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Protocolo a pacientes com lesão medular é trabalhado em TCC da Fisioterapia

A paixão pelo atendimento a pacientes com lesão medular, reconhecida no último ano do curso de Fisioterapia da Unijuí, durante os estágios, levou a acadêmica Thainara Chaves de Matos a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área. “Dentro da vivência acadêmica, fomos expostos a diversas áreas de atuação da Fisioterapia, que despertaram interesse e afinidade. E foi justamente no último ano da graduação que descobri minha paixão por esta temática”, contou a jovem, que desenvolveu o TCC com o título “Avaliação da independência funcional em lesados medulares após intervenção da Terapia Restaurativa Baseada em Atividade (TBA)”.

De acordo com Thainara, o projeto visou o desenvolvimento de um protocolo de tratamento que tivesse como foco o restabelecimento das funções motoras de lesados medulares em um curto espaço de tempo. A aplicação do protocolo mostrou aprimorar o processo de reeducação funcional e a aquisição de habilidades motoras, proporcionando ao indivíduo uma maior autonomia e independência, além de demonstrar ser uma possibilidade de instrumento terapêutico para intensificar a evolução motora após uma lesão medular. “Esse protocolo contribuiu para melhora da capacidade física, aumento de força de membros superiores, velocidade da marcha e controle tóraco-lombar, proporcionando maior independência funcional na realização das atividades de vida diária dos pacientes que participaram do estudo”, destacou a jovem.

Após a conclusão da graduação, Thainara pretende seguir com os estudos: quer realizar cursos de aperfeiçoamento na área de Fisioterapia, além de uma pós-graduação.

Para quem deseja cursar Fisioterapia, estão abertas as inscrições para o Vestibular Contínuo, até o dia 26 de fevereiro. Neste link, é possível ter acesso a informações sobre o processo seletivo.


Unir é habilitada para ser Centro Especializado

A Unidade de Reabilitação Física (Unir) da Unijuí foi habilitada, pelo Ministério da Saúde, para ser um Centro Especializado em Reabilitação (CER) III. A mudança foi anunciada por meio da Portaria nº 3.653, publicada no dia 21 de dezembro.

“Os Centros são voltados ao atendimento especializado de pessoas com deficiência. Por exemplo, por vezes o paciente precisa de um fisioterapeuta, mas também de fonoaudióloga e de terapeuta ocupacional. O Centro oferece esse atendimento multiprofissional. O seu objetivo é reabilitar e desenvolver o potencial físico e psicossocial do usuário”, explicou a professora Edina Matilde Linassi Coelho, coordenadora da Unijuí Saúde.

Hoje, conforme explica a docente, a Unir é uma unidade que presta atendimentos na modalidade de reabilitação física à 17ª e à 9ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Com a nova habilitação, duas novas modalidades serão incluídas: visual e intelectual. A Unijuí terá um período para realizar as mudanças e para iniciar os atendimentos, como CER III, a partir de 2021.

“Teremos uma ampliação gradativa de atendimentos com essa nova habilitação. Em razão das mudanças na infraestrutura, que serão necessárias, ainda não temos uma data determinada para que o Centro entre em funcionamento”, completou a professora.


Unijuí forma nova turma de Especialistas em Fisioterapia em Terapia Intensiva

              

No último final de semana foi finalizado a última etapa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Unijuí, com término do estágio na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Caridade de Ijuí.

Esta foi a segunda edição deste curso de especialização. Durante todo o ano de 2019 e início de 2020 os estudantes realizaram aulas presenciais em laboratórios, aulas teóricas e práticas na Unijuí e agora o curso foi finalizado com o estágio na unidade de terapia intensiva, como um diferencial do curso. “Neste momento de pandemia, em que a atuação da fisioterapia nas unidades de terapia intensiva tornam-se ainda mais fundamentais ,o curso de Fisioterapia da Unijuí  está contribuindo  contribuindo com a especialização de profissionais para atuarem nesta área específica e importante”, observa a coordenadora do curso, professora Drª. Eliane Roseli Winkelmann. 

Esta especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) que passou a exigir que os serviços de Terapia Intensiva sejam realizados por profissionais especialistas em Fisioterapia em Terapia Intensiva. Este projeto de curso foi elaborado pelas professoras fisioterapeutas Heloísa Eickhoff  e Eliane Roseli Winkelmann. A professora Eliane reforça a qualidade deste curso com o apoio de vários profissionais que ministraram as aulas de diferentes áreas vindos várias cidades e estados do Brasil, é que contribuíram na formação destes fisioterapeutas, assim como a parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí na viabilização do estágio.

Em breve serão divulgadas informações e inscrições de uma nova turma do curso, que deverá ter início no próximo ano. Confira no site da Educação Continuada, neste link.


Fisioterapia compartilha conhecimentos sobre a profissão com Universidade da Angola

             

Nesta semana, o curso de Fisioterapia, na disciplina de Fisioterapia Cardiovascular, ministrada pela professora Dra. Eliane Roseli Wilkemann, contou com a participação do professor e fisioterapeuta Dr. Luciano Julio Chingui, da Universidade Metodista de Angola. Na oportunidade, foi discutida a atuação da Fisioterapia em Angola e no continente africano e a realidade da fisioterapia cardiorrespiratória, assim como a formação dos currículos no ensino da Fisioterapia naquele país.

Os alunos do sétimo semestre da graduação em fisioterapia da Unijuí puderam compartilhar conhecimentos de outras realidades. “Isto reforça que mesmo em tempos de pandemia pode ser construídos oportunidades geradoras de conhecimento e expansão de intercâmbios utilizando as tecnologias online de educação”, observa a coordenadora do curso, professora Dra. Simone Zeni Strassburger. Ela reforça, ainda, que o curso está atento às demandas, engajado na qualidade do ensino frente esta nova realidade na atualidade, dando seguimento teórico e também está organizando atividades abertas ao público em geral em forma de webinar que serão divulgados nos próximos dias. “Os alunos em estágio final estão atuando nos locais, com todos os cuidados inerentes e exigidos pelos órgãos competentes, auxiliando no cuidado, manutenção da saúde e reabilitação da população”, complementa.

 


Formandos de Fisioterapia realizam campanha de solidariedade para a comunidade

               

O curso de Fisioterapia da Unijuí, por iniciativa de uma turma de formandos, lançou campanha com o objetivo de fazer ações na comunidade ijuiense, mobilizando estudantes de todos os semestres do curso, docentes e comunidade. Teve início no dia 07 de abril, com duas ações: a arrecadação de alimentos para o Núcleo Social, que se localiza em anexo ao Lar da Criança Henrique Liebich e também a doação de sangue para o Hemocentro do Hospital de Caridade de Ijuí.

Segundo o curso de Fisioterapia, estudantes do curso receberam alimentos em suas casas e também disponibilizaram uma conta bancária, caso alguém quisesse contribuir com algum valor em dinheiro devido à distância de seus municípios de origem. A entrega dos alimentos aconteceu na quarta-feira, dia 15 de abril, no Núcleo Social, que atualmente disponibiliza cestas básicas para 80 famílias de crianças que fazem parte do atendimento deste núcleo. Foram arrecadados 960 reais em dinheiro, que, somados às doações recebidas, totalizaram 150Kg de alimentos não perecíveis e diversos produtos de higiene pessoal e de limpeza geral (sabonetes, absorventes, creme dental, papel higiênico, sabão, detergente). As doações de sangue seguem em fluxo contínuo no Hemocentro.

A estudante Evelise P. Hein, que está no último ano da graduação, conta um pouco das ações: “fomos desafiadas, enquanto turma de formadas, pelos professores a tomar a iniciativa de realizar algumas ações. Assim, as ideias foram surgindo, como a doação de sangue, que já faz parte de uma das ações do curso de Fisioterapia, então, só ressaltamos ainda mais a sua importância nesse período. Já a arrecadação de alimentos veio da necessidade que o Núcleo Social tem, então pensamos em atender essa demanda. Entendemos, que como Universidade, fazemos parte da comunidade e precisamos estar inseridos nela, por meio de diversas possibilidades, além disso, como futuros profissionais da saúde, precisamos assistir a comunidade, não só no âmbito saúde-doença, mas como um todo”, salienta.

A coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Dra. Simone Zeni Strassburger, ressalta que a situação atual impossibilita a realização das aulas presenciais e dos estágios do curso com os atendimentos de fisioterapia, contudo, o curso entende que pode contribuir de outras formas com a comunidade nesse período. Outras ações estão sendo pensadas por iniciativa dos demais estudantes e também serão desenvolvidas e divulgadas posteriormente. “Estamos vivendo um ano muito diferente daquele que sonhávamos, 2020 está sendo desafiador para todas as áreas. Precisamos ainda mais da empatia, solidariedade e amor para com o próximo para juntos enfrentarmos as barreiras e seguirmos melhores”, complementa.

           


Estudantes de Fisioterapia debatem sobre demência a partir do filme Para Sempre Alice

               

Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto a nível pessoal, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer. Este é o enredo principal do filme “Para sempre Alice”, que traz a consagrada Julianne Moore no elenco e tem direção de Richard GlatzerWash Westmoreland, e foi a base de atividade de aula no curso de Fisioterapia da Unijuí, na noite de terça-feira, 12 de novembro, em auditório da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí.

A atividade de ensino, desenvolvida pela professora Evelise Berlezi, teve como objetivo trabalhar o tema da demência, especialmente o Alzheimer. O Cine Fórum, como foi chamada contou com a participação de convidados especiais: uma equipe interdisciplinar que atua na Sabeve e mestrandos em Atenção Integral à Saúde da Unijuí/Unicruz.

Segundo a professora Evelise, a partir de cenas do filme, foi realizada uma discussão sobre as problemáticas das doenças como o Alzheimer. “O objetivo principal foi proporcionar uma reflexão ampliada aos estudantes de graduação sobre o tema”, contextualiza.


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