O sistema de bônus desenvolvido pela Unijuí para o Vestibular e para quem ingressa por meio do ExtraVestibular encerra o prazo de inscrições nesta terça-feira, dia 30 de junho. Não perca o prazo. Confira:
- Bônus de 18% , para pagamento da parcela do mês de julho, efetuado até o dia 10 de julho;
- Bônus de 13% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 de agosto;
- Bônus 6%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 10 do mês de julho.
Todo o processo será online, incluindo a prova, uma novidade adotada para garantir segurança em razão da pandemia de Coronavírus. As inscrições encerram no dia 03 de agosto, na página do Vestibular. Acesse e confira os detalhes.
Para realizar a prova os candidatos devem se inscrever pelo site da Unijuí, e, após a sua inscrição, serão disponibilizadas 48 horas para a realização da prova, que será uma redação. O tema da redação será sorteado pelo próprio site, a partir de um banco de temas.
Posteriormente, a matrícula também poderá ser realizada de forma online. Para aqueles que pretendem conhecer a estrutura da Universidade, ou que preferem dialogar pessoalmente, poderão realizar a matrícula de forma presencial, com agendamento. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat que será disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.
Diplomados em curso superior: Estudantes diplomados em curso de Nível Superior.
Reingresso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.
Reingresso com transferência de curso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.
Transferência Externa: Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.
Transferência Interna: Estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.
Ingresso Especial: Interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.
Confira todos os detalhes na página do ExtraVestibular.
Com o objetivo de se aproximar ainda mais dos estudantes da região Noroeste, a Unijuí anuncia a instalação de um novo Polo para a oferta de Ensino a Distância em Palmeira das Missões. Da mesma forma, a Universidade retorna a Tenente Portela, também com um Polo EaD neste município. Ambos os polos estão constituídos por meio de parceiros e se somam aos Polos Ijuí, Santa Rosa Três Passos e Panambi.
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a implantação dos polos é uma condição da expansão da modalidade EaD e a materialização do acesso aos estudos, em diferentes cidades, a milhares de jovens à educação superior. O projeto da Unijuí inclui, para os próximos cinco anos, a abertura de até 150 polos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Este processo está definido como política e estratégia a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional”, salienta.
De acordo com o coordenador de Ensino a Distância da Unijuí, professor Luciano Zamberlan, a Unijuí possui uma trajetória com mais de 60 de atuação e sempre vem renovando o ensino na região. “Temos um grande cuidado na criação dos nossos conteúdos, procurando fazer de um forma diferente e atrativa, sobretudo estimulando a autonomia dos estudantes”, complementa.
Polo Palmeira das Missões
(55) 3742-6207
(55) 98405-6862
poloead.pm@unijui.edu.br
Rua República, 414, Bairro Operário
Responsável: André Luis Brandão Amorim
Polo Tenente Portela
(55) 3551-1989
(55) 99960-2678
poloead.portela@unijui.edu.br
Av. Itapiranga, 117, Centro
Responsável: Nadir Fleck Grassioli
A Unijuí está com ingresso aberto para novas turmas de Ensino a Distância até o dia 11 de setembro de 2020. São 15 cursos nas áreas de Gestão e Educação. Confira todos os detalhes e faça sua inscrição neste link.
A organização do estudo ocorre em módulos. Cada módulo é composto por três disciplinas, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade.
As avaliações são parte do processo de aprendizagem e acontecem ao final de cada módulo. A cada disciplina você irá construindo seu aprendizado por meio de materiais, fóruns e trabalhos até culminar na avaliação final. Suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horário mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
A Rádio Educativa UNIJUÍ FM e o Curso de Letras Português/Inglês, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ estão lançando oficialmente o Concurso Literário “Sustentabilidade e Vida Planetária: o futuro pós-pandemia”, atividade que integra a edição 2020 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí.
A ideia é que os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental escrevam um conto, transportando-se para o futuro, fabulando um enredo envolvendo as relações sociais, a humanidade e o meio ambiente. O autor poderá dar à pandemia um fim utópico, com a história num viés mais otimista, projetando seus sonhos e aquilo que anseia, ou um fim distópico, projetando seus pesadelos, inquietações e aquilo que teme. O texto deverá ter o meio ambiente como fio condutor da temática, com até duas páginas escrito à mão ou até 30 linhas fonte Arial 12, se digitalizado.
Neste ano, tendo em vista a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia, os textos poderão ser enviados para o e-mail concursoliterario@unijui.edu.br até o dia 21 de agosto, ou entregues na secretária da UNIJUÍ FM, como em outras edições. O Concurso Literário 2020 tem apoio da Fonte da Ilha – Água Mineral Natural, Unimed Noroeste RS, Bem Seguro Corretora de Seguros, Yázigi Ijuí – Você Cidadão do Mundo e NetCopy – Gráfica Digital. O regulamento do Concurso Literário poderá ser conferido na íntegra clicando aqui.
Premiações
A partir de critérios estabelecidos pela comissão de avaliação do Concurso Literário, serão selecionados os dez melhores contos, entre todos os inscritos do 6º ao 9º anos. Todos os alunos selecionados e seus professores orientadores receberão certificado de participação e terão suas redações transformadas em podcast (áudio) para serem veiculadas na programação e nas plataformas de streaming da emissora.
A novidade desta edição fica por conta da premiação para o aluno classificado em 1º lugar, que receberá uma bolsa de estudos 100% gratuita num curso de Inglês do Yázigi Ijuí, para um período de um ano.
Site com informações
Neste ano, a UNIJUÍ FM também preparou um site para a edição 2020 do Concurso Literário: http://bit.ly/literatura2020. A comunidade escolar poderá usar este endereço eletrônico para ficar por dentro do regulamento, do gênero literário, das datas, critérios de seleção, premiações, etc.. Como a temática deste ano pede aos estudantes que se projetem ficcionalmente no tempo, num enredo utópico ou distópico, o site também apresenta uma aba com dicas de literatura e filmes que tem esta temática, para que sirvam de inspiração na hora da construção das redações.
Faça a sua inscrição na página do ExtraVestibular.
A Unijuí abriu processo seletivo para candidatos que estão ou já estiveram no ensino superior, em cursos presenciais ou a distância, e buscam retornar à universidade, trocar de curso ou trocar de instituição. o Extravestibular Unijuí 2020 recebe inscrições até o dia 31 de julho.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, o Extravestibular é uma oportunidade de novos alunos virem para os cursos da Unijuí ou de alunos que trancaram o estudo pedirem o reingresso, seja no mesmo ou em outro curso. “O diferencial que temos nesse ano é que esse alunos, novos ou de reingresso, tem direito ao bônus que está sendo ofertado neste semestre”, observa.
Sistemas de bônus:
Matrícula até 30 de junho
- Bônus de 18% , para pagamento da parcela do mês de julho, efetuado até o dia 10 de julho;
- Bônus de 13% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 de agosto;
Bônus 6%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 10 do mês de julho.
Matrículas até 31 de julho
- Bônus de 11% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 do mês de agosto
- Bônus 4%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 21 do mês de agosto.
Confira todas as opções de ingresso Extravestibular:
Diplomados em curso superior: Estudantes diplomados em curso de Nível Superior.
Reingresso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.
Reingresso com transferência de curso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.
Transferência Externa: Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.
Transferência Interna: Estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.
Ingresso Especial: Interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.
Confira todos os detalhes na página do ExtraVestibular.
O programa de qualificação de potenciais empreendedores, remodelado neste semestre, conduzido pela pós-doutoranda Gloria Charão Ferreira, teve seus encontros online e buscou habilitar os interessados em empreender a desenvolver a compreensão dos processos que sustentam a inovação, e a criatividade na proposição de soluções estratégicas e inovadoras nas suas áreas de atuação.
Para finalizar a etapa de preparação, os participantes fizeram apresentação de Pitchs para os consultores Rodrigo Machado Fraga e Leonice Parnoff, momento em que receberam sugestões de melhoria e recomendações técnicas, objetivando à submissão da ideia ao edital de seleção para incubação, que ocorrerá em agosto e se encontra disponível no site da Criatec. Foram apresentados os Pitchs das seguintes ideias: Supimpa, B2@ marketing digital, Grook e Gunas. O programa é aberto aos interessados em empreender e tem duas edições anuais essa edição contou com 18 participantes.
Para fazer o fechamento dos encontro também aconteceu uma palestra com tema Design Thinking, proferida por Rodrigo Romão, diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital da UFRN - Natal/RN, que, por meio de uma abordagem dinâmica e colaborativa, apresentou aos participantes os princípios da ferramenta e sua aplicabilidade no contexto do ambiente de negócios na atualidade.
Para a nova turma, as inscrições serão abertas em agosto. Mais informações no site www.criatecunijui.com.br.
A AGIT está com o Edital aberto para seleção de pessoas jurídicas e seus respectivos consultores para integrar o cadastro de prestadores de serviços de consultoria técnica e instrutória do Programa Sebraetec, que tem o objetivo de ampliar o acesso de micro e pequenas empresas à inovação e tecnologia.
Os interessados devem efetuar a inscrição pelo e-mail sebraetec@unijui.edu.br, vinculado ao escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agência de Inovação e Tecnologia - AGIT. Confira o edital na íntegra no site da Unijuí. Confira também as informações do Programa no site do Sebrae.
Microempreendedor Individual - MEI: Para ser enquadrado como microempreendedor individual, é necessário faturar hoje até R$ 81.000,00 por ano ou R$ 6.750,00 por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.
Microempresa - ME: categoria empresarial intermediária entre o MEI e a EPP (Empresa de Pequeno Porte), com possibilidade de faturamento anual acima de R$ 81.000,00 até R$ 360.000,00, número reduzido de empregados, entre outras características, também são recepcionadas pelo Sebrae com soluções adequadas ao seu nível de maturidade empresarial.
Empresa de Pequeno Porte – EPP: são empresas cujo faturamento excede o limite das microempresas, podendo chegar até R$ 4.800.000,00, normalmente estão em um nível de gestão já avançado, demandando soluções mais aprofundadas para atendê-las.
Por meio de serviços customizados e especializados, o Sebraetec promove o acesso de pequenos negócios a soluções em sete áreas de conhecimento da inovação: Design, Produtividades, Propriedade Intelectual, Qualidade, Inovação, Sustentabilidade e Serviços Digitais.
Nesta quarta-feira, dia 17 de junho, as funcionárias do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Unijuí, Fabrina Faganello e Marcella Wolff Klatt, realizaram a doação dos uniformes usados e sem condições de reaproveitamento para o Grupo de Senhoras Voluntárias do HCI. Em função da situação atual, o grupo não está se encontrando, porém, as peças foram entregues para a arquiteta Raquel Radaelli, que vai encaminhar para as voluntárias realizarem as atividades de casa. Estas peças serão desmanchadas e transformadas em novas peças e mantas para doação.
Segundo o HCI, fundado em 1993, o grupo realiza trabalho comunitário, confeccionando roupas que são doadas para as crianças de baixa renda internadas na Pediatria, Maternidade UTI Neonatal e Pediátrica e Berçário do Hospital de Caridade de Ijuí. Elas fazem pequenos enxovais de bebês para as futuras mães que não possuem recursos de tê-los. Também preparam curativos para as unidades cirúrgicas. No estoque de roupas confeccionadas pelas voluntárias para doações, encontram-se camisetas, calças, bermudas, casacos, moletons, meias e sapatos de lã, calçados, fraldas, lençóis, mantos, cobertores e acolchoados.
Localizada no Campus da Unijuí em Santa Rosa, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - CRIATEC, completou, no dia 14 de junho deste ano, 10 anos de história na cidade. O grande objetivo do trabalho é fomentar ações e apoiar a formação e principalmente a consolidação de novas empresas, mirando nos setores tecnologicamente inovadores e capazes de promover o desenvolvimento da região, aumentando a renda e criando novas oportunidades de trabalho.
Nesses 10 anos já foram atendidos e acompanhados 31 projetos de negócios, com cinco empresas graduadas - Agroworks, Divtec, Gorila, Elede e Simbiozy. Atualmente estão incubadas outras seis empresas, sendo elas: Hex, Inventus, Químea, Aero, Solti e Avansee e mais duas em fase de pré-incubação - Ideal Engenharia e ImpacTech. Por fim, outros dois negócios estão instalados no Polo de Modernização Tecnológica, a Bel Vedere e a Serttec, que também recebem assessoria da Universidade.
Segundo Lucas Escher, analista de negócios e coordenador da Incubadora Santa Rosa, todas as empresas somadas, neste tempo, já atingiram um faturamento de R$ 5.391.244,99. Atualmente são gerados 16 empregos diretos pelas empresas incubadas e pré-incubadas, mais 3 estagiários remunerados. Já com relação às graduadas, são 23 empregos diretos gerados e mais seis 6 empregos diretos pelas empresas no Polo da Criatec. Ainda de acordo com ele, já foram realizadas mais de 800 horas de consultorias, treinamentos e mentorias para as empresas incubadas. Também foram captados, via editais de fomento à inovação e de apoio a startups, a soma de R$ 687.000,00. Além dos investimentos de fundos privados investidos diretamente nas startups.
Para Lucas Escher “nesses 10 anos da Incubadora, muitas pessoas participaram e continuam contribuindo nesse ambiente de inovação, que é uma das referências no Estado. Com persistência e um trabalho sério e comprometido, conseguimos alcançar grandes resultados, promovendo desenvolvimento para a região na área do empreendedorismo voltado a inovação e tecnologia, valorizando talentos existentes e agregando valor aos novos negócios. Ainda temos muito a fazer e aprimorar, mas com certeza somos referência e espelho para outras incubadoras e ambientes de empreendedorismo”, salienta.
O Pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, considera que “a incubadora Criatec da Unijuí é um ambiente que impulsiona idéias inovadoras e oportuniza a criação de novas startups de negócios”, complementa.
Registros do lançamento oficial da Criatec Santa Rosa, em 2010
A Criatec proporciona um ambiente de interação e conexão entre as startups, em espaço localizado no 3° andar do bloco A do Campus Santa Rosa, oferece 10 salas privadas e individualizadas para as empresas incubadas, sala de reunião e secretaria, espaço coworking, auditório de palestras e treinamentos e um Fab Lab (Laboratório de Prototipagem e Testes). Além desses espaços, os empreendedores têm a possibilidade de uso dos demais laboratórios e espaços compartilhados do campus.
Uma das últimas novidades e projetos da Criatec Santa Rosa é o uso da área do antigo Polo de Modernização Tecnológica de Santa Rosa (PMT), transformando em um espaço de incubação externa, onde já se encontram em fase de instalação as 2 primeiras empresas ocupando respectivamente os prédios 01 e 02. Essas empresas receberão apoio, acompanhamento e mentorias da incubadora para o desenvolvimento e ampliação dos seus negócios. A expectativa é de que o local possa se tornar um centro de empreendimentos de base criativa e sustentável com desenvolvimento de pesquisas e interação com a Universidade.
São vários projetos em que as startups e a incubadora participam e se envolvem com a comunidade, desde ações sociais em entidades beneficentes, programas com a associação comercial e industrial, Agência de Desenvolvimento, programas de incentivo ao empreendedorismo e criatividade nas escolas, até a geração de oportunidades de emprego e renda para a região. Recentemente, com a chegada da covid-19, empreendedores das startups se envolveram com produção de equipamentos de EPI’s para a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), como máscaras descartáveis, protetores faciais (Face Shield) e o desenvolvimento em parceria com outras empresas privadas em um ventilador mecânico.
Nascida em Santa Rosa durante o processo de incubação na Criatec/Unijuí, a startup Gorila, que oferece ferramentas de pesquisas para medir a satisfação de clientes e consumidor, realizou uma fusão com a Reviewr, que atua na gestão de reputação online, dando origem a Harmo Feedback Intelligence, empresa que irá unificar as soluções das startups, dando origem à primeira plataforma do Brasil que permite que negócios de médio e grande porte possam gerir a experiência do consumidor e medir sua reputação online.
As duas empresas, até então, já captaram mais de R$ 1,3 milhão em investimentos, sendo que a operação de fusão foi acompanhada por investidores da Hi Partners - que aporta capital e inteligência em startups e negócios focados no novo varejo e nas retail techs. A Hi já era investidora da Reviewr. A empresa terá sedes em Florianópolis (SC), que concentrará as áreas de desenvolvimento e operações, e em São Paulo (SP), com os times comercial e marketing.
A Harmo nasce com mais de 60 clientes, com empresas como GPA, Ambev, Movida, Cinemark, Peixe Urbano, Saphyr Shopping Centers, Almeida Junior, Bob’s, Itaipu, Beto Carrero World. Até final de 2021 estima alcançar um faturamento anual de R$ 2 milhões e que suas soluções alcancem mais de 200 empresas, de médio a grande porte.
“A primeira versão do produto unificado será lançada em novembro deste ano, mas já nas próximas semanas nossos clientes poderão ter acesso a uma nova experiência das plataformas já sob a nova marca, e um dashboard único mostrará os principais dados das duas soluções, de forma integrada”, explica Hansel, CPO da Harmo. Neste primeiro momento as plataformas irão funcionar como se fossem dois módulos separados, até que a integração total seja concluída.
Segundo Lucas Hansel, que iniciou sua trajetória nos negócios como incubado na Criatec Santa Rosa, na Elede Mobile, depois criando a Startup Gorila, a Incubadora de Empresas de Inovação e Tecnologia da Unijuí, “o processo de incubação foi fundamental, pois permitiu que errássemos com segurança, o começo de qualquer negócio, principalmente de base tecnológica, que é muito desafiador e incerto, e ter o apoio da Incubadora foi muito importante dentro deste processo”, observa.
Ele também deixa um conselho para os estudantes e empreendedores que estão iniciando a sua trajetória, ou possuem este desejo: “o principal conselho é: procure validar a ideia o mais rápido possível, tenha clareza da dor que está resolvendo e busque ser lucrativo o mais rápido possível, pois isso te dará a confiança para navegar durante o trajeto”, diz.
Lucas Hansel
Nesta semana, de segunda até esta quarta-feira, os estudantes de Graduação e Pós-Graduação da Universidade tiveram a oportunidade de se inserir em um importante debate global: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foram discutidos na Semana Acadêmica Integrada da Unijuí. Em razão da pandemia, o evento foi realizado de forma totalmente online e gratuita, envolvendo estudantes dos Campi Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, dos cursos EaD, bem como professores e estudantes de instituições parceiras do Brasil e da América do Sul.
Com uma programação promovida pelas Vice-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o evento contou com 19 palestras, apresentação de 15 projetos de extensão, e a projeção de 4 documentários, envolvendo 25 expositores de 10 estados diferentes, inclusive do exterior. A Universidade conectou, em alguns momentos, na mesma sala virtual, mais de 1,6 mil pessoas, “algo fisicamente impossível em nossas instalações, mesmo somando os espaços de eventos dos nossos quatro campi, lembrou o Vice-Reitor de Pós, Fernando Jaime González. Ainda de acordo com o professor: “esperamos que os estudantes tenham reconhecido no tema ODS uma agenda comum para conectar-se com o chamado universal de ação contra a pobreza, a proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade”.
A Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, por sua vez, observa que foi uma oportunidade ímpar de debater as temáticas que interessam a todas as áreas de formação da Universidade. “A ideia foi propiciar momentos de reflexão, para além da sala de aula, principalmente pelas questões do isolamento social, além de fazermos reflexões do nosso próprio desenvolvimento institucional, tendo como base estes 17 Objetivos Globais. Este formato de evento, realizado de forma exclusivamente digital, deu muito certo e acredito que possamos repeti-lo em outras oportunidades”, complementa
Confira um pouco como foi o evento:
A íntegra da Semana Acadêmica Integrada ficará disponível no site do evento.
A organização do evento também realiza os seguintes agradecimentos:
- Ao professor Sandro Savicki pelo suporte na organização digital da semana;
- À Coordenadoria de Informática, pelo suporte técnico;
- Ao Núcleo de Apoio Pedagógico e assessoria de planejamento da Reitoria;
- E a todos os técnicos que trabalham para tornar esse projeto possível.
Bastidores da organização do evento
Segundo a ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais, são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Esses 17 Objetivos foram construídos com o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, incluindo novos temas, como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. Os objetivos são interconectados – o sucesso de um ODS envolve o combate a temas que estão associados a outros objetivos.
Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazermos as escolhas certas para melhorar a qualidade de vida, de forma sustentável, para a atual e futuras gerações. Eles oferecem orientações claras e metas para todos os países adotarem em acordo com suas prioridades e desafios ambientais de todo o planeta. OS ODS são uma agenda inclusiva. Ele combatem as raízes das causas da pobreza e nos unem para fazermos uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta. Confira mais detalhes site da ONU.
Este Programa das Nações Unidas também estará em evidência no Salão do Conhecimento 2020, que já está recebendo inscrições e será realizado no mês de outubro. Este ano o tema geral do evento será: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
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