Disciplina de Cinema e Literatura desenvolve senso crítico e profissional dos estudantes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

De escolha dos estudantes, as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional (FPP) são uma das novidades da Graduação Mais da Unijuí. Uma delas é a de Cinema e Literatura, que teve a participação de estudantes de diferentes cursos. Segundo o professor da disciplina, Anderson Oliveira, durante a FPP foram trabalhadas as relações de narrativas do cinema e da literatura. “A disciplina teve como objetivo trazer ferramentas de análise para que os acadêmicos se relacionassem com o cinema e com a literatura de uma forma mais crítica e profissional. Para isso, eles se apropriaram de elementos da criação de personagens, dos universos narrativos e dos enredos a partir de diversos filmes e gêneros, sempre interrelacionados com a literatura, com contos e livros”, explica. 

Isadora Sulzbacher Ourique, do curso de Biomedicina da Unijuí, conta que já possuía um conhecimento prévio acerca do assunto, mas que pode se aprofundar por meio de aulas. Já a acadêmica de Psicologia Valentina Beckmann Ferrazza, disse ter sido instigada pelas aulas. “Tive diversos aprendizados, como o desenvolvimento de meu senso crítico, a ampliação do meu repertório cultural e pude compreender melhor sobre toda a linguagem cinematográfica”, destaca. 

Camila Schwickert Rui, estudante do curso de Farmácia, conta ter ficado fascinada com a disciplina. “Você entra em um mundo completamente diferente do habitual, aprende a prestar atenção em coisas que antes não percebia,  a ver de uma maneira totalmente diferente. Você consegue compreender a real  beleza e importância dos clássicos. É uma aula revolucionária, indicaria a todos fazê-la em algum momento de sua graduação”.

Diversas atividades práticas foram realizadas, dentre elas, análises de cenas, gravação de podcast e a elaboração de filmes, desde o enredo até a gravação. Como encerramento, a disciplina contou com o “Oscar 2021”, um seminário onde os estudantes fizeram uma avaliação popular, analisando todos os aspectos dos filmes e, posteriormente, foram entregues os certificados aos melhores. O estudante de Engenharia de Software Fernando Esteves Guimarães, conta que na proposta desenvolvida pelo seu grupo, ganhador do Melhor Filme, o objetivo foi mudar a opinião das pessoas com relação ao final da música “Faroeste Caboclo”, da banda Legião Urbana. "Nossa ideia era mostrar que mesmo ideias consolidadas como verdade podem encontrar fatos que modificam toda equação. O professor Manuel Osório, de Programação Algorítmica, diz que o melhor programa do mundo tem ao menos um erro, e pensando assim nós temos que mostrar pras pessoas outras formas de olhar o mundo. As atrizes principais foram as colegas do grupo e foram excelentes na atuação”, conta.

“Escrevemos e produzimos um curta-metragem onde tivemos a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos ao longo da matéria e, para minha felicidade, meu grupo levou o Oscar de melhor filme. Este trabalho final e a matéria como um todo me ajudaram a entender ainda mais o que eu quero para o meu futuro”, finaliza a estudante do curso de Publicidade e Propaganda, Nicole Kieling Zadorozny Lage. 

A playlist para assistí-los está disponível para assistir neste link





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.