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Psicologia (Bacharelado)

Semana Acadêmica de Psicologia segue com programação até esta sexta-feira

Nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, foi aberta a Semana Acadêmica de Psicologia, promovida pelo Centro Acadêmico do curso (Capsi). O objetivo da programação, que se estende até esta sexta-feira, é reunir estudantes, professores e profissionais da área em torno de reflexões e debates sobre temas relevantes e atuais relacionados à Psicologia.

A coordenadora do curso em Ijuí, professora Sônia Fengler, destacou, em sua fala de abertura do evento, a importância da retomada de atividades como essa de forma presencial. “Esse encontro é muito importante para nós, pois depois de dois anos sem podermos nos encontrar presencialmente, que sentimos falta de estarmos perto, podemos novamente nos reunir aqui. Que todos possam aproveitar ao máximo essas discussões, essas conversas, em que aprendemos muito e realizamos muitas trocas”, ressaltou.

No início da primeira noite da Semana Acadêmica também foi promovido um momento cultural, com duas apresentações artísticas da Cia Cadagy Unijuí. Na sequência, a palestra de abertura foi ministrada pela psicóloga Larissa Pigozzo Ghissoni e teve como tema a Psicologia Organizacional. A debatedora foi a professora do curso, Daiane Raquel Steiernagel, e a acadêmica Taiz Cristiane Speroni realizou a mediação.

Nesta quarta-feira, dia 21, a programação segue com mais uma palestra: será discutido o assunto “Psicologia e Educação”. A palestrante será a psicóloga Patrícia Fagundes, a debatedora a professora Amanda Sehn e a mediadora a acadêmica Luiza Possati Souto. Já a abertura será realizada pelo estudante Ruhan Brandão.

Na terceira noite da Semana Acadêmica, dia 22 de setembro, a temática abordada pelos palestrantes Amanda Sehn e Marcelo Rigoli será “Pesquisa em Psicologia”. Para debater e mediar a palestra foram convidadas, respectivamente, a professora Carolina Gross e o acadêmico Ruhan Brandão, enquanto a apresentação da atividade será da estudante Jaqueline Bresch.

Já na última noite de programação, dia 23, o tema que encerrará os debates será “Psicologia Social”. A psicóloga Marcia Baiocchi Amaral foi a palestrante convidada para falar sobre o assunto. O debate ficará a cargo da professora Sônia Fengler, com participação das acadêmicas Miria Almeida, na mediação, e Thaila da Silva dos Santos, na abertura. 

Para mais informações sobre a Semana Acadêmica de Psicologia, acesse o site unijui.edu.br/eventos ou entre em contato com a Central de Eventos da Unijuí, por meio do e-mail eventos@unijui.edu.br ou do WhatsApp 55 9 9218-5008.


Semana Acadêmica de Psicologia inicia-se na segunda-feira

A partir de uma promoção do Centro Acadêmico de Psicologia - Capsi, será realizada a partir de segunda-feira, 19 de setembro, a Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Unijuí. O evento será presencial e realizado no Salão de Atos. Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/eventos, ao valor de R$ 25,00.

A abertura será realizada no dia 19, segunda-feira, às 19h10, com debate sobre Psicologia Organizacional, a cargo da psicóloga Larissa Pigozzo Ghissoni. Na quarta-feira, 21, após o feriado, o evento terá sequência com discussão sobre Psicologia e Educação, realizada pela psicóloga Patrícia Fagundes.

No dia 22 de setembro, quinta-feira, estará em pauta a Pesquisa em Psicologia, a partir da palestra dos professores Amanda Schoffel Sehn e Marcelo Montagner Rigoli. Fechando a programação, será debatida a Psicologia Social pela neuropsicóloga Marcia Baiocchi Amaral.


Salão do Conhecimento: participação torna-se diferencial na formação acadêmica

O Salão do Conhecimento da Unijuí acontece apenas no mês de outubro, entre os dias 24 e 28, no formato híbrido, mas a expectativa entre os participantes é grande - especialmente entre aqueles que submeteram trabalhos e aguardam pela divulgação dos aprovados. É o caso de Alexa Fagundes dos Santos, acadêmica do curso de Psicologia, que desde 2018 participa de todas as edições.

“Neste ano, submeti dois resumos expandidos. O primeiro tem como temática a Teoria da Atividade, que parte da Psicologia Histórico-Cultural; e o segundo tem como eixo norteador questões sociais da Psicologia, inerentes às pessoas em situação de rua”, explicou a estudante, que há três anos participa como bolsista CNPq de um projeto de Iniciação Científica. Ela já carrega a experiência de outras apresentações no Salão do Conhecimento e vê de forma positiva as avaliações recebidas por parte dos professores. “As avaliações contribuíram algumas vezes para reavaliar potencialidades e fragilidades na produção. Torna-se essencial um outro olhar sobre a escrita, um olhar crítico e carregado de elementos teóricos”, afirmou.

Para Alexa, a participação no Salão do Conhecimento permite aos acadêmicos - e à comunidade em geral - entrar no campo das ideias, onde a pesquisa está alicerçada de forma intencional e focada. “A experiência é indescritível para a formação acadêmica. Temos uma formação que se volta para a busca incessante de respostas e que soma-se à construção de novos questionamentos, possibilitando ao sujeito a elaboração do pensamento crítico”, disse, lembrando que para os estudantes que buscam seguir na pós-graduação, a participação em eventos como este é fundamental para o currículo ou para ampliar os conhecimentos na profissão escolhida.

Além do Salão, Alexa submete produções em periódicos de nível nacional. Tanto a participação no projeto quanto nos eventos colaboraram para que a estudante tivesse o interesse e o envolvimento com a pesquisa. “Nesse sentido, toda a minha formação acadêmica caminha para essa área, sendo a próxima etapa a pós-graduação”, finalizou.


TCC de Psicologia analisa o processo de luto no contexto da maternidade

Formada em Psicologia pela Unijuí, Fernanda Daniele de Assunção, que cursou a Graduação no campus Santa Rosa da Universidade, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no dia 20 de dezembro de 2021. Através de sua monografia, que tem como título “O processo de elaboração do luto perinatal”, ela buscou compreender o processo de luto no contexto da maternidade, sendo orientada pela professora Simoni Antunes.

A psicóloga conta que a escolha da temática partiu de indagações ao longo de seu percurso acadêmico acerca do feminino, em especial no que se referia à gravidez e aos processos psíquicos envolvidos nesse período. Já o estudo do luto surgiu em meio à pandemia, uma vez que a sociedade vivia esse contexto diariamente. “Isso me fez pensar nas gestantes, um dos grupos mais afetados durante a pandemia”, ressalta Fernanda. Contudo, o trabalho não focou especificamente na situação pandêmica, mas no entendimento desse processo em situações de perdas que acompanham as mulheres desde os primórdios da vida humana.

A pesquisa consistiu em uma investigação bibliográfica em relação à elaboração do luto materno no período perinatal. “Para o estudo ser viabilizado, foi realizada uma contextualização histórica do papel da mulher na sociedade e na maternidade, trabalhando com conceitos de luto de Freud, Preocupação Materna Primária de Winnicott e trazendo contribuições do termo perinatalidade, trabalhado por Vera Iaconelli”, relata Fernanda.

Os resultados da pesquisa indicam que o luto não elaborado pode trazer danos ainda maiores ao sujeito que passa por esse momento de dor e sofrimento, sendo necessário vivenciar a perda. “É fundamental que esse tema seja acolhido e abordado, levando em consideração que esse tipo de perda é enfrentado por várias mulheres que vivem o luto de forma silenciosa, o que pode não ser compreendido como uma perda significativa”, esclarece a psicóloga.

De acordo com Fernanda, o profissional da Psicologia deve trabalhar para prevenir futuras psicopatologias que podem estar associadas à perda de um bebê, além de prestar elucidações e atenção ao paciente. “O trabalho deve ser realizado não apenas com as mães, mas também com a rede de apoio delas e a equipe de saúde. É necessário que esse trabalho ocorra de maneira que possibilite uma restituição da saúde mental e reestruturação psíquica para aqueles que passam pelo momento de luto”, completou Fernanda.


Estudantes e professores acompanham discussão sobre os 60 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil

Na noite desta terça-feira, 16 de agosto, acadêmicos e professores do curso de Psicologia da Unijuí acompanharam a palestra promovida pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), de forma online, alusiva aos 60 anos de regulamentação da psicologia como ciência e profissão no País. A transmissão foi realizada para o público junto ao Centro de Eventos da Universidade.

Conforme destacou a presidente do CRPRS, Ana Luiza de Souza Castro, a comemoração acontece em meio a uma crise social, ao desmonte das políticas públicas e ao aumento assustador dos crimes de ódio, racismo e feminicídio no Brasil, além da volta dos manicômios. “Grandes valores da psicologia estão sob ataque. Mas, como a história da psicologia não foi linear até agora, esperamos uma situação melhor para o futuro”, destacou a presidente, reforçando que o evento teve o intuito de contar a história da psicologia, especialmente para os estudantes, falar do presente e propor novas ações para os próximos anos.

O tema “60 anos da Psicologia: produzir e resgatar histórias para construir o futuro que queremos!” foi abordado pela psicóloga clínica Céu Silva Cavalcanti, doutoranda em Psicologia e conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro; pela psicóloga e psicanalista Sandra Fagundes, mestre em Educação e professora do mestrado em Saúde Mental da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina; pela psicóloga Maria Luiz Pereira, mestre em Saúde Coletiva e doutoranda em Psicologia Social e Institucional; e Thaíse Mendes Farias, psicóloga clínica, doutoranda em Psicologia Clínica. 


Egressa do curso de Psicologia da Unijuí lança dois livros em live

A egressa do curso de Psicologia da Unijuí, Jociane Marthendal Oliveira Santos, publicou recentemente dois livros, resultados de suas pesquisas. As obras “O estágio curricular supervisionado em  cursos de graduação em psicologia: avaliação sobre a implementação da política” e “ O lugar dos pais no tratamento clínico com crianças” serão lançadas em uma live no YouTube, no dia 26 de maio, a partir das 9h.

Jociane atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade São Carlos (UFSCar), e o livro “O estágio curricular supervisionado em  cursos de graduação em psicologia: avaliação sobre a implementação da política” é fruto de sua dissertação de mestrado concluída em 2020, pela mesma instituição.

De acordo com a autora, a pesquisa teve como intuito contextualizar o estágio curricular supervisionado no Brasil. “O objetivo geral foi analisar o processo de implementação dos estágios curriculares supervisionados (ECS) nos cursos de graduação em Psicologia, considerando a visão de coordenadores e professores supervisores de estágios das instituições selecionadas”, afirma.

O livro "O lugar dos pais no tratamento clínico com crianças" é um manual para estudantes e psicólogos iniciantes em práticas clínicas com crianças. "Nela, apresento uma proposta de trabalho a ser realizada com os estudantes, com o diferencial de disponibilizar fragmentos de dois casos, para análises que podem ser feitas em sala de aula", explica. 

Para acompanhar a transmissão do lançamento dos livros acesse youtu.be/di3UnIvrXis. As obras já estão disponíveis para compra no site da editora CRV.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


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