Você que está na Universidade, já parou para pensar o quanto é importante aprender outra língua?
Raquel Simoni Sell, que está no 7º semestre de Ciências Contábeis, do campus Três Passos, já vem pensando nisso. “Não fiz nenhum curso, mas tenho preocupação em aprender, principalmente o inglês e o alemão. O inglês hoje é básico, geralmente o mais necessário no mercado de trabalho, já o alemão é o mais falado na minha região, e sinto por não saber”.
Aprender outra língua é imprescindível para o mercado de trabalho, Douglas Rafael Marques, egresso do curso de Administração da UNIJUÍ, campus Santa Rosa, bem sabe disso. Para ele, fluência em outra língua é requisito básico para os que buscam melhor colocação no mercado. “O inglês passou de diferencial para obrigatório, uma vez que os níveis de atuação das grandes empresas expandiram-se e elas globalizaram-se. Para os que estão na graduação, o momento é oportuno para já buscarem esta qualificação, já para os graduados, devem correr para não tornarem-se profissionais obsoletos”. Atualmente ele está no nível intermediário no inglês e está em busca de intercâmbio para aperfeiçoar e expandir seu conhecimento. “Para os que estão sempre em busca do ‘algo mais’, é crucial o conhecimento em outra língua. Para os acomodados, sua importância é relativa”, salienta.
A professora do Curso de Publicidade e Propaganda, Melissa Gressler, comenta sobre a presença constante das palavras estrangeiras na área de Comunicação Social:
“Numa época de tanta discussão sobre os estrangeirismos, eu não poderia deixar de comentar sobre a área de comunicação. Afinal, se há uma área em que o domínio de outra língua é fundamental é esta! Sempre brinco com os alunos: ‘bem- vindo à aula de planejamento de mídia. Vocês vão sair daqui muito chiques, falando outra língua!’. Briefing, Marketing, Recall, Awareness, Share-of-voice, Share-of market, Brand Equity, Lay-out, Rough, Reach, Gross Rating Points, Overlay, Outdoor, Heavy user, Target, Flights, Below de Line, Return Over Investment, Case... ufa! São só alguns dos termos em inglês cotidianamente empregados na área de publicidade. Como não se inteirar com isso? E mais: como ignorar o uso destes termos que são a base da linguagem profissional da área? Críticas ao estrangeirismo à parte (eu particularmente não creio em uma perda de identidade nacional por conta disso...) o fato é que temos que dominar o mínimo de uma outra língua. Poder ler um Journal of Advertising Research com traquilidade, bater um papo com teu colega lá no Canadá, fazer um intercâmbio..em resumo: crescer. Crescer como pessoa e como profissional. Para mim ter bons conhecimentos sobre outra língua é como qualidade em produto: é o mínimo que espera hoje em dia! Não é mais a diferença: it"s basic! Bye!”
E agora que você já se convenceu que está na hora de aprender uma nova língua, é hora de agir. Você pode buscar uma escola, conversar com amigos, estudar por conta própria, ou ainda acessar o site Livemocha, que oferece mais de 38 opções de cursos grátis. Mais de 9 milhões de pessoas ajudando um ao outro a aprender uma nova língua. Vale a pena fazer o cadastro e conferir. wwwlivemocha.com