Na manhã desta quarta-feira, 2 de outubro, os integrantes da chapa única à eleição da Reitoria concederam uma entrevista ao programa Rizoma, da Rádio Unijuí FM. A chapa, denominada “Enfrentar desafios, vislumbrar horizontes”, tem a seguinte composição:
Reitoria: Cátia Maria Nehring;
Vice-Reitoria de Graduação: Fabiana Fachinetto;
Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Fernando Jaime González;
Vice-Reitoria de Administração: Dieter Rugard Siedemberg.
A votação ocorrerá no dia 24 de outubro de 2019, entre às 8h30 e 22h, com votação exclusivamente eletrônica, no Portal Unijuí. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, professor Matias Nunes Frizzo, poderão votar professores, técnicos-administrativos e de apoio, estudantes e membros da comunidade externa.
Confira, na íntegra, a entrevista dos candidatos a gestão 2020/2023 para a Reitoria da Unijuí:
O edital, assim como todos os informes oficiais do processo eleitoral, está disponível no Portal da Unijuí, em unijui.edu.br/eleicaoreitoria.
De segunda a sexta-feira, às 16h, a Unijuí FM irá transmitir programetes de conteúdo do projeto “Escola, Folclore e Cultura: Conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho”, promovido pela Unijuí e Rádio Unijuí FM, por meio de financiamento do Pró-Cultura RS.
O projeto visa incentivar o estudo e o resgate do folclore regional e das culturas populares e tradicionais do Rio Grande do Sul. Desde julho, após professores participarem de um Seminário de Formação, os alunos das escolas contempladas vêm desenvolvendo trabalhos, voltados a temáticas específicas para cada nível da educação básica.
Os programetes veiculados pela Unijuí FM fazem parte do CD entregue às escolas, contendo 50 áudios sobre assuntos relacionados ao folclore, como lendas, danças, brincadeiras, expressões idiomáticas, músicas e culinária. Além de ir ao ar na programação da 106.9, o material é utilizado pelos professores, como forma de levar o rádio para dentro da sala de aula, além de ser uma ferramenta complementar nos estudos e aprendizado dos alunos.
A iniciativa contempla ainda a distribuição, conforme o nível de ensino, das coleções Mato Encantando e Prendas e Peões e da obra Contos Gauchescos e Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto. Também será realizado o evento Folclore no Campus, aberto a comunidade em geral, a fim de socializar o resultado das atividades desenvolvidas com os estudantes. Na ocasião, haverá atrações culturais, cinema ao ar livre, Mostra de Trabalhos e distribuição do Dicionário de Falares do Gaúcho. O evento será realizado em um domingo, ao final do ano letivo, no Campus da Unijuí.
Sobre o projeto
Divididos em grupos, estudantes de escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, trabalharão em sala de aula com temáticas distintas para cada nível da Educação Básica:
1) Artistas Mirins (Educação Infantil): resgate de artefatos e/ou personagens de lendas do folclore gaúcho, por meio da realização de atividades envolvendo instalações, artes plásticas, ilustrações, etc. A escola organizará uma mostra dos trabalhos, ocasião em que a Rádio Unijuí FM se fará presente para acompanhar a socialização dos saberes, registrar em fotos e vídeos e entrevistar as crianças a respeito de suas produções.
2) Pequenos Jornalistas (Anos Iniciais): resgate da cultura popular, brincadeiras, ditados, músicas e poesias a partir de pesquisa histórica, bibliográfica e também de entrevistas com detentores da memória e do saber do povo (pais, avós, bisavós, professores). O trabalho será finalizado com a narração oral da pesquisa, em momento de socialização com a Unijuí FM, numa imitação de cabine radiofônica, em que serão locutores por um dia, transmitindo as informações da pesquisa.
Na próxima segunda-feira, 16 de setembro, a equipe da Rádio Unijuí FM inicia a visitação às escolas, na qual irá registrar as produções feitas pelos alunos de educação infantil e anos iniciais.
3) Jovens Escritores (Anos Finais): prevê a pesquisa sobre termos e expressões idiomáticas do gaúcho, tanto os utilizados no passado, quanto os atuais termos que marcam os dialetos do Rio Grande do Sul. Cada turma poderá contribuir com a pesquisa de até 10 verbetes, os quais serão utilizados para a elaboração do “Dicionário de Falares do Gaúcho”. As turmas poderão também criar ilustrações para alguns dos verbetes produzidos.
No último dia do Campus Fashion Week 2019 foi realizado o Seminário da Moda. Dentro da programação, uma das atrações era a premiação do desafio digital 4.0, do Sebrae. A votação para escolher o vencedor foi realizada na hora com o público presente, por meio de um site desenvolvido pelo acadêmico de Ciência da Computação da Unijuí, Lucas Fernando Vieira Tossi.
O desafio digital 4.0 reuniu quatro finalistas da região, que participaram de uma série de capacitações promovidas pelo Sebrae, focadas em marketing digital e fotos para mídias sociais. Após as qualificações, as marcas lançaram suas campanhas na semana do evento. O Sebrae realizou o monitoramento e selecionou as quatro empresas que tiveram maior engajamento do público em suas redes sociais, uma de cada cidade.
O site para escolha do vencedor foi desenvolvido especialmente para o Seminário da Moda, com o objetivo de ser rápido e prático, para facilitar a votação. Após as campanhas serem apresentadas, a plateia escolheu, entre as quatro opções disponíveis, a sua favorita, baseando-se na que teve o melhor propósito e linguagem. “É muito importante que acadêmicos participem dessas atividades complementares, pois ajuda a adquirir experiência profissional”, afirma Lucas.
Além de desenvolver o site, o estudante é bolsista de extensão do projeto Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para o Ensino Fundamental e Médio (Disefem), que prevê um trabalho multidisciplinar entre alunos de Matemática, Ciência da Computação e Design, para construção de softwares educacionais em uma perspectiva universidade-escola. Dentro do projeto, foi desenvolvido o jogo on-line Math Go, destinado a auxiliar alunos que se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As cortinas do cotidiano se abrem novamente para o debate nesta quinta-feira, 12 de setembro. O Rizoma, programa temático da Unijuí FM, volta a trazer convidados para “descortinar o universo do cotidiano”, como diz seu slogan, abordando assuntos pertinentes para a sociedade. Mas, muito além da simples volta aos debates, o programa está cheio de novidades. Preocupada em promover discussões sobre temas importantes da atualidade, a Unijuí se soma, por meio da Coordenadoria de Marketing, à Unijuí FM, estabelecendo uma parceria na produção da atração.
Para a nova temporada o Rizoma ganha novo alcance, ocupando multiplataformas. O programa, que vai ao ar às quintas-feiras, das 10h às 11h, na 106.9, aparecerá também em forma de podcast em plataformas de streaming da internet. A mudança, que não é a única, tem como objetivo dar uma abrangência maior, buscando a conexão com novos públicos. O tema de estreia será “Saúde do planeta”, com os convidados: professor Marco Akerman (USP) e professora Francesca Werner (Unijuí).
No mesmo sentido, a partir de agora os convidados do programa também “saem” apenas da atuação em âmbito regional. Nomes que circulam no universo da internet, conhecidos e reconhecidos nas áreas em que atuam, se juntam aos convidados e professores da Unijuí. A proposta é deixar o Rizoma mais dinâmico com inserções de programetes, contando com a participação, por exemplo, do Projeto de Popularização da Ciência, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, além de novas vozes que se juntem aos apresentadores do programa.
Saiba mais sobre podcasts
Podcast é uma mídia de áudio por demanda. Ou seja, está disponível em plataformas de conteúdo por streaming na internet e o usuário tem a disponibilidade de consumir o conteúdo no momento que quiser e como achar melhor. Como está disponível para baixar, o ouvinte não precisa estar com o rádio ligado para ouvir, basta acessar um dos serviços disponíveis e ouvir. Muitos ouvintes fazem isso enquanto se exercitam, dirigem, usam serviços público de transporte ou limpam a casa, por exemplo.
No Brasil esta mídia vem ganhando espaço nos últimos anos, com diversos formatos e tipos de podcats disponíveis, com temas variando entre: política, comportamento, cultura, tecnologia, negócios, meditação, entre outros. Segundo a revista Meio e Mensagem: “Considerado uma mídia de nicho, o podcast vem crescendo em atenção do público. O surgimento de novos agregadores, a comodidade do formato e a alta oferta de conteúdo de qualidade vêm fazendo com que cada vez mais pessoas sejam adeptas da podosfera”.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), divulgada em outubro de 2018, as principais características apontadas por ouvintes são:
Qualidade e diversidade do conteúdo;
Liberdade para ouvir quando, como e onde eu quiser;
Facilidade para acessar e baixar;
Poder realizar outras atividades enquanto ouço.
A terceira edição do Campus Fashion, que começou como Day, se tornou Days e agora consolida-se como Week, foi encerrada nesta sexta-feira, 6. No último dia de evento, o Seminário da Moda, promovido pelo Sebrae em parceria com a Rádio Unijuí e Unijuí, reuniu palestrantes renomados no cenário nacional da moda. As atividades aconteceram no Centro de Eventos, onde o público pode refletir sobre comportamento de consumo, diversidade, moda consciente e tendências do mercado varejista.
A programação teve início às 13h30 com a palestra “Conteúdo e moda no mundo digital”, com Larissa Lucchese. A ijuiense, que mora desde 2007 na capital paulista, atuou por cinco anos na revista Marie Claire, como editora de Moda Sênior. Em sua fala, ela trouxe exemplos de trabalhos que celebram a inclusão e representatividade. “Há cinco anos não se cogitava capas sobre homossexualidade e mulheres plus size, trans, negras, de cabelos crespos. Fico muito feliz em saber que fiz parte dessa evolução”, se orgulha Larissa.
Em seguida, a coordenadora de Moda do Sebrae nacional, Anny Prycyla dos Santos, falou sobre “O eu exponencial: como ser um empresário exponencial num mundo acelerado?”. Propor inovações, pensar fora da caixa e trabalhar em prol de transformações reais, que beneficiem a sociedade, são algumas das respostas trazidas por ela, que servem não apenas para o segmento da moda. “Produtos e serviços tornam-se obsoletos rapidamente. Não é sobre tecnologia, é sobre pessoas, comportamento. Ofereça o que só você é capaz”, aconselha Anny.
Logo após, a consultora de Moda do Sebrae, Tatiane Alves, intermediou um talk show com cinco clientes da entidade. O debate trouxe como tema “Práticas do varejo: experiências de consumo reais”. Na sequência, a blogueira e influenciadora digital, Juliana Parisi, deu dicas de “Como aumentar o engajamento dos clientes através da geração de conteúdo em redes sociais”.
O coordenador estadual de Moda do Sebrae, Fabiano Zortéa, falou sobre “O novo varejo: inovações na prática”, trazendo exemplos das principais tendências mundiais de consumo. Assim como Anny, ele ressaltou a necessidade de dar atenção ao comportamento do consumidor. “Não é mais apenas trocar produto por dinheiro. Os empreendedores precisam engajar os consumidores a partir de coisas que são relevantes para eles, que possam incrementar em cultura e entretenimento, que melhorem a vida deles de alguma forma”.
Já o arquiteto, sócio e diretor de Estratégia da Upper Design, Adriano Braga, abordou o tema “Não basta SER bom, PAREÇA SER bom”, salientando a importância do visual merchandising para o sucesso dos negócios. Antes da última palestra, ocorreu ainda a premiação dos vencedores do desafio digital 4.0, do Sebrae. A votação foi realizada com o público presente, por meio de um aplicativo desenvolvido pelo acadêmico de Ciências da Computação da Unijuí, Lucas Tossi.
Para finalizar a noite, o nome mais aguardado: Ronaldo Fraga, estilista internacional, esteve à frente da palestra “Além da moda”, na qual emocionou e inspirou a plateia com as histórias por trás de suas criações. “Agora, não basta a roupa ser bem feita. Ela tem que falar, transportar, te levar a outros lugares. Ela tem que fazer com que você sinta coisas. Por isso é importante que a roupa traga história e ‘ficha criminal’ de onde, como e em que condições ela foi criada”, afirma Fraga. Assim como Lucchese, ele ressalta a importância de buscar a diversidade. “É impossível falar em qualquer produto, no nosso caso a moda, se não olharmos para o diverso, se não falarmos para o diverso”.
A diretora da Rádio Unijuí, Cláudia Bohrer, avalia o Campus Fashion Week 2019 como um sucesso, tanto de público quanto de programação. “Com a primeira Semana da Moda em Ijuí conseguimos atingir nosso objetivo: consolidar o Campus Fashion como um evento referência no setor da moda regional, proporcionando momentos de qualificação, debates, troca de conhecimentos e cultura”.
O gerente regional do Sebrae RS, Armando Pettinelli, afirma estar satisfeito com a recepção do público. “O feedback de todos os participantes está incrível. O público está bastante interativo, engajado e gostando realmente do que está vendo”, declara. A coordenadora nacional de Moda do Sebrae, Anny Prycyla, também elogia a iniciativa. “Hoje estou alocada no Sebrae nacional, então participo de eventos no Brasil inteiro: eventos maiores, menores, na capital, no interior. O que vocês estão trazendo para o público é algo diferenciado. Ijuí está de parabéns, tanto por ter um time como o do Sebrae local, quanto da Unijuí, que investem em conteúdo de qualidade e não deixam a desejar para eventos em outros lugares”.
O Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda foi promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.
Nesta quinta-feira, 5, a programação do Campus Fashion Week era destinada aos Escritórios de Moda do Sebrae. Foram cinco espaços de atendimento temáticos, que se repetiam de hora em hora, com início às 14h e encerramento às 21h. Empreendedores, amantes de moda, acadêmicos e comunidade em geral tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos com as capacitações, que aconteceram na Biblioteca Mário Osório Marques.
Um dos escritórios era o Cake ERP, um software de gestão voltado ao varejo, por meio do qual é possível gerenciar toda a loja, uma vez que ele possui funções para o controle de estoque, gestão financeira, gestão de vendas, integração com e-commerce, entre outras. Ainda no setor de tecnologia, a Loja Conceito Virtual ofereceu aos participantes uma experiência de realidade aumentada, na qual eles visitaram o ambiente de uma loja e conferiram quais são os elementos necessários ao abrir um negócio físico.
Os inscritos também puderam participar da oficina ministrada pela consultora de Moda do Sebrae, Tatiane Alves, que trabalhou a identificação de Persona e moodbord do negócio, com intuito de qualificar o atendimento das empresas. “Nós abordamos o comportamento do consumidor, pois é necessário entender o estilo dele, o que ele faz da vida e nas horas de lazer, para então poder desenvolver um processo de compra bem organizado”, explica Tatiane.
Outra capacitação trazia como tema o uso do Canvas, ferramenta de planejamento estratégico que permite estruturar modelos de negócio novos ou já existentes, físicos ou on-line. “Essa oficina é bem prática e dinâmica. Nós falamos sobre a modelagem de ideias, ou seja, que qualquer ideia pode ser modelada e passada para o papel. A cada nova proposta o empresário pode construir um novo modelo de Canvas, seja para elaborar uma campanha de marketing, expandir seu negócio ou abrir um novo”, esclarece a técnica de atendimento do Sebrae, Eziane Augustin.
No Escritório “Coaching de Estilo”, a blogueira e influenciadora digital Juliana Parisi, ensinou aos participantes como realizar vendas personalizadas de acordo com o lifestyle dos clientes. “A dica principal é tentar identificar o tipo físico e o estilo do cliente, para conseguir orientá-lo melhor na hora da venda, oferecer peças que o valorizem mais, de acordo com seu estilo e biotipo”, orienta Juliana.
O Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda é promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.
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