Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Previna-se dos erros mais comuns de uma dinâmica de grupo

Você já participou de várias entrevistas de emprego e não entende por que não te contratam? Pensa que o mundo está contra você, que nada dá certo, que todos tem padrinhos, menos você?

Está na hora de observar melhor o que tem feito para se destacar em uma entrevista de emprego. O Blog Tá Ligado encontrou uma matéria super legal no site Universia, falando justamente dos erros que devem ser evitados em uma entrevista.

Se ligue nessas dicas e rumo ao sucesso galera:

Entrar mudo e sair calado

"A dinâmica é uma ferramenta que reflete o dia-a-dia do trabalho da empresa. Para isso são analisadas as negociações, a execução de tarefas e a organização, entre outras coisas. O essencial para o candidato é se comunicar num processo seletivo. É necessário participar, falar, se expressar e não ficar alheio à discussão. Quem não interage corre o risco de deixar os concorrentes se sobressaírem. A proposta da dinâmica é entender como os candidatos agem, trabalham em grupo, expõe idéias e se relacionam. No entanto, deve-se manter o equilíbrio para não falar demais e bancar o líder, ou ficar sem participar e não mostrar as qualidades e potenciais".
Luiz Alberto Bueno - gerente de recrutamento e seleção da Novartis Brasil

Não conhecer sobre a empresa
"Se o candidato chega à dinâmica e não sabe o que a empresa faz, transparece que não teve interesse de buscar informações sobre a companhia. Comparecer num processo seletivo informado sobre a organização, os produtos, o que desenvolve ou se está crescendo na área de atuação é muito importante para o desenvolvimento do candidato na dinâmica. Se existe conhecimento sobre a empresa há maior identificação e mais motivação dos candidatos".
Renata Damásio - consultora de carreira da Cia de Talentos

Vestuário inadequado
"A roupa do candidato deve ser formal e não pode chamar mais atenção do que ele. O essencial é saber qual é o perfil da empresa para não errar. Para as mulheres o mais importante é tomar cuidado com saias e vestidos, além da maquiagem excessiva. Os homens devem evitar camisas coladas, calças jeans com muitos bolsos e o boné, que é inadmissível. Cores fortes, brilhos e acessórios vistosos também são mal vistos pelos selecionadores. Quando o candidato abusa na roupa, a empresa pode interpretá-lo como alguém artificial, que pode esconder alguma coisa e não tem muito a oferecer".
Tadeu Otávio Tales Sampaio - coordenador de estágio e professor de Psicologia da Universidade Fumec de Minas Gerais

Falar mal da empresa ou chefe anterior
"É complicado um candidato que está em busca de novas oportunidades falar mal da empresa em que trabalha ou do atual chefe. Fica perceptível a postura errônea desta pessoa e a falta de ética. Existem outras maneiras de falar, o momento e a forma certa de colocar um ponto de vista. De imediato passa imagem negativa. As condições particulares não precisam necessariamente ser ditas. De repente, ele fala que está a procura de algo novo, pois a organização vai contra o que acredita. Quando o candidato fala no impulso, a impressão que passa é que diante do primeiro problema com que se deparar, vai falar mal ou procurar outra coisa."
Luciana de Barros - analista de recursos humanos sênior da unidade de venda direta do Grupo Whirlpool

Fingir comportamentos
"Inventar algo que não existe é uma forma negativa de tentar passar numa dinâmica de grupo. Se os observadores forem experientes, esta ação é percebida na hora. O candidato acredita que simular ou se colocar de forma não natural seja positivo para conseguir passar, no entanto, é erro grave. A dinâmica faz parte de um conjunto, e desta forma, manter postura fictícia não é fácil e pode contradizer com as atitudes e comportamentos. Os exercícios estimulam uma expressão espontânea e o candidato com postura irreal não vai ficar a vontade, ter criatividade e naturalidade".
Alice Dias Paulino - psicóloga da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e psicóloga do trabalho da ABRE (Agência Brasileira de Estágio)

Supervalorização de si
"Algumas características são fatais. O candidato que se supervalorizar olhará para grupo com visão superior. Porque ele é de escola ou faculdade melhor, fala idiomas e já viajou, pode chegar se achando o máximo e se julgar mais valorizado. Por mais sutil que seja, é perceptível e condenado pelas organizações. Muitas vezes não precisa nem falar, a própria postura da pessoa condiz com esta atitude. Hoje em dia a boa formação é considerada um diferencial, mas a competência comportamental também precisa ser desenvolvida".
Ricardo Dreves - diretor geral da Dreves e Associados Consultoria em Recursos Humanos

Currículo com informações mentirosas
“Quem está procurando vaga deve apresentar conhecimentos reais no currículo, pois qualquer informação falsa pode ser percebida na dinâmica. Colocar inglês fluente e não falar, ter conhecimento em informática e o mesmo não existir, o desclassificará do processo. Na seleção, o candidato dá ênfase nos conhecimentos que mais domina, quando a dinâmica pede alguma atividade mais complexa, que exija os conhecimentos na prática, há chances de não se dar bem. Às vezes, a apresentação pessoal pode ser em inglês e faltar com a verdade nesta ocasião não soará bem de modo algum. Mentir em questões técnicas é inadmissível."
Mirian Meireles - pedagoga e diretora da GNE (Gerenciamento Nacional de Estágios)

Falta de postura
"O compromisso profissional é observado o tempo todo. Tudo o que o candidato faz pode ser usado contra ou a favor dele. Chegar no horário, respeitar o local em que está, responder quando é chamado, fazer perguntas quando houver oportunidade, são fatores que precisam ser respeitados e, também, são valorizados pelos selecionadores. Quando não acontece, o candidato deixa uma imagem ruim. Na dinâmica de grupo "compramos" alguém e a pessoa se "vende". Observamos mais o conteúdo do que a quantidade de ações".
Camila Dantas - responsável pelo desenvolvimento pessoal da Braskem

Conversas paralelas
"Prestar atenção enquanto o colega se expõe é questão de respeito. Geralmente as turmas são grandes e requer paciência até todos se apresentarem. Evitar conversas com pessoas próximas mostra que existe foco com quem dirige a dinâmica ou com quem interage no momento. Deste modo, o candidato demonstra atenção, respeito, ética e profissionalismo. Quando há conversas, o selecionador pode interpretar como atitude de candidato sem concentração em suas ações e até como falta de educação com o próximo. Na maior parte das vezes o selecionador não vai chamar a atenção de quem tem esse comportamento, mesmo porque o objetivo é fazer com que as pessoas se mostrem como elas são".
Paulo Ishimaru - gerente de comunicação do Grupo Soma Consultoria em Recursos Humanos

Não dar importância ao trabalho da equipe
"Quando o candidato trabalhou pouco há dificuldade de lidar com atividades em equipe. As instituições que não são de primeira linha forçam os alunos a fazer mais trabalhos em grupo, realizar atividades fora da sala de aula e procurar emprego. Consequentemente são candidatos que possuem conhecimento maior e podem se dar melhor numa dinâmica de grupo. Já os universitários das faculdades de primeira linha, em alguns casos por terem poder aquisitivo melhor, não são estimulados tão cedo a buscar oportunidades no mercado, executam mais atividades individuais e ficam centrados na própria instituição. Numa dinâmica é necessário entender de hierarquias, pessoas e como trabalhar em grupo."
Ricardo Dreves - diretor-geral da Dreves e Associados Consultoria em Recursos Humano

Fonte: Universia – www.universia.com.br - 31/03/2011



Festa dos Bixos

A galera do Campus Santa Rosa está na expectativa para uma festa que vai acontecer neste sábado, dia 21 de maio. Festa dos Bixos – Trote solidário! Essa foi a forma que o pessoal encontrou de dar as boas-vindas aos novos acadêmicos da UNIJUÍ.

Para entrar na festa é só adquirir o ingresso e doar um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para o Asilo Lar do Idoso.

Quem vai animar a noite é a dupla Fábio & Ricardo, além do grupo Curt’Samba. A festa será na TAO Danceteria.

Não fique de fora dessa! ;)



Um dia de fama

Acadêmicos do curso de Biologia e Química da UNIJUÍ, que estudam sobre o paladar, provaram outro gostinho: o da fama.

No final de março, uma equipe do Globo Repórter esteve nos laboratórios da Universidade para gravar a edição do programa desta sexta-feira, dia 13.

A situação de estudo relatada na publicação “Situação de Estudo – Ciências no Ensino Fundamental 2 – Ser Humano e Ambiente: percepção e interação”, organizada pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC/UNIJUÍ), e publicado pela Editora UNIJUÍ, foi encontrado na internet por uma das produtoras do programa e serviu de inspiração para a reportagem.

Durante as gravações, foram feitas demonstrações práticas para explicar como funciona o paladar, sendo que ele está diretamente relacionado aos alimentos, pois é o sentido capaz de detectar os diferentes sabores através da língua.



Do you speak english?

Você que está na Universidade, já parou para pensar o quanto é importante aprender outra língua?


Raquel Simoni Sell, que está no 7º semestre de Ciências Contábeis, do campus Três Passos, já vem pensando nisso. “Não fiz nenhum curso, mas tenho preocupação em aprender, principalmente o inglês e o alemão. O inglês hoje é básico, geralmente o mais necessário no mercado de trabalho, já o alemão é o mais falado na minha região, e sinto por não saber”.

Aprender outra língua é imprescindível para o mercado de trabalho, Douglas Rafael Marques, egresso do curso de Administração da UNIJUÍ, campus Santa Rosa, bem sabe disso. Para ele, fluência em outra língua é requisito básico para os que buscam melhor colocação no mercado. “O inglês passou de diferencial para obrigatório, uma vez que os níveis de atuação das grandes empresas expandiram-se e elas globalizaram-se. Para os que estão na graduação, o momento é oportuno para já buscarem esta qualificação, já para os graduados, devem correr para não tornarem-se profissionais obsoletos”. Atualmente ele está no nível intermediário no inglês e está em busca de intercâmbio para aperfeiçoar e expandir seu conhecimento. “Para os que estão sempre em busca do ‘algo mais’, é crucial o conhecimento em outra língua. Para os acomodados, sua importância é relativa”, salienta.

A professora do Curso de Publicidade e Propaganda, Melissa Gressler, comenta sobre a presença constante das palavras estrangeiras na área de Comunicação Social:

“Numa época de tanta discussão sobre os estrangeirismos, eu não poderia deixar de comentar sobre a área de comunicação. Afinal, se há uma área em que o domínio de outra língua é fundamental é esta! Sempre brinco com os alunos: ‘bem- vindo à aula de planejamento de mídia. Vocês vão sair daqui muito chiques, falando outra língua!’. Briefing, Marketing, Recall, Awareness, Share-of-voice, Share-of market, Brand Equity, Lay-out, Rough, Reach, Gross Rating Points, Overlay, Outdoor, Heavy user, Target, Flights, Below de Line, Return Over Investment, Case... ufa! São só alguns dos termos em inglês cotidianamente empregados na área de publicidade. Como não se inteirar com isso? E mais: como ignorar o uso destes termos que são a base da linguagem profissional da área? Críticas ao estrangeirismo à parte (eu particularmente não creio em uma perda de identidade nacional por conta disso...) o fato é que temos que dominar o mínimo de uma outra língua. Poder ler um Journal of Advertising Research com traquilidade, bater um papo com teu colega lá no Canadá, fazer um intercâmbio..em resumo: crescer. Crescer como pessoa e como profissional. Para mim ter bons conhecimentos sobre outra língua é como qualidade em produto: é o mínimo que espera hoje em dia! Não é mais a diferença: it"s basic! Bye!”

                                             

E agora que você já se convenceu que está na hora de aprender uma nova língua, é hora de agir. Você pode buscar uma escola, conversar com amigos, estudar por conta própria, ou ainda acessar o site Livemocha, que oferece mais de 38 opções de cursos grátis. Mais de 9 milhões de pessoas ajudando um ao outro a aprender uma nova língua. Vale a pena fazer o cadastro e conferir. wwwlivemocha.com




Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim?

O feriado de Páscoa está aí. Hora de relaxar, curtir a família, os amigos, passear, enfim é hora de aproveitar!

Mas, nessa data especial, a galera de Fisioterapia resolveu espalhar a alegria.

Os acadêmicos realizaram uma atividade especial na Sabeve, alusiva a Páscoa. Eles promoveram uma gincana de integração entre os idosos, que buscou incentivar a prática de atividades físicas.

Que tal seguir o exemplo?

Confira as fotos!

Ah! FELIZ PÁSCOA galera!



Arriba!

Para quem já está só esperando pelo final de semana, olha só o que a galera de Comunicação Social da UNIJUÍ preparou para você:


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.