Aula aberta traz informações e orientações sobre os riscos da Leptospirose - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O estado de calamidade que o Rio Grande do Sul tem convivido devido às enchentes que atingiram mais de 450 municípios e afetaram mais de 2 milhões de pessoas traz uma preocupação maior quanto às possíveis doenças que podem vir a ser transmitidas a partir do contato com a água. 

Uma dessas doenças é a Leptospirose, que é uma doença bacteriana encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana quando há contato com a água contaminada, como no caso das enchentes. Pensando em orientar e incentivar o aprendizado sobre a Leptospirose, a Liga Acadêmica de Infectologia da Unijuí promoveu uma aula aberta solidária, junto aos estudantes dos cursos da área de Saúde da Universidade com o objetivo de abordar de forma mais ampla a doença. 

A aula aberta buscou trazer informações completas a respeito da doença, como sintomas, características, modo de contaminação, período de incubação entre outros, e foi ministrada pela professora e infectologista, Jacqueline Rodrigues da Silva. Conforme a especialista, momentos como este no qual a comunidade gaúcha tem vivido também trazem alertas relacionados à infectologia. 

"Situações como as enchentes podem aumentar o número de casos de contaminação, não apenas pela Leptospirose, mas também de outras doenças relacionadas às inundações, onde água é um veículo de contaminação. Há também outros riscos, pois temos muitas pessoas nos abrigos, e esse grande número de cidadãos também abrigada pode estar exposta a doenças respiratórias, que certamente terá um aumento nos casos”, destaca. 

Sobre a leptospirose, a infectologista alerta que muitas pessoas podem adquirir essa doença, uma vez que há uma diversidade de animais mortos e que devido ao contato com a água por longos períodos, há um aumento da permeabilidade cutânea, possibilitando maior contaminação. “Esta é uma doença endêmica no Brasil e com grandes riscos, especialmente agora no Rio Grande do Sul”, complementa a docente. 

A atividade teve caráter social, com arrecadação de alimentos e materiais de higiene e limpeza, os quais foram destinados às pessoas vítimas das inundações no Estado. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.