No dia 21 de novembro, o projeto de extensão Traças Digitais promoveu a Oficina de Quadrinhos Brasiliana Steampunk e narrativas transmídia, ministrada pelo professor e escritor Enéias Tavares (UFSM).
Pela manhã, no auditório da EFA, a oficina marcou o encerramento das atividades realizadas ao longo do ano pelo projeto com as escolas Francisco de Assis (EFA) e Otávio Caruso Brochado da Rocha. Segundo o coordenador do projeto, o professor do curso de letras Anderson Amaral de Oliveira, “o desafio do projeto é criar formas alternativas de desenvolver o gosto pela leitura dos grandes clássicos brasileiros, e a gravação de audiolivros é uma oportunidade para novas aprendizagens”.
A atividade propôs a interação dos alunos com a literatura brasileira contemporânea, produzida para diversas mídias. Enéias Tavares apresentou o trailer da série áudio visual “A Todo Vapor”, cuja história se passa em um Brasil retrofuturista, em meio tecnologias à vapor (steampunk) recriando personagens históricos da literatura brasileira como Capitu, Juca Pirama, Pombinha, Solfieri e Doutor Benignus.
Os alunos do projeto Traças digitais orientados pelos professores Anamaria Moreira (EFA) e Ulisses Stefanello (Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha) realizaram a gravação de audiocontos, como atividade de letramento literário, fomentando o estudo da literatura por meio de tecnologias e de outras mídias. Segundo o professor extensionista do curso de história Josei Fernandes, “o audiolivro além de ser uma ótima forma de estudar, é também uma importante forma de democratizar o acesso ao conhecimento, tornando a literatura acessível para quem não pode ler as obras, sejam pessoas muito ocupadas ou deficientes visuais”, reforça.
Os alunos receberam como brinde cinco histórias em quadrinhos, criadas por Enéias Tavares no grupo de extensão Bestiário Criativo da UFSM Silveira Martins, podendo experimentar essa brincadeira séria com a literatura, na teoria e também criando suas próprias histórias.
À noite, o professor Enéias Tavares trouxe suas contribuições ao curso de Letras Português e Inglês, discutindo a produção literária e cultural transmídia, representando uma importante conexão entre o patrimônio cultural brasileiro, a inovação tecnológica, o empreendedorismo e o letramento literário.