Na noite desta segunda-feira, 16 de setembro, ocorreu, no Centro de Eventos do campus Ijuí, um momento de comemoração alusivo ao dia do administrador (9 de setembro) e ao dia do contador (22 de setembro). Egressos dos cursos foram convidados para um bate-papo com os estudantes, com o objetivo de compartilharem as experiências e vivências profissionais, além de conselhos para a formação e detalhes de suas trajetórias como profissionais.
A coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Administração do campus Ijuí, Stela Maris Enderli, destacou a importância da integração entre os estudantes e egressos dos cursos como um encontro muito produtivo e recompensador por causa da interação. “Os estudantes têm insegurança sobre o que fazer ao final da graduação, então nós temos como prática trazer os nossos egressos para compartilhar suas experiências“, conclui Stela.
O bate-papo intitulado "Vivências profissionais e mercado de trabalho: relatos dos egressos" foi mediado pela chefe do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação, Euselia Paveglio Vieira, contando com os seguintes convidados: Graciela dos Santos Konagevski e Nadelio José Petersen (egressos de Administração), Daiane Schirmann Bolgenhagen e Mateus Bonini Sandri (egressos de Ciências Contábeis).
No dia 12 de setembro, estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis do campus Panambi estiveram reunidos no auditório para comemorar o dia do administrador (09/09) e o dia do contador (22/09). Na oportunidade, o coordenador dos cursos, professor Ariosto Sparemberger, falou da profissão do administrador e também da excelente estrutura dos cursos oferecidos pela Unijuí. Representando o curso de Ciências Contábeis, a fala foi realizada pela professora Luciana Moro, que enfatizou a importância da profissão contábil.
Por Giovana Carré, estudante do curso de Jornalismo.
O processo de Autoavaliação Institucional é um importante instrumento para melhoria nos processos de gestão, infraestrutura e propostas dos diferentes cursos e programas da Unijuí. Ao longo do ano, são utilizados diferentes instrumentos para identificar o posicionamento de estudantes, professores, técnicos-administrativos e de apoio e da comunidade regional, na perspectiva de identificar entendimentos, necessidades de melhoria e reorganização de processos que podem desencadear avanços significativos no fazer das diversas áreas da Universidade.
Desde a instalação de climatizadores e de uma rede de internet de alta qualidade nos quatro Campi, por exemplo, até mudanças em propostas de cursos, atualização e/ou qualificação de professores e técnicos-administrativos, por meio do Programa de Formação Continuada da Unijuí, boa parte desses avanços são conquistas resultantes de indicativos pelos processos de avaliação. Além disso, o alinhamento entre planejamento, execução e avaliação de forma cíclica, subsidia a regulação dos processos avaliativos do MEC/CAPES. “A Unijuí, juntamente com as demais Universidades Comunitárias do RS, é pioneira no processo de avaliação na educação superior. Entendo este como um processo que envolve os diferentes atores que constituem a Universidade e também as diferentes dimensões do seu fazer. Precisamos sempre revisar os instrumentos, os processos, tendo clareza que a avaliação precisa apontar melhorias continuas do nosso fazer. Quanto mais alinhados estivermos em termos de planejamento, execução e avaliação, maior impacto de nossas ações poderemos ter", observa a Reitora Cátia Maria Nehring.
Todos os resultados dos processos de Autoavaliação, conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), são sistematizados em relatórios e informativos, disponíveis para acesso de toda a comunidade pelo site da Universidade. "Os resultados avaliativos subsidiam os processos de regulação dos cursos em avaliações formais do MEC/CAPES, uma vez que os avaliadores destes órgãos, quando designados para avaliações in loco dos cursos e/ou instituição, tomam por base o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso e o Relatório de Autoavaliação Institucional. Nossa instituição, em uma escala de 1 a 5 nos processos de reconhecimento, renovação de reconhecimento e recredenciamento institucional, em sua trajetória de SINAES, obteve conceitos que variam entre 4 e 5. Também, no Índice Geral de Curso - IGC, um dos indicadores MEC que avalia as Instituições Ensino Superior (IES) anualmente, a Unijuí tem obtido o conceito 4", salienta Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA.
Confira o Relatório completo no site da CPA, acessando este link.
Alguns resultados a partir de avaliações
Confira alguns dos avanços conquistados a partir de avaliações na Unijuí:
- Ampliação da rede WiFi em todos os Campi;
- Substituição do sistema de climatização do Salão de Atos;
- Criação da sala Coworking no Campus Santa Rosa;
- Colocação de piso intertravado em 50% do estacionamento no Campus Panambi;
- Reforma dos banheiros no Campus Três Passos.
A CPA da Unijuí tem sua estrutura e funcionamento regulamentados pelas normas internas da Instituição e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Tem a atribuição de coordenar, estimular e sistematizar os processos avaliativos internos, evidenciando a articulação entre avaliação interna e externa (MEC/CAPES).
Na sua composição conta com representantes da comunidade interna (professor, estudante, técnicos-administrativos e de apoio) e também com representantes da sociedade civil organizada, dos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Está localizada junto ao prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí. Fone: 3332-0200, ramal 2018, e-mail (cpa@unijui.edu.br).
Crédito: Michele Wrasse
O presidente do Corede Noroeste Colonial, professor Nelson Thesing, que também atua como Pró-Reitor do Campus Panambi, participou, na quinta-feira, dia 12 de setembro, da reunião mensal do Fórum dos Conselhos Regionais do de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.
A assembleia contou com a representação dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Coredes), bem como, da diretoria executiva e presidentes dos Comudes do Corede Vale do Rio Pardo. Na pauta foi avaliado o processo de Consulta Popular, com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Leite Gastal. Ele destacou que a participação da sociedade na votação da Consulta Popular foi expressiva. “O desenvolvimento do Estado necessita do apoio dos Coredes, pois são essas lideranças que vão nos apresentar as demandas”, citou. Gastal comentou que está fechando a interiorização da Governança e Gestão Estratégica e quer fazer visita em todas as secretarias, para lançar estratégia de governo digital nos próximos dias.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb, apresentou o programa Inova RS, que busca a articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade, a chamada quádrupla hélice da inovação. O objetivo do projeto é organizar iniciativas de inovação nas regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Produção e Norte; Noroeste e Missões; Serra e Hortênsias; Região dos Vales. O Inova RS busca coordenar as ações dos ecossistemas de inovação existentes nessas regiões para, de forma colaborativa, ampliar a capacidade do Rio Grande do Sul de promover, reter e atrair investimentos e talentos focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento. O Inova RS irá aplicar uma metodologia de gestão da inovação para estimular o desenvolvimento regional. Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, espera que até 2030 o estado seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.
Na tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, ocorreu o encerramento do período de inscrições de chapas para a eleição da Reitoria da Unijuí. Uma chapa, denominada Enfrentar Desafios, Vislumbrar Horizontes, protocolou candidatura, tendo a seguinte composição:
Reitora: Cátia Maria Nehring
Vice-Reitoria de Graduação: Fabiana Fachinetto
Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Fernando Jaime González
Vice-Reitoria de Administração: Dieter Rugard Siedemberg
A partir das 17h desta sexta-feira está aberto o prazo para eventuais impugnações, que devem ser fundamentadas e realizadas em até dois dias úteis (segunda e terça-feira, 16 e 17 de setembro). Se não houver nenhuma contestação, a partir de quarta-feira, dia 18, a chapa pode iniciar o período de campanha eleitoral, que se encerra no dia 23 de outubro. Já a votação vai ocorrer no dia 24 de outubro de 2019, entre 8h30 e 22h, com votação exclusivamente eletrônica, no Portal Unijuí. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, professor Matias Nunes Frizzo, poderão votar professores, técnicos-administrativos e de apoio, estudantes e membros da comunidade externa.
O edital, assim como todos os informes oficiais do processo eleitoral, está disponível no Portal da Unijuí, em www.unijui.edu.br/eleicaoreitoria.
A Unijuí está acompanhando com atenção as tramitações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/2019, também chamada de PEC Paralela da Reforma da Previdência. Isto porque o texto que está no Senado, caso seja aprovado, pode por fim à imunidade da contribuição para a seguridade social das entidades filantrópicas sem fins lucrativos, categoria em que a Universidade está inserida como Instituição de Ensino Superior Comunitária sem fins lucrativos. Essa Imunidade Tributária está assentada no § 7º do Art. 195 da Constituição Federal
Segundo matéria publicada pelo jornal Zero Hora, que explica em detalhes a situação, “a PEC está em tramitação no Senado e prevê um período de transição de cinco anos para que as instituições de Educação Básica e Ensino Superior que se enquadram na definição de "entidades beneficentes de assistência social" passem a pagar a chamada cota patronal da Previdência Social. A contribuição para a Previdência Social é dividida em duas partes: uma é de responsabilidade do empregador (cota patronal), e a outra, do empregado”. Dessa forma, estimativas apontam que cerca de 100 mil estudantes perderiam bolsas de estudos no Rio Grande do Sul, geralmente contrapartida de instituições de ensino. Dessas, metade correspondem ao ensino superior.
Ainda de acordo com a reportagem, “entidades educacionais beneficentes são consideradas filantrópicas e deixam de repassar o valor da cota patronal, mas devem, em contrapartida, conceder bolsas de estudos. Ou seja, o aluno de uma família de baixa renda (com orçamento mensal de até 1,5 salário mínimo per capita) não paga a mensalidade em troca de a instituição que frequenta não pagar a cota patronal”.
Confira a matéria na íntegra aqui.
Na última terça-feira, a Unijuí esteve presente em agenda da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, junto ao Consórcio das Universidades Comunitárias (Comung), em Brasília, com o senador Tasso Jereissati. A comitiva, que agregou diversas entidades e instituições, foi acompanhada pelo senador Jorginho Melo. No encontro foram discutidos os impactos do fim da garantia constitucional da Imunidade das entidades beneficentes, principalmente referente ao número de bolsa concedidas, que alcançam cerca de 750.000, conforme relatório do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas - FONIF (http://fonif.org.br/), o que vai impedir que cerca de 15% por cento dos alunos do Ensino Superior deixem de ter acesso à educação.
Segundo pesquisa realizada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas - FONIF (http://fonif.org.br/) “Na área da Educação, as instituições filantrópicas atendem cerca de 2,5 milhões de alunos – sendo 2,4% de todos os alunos do país matriculados na Educação Básica e 15,1% de todos os alunos do país matriculados na Educação Superior – que recebem uma educação de altíssima qualidade, cerca de 17% superior à média das demais escolas de Educação Básica e 7% superior à média das demais instituições de Educação Superior, sendo, em muitos casos, de forma gratuita através da oferta de cerca de 746.000 bolsas de estudo”. Esse estudo também aponta que "O somatório das contrapartidas tangível e intangível, representando o retorno quantitativo e qualitativo, financeiro e econômico, das instituições filantrópicas foi de mais de R$ 88 bilhões", ou seja, as instituições filantrópicas demonstram o alto retorno do investimento em cada uma de suas áreas de atuação, na Educação, Saúde e Assistência Social do Brasil.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/2019, que pretende por fim à imunidade das entidades filantrópicas sem fins lucrativos, acaba com o futuro de jovens estudantes carentes, pois as bolsas de estudos serão extintas, como consequência lógica da supressão dessa garantia constitucional.
Com o intuito de incentivar a solidariedade e realizar um trabalho de inclusão social, o ginásio AABB receberá, no fim de semana, a 4ª Copa Acadêmica de Futsal Feminino, que será realizada com o apoio da Unijuí, CMDL e COI. Estão confirmadas equipes de Ijuí, Cruz Alta, Três Passos, Boa Vista do Buricá, Santa Maria, Santa Rosa, Uruguaiana, Arroio do Tigre, Três de Maio, São Luiz Gonzaga e Santiago.
O evento acontece neste domingo, 15 de setembro, a partir da 8h. Na oportunidade, a competição realizará a coleta de doações de alimentos, agasalhos, brinquedos e calçados em prol do projeto social Muleke Modelo, beneficiando crianças e adolescentes de 8 a 15 anos.
O evento terá premiação em dinheiro para o primeiro, segundo e terceiro lugar, além de medalhas e troféus para as equipes vencedoras e para a goleadora e melhor goleira de cada categoria. No feminino livre a premiação de primeiro lugar será de R$1.000,00, para o segundo lugar, R$500,00 e para o terceiro lugar, R$300,00. O valor de inscrição para essa categoria é de RS$250,00 por equipe. Já na categoria sub-18, a premiação será de R$300,00 para a equipe campeã e R$100,00 para a segunda colocada. E o valor da inscrição para essa categoria é de R$100,00 por equipe.
Segundo a idealizadora, Graciela Bidinha, o Projeto Social Muleke Modelo acontece todos os sábados, no turno da tarde, a partir das 13h30, no Ginásio do bairro Modelo, em Ijuí. Ela ressalta que a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. “O Projeto Social, sem fins lucrativos, é uma iniciativa que gera respeito e amor ao próximo, tendo em vista a solidariedade como exercício de cidadania”, observa.
As cortinas do cotidiano vão se abrir novamente para o debate nesta quinta-feira, 12 de setembro. O Rizoma, programa temático, volta a trazer convidados para “descortinar o universo do cotidiano”, como diz o seu slogan, abordando assuntos pertinentes para a sociedade. Mas, muito além da simples volta aos debates, o programa está cheio de novidades. Preocupada em promover discussões sobre temas importantes da atualidade, a Unijuí se soma, por meio da Coordenadoria de Marketing, estabelecendo uma parceria para a produção da atração.
Para a nova temporada o Rizoma ganha novo alcance, ocupando multiplataformas. O programa que vai ao ar nas quintas-feiras, das 10h às 11h, na Unijuí FM, aparecerá também em forma de podcast em plataformas de streaming da internet. A mudança, que não é a única, tem como objetivo dar uma abrangência maior, buscando a conexão com novos públicos. O tema de estreia será "Saúde do Planeta", com os convidados: professor Marco Akerman (USP) e professora Francesca Werner (Unijuí).
Ouça o primeiro episódio:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1IRioL1Czuj4EAaiagf2En
Deezer: https://www.deezer.com/br/show/516072
ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/rizoma/id1479888719?l=en
TuneIn: https://tunein.com/podcasts/Arts--Culture-Podcasts/Rizoma-p1250524/
No mesmo sentido, a partir de agora os convidados do programa também “saem” apenas da atuação em âmbito regional. Nomes que circulam no universo da internet, conhecidos e reconhecidos nas áreas em que atuam, se juntam aos convidados e professores da Unijuí. A proposta é deixar o Rizoma mais dinâmico com inserções de programetes, contando com a participação, por exemplo, do Projeto de Popularização da Ciência, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, além de novas vozes que se juntem aos apresentadores do programa.
Podcast é uma mídia de áudio por demanda. Ou seja, está disponível em plataformas de conteúdo por streaming na internet e o usuário tem a disponibilidade de consumir o conteúdo no momento que quiser e como achar melhor. Como está disponível para baixar, o ouvinte não precisa estar com o rádio ligado para ouvir, basta acessar um dos serviços disponíveis e ouvir. Muitos ouvintes fazem isso enquanto se exercitam, dirigem, usam serviços públicos de transporte ou limpam a casa, por exemplo.
No Brasil esta mídia vem ganhando espaço nos últimos anos, com diversos formatos e tipos de podcasts disponíveis, com temas variando entre: política, comportamento, cultura, tecnologia, negócios, meditação, entre outros. Segundo a revista Meio e Mensagem: “Considerado uma mídia de nicho, o podcast vem crescendo em atenção do público. O surgimento de novos agregadores, a comodidade do formato e a alta oferta de conteúdo de qualidade vêm fazendo com que cada vez mais pessoas sejam adeptas da podosfera”.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), divulgada em outubro de 2018, as principais características apontadas por ouvintes são:
Qualidade e diversidade do conteúdo
Liberdade para ouvir quando, como e onde quiser
Facilidade para acessar e baixar
Poder realizar outras atividades enquanto ouve
O mercado de trabalho tem se apresentado cada vez mais competitivo, exigindo profissionais qualificados, com aportes diferenciados e preparados para atender diferentes demandas. Neste contexto, a pesquisa científica se apresenta como um diferencial, rompendo as barreiras do tradicional e apresentando soluções inovadoras e criativas para os problemas apresentados por cada setor da sociedade. Com estas perspectivas, a Unijuí lançou, na tarde desta quarta-feira, 11, o projeto Ciência para Todos, no Centro de Eventos do Campus Ijuí.
O projeto é uma iniciativa da Fidene/Unijuí, desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que visa a promoção de ações de divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação. A Mostra Científica Interativa, que acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, no campus Ijuí, é uma ação aberta à toda comunidade e propõe a interação do público participante com a Universidade.
Para mostrar as atividades que serão desenvolvidas, a Unijuí convidou representantes de secretarias da educação de toda a região, além de professores que atuam em redes municipais e na rede estadual de ensino. O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, observou que é por meio da pesquisa que os estudantes fortalecem a capacidade de análise crítica, aliando a prática cotidiana aos conhecimentos adquiridos na formação, ampliando as habilidades e proporcionando um universo de oportunidades. “Foi com base nesse pensamento de busca incessante pela inovação, que nasceu o Projeto. Voltado para a popularização da ciência por meio dos diferentes projetos, a proposta se apresenta como uma ação aberta para toda a comunidade, proporcionando um espaço de interação para alunos do ensino básico, fundamental e médio com as diferentes áreas de conhecimento”, complementou.
Em sua fala no evento, a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, salientou que “certamente é a partir do desenvolvimento da tecnologia e inovação que os países desenvolvidos chegaram aonde estão. Desejo que tenhamos muitos frutos desta iniciativa”, salientou. Em seguida, o secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, abordou a parceria entre as instituições para a realização das atividades: “é muito importante que trabalhemos em conjunto para que eventos assim aconteçam”. O coordenador da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Cláudio de Cruz e Souza, também realizou pronunciamento. “Agradecemos a Unijuí, pois são muito os projetos que nós temos em parceria com a nossa Universidade, que acolhe os alunos da rede básica e diferentes redes. Sigamos em frente que o sucesso é garantido”, desejou.
O projeto também conta com o apoio do Demei, CNPq, Sociedade Brasileira de Computação e Sicredi, além de contar com a co-promoção da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. O Projeto também recebeu recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Darcísio Perondi, totalizando R$ 500 mil.
Durante o evento, os coordenadores dos projetos envolvidos no Ciência para Todos realizaram uma apresentação das respectivas atividades. Confira a seguir mais detalhes:
Meninas Digitais: a computação está presente em praticamente todas as carreiras. Esta iniciativa da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e da Unijuí busca:
- Ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos;
- Divulgar os softwares desenvolvidos por estudantes na área da Computação;
- Despertar o interesse das estudantes para que conheçam melhor a área;
- Ensinar como as meninas podem ser futuras cientistas da Computação.
Feira de Matemática: é um processo educativo científico e cultural que alia vivências e experiências. Tem como princípios o caráter público não competitivo e um processo em rede e em movimento. Possibilita a promoção, o desenvolvimento, a socialização e o aperfeiçoamento de práticas educativas que favorecem a instituição de processos de aprendizagem em Matemática, contribuindo significativamente na formação e no desenvolvimento dos diferentes sujeitos envolvidos.
Física para Todos: na perspectiva de promover a difusão e a popularização da Ciência, em particular da Física, o projeto de extensão universitária “Física para Todos” desenvolve suas atividades em espaços formais e não formais de educação, através de um museu interativo itinerante de experimentos. Nessas exposições, o visitante é incentivado a interagir com os experimentos, sendo desafiado a explicitar suas próprias concepções sobre o fenômeno físico observado. Para esses eventos o projeto Física para Todos apresenta equipamentos/experimentos interativos envolvendo as áreas de Astronomia e Energias Renováveis.
MoEduCiTec: consiste num espaço interativo e formativo de estudantes e professores, pela socialização de aprendizagens produzidas em aulas, em todos os níveis, áreas de conhecimento e modalidades de práticas educativas. Objetiva fomentar a iniciação científica, pelo incentivo à divulgação de produções de estudantes e seus professores, com vista a promover criatividade, atitude investigativa e protagonismo estudantil, articulados ao desenvolvimento humano associado ao avanço do conhecimento.
Tech Day: destaca as ações de desenvolvimento tecnológico produzidas na Unijuí, apresentadas em uma Feira de Protótipos (destacando as cidades inteligentes e a internet das coisas), ações de eficiência energética, o Robô Day com a mostra de robótica, oficinas e, por fim, uma competição de sumô de robôs. Além disso, o evento vai contar com palestras e minicursos sobre os temas inovação, cultura digital, empreendedorismo e o Game Day que é basicamente uma feira de jogos eletrônicos e hardware, priorizando jogos e apps desenvolvidos no Brasil.
A Unijuí tem como propósito a integração e o desenvolvimento regional pela educação. Desta forma, a Universidade aposta e incentiva diferentes ações educativas, como o projeto Conecta Educação, que, desde o seu surgimento, é apoiado pela Instituição. O Projeto disponibiliza estrutura de laboratórios e de salas de aula para a realização das atividades, assim professores de escolas municipais, estaduais e particulares recebem treinamentos com a Google Innovator, com Maidi Dalri, por meio de metodologias ativas, utilizando Google for Education.
Na manhã desta terça-feira, dia 10, no Hotel Imigrantes em Santa Rosa, ocorreu mais um importante passo do Programa Conecta Educação: a integração do Sebrae como parceiro nas atividades. O objetivo dessa parceria é promover a expansão do Programa, trabalhando competências tecnológicas em sala de aula, atribuições sociais e emocionais, além do empreendedorismo para toda a rede de ensino de Santa Rosa.
O Pró-Reitor do campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, em sua manifestação de abertura durante o evento, também como presidente da Agência de Desenvolvimento, realizou um agradecimento especial à Unijuí pela parceria desde o início do Conecta. “A Unijuí sempre apoiou o projeto, cedendo salas e laboratórios para as capacitações. Caso precisássemos locar esses espaços a um custo de mercado, não seria possível viabilizar Programa”, afirma.
O Conecta Educação já capacitou cerca de 300 professores e impactou mais de 3 mil alunos das escolas de Santa Rosa.
O Programa Conecta Educação tem como objetivo capacitar professores e gestores para tornarem-se replicadores do conhecimento em tecnologia colaborativa, por meio de ferramentas do Google, apontando caminhos para melhorar a educação utilizando a tecnologia. O programa é um movimento promovido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa.
A Pró-Reitoria da Unijuí recepcionou na tarde de segunda-feira, dia 09, a diretora do Senac Santa Rosa, Cristiane Perosa e a professora Betyna Faccin Preischardt no Campus Santa Rosa. O objetivo do encontro foi estreitar relações entre a Universidade e o Senac por meio de futuras ações integradas.
Durante a reunião foram discutidos possíveis projetos e um deles seria a possibilidade de oferta de cursos de língua inglesa para estudantes, técnicos e professores da Unijuí no Campus. Também na ocasião o Pró-Reitor realizou o convite para os estudantes dos cursos técnicos do Senac participarem do Profissional do Futuro da Unijuí que acontecerá no dia 08 de outubro no Campus Santa Rosa.
Para o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer o encontro foi extremamente positivo para contribuir com o fortalecimento do setor da educação bem como para estreitar laços e compartilhar projetos em prol do desenvolvimento e excelência acadêmica dos estudantes da Unijuí.
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