Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Enfermagem (Bacharelado)

Unijuí apresenta parceria com Grupo Helios para egressos e estudantes de Enfermagem

Na manhã deste domingo, 7 de novembro, a Unijuí recebeu acadêmicos e egressos do curso de Enfermagem para detalhar a parceria com o Grupo Helios, da Alemanha, que prevê a prática profissional em hospitais da Europa. Pela Unijuí, participaram do encontro a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; e a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski. Presencialmente, esteve participando o médico e diretor do Grupo Helios, Michael Stalp.

Conforme destacou Stalp, o Grupo Helios é a maior rede hospitalar da Europa e conta com 90 hospitais e 130 centros de atenção à saúde. Mais de 5 milhões de pacientes são atendidos todos os anos pela rede, que conta com um faturamento anual de 6,3 bilhões de euros.

Neste domingo, interessados receberam informações sobre o processo de seleção, as etapas do programa de estágio e o suporte necessário. Nesta segunda e terça-feira, 8 e 9 de novembro, entrevistas serão realizadas com os interessados e, na quarta-feira, os selecionados no primeiro grupo realizam a assinatura dos contratos.

“Para ter essa experiência na Alemanha, o acadêmico pode cumprir parte da sua carga horária de estágio ou começar a atuar a partir da conclusão do curso de Enfermagem. Para além das exigências de saúde, como comprovantes de vacinação, também é necessário apresentar proficiência em alemão - e, para isso, o Grupo Helios disponibiliza uma bolsa de estudos, para que o estudante dedique 4h do seu dia ao estudo da língua”, explicou o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg.

O projeto conta com um total de três fases: a primeira inclui dois semestres de curso de língua alemã, com bolsa de estudos; a segunda fase refere-se ao estágio prático nas clínicas e hospitais do Grupo Helios, na Alemanha; e a terceira fase consiste em uma seleção de emprego para atuar profissionalmente no grupo.

O encontro foi promovido pelo Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), juntamente com o curso de Enfermagem da Universidade. Também participaram, via Skype, um representante da Agência Federal de Emprego Alemã e dois diretores de hospitais da rede.

O programa de estágio possibilita aos participantes aprender outro idioma, uma nova cultura e o funcionamento do sistema hospitalar alemão. “Os participantes têm acesso a todo esse conhecimento de forma gratuita e com bolsas de estudos, fornecida pela parceria entre o Grupo Helios e a Unijuí, além de ampliar seu currículo, construindo uma carreira internacional”, explica Vanderléia. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332 0329. 


Estudantes da EFA participam de aula demonstrativa do curso de Enfermagem

Na manhã desta quinta-feira, 28 de outubro, um grupo de alunas do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA conheceu de perto o curso de Enfermagem da Unijuí. As visitantes foram acompanhadas pela professora Bruna Nadaletti de Araujo e conheceram o Complexo 2 da Unijuí Saúde.  

Na visita, as estudantes da EFA observaram uma punção venosa periférica feita pelos acadêmicos que colaboraram e sanaram dúvidas do grupo. Além disso, foram apresentadas às alunas as salas do Complexo 2 e, em especial, os bonecos de simulação, utilizados pelos acadêmicos. 

Segundo a professora Bruna, demonstrar à comunidade externa e, principalmente, aos futuros acadêmicos como o curso de Enfermagem funciona é fundamental para auxiliá-los na escolha profissional. “Apresentar o curso aos alunos do Ensino Médio é uma estratégia de divulgação daquilo que temos para oferecer. Momento em destacamos a nossa estrutura curricular inovadora, metodologias ativas utilizadas durante as aulas, assim como os espaços físicos e tecnologias disponíveis”, comenta. 

Essas atividades demonstrativas servem também para explicar a função do enfermeiro na área da saúde. “Cabe destacar também que, através do contato com esse público do Ensino Médio, é possível clarear o papel da nossa profissão e suas áreas de atuação, que vão muito além do ambiente hospitalar e atenção primária à saúde,” complementa a docente.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Acadêmicos de Enfermagem têm aula prática em estações de aprendizado

Na segunda-feira, 4 de setembro, na disciplina do 6º semestre - Enfermagem em Ginecologia,  foi organizada uma aula prática com quatro estações clínicas de aprendizado, sendo ministrada pelas professoras do curso de Enfermagem,  Arlete Regina Roman e Josélia Gomes. 

Durante a aula, ocorreu a participação de duas estudantes do Ensino Médio da EFA, resultado da parceria entre o Grêmio Estudantil e a Unijuí, com o intuito de aproximar os alunos da Universidade, inserindo-os em diferentes aulas e atividades práticas dos cursos de formação. 

As estações foram divididas em quatro linhas de cuidados: na Estação 1 foram analisados os métodos hormonais e não hormonais para contracepção; na Estação 2, exame de coleta de material para citologia cervical (rastreio do câncer de colo uterino); na Estação 3, a saúde mamária (autopalpação e exame clínico de mamas); e na Estação 4, os cuidados farmacológicos e não farmacológicos a mulheres com vulvovaginites e/ou cervicites. 

“Nós percebemos que quanto mais o estudante manuseia os materiais, não só em modelos anatômicos, mas, por exemplo, os próprios blisters das pílulas contraceptivas, o DIU, o diafragma, os preservativos masculino e feminino;  mais tranquilos e mais seguros eles chegam para a prática. E aí eles conseguem se concentrar na entrevista, na anamnese com a mulher e já têm um pouco mais de segurança e conhecimento dos materiais que vão encontrar”, ressalta a professora Arlete. 

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Acadêmicos de Enfermagem socializam atividades do estágio para equipe da Secretaria de Saúde

Na última sexta-feira, dia  1º de outubro, nos turnos da manhã e tarde, acadêmicos do 10º semestre do curso de graduação em Enfermagem da Unijuí apresentaram seus trabalhos de conclusão, referentes à disciplina de Estágio em Enfermagem III, sob orientação das professoras Cátia Matte Dezordi e Arlete Regina Roman. A atividade ocorreu junto ao auditório da Secretaria Municipal de Saúde. 

Na ocasião, além dos estudantes e professoras, estiveram presentes a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde e os enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde onde se realizaram os estágios: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Colmeia; CAPS AD; Unidade de Saúde do bairro Luiz Fogliatto; Unidade de Saúde do bairro Modelo; Serviço de Atenção Especializada (SAE); Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e Unidade de Saúde da Mulher.

Os temas abordados nos trabalhos da disciplina emergiram das experiências vivenciadas pelos acadêmicos. Dentre eles, estiveram a classificação de risco em uma unidade de pronto atendimento; cuidado integral às pessoas  com o vírus da imunodeficiência humana e/ou com síndrome da imunodeficiência adquirida; padronização de diluição de medicamentos injetáveis visando a segurança do paciente;  integralidade do cuidado aos usuários dependentes químicos em situação de vulnerabilidade social; otimização do fluxo de acompanhamento aos usuários de saúde mental em um Centro de Atenção Psicossocial  e  o monitoramento de sífilis na gestante e parcerias sexuais.

Os estudantes utilizaram a Metodologia Problematizadora como estratégia de ensino propulsora de conhecimentos no ambiente prático. Ela consiste em uma estratégia de inovação na área educacional de saúde e mostra-se tanto como um método de estudo, quanto de ensino, uma vez que promove nos sujeitos uma postura crítica, reflexiva e também investigativa, a partir da identificação de uma situação-problema e busca de resoluções. Esta metodologia e a socialização servem para dar significado às experiências profissionais vivenciadas durante a formação acadêmica, embasadas em estudos e pesquisas, de modo a ampliar a qualificação do processo de ensino e aprendizagem.


Curso de Enfermagem promove bate-papo sobre Rede de Proteção à Infância

Nesta segunda-feira, 27 de setembro, ocorreu um bate-papo sobre a Rede de Proteção à Infância de Ijuí. A conversa foi com os estudantes do 8° semestre do curso de Enfermagem, na disciplina de Enfermagem em Atenção à Criança e ao Adolescente, ministrada pelas professoras Marinez Koller Pettenon e Luciane Mucelini.

O bate-papo teve o intuito de aproximar os estudantes do dia a dia dos profissionais que integram a rede, para que possam aliar a teoria, vista em sala de aula, à prática. O encontro foi conduzido pela coordenadora municipal de Saúde Mental, Márcia Biolchi do Amaral, e pela representante da Rede de Proteção à Infância e Adolescência do município de Ijuí, Tânia Silva. 

De acordo com a professora Marinez, “nesta disciplina é trabalhada toda proteção da criança, desde a Primeira Infância até a adolescência, por isso a importância de trabalhar como funciona a rede de atenção à criança no município de Ijuí”, explica. 

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Em Dia Mundial, simpósio tem alerta e capacitação sobre sepse

Nesta segunda-feira, 13 de setembro, Dia Mundial da Sepse, o curso de Enfermagem da Unijuí promoveu o I Simpósio de Sepse, em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Hospital Bom Pastor, Unimed Noroeste/RS e Secretaria Municipal de Saúde. Popularmente conhecida como infecção generalizada, a sepse refere-se a um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, produzidas por uma infecção. 

“Para o curso de Enfermagem, é uma satisfação promover esta primeira edição do simpósio. Falar em sepse é falar de um problema de saúde pública em nível mundial, que mata uma pessoa a cada 3,5 segundos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso reflete a necessidade de termos cada vez mais profissionais capacitados no mercado de trabalho, para identificar os sintomas”, destacou a coordenadora do evento, professora Bruna Nadaletti.

Conforme apontou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Marinez Koller Pettenon, o evento propicia a troca de experiências e de conhecimentos entre profissionais da saúde, estudantes e professores. Fala complementada pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que participou da abertura do simpósio. 

“É uma satisfação estar sediando este simpósio num momento como este, de expansão da área da saúde para a região. Estreamos com o curso de Enfermagem na Unijuí, na área da saúde, e mais recentemente, tivemos a aprovação e agora oferta do curso de Medicina. Eventos como este marcam nosso compromisso com a região e com a formação dos profissionais”, reforçou.

O simpósio contou inicialmente com a palestra sobre o “Panorama da sepse em nível mundial”. À frente do debate esteve a enfermeira, doutora em Ciências da Saúde, fundadora e membro efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti), Renata Pietro. Posteriormente, o enfermeiro intensivista do Hospital das Clínicas e do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Vítor Monteiro Moraes, abordou o tema “Conceitos, epidemiologia e fisiopatologia da sepse”.

“Protocolo de Sepse” foi abordado pela doutoranda em Gerontologia Biomédica da PUCRS, Ana Paula Amestoy de Oliveira. E para fechar o simpósio, a enfermeira, especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva, Cibele  Thomé da Cruz Rebelato, tratou da “Assistência de enfermagem ao recém-nascido com sepse na UTI Neonatal”.

Para conferir o evento na íntegra, acesse:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.