Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Enfermagem (Bacharelado)

Aula aberta do curso de Enfermagem debate mudanças para os profissionais da área

O curso de Enfermagem da Unijuí promoveu, nesta semana, uma aula aberta em comemoração à Semana da Enfermagem, a qual remete ao Dia da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, e ao Dia do Técnico em Enfermagem, comemorado no próximo dia 20. O evento ocorreu no Centro de Eventos, no campus Ijuí, e contou com a participação de docentes, estudantes da graduação e apoiadores.

A aula aberta teve como tema central “O processo de Enfermagem e a atualização da Resolução Cofen 736”, a qual foi ministrada pela professora associada da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Programa de Apoio à Implantação do Processo de Enfermagem, Rosimere Ferreira Santana. A atividade foi feita em parceria com a Academia LifeFit, Cicatriclin e Centro Acadêmico de Enfermagem. 

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijuí, professora Cátia Cristiane Matte Dezordi, a aula aberta neste momento em que o Rio Grande do Sul convive devido às enchentes se faz ainda mais importante, pois reforça a união dos profissionais e incentiva a todos a prestar o melhor cuidado e assistência possível àqueles que foram vítimas e precisam de ajuda neste momento. 

“Com muita satisfação nos reunimos para celebrar a Semana da Enfermagem, a qual é especial para reconhecermos e homenagearmos a dedicação, comprometimento, e o amor que cada um de nós coloca na nossa profissão. Neste momento de dor do nosso Estado, é fundamental que nós profissionais da saúde estejamos unidos. A Enfermagem é uma profissão de dedicação e comprometimento com o bem-estar do próximo e é justamente nessas horas difíceis que nossa verdadeira essência se revela”, comenta a docente. 

A coordenadora também ressalta sobre a Semana da Enfermagem e reitera a importância dos profissionais. “Com seu trabalho incansável, os enfermeiros fazem a diferença na vida de uma incontável parcela de pessoas. Espero que possamos juntos superar as adversidades e gerar oportunidades de conhecimento e aprendizado neste momento complicado”, completa. 

A palestrante, professora Rosimere Ferreira Santana, trouxe informações importantes sobre a mudança envolvendo a resolução Cofen 736. Conforme explica, a mudança traz impactos em várias frentes para os enfermeiros, tanto para aqueles que já atuam, quanto para os docentes que precisam repassar conhecimento aos futuros profissionais.

A nova resolução estabelece uma diferenciação conceitual entre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem. Adicionalmente, o documento modifica as fases de organização do Processo de Enfermagem, que agora compreendem a avaliação, o diagnóstico, o planejamento, a implementação e a evolução.

 “Todos vão precisar se readequar, principalmente quem está na graduação e quem vai prestar concursos, se inserir no mercado de trabalho. Os hospitais já estão se adequando e vão procurar profissionais que já estejam adaptados. Este é um tema que vai afetar a todos os enfermeiros”, ressalta Rosimere, que abordou na palestra as principais mudanças, características e as distinções entre as resoluções passadas e a atual. 


Curso de Enfermagem da Unijuí promove aula aberta na quinta-feira

O curso de Enfermagem da Unijuí promove nesta quinta-feira, dia 16 de maio, às 19h30, uma aula aberta em comemoração à Semana da Enfermagem. A atividade será realizada no Centro de Eventos, em parceria com a Academia LifeFit, Cicatriclin e Centro Acadêmico. 

O tema da noite será “O processo de Enfermagem e a atualização da Resolução Cofen 736”, que será discutido pela convidada, Rosimere Ferreira Santana, professora associada da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Programa de Apoio à Implantação do Processo de Enfermagem.


Aula inaugural do curso de Enfermagem debate possibilidades de atuação internacional

O curso Enfermagem da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 7 de março, sua aula inaugural. Com o tema “Enfermagem sem fronteiras: vislumbrando possibilidades de atuação profissional”, a aula foi realizada no Centro de Eventos da Universidade, no campus Ijuí.

O evento começou com o trote aos calouros que foram recepcionados pelo Centro Acadêmico de Enfermagem e veteranos e, na sequência, foi apresentado o quadro de professores do curso. Em sua fala, a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijuí, professora Cátia Dezordi, desejou as boas-vindas aos acadêmicos e abordou a importância da temática escolhida para a aula.

“A enfermagem é uma profissão nobre, que desempenha um papel fundamental no sistema de saúde. Vocês estão embarcando em uma jornada de conhecimento, aprendizado e dedicação, que certamente irá transformar suas vidas e a vida daqueles que serão atendidos por vocês no futuro. Escolhemos esse tema pois a enfermagem conta com um campo vasto de possibilidades incríveis de atuação em diferentes contextos e cenários ao redor do mundo”, explicou.

O debate sobre a temática “Enfermagem sem fronteiras” iniciou com a enfermeira do Hospital Herzzentrum da Alemanha, Daiana Fogaça, que compartilhou com os acadêmicos suas vivências na Alemanha, abordando aspectos como a adaptação ao País, aprendizado do idioma e rotina de trabalho de um enfermeiro na Europa. Na sequência, ocorreram as palestras com a enfermeira e professora da Universidade Nacional de Misiones da Argentina, Viviana Galarza; e da  enfermeira e empresária Sabrina Kochhan. 


Curso de Enfermagem da Unijuí promove aula inaugural nesta quinta-feira

O curso Enfermagem da Unijuí promove nesta quinta-feira, 7 de março, sua aula inaugural. Com o tema “Enfermagem sem fronteiras: vislumbrando possibilidades de atuação profissional”, a aula ocorrerá no Centro de Eventos da Universidade, no campus Ijuí, a partir das 19h30.

Para debater o tema estarão presentes a enfermeira e empresária Sabrina Kochhan; a enfermeira do Hospital Herzzentrum da Alemanha, Daiana Fogaça; e a enfermeira e professora da Universidade Nacional de Misiones da Argentina, Viviana Galarza. 


Curso de Enfermagem da Unijuí alia tradição e qualidade na formação dos estudantes

Referência no cuidado à saúde há mais de 40 anos, o curso de Enfermagem da Unijuí é reconhecido em nível nacional como um dos mais importantes cursos de graduação na área. A formação, que possui cinco anos de duração, é ofertada no campus de Ijuí, em turno integral, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo. Elas podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro no site unijui.edu.br/vestibular.

O curso busca preparar profissionais capazes de atuar com o cuidado integral ao ser humano nas diferentes etapas da vida dos pacientes. Também capacita os futuros profissionais para que exerçam a profissão com qualidade e humanização no atendimento, contribuindo na qualidade de vida, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação dos indivíduos. O profissional de Enfermagem pode atuar em postos de saúde, clínicas de imunização, instituições para idosos, em hospitais, policlínicas, centros de atendimento à saúde e na coordenação de equipes de enfermagem e de saúde. 

Como diferenciais, a formação oferece uma infraestrutura completa em saúde, que insere o estudante na prática desde o início da graduação. Os acadêmicos também contam com atividades em laboratórios de ensino, simulações realísticas a partir de situações práticas que representam contextos reais; estágios supervisionados em hospitais, postos de saúde e serviços especializados; além da inserção em projetos de pesquisa e de extensão, favorecendo uma formação completa. 

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Cátia Dezordi, destaca que a tradição do curso, aliada ao corpo docente qualificado e à estrutura da Universidade, auxiliam na formação e capacitação de um profissional egresso completo. “Temos em nossa estrutura a possibilidade de ofertar ao estudante uma vivência no mercado de trabalho desde o primeiro módulo. As atividades práticas acontecem junto à rede integral de saúde e as atividades de pesquisa e extensão oportunizam ao estudante se tornar um profissional preparado para atuar no mercado local, regional, nacional e internacional”, comenta. 

O curso é dividido em 10 módulos e utiliza de metodologias educacionais que motivam o estudante para a aprendizagem, pela necessidade de compreensão de situações reais que requerem a atuação e intervenção do enfermeiro. 


Curso de Enfermagem da Unijuí inicia parceria com a Escuela de Enfermeria de Posadas

Nos dias 16 e 17 de novembro, os docentes do curso de Enfermagem da Unijuí estiveram visitando a Escuela de Enfermeria, da Universidade Nacional de Missiones (UNaM), para estreitar relações, conhecimentos, trocas de experiências e articular propostas pedagógicas entre os cursos. Integrou a comitiva da Unijuí, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; a coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, professora Cátia Matte Dezordi; juntamente com as professoras do curso Adriane Cristine Bernart Kolankiewicz, Claudelí Mistura Corrêa, Letícia Flores Trindade, Marinez Koller Pettenon, Joseila Sonego Gomes e Sandra da Silva Kinalski; e os professores do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, Thiago Heck e Eliane Winkelmann.

A comitiva participou, no dia 16, na Escuela de Enfermeria, de uma sessão solene que contou com a presença de autoridades das duas Universidades, visando firmar parcerias e socializar a matriz curricular dos cursos de Enfermagem. Na ocasião, a coordenadora do curso, professora Cátia Matte Dezordi, juntamente com a professora Marinez Koller Pettenon, apresentaram um contexto geral da Unijuí, explicando sobre a Graduação Mais. "Enfatizamos o Projeto Integrador, a participação dos estudantes nos Projetos de Extensão e Pesquisa Institucional e a trajetória do curso de Enfermagem ao longo de mais de 40 anos, formando profissionais para o âmbito local, regional, nacional e internacional", conta.

Os professores puderam também fazer visitas técnicas ao Centro de Simulação Realística junto à Escuela de Enfermeria e em um ambulatório de feridas privado, coordenado e administrado pelo enfermeiro e professor Miguel Martinez, que presta um serviço especializado em tratamento de lesões de diferentes aspectos.

Os professores também participaram da Jornada Binacional de Enfermagem Unam/Unijuí, evento alusivo à semana de Enfermagem da Argentina, com o tema “Transcendendo limites geográficos: Enfermagem de prática avançada rumo à Atenção Integral em Saúde". Na ocasião, as professoras do curso de Enfermagem da Unijuí, Dra. Sandra da Silva Kinalski e Dra. Joseila Sonego Gomes palestraram sobre a "Sistematização da Assistência de Enfermagem" e apresentaram vivências no âmbito hospitalar e na Atenção Primária à Saúde no município de Ijuí.

"Essa aproximação entre as Universidades oportunizou conhecermos e interagirmos com colegas professores e enfermeiros, vislumbrando a possibilidade futura de intercâmbio, entre docentes e discentes por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, ampliando as possibilidades de internacionalização do curso. Há mais de 40 anos o Curso de Enfermagem da Unijuí promove uma formação qualificada para seus estudantes, por meio da atualização constante do seu quadro docente e na busca de estratégias de ampliação de experiências pedagógicas para os estudantes em diferentes campos de atuação profissional", finalizou a coordenadora do curso da Unijuí.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.