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Psicologia (Bacharelado)

Curso de Psicologia aborda o trauma e os primeiros socorros psicológicos em aula inaugural

O curso de Psicologia da Unijuí promoveu nesta terça-feira, 28 de março, sua aula inaugural com o tema “Trauma e primeiros socorros psicológicos”. O evento reuniu estudantes e professores do curso junto ao auditório da Sede Acadêmica.

A cargo da palestra esteve o professor do curso, doutor Marcelo Montagner Rigoli. Graduado em Psicologia, Marcelo é mestre e doutor em Cognição Humana, supervisor e professor do Instituto de Terapias Cognitivo-Comportamentais (InTCC), além de colaborador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trauma e Estresse (Nepte).

Antes de abordar os primeiros socorros, a partir de um protocolo específico, o professor fez uma breve revisão histórica sobre o conceito de trauma - uma palavra bastante difundida na sociedade, mas que tem um significado singular para a área da psicologia. “Tanto o trauma quanto as reações pós-traumáticas têm um histórico bastante longo. Tanto que, no século IX, já havia relatos na Índia Antiga de soldados que voltavam do combate e que apresentavam reações bem características. E isso vai se reproduzindo ao longo da história”, pontuou.

A aula inaugural foi organizada pelo Centro Acadêmico de Psicologia, em conjunto com o curso de Psicologia, contando com um atestado para os estudantes que participaram. Na sequência, houve confraternização do curso. 


Curso de Psicologia promove aula inaugural na próxima semana

O curso de Psicologia da Unijuí promove sua aula inaugural no dia 28 de março, junto ao auditório da Sede Acadêmica. O evento terá início às 19h10, tendo como tema central “Trauma e primeiros socorros psicológicos”. 

À frente da discussão estará o professor do curso, doutor Marcelo Montagner Rigoli. Graduado em Psicologia, Marcelo é mestre e doutor em Cognição Humana, supervisor e professor do Instituto de Terapias Cognitivo-Comportamentais (InTCC) e colaborador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trauma e Estresse (Nepte). O palestrante também atua como psicólogo clínico. 


Clínica de Psicologia Unijuí: formação prática e atendimento qualificado e humanizado à comunidade

Consolidado como um espaço de aprendizagem e experiências, a Clínica de Psicologia da Unijuí possibilita auxílio psicológico de qualidade à comunidade regional de Ijuí e Santa Rosa. As consultas são realizadas por acadêmicos do curso de Psicologia, supervisionados pelos seus professores. 

A Clínica de Psicologia possui atendimento nos campi de Ijuí e Santa Rosa e os agendamentos das consultas podem ser feitos por meio de procura individualizada de cada paciente, ou ainda por meio de encaminhamento médico, Unidades Básicas de Saúde, escolas, Conselho Tutelar, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e outras organizações destinadas à inclusão social.

Na Clínica não há taxa fixa e sim um pagamento simbólico. Esses valores são decididos em comum acordo entre o paciente e o terapeuta que está atendendo. Além disso, alguns atendimentos são pagos pelo convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Cisa).

Ainda na formação, os acadêmicos de Psicologia da Unijuí encaram os desafios do mercado de trabalho de forma real, contando com todo suporte de um quadro docente altamente qualificado, preparado para auxiliá-los em todo processo. Os casos que são atendidos pelos estagiários são supervisionados por um professor supervisor, com experiência profissional na área. A supervisão é feita de modo individual, caso a caso e semanalmente entre docentes e estudantes.

Complementando o seu aprendizado, os acadêmicos passam por atividades formativas como, por exemplo, seminários clínicos, grupos de estudos e participação em comissões de pesquisa. São atividades que acompanham todo o percurso de estágio clínico. No caso do campus Ijuí, a Clínica também realiza atendimentos, através de seus estagiários, junto ao CER III - Unir, Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual da Unijuí.

No município de Santa Rosa, a Clínica está situada junto ao campus, na ERS 344 - KM 39, bairro Timbaúva. Em Ijuí, a Clínica de Psicologia da Unijuí está localizada na Rua São Francisco, bairro São Geraldo, ao lado da Sede Acadêmica da Unijuí. Os atendimentos podem ser marcados presencialmente ou pelo telefone 55 3332-0227.


Acadêmica de Psicologia analisa importância de vínculo familiar para paciente da UTI Neonatal

Ao realizar estágio em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, a então estudante de Psicologia da Unijuí, do campus Santa Rosa, Jaqueline Sirluei Zuk, percebeu que bebês em condições favoráveis ao construir ou manter vínculos familiares tinham seu desenvolvimento notavelmente melhor do que os demais que não possuíam esse contato. Assim, surgiu o interesse pela temática que norteou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado em 2022.

Com o título “Implicações de internação em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal: a formação do vínculo familiar e o papel do psicólogo no (re)estabelecimento do mesmo”, a monografia teve como objetivo analisar a importância da presença familiar durante a internação do paciente em uma UTI Neonatal, a partir da teoria psicanalítica. “A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, buscando proporcionar uma maior proximidade com o assunto. Tratou-se de uma revisão bibliográfica a partir de um levantamento bibliográfico e documental sobre o tema”, relata Jaqueline.

A partir das observações realizadas no hospital em que estagiou, Jaqueline questionou-se sobre a possibilidade de redução de danos psicológicos para a família e recém-nascido através do suporte oferecido, não apenas aos prematuros, mas também aos familiares, relacionado com o trabalho do psicólogo. “A atenção da equipe com o prematuro e a família, junto ao suporte de um psicólogo, dá uma ênfase diferente ao cuidado, tornando a troca entre os mesmos uma preparação para o pós-alta, pois em casa a família assume o papel de cuidador em tempo integral”, explica.

Dessa forma, a pesquisa evidenciou a importante função do psicólogo na UTI Neonatal. “O psicólogo pode intervir de diversas maneiras no momento de crise familiar, com a intenção inicial de promover um espaço de comunicação entre todos. Neste meio, a psicologia desempenha um papel na prevenção e promoção da saúde mental desde o início da vida do bebê com a família”, afirma Jaqueline.

A psicóloga destaca ainda a necessidade de realizar mais estudos relacionados a esse assunto, tendo em vista a relevância do tema. “A UTI Neonatal não necessariamente precisa ser somente o local onde transcorrem os dramas da prematuridade, mas sim, através da oferta de escuta psicológica, transformar-se em um espaço potencial entre familiares e filhos para possibilitar a construção de um vínculo, fundamental para o desenvolvimento do prematuro através desses encontros”, completa Jaqueline.


Mesmo antes de concluir a graduação, estudante de Psicologia é aprovada em dois processos seletivos

A formatura ainda não chegou e a acadêmica do curso de Psicologia da Unijuí, Giovana Smolski Driemeier, já comemora a aprovação em dois processos seletivos: para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ofertada pela Unijuí em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), e para o Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Sem ainda ter definido em qual curso seguir, a estudante conta que não esperava pelas duas aprovações. “Escolhi realizar os processos seletivos porque ambos me representavam, mas sem esperar as duas aprovações. Com os resultados, obviamente, fiquei muito feliz e consegui visualizá-los como frutos do meu percurso acadêmico, pois em ambas as seleções o currículo lattes tinha um peso importante. Desta forma, a construção que realizei durante toda a graduação pesou significativamente”, afirmou.

Ainda no segundo ano de graduação, Giovana começou a participar de projetos de extensão na Universidade, época em que elaborou seu primeiro resumo expandido para o Salão do Conhecimento da Unijuí. “No terceiro ano do curso, passei a ser bolsista de Iniciação Científica e, a partir daí, a produzir resumos, resumos expandidos, artigos e capítulos de livros, conjuntamente com a minha orientadora. Continuei participando de projetos de pesquisa e de extensão, e produzindo para eventos e publicações científicas, até o final da graduação. Essas participações e elaborações levaram ao enriquecimento do meu currículo lattes, que foi um diferencial nos dois processos seletivos”, relatou, lembrando que essa caminhada na graduação lhe abriu horizontes, permitindo que descobrisse os temas que gosta de trabalhar. 

“Hoje, consigo me ver no futuro de duas formas: atuando na saúde pública ou na área da docência/pesquisa, concomitante à clínica de psicologia. Acredito que a decisão de qual programa de pós-graduação seguir, nos próximos dois anos, irá direcionar esse caminho”, finalizou. 


Projeto Integrador gera petição pela presença de psicólogos e assistentes sociais em escolas públicas de Ijuí

O trabalho realizado por acadêmicos do curso de Psicologia, por meio do Projeto Integrador Módulo II, resultou em uma petição que é compartilhada, neste momento, com a comunidade de Ijuí. O documento colhe assinaturas para reforçar o pedido pelo cumprimento da Lei Federal nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que “dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica”.

“A partir do tema gerador Escuta do Sujeito, os acadêmicos foram em escolas de Ijuí, ouvir os estudantes. Eles identificaram, a partir daí, a importância de contar com um profissional da psicologia no cotidiano das escolas, tendo como produto uma petição, uma vez que existe uma lei que legisla sobre a presença desse profissional e de um assistente social nos educandários”, explicou a professora do curso de Psicologia, Amanda Schöffel Sehn.

Conforme a lei, os sistemas de ensino teriam um ano, a partir da publicação, para tomar as providências necessárias e garantir a presença dos profissionais nas escolas. Três anos depois, no entanto, poucos foram os avanços em todo o País.

Conforme descrito, a petição defende a implementação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas do município, reconhecendo a escola como um espaço de desenvolvimento de crianças e adolescentes, e compreendendo que profissionais formados e capacitados em psicologia e em assistência social podem contribuir com o processo de aprendizagem e de desenvolvimento destes sujeitos. Além disso, os serviços de assistência social e de psicologia estendem-se aos demais funcionários e professores do ambiente escolar.

De acordo com a professora Amanda, após a coleta de um número significativo de assinaturas, a petição será encaminhada à Prefeitura Municipal, Poder Executivo e à Presidência da República. Para assiná-la, basta acessar este link


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