Acadêmica do 4º semestre do curso de Farmácia, Vanessa Hoffmann foi uma das convidadas da aula inaugural do curso de Fisioterapia da Unijuí, realizada na noite da última terça-feira, dia 27 de abril. Isso porque, além de estudante, Vanessa é paciente da Unijuí Saúde.
“Em 2018, no dia 30 de dezembro, sofri um acidente de motocicleta com o meu namorado. Tive uma fratura em duas vértebras e, desde então, me tornei paraplégica. Foi uma mudança bastante complicada no início. Passei a depender de outras pessoas para fazer praticamente tudo”, relatou a jovem, que compartilha o seu dia a dia em um canal no Youtube.
Vanessa conta que, ainda no hospital, ouviu falar da Unidade de Reabilitação Física (Unir) da Unijuí, para onde foi transferida posteriormente. O processo de reabilitação teve início em fevereiro de 2019 e permitiu que ela voltasse a realizar atividades cotidianas.
“Quando eu cheguei na Unijuí, não conseguia fazer nada. Não conseguia sair da cadeira. E logo no início, os profissionais fizeram uma força-tarefa para realizar a minha reabilitação. Esse processo foi de extrema importância, especialmente porque contou com o trabalho de uma equipe multiprofissional”, contou Vanessa.
Segundo a acadêmica Carolina Figueiró da Silva, formanda do curso de Fisioterapia e uma das organizadoras da aula inaugural, Vanessa foi convidada a palestrar exatamente porque sentiu na pele a importância do trabalho de diferentes profissionais na reabilitação. Também, pela jovem ter se mostrado comprometida em todo o processo.
A aula também contou com depoimentos de pacientes assistidos pela Unijuí Saúde e de fisioterapeutas atuantes no enfrentamento à covid-19.
Para acompanhar o evento na íntegra, acesse:
Projeto Fisioterapeuta por um Dia também é realizado pelo curso
Grupo de Estágio Ambulatorial
Não são apenas os estágios ambulatoriais que acontecem, neste momento, no curso de Fisioterapia. Durante o período de férias, alguns acadêmicos também participam de estágios extracurriculares.
“Como temos a Unidade de Reabilitação Física (Unir), que passará a ser um Centro Especializado em Reabilitação (CER) III, conseguimos proporcionar aos nossos estudantes o estágio extracurricular, a partir do 6º semestre, quando o Crefito – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, permite. Então, no período de férias, os alunos se inscrevem, fazem uma carga horária, e utilizam essa experiência como atividade complementar, que acaba, consequentemente, auxiliando bastante na formação”, explicou a coordenadora do curso de Fisioterapia, Simone Strassburger.
O curso também tem recebido pessoas interessadas em conhecer mais sobre a profissão, por meio do projeto Fisioterapeuta por Um Dia. “Há pessoas que estão em dúvida se realizam o vestibular ou não. Por meio desta iniciativa, nós proporcionamos que elas acompanhem, em um turno ou dia, a Clínica de Fisioterapia e a Unidade de Reabilitação Física, onde o professor responsável explica o andamento, o currículo do curso, e apresenta informações sobre a atuação profissional”, reforçou a coordenadora.
Fisioterapeuta por Um Dia
A paixão pelo atendimento a pacientes com lesão medular, reconhecida no último ano do curso de Fisioterapia da Unijuí, durante os estágios, levou a acadêmica Thainara Chaves de Matos a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área. “Dentro da vivência acadêmica, fomos expostos a diversas áreas de atuação da Fisioterapia, que despertaram interesse e afinidade. E foi justamente no último ano da graduação que descobri minha paixão por esta temática”, contou a jovem, que desenvolveu o TCC com o título “Avaliação da independência funcional em lesados medulares após intervenção da Terapia Restaurativa Baseada em Atividade (TBA)”.
De acordo com Thainara, o projeto visou o desenvolvimento de um protocolo de tratamento que tivesse como foco o restabelecimento das funções motoras de lesados medulares em um curto espaço de tempo. A aplicação do protocolo mostrou aprimorar o processo de reeducação funcional e a aquisição de habilidades motoras, proporcionando ao indivíduo uma maior autonomia e independência, além de demonstrar ser uma possibilidade de instrumento terapêutico para intensificar a evolução motora após uma lesão medular. “Esse protocolo contribuiu para melhora da capacidade física, aumento de força de membros superiores, velocidade da marcha e controle tóraco-lombar, proporcionando maior independência funcional na realização das atividades de vida diária dos pacientes que participaram do estudo”, destacou a jovem.
Após a conclusão da graduação, Thainara pretende seguir com os estudos: quer realizar cursos de aperfeiçoamento na área de Fisioterapia, além de uma pós-graduação.
Para quem deseja cursar Fisioterapia, estão abertas as inscrições para o Vestibular Contínuo, até o dia 26 de fevereiro. Neste link, é possível ter acesso a informações sobre o processo seletivo.
A Unidade de Reabilitação Física (Unir) da Unijuí foi habilitada, pelo Ministério da Saúde, para ser um Centro Especializado em Reabilitação (CER) III. A mudança foi anunciada por meio da Portaria nº 3.653, publicada no dia 21 de dezembro.
“Os Centros são voltados ao atendimento especializado de pessoas com deficiência. Por exemplo, por vezes o paciente precisa de um fisioterapeuta, mas também de fonoaudióloga e de terapeuta ocupacional. O Centro oferece esse atendimento multiprofissional. O seu objetivo é reabilitar e desenvolver o potencial físico e psicossocial do usuário”, explicou a professora Edina Matilde Linassi Coelho, coordenadora da Unijuí Saúde.
Hoje, conforme explica a docente, a Unir é uma unidade que presta atendimentos na modalidade de reabilitação física à 17ª e à 9ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Com a nova habilitação, duas novas modalidades serão incluídas: visual e intelectual. A Unijuí terá um período para realizar as mudanças e para iniciar os atendimentos, como CER III, a partir de 2021.
“Teremos uma ampliação gradativa de atendimentos com essa nova habilitação. Em razão das mudanças na infraestrutura, que serão necessárias, ainda não temos uma data determinada para que o Centro entre em funcionamento”, completou a professora.
No último final de semana foi finalizado a última etapa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Unijuí, com término do estágio na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Caridade de Ijuí.
Esta foi a segunda edição deste curso de especialização. Durante todo o ano de 2019 e início de 2020 os estudantes realizaram aulas presenciais em laboratórios, aulas teóricas e práticas na Unijuí e agora o curso foi finalizado com o estágio na unidade de terapia intensiva, como um diferencial do curso. “Neste momento de pandemia, em que a atuação da fisioterapia nas unidades de terapia intensiva tornam-se ainda mais fundamentais ,o curso de Fisioterapia da Unijuí está contribuindo contribuindo com a especialização de profissionais para atuarem nesta área específica e importante”, observa a coordenadora do curso, professora Drª. Eliane Roseli Winkelmann.
Esta especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) que passou a exigir que os serviços de Terapia Intensiva sejam realizados por profissionais especialistas em Fisioterapia em Terapia Intensiva. Este projeto de curso foi elaborado pelas professoras fisioterapeutas Heloísa Eickhoff e Eliane Roseli Winkelmann. A professora Eliane reforça a qualidade deste curso com o apoio de vários profissionais que ministraram as aulas de diferentes áreas vindos várias cidades e estados do Brasil, é que contribuíram na formação destes fisioterapeutas, assim como a parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí na viabilização do estágio.
Em breve serão divulgadas informações e inscrições de uma nova turma do curso, que deverá ter início no próximo ano. Confira no site da Educação Continuada, neste link.
Nesta semana, o curso de Fisioterapia, na disciplina de Fisioterapia Cardiovascular, ministrada pela professora Dra. Eliane Roseli Wilkemann, contou com a participação do professor e fisioterapeuta Dr. Luciano Julio Chingui, da Universidade Metodista de Angola. Na oportunidade, foi discutida a atuação da Fisioterapia em Angola e no continente africano e a realidade da fisioterapia cardiorrespiratória, assim como a formação dos currículos no ensino da Fisioterapia naquele país.
Os alunos do sétimo semestre da graduação em fisioterapia da Unijuí puderam compartilhar conhecimentos de outras realidades. “Isto reforça que mesmo em tempos de pandemia pode ser construídos oportunidades geradoras de conhecimento e expansão de intercâmbios utilizando as tecnologias online de educação”, observa a coordenadora do curso, professora Dra. Simone Zeni Strassburger. Ela reforça, ainda, que o curso está atento às demandas, engajado na qualidade do ensino frente esta nova realidade na atualidade, dando seguimento teórico e também está organizando atividades abertas ao público em geral em forma de webinar que serão divulgados nos próximos dias. “Os alunos em estágio final estão atuando nos locais, com todos os cuidados inerentes e exigidos pelos órgãos competentes, auxiliando no cuidado, manutenção da saúde e reabilitação da população”, complementa.
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