Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto a nível pessoal, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer. Este é o enredo principal do filme “Para sempre Alice”, que traz a consagrada Julianne Moore no elenco e tem direção de Richard Glatzer e Wash Westmoreland, e foi a base de atividade de aula no curso de Fisioterapia da Unijuí, na noite de terça-feira, 12 de novembro, em auditório da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí.
A atividade de ensino, desenvolvida pela professora Evelise Berlezi, teve como objetivo trabalhar o tema da demência, especialmente o Alzheimer. O Cine Fórum, como foi chamada contou com a participação de convidados especiais: uma equipe interdisciplinar que atua na Sabeve e mestrandos em Atenção Integral à Saúde da Unijuí/Unicruz.
Segundo a professora Evelise, a partir de cenas do filme, foi realizada uma discussão sobre as problemáticas das doenças como o Alzheimer. “O objetivo principal foi proporcionar uma reflexão ampliada aos estudantes de graduação sobre o tema”, contextualiza.