através de uma parceria entre a prefeitura municipal, da Acisa e do IFFar – Campus Santo Augusto. As iniciativas e a infraestrutura da incubadora Criatec foram muito elogiadas pelo grupo.
Com seis dias de atividades, o Campus Fashion Week 2019 ofereceu uma programação variada ao público no Campus Ijuí, com bate-papos, desfiles, gastronomia, capacitações e desafios voltados à indústria, comércio, serviços e, principalmente, ao consumidor.
A programação iniciou no dia 01, com o Domingo no Campus Fashion. Na segunda-feira, 02, o dia foi marcado por intervenções de moda no Campus, por meio de ações de marketing promovidas por marcas parceiras do evento. Já na terça-feira, dia 03, ocorreu a apresentação de quatro cases de sucesso do mundo da moda: Andressa Gallas e Laíssa Lopes com “Carteiras e Experiências”, “Do despertar do empreendedorismo à constante inovação para a construção de uma empresa sólida baseada em princípios”, por Sidinei Zimmer, diretor Comercial e de Marketing da Libidus, indústria têxtil de Santo Cristo/RS, a influenciadora digital Clarissa Cabeda, de Porto Alegre/RS, que falou sobre “O Marketing de Influência e a moda: como trabalhar com influenciadores para vender mais” e teve ainda Chris Pauli, que apresentou o case “A Arte Intuitiva de Bolsas e Clutchs de Crochê”.
Dando sequência na programação, na quarta-feira, 04, a noite foi dividida em três momentos: bate-papo com Elveni e Daniela Holzbach, desfile de moda produzido pela consultora de Imagem e Estilo Márcia Campos e coquetel assinado por Gasteiz Vitória. Na quinta-feira, 5, a programação do Campus Fashion Week foi destinada aos Escritórios de Moda do Sebrae. E, para encerrar o evento, nesta sexta-feira, dia 06, uma série de palestras foram realizadas, dentre elas com o estilista internacional Ronaldo Fraga, que realizou a palestra magna “Além da Moda”. Durante a semana, os cursos Design e de Estética e Cosmética também estiveram envolvidos em atividades do evento.
A coordenadora da Unijuí FM, Cláudia Bohrer, observa que os objetivos do evento foram alcançados. “Queríamos envolver a comunidade externa, proporcionando momentos de formação, qualificação e, consequentemente, fortalecer o varejo da moda regional”, salienta. Confira todos os detalhes da cobertura no site da Unijuí FM.
O “Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda” foi promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.
A Unijuí sediou o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), na tarde de quinta-feira, dia 5, no Auditório central do Campus Santa Rosa. A audiência pública debateu sobre os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor.
Durante o encontro, o Dr. Althen Teixeira Filho, professor da UFPel - Instituto de Biologia, falou sobre a temática com os presentes. Após a palestra, pessoas e representantes de instituições previamente inscritas puderam fazer uso da palavra, destacando suas intervenções a respeito do assunto. Ainda durante o fórum, ocorreu a apresentação “Ações fiscais em propriedades rurais do nordeste gaúcho: Relatório das inspeções e estudos de caso de acidente de trabalho”, por Rudy Allan Silva da Silva, auditor-fiscal do Trabalho.
O professor Althen frisou, durante a sua fala, que os agrotóxicos matam e que a água de muitas cidades já está contaminada. “O propósito da formulação das moléculas dos agrotóxicos é só uma, para matar. A água está contaminada com agrotóxicos. Eu moro em Pelotas e a água que estamos bebendo está contaminada, ou seja, estamos tomando o nosso chimarrão com glifosato. E tudo isso vem ocasionando uma série de doenças novas, alergias que não conhecíamos antes, estão cada vez mais presentes”, ressalta.
A audiência pública foi uma promoção do FGCIA, iniciativa do Ministério Público Federal (MPF/RS), do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), do Ministério Público do Estado (MP/RS) e contou com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Fronteira Noroeste, da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Unijuí.
Até esta sexta-feira, 06 de setembro, os estudantes dos cursos de graduação da Unijuí podem participar do processo de avaliação da Coordenação do seu próprio curso, uma novidade que foi incorporada ao Programa de Avaliação Docente da Unijuí. Os dados e relatórios serão disponibilizados aos gestores a partir do dia 10 de setembro.
Os estudantes podem realizar esta avaliação pelo Portal, entrando com o login de aluno. O objetivo é a integração e o uso dos resultados avaliativos, no âmbito interno e externo, visando a constante qualificação do processo de ensino e aprendizagem do estudante e a contribuição ao desenvolvimento regional, por meio da formação acadêmica qualificada.
Desta forma o Programa de Avaliação Docente passa a ser integrado por cinco subprogramas, sendo eles: a Auto Avaliação Docente (bianual), a Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes (semestral/contínua) e a Avaliação pelos Pares (Comitê de Gestão do Departamento), a Avaliação da Coordenação de Curso pelos Estudantes e o Plano de Ação do Coordenador de Curso.
A inserção destes novos subprogramas está alinhada à política institucional de avaliação permanente de seus programas e das novas regulamentações do MEC que passaram a vigorar no final de 2017, a partir dos instrumentos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso (outubro de 2017), conforme estabelece o indicador 2.4 - Regime de trabalho do coordenador de curso: “O regime de trabalho do coordenador é de tempo integral e permite o atendimento da demanda existente, considerando a gestão do curso, a relação com os docentes, discentes, tutores e equipe multidisciplinar (quando for o caso) e a representatividade nos colegiados superiores, por meio de um plano de ação documentado e compartilhado, com indicadores disponíveis e públicos com relação ao desempenho da coordenação, e proporciona a administração da potencialidade do corpo docente do seu curso, favorecendo a integração e a melhoria contínua”.
A Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí divulgou edital para cadastro e habilitação de empresas para prestação de serviços de decoração, sonorização, foto e filmagem aos estudantes formandos dos cursos de graduação da Universidade. As empresas interessadas terão até o dia 06 de outubro para entregar os documentos descritos no edital e o formulário de inscrição preenchido. Somente as empresas cadastradas e habilitadas, de acordo com o edital, poderão oferecer os serviços aos estudantes formandos da Unijuí.
O edital está disponível no Portal da Unijuí. Outras informações poderão ser obtidas pelo (55) 3332-0510 ou e-mail: patrimonio@unijui.edu.br.
A Pró-Reitoria do campus Santa Rosa recepcionou, na tarde de quarta-feira, dia 04, o Presidente Internacional da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional (Red Cidir), Antônio Roberto Lausmann Ternes. Durante o encontro foram tratados assuntos sobre as mudanças que poderão ocorrer no estatuto e regimento da Rede, incentivo ao intercâmbio de docentes e estudantes de instituições integrantes, além da criação de um evento voltado ao empreendedorismo e inovação envolvendo as incubadoras acadêmicas das instituições pertencentes a Rede.
Para o Pró-Reitor do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, “a Unijuí quer e deseja fortalecer a Rede, potencializando cada vez mais, com diferentes ações, trocas de conhecimento e experiências”, destaca. Um dos principais eventos promovidos pela Red Cidir é o Simpósio Iberoamericano em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, que terá sua IX edição nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2019, em Encarnación, Paraguai.
Sobre a Red Cidir
A Red Cidir é um sistema aberto de relações entre universidades iberoamericanas que tem como objetivo, por meio do gerenciamento de espaços de reflexão e construção coletiva, propiciar o intercâmbio de conhecimento, a promoção da educação e do desenvolvimento de atividades de articulação com organizações regionais. A busca é por ações que contribuam para incrementar o impacto das instituições nas regiões onde atuam.
Serviços especializados aliados a inovação e tecnologia estão surgindo com novas Startups. A região Fronteira Noroeste conta com um novo formato na prestação de serviços ligados a topografia. Integrante da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), em Santa Rosa, o Grupo Aero surgiu com a finalidade de trazer novos conceitos para os segmentos do Agronegócio, Construção Civil e Mercado Digital. Aliando inovação e precisão, por meio da utilização de drone na obtenção de soluções adequadas as necessidades do cliente.
Os empreendedores Henrique Pimentel e Roberto Haas prestam serviços para arquitetos, engenheiros, agrônomos, e os mais variados tipos de clientes, que necessitam de medidas, angulações, alturas precisas e informações para a tomada de decisão agilizada, com responsabilidade técnica emitida por profissionais capacitados.
“Nossa missão é solucionar os problemas de quem tem um terreno, sendo peça chave e intermediando a relação entre o cliente, seu terreno e a burocracia em órgãos públicos. Sempre buscando ser a referência no mercado de serviços prestados com drones, sendo o principal deles o de topografia e agrimensura”, afirma Henrique.
Os jovens destacam que um dos desafios de empreender foi entender que não basta ter uma ideia se você não souber como executá-la. Mas, que é prazeroso perceber que a cada dia evoluem enquanto pessoas e empresa descobrindo um pouco sobre as mais diversas áreas que abrange o empreendedorismo.
Roberto afirma que o diferencial do serviço prestado pelo Grupo Aero está em entender o que o cliente realmente precisa e entregar uma solução precisa e qualificada. “Nosso objetivo é ser referência na prestação de serviços de topografia na região e a nível de estado. O nosso principal serviço é na área de topografia, realizamos o levantamento planialtimétrico de terrenos, o qual é muito utilizado para legalização de lotes, unificação, desmembramento, loteamento, medição de terras, enfim tudo que seja necessário ter a noção legal do terreno. Nossa meta é ampliar o leque de serviços na área de agricultura de precisão e de segurança patrimonial”, diz o CEO.
Os empreendedores também ressaltam a importância da Criatec para a alavancagem da empresa. “A Criatec tem sido de grande ajuda para nós, fornecendo formação extra, contatos, presença em eventos, local para reuniões e a principal visibilidade tanto para investidores quanto para possíveis clientes. É sensacional estar nesse ambiente e tendo a oportunidade de interagir com outros empreendedores que têm passado pelas mesmas dores e obstáculos que nós passamos, podemos compartilhar ideias, histórias, e porque não até fechar parcerias e casar serviços”, destacam.
Interessados nos serviços do Grupo Aero poderão contatar pelo site https://grupoaero.eng.br
Desta quarta-feira, 04 de setembro, até a próxima sexta, dia 06, será possível participar do processo de Consulta Popular, elegendo projetos para serem implementados em toda a região. A Unijuí, como instituição comunitária com mais de 60 anos de atuação na região, apoia a participação de toda a comunidade neste processo, que viabiliza importantes projetos de desenvolvimento regional.
Na região Noroeste, onde a Universidade está presente, três Coredes atuam, sendo eles: Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste e Celeiro, portanto, cada um possui projetos específicos, construídos em assembleias regionais. A votação para a escolha dos projetos prioritários a serem incluídos no orçamento do Estado podem ser votados pela internet, no site https://vota.rs.gov.br/register. Basta o eleitor preencher os dados solicitados e fazer a sua escolha. Cada eleitor pode votar em apenas uma demanda. Todo o cidadão pode participar desde que possua título de eleitor.
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a FIDENE sempre participou ativamente dos processos que interferem positivamente no desenvolvimento regional. “A consulta popular é uma possibilidade de a comunidade decidir sobre quais projetos são identificados como prioritários. Por isso, como cidadãos, devemos e precisamos participar desse processo democrático”, salienta.
Em razão da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28 de agosto), a Unijuí, por meio do Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI, apoiou a promoção de eventos sobre a inclusão de pessoas com deficiência em Ijuí, organizados em parceria com o Centro de Atendimento Integral ao Surdo (CAIS). De 30 de agosto a 1º de setembro foi realizado o Workshop “Bem-vindo ao universo surdo”, na Escola Ruizinho. O curso foi ministrado por Marco Arriens, intérprete internacional. Cerca de 50 participantes de diversas cidades do Estado se fizeram presentes no evento, que contou também como formação para a equipe de TILS (Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais) da Unijuí. No decorrer do fim de semana, o palestrante abordou a temática surda, com conteúdo teórico e prático, contribuindo de forma significativa para a formação dos profissionais da área.
Além disso, na sexta-feira, no Auditório do DCEEng, aconteceu a palestra “Famílias eficientes para filhos (d)eficientes: do luto à luta”, também realizado por Marco Arriens. Os eventos promovidos pela parceria NAAI - CAIS marcam as comemorações do Setembro Azul, mês em que a comunidade surda celebra as conquistas históricas resultantes de luta por reconhecimento como comunidade linguística e cultural.
Segundo Marta Estela Borgmann, coordenadora do NAAI/Unijuí, o CAIS é uma instituição que faz um trabalho muito importante para a inclusão do surdo a nível social e escolar. “A parceria se dá no sentido de que o Núcleo, implicado com a inclusão do jovem surdo no ensino superior, tem a preocupação e a compreensão de que, somente podendo nos comunicar de forma fluente com os sujeitos surdos, estamos contribuindo com a inclusão”, observa.
O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional – NAAI tem como principal objetivo desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, a fim de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação dos mesmos no espaço do ensino superior. O Núcleo está estruturado por meio de programas que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas para a atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem. A intenção é que estas estratégias tragam benefícios para a instituição, trazendo como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria de qualidade e do ensino da Universidade.
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