Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM
Nesta quinta-feira, 5, a programação do Campus Fashion Week era destinada aos Escritórios de Moda do Sebrae. Foram cinco espaços de atendimento temáticos, que se repetiam de hora em hora, com início às 14h e encerramento às 21h. Empreendedores, amantes de moda, acadêmicos e comunidade em geral tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos com as capacitações, que aconteceram na Biblioteca Mário Osório Marques.
Um dos escritórios era o Cake ERP, um software de gestão voltado ao varejo, por meio do qual é possível gerenciar toda a loja, uma vez que ele possui funções para o controle de estoque, gestão financeira, gestão de vendas, integração com e-commerce, entre outras. Ainda no setor de tecnologia, a Loja Conceito Virtual ofereceu aos participantes uma experiência de realidade aumentada, na qual eles visitaram o ambiente de uma loja e conferiram quais são os elementos necessários ao abrir um negócio físico.
Os inscritos também puderam participar da oficina ministrada pela consultora de Moda do Sebrae, Tatiane Alves, que trabalhou a identificação de Persona e moodbord do negócio, com intuito de qualificar o atendimento das empresas. “Nós abordamos o comportamento do consumidor, pois é necessário entender o estilo dele, o que ele faz da vida e nas horas de lazer, para então poder desenvolver um processo de compra bem organizado”, explica Tatiane.
Outra capacitação trazia como tema o uso do Canvas, ferramenta de planejamento estratégico que permite estruturar modelos de negócio novos ou já existentes, físicos ou on-line. “Essa oficina é bem prática e dinâmica. Nós falamos sobre a modelagem de ideias, ou seja, que qualquer ideia pode ser modelada e passada para o papel. A cada nova proposta o empresário pode construir um novo modelo de Canvas, seja para elaborar uma campanha de marketing, expandir seu negócio ou abrir um novo”, esclarece a técnica de atendimento do Sebrae, Eziane Augustin.
No Escritório “Coaching de Estilo”, a blogueira e influenciadora digital Juliana Parisi, ensinou aos participantes como realizar vendas personalizadas de acordo com o lifestyle dos clientes. “A dica principal é tentar identificar o tipo físico e o estilo do cliente, para conseguir orientá-lo melhor na hora da venda, oferecer peças que o valorizem mais, de acordo com seu estilo e biotipo”, orienta Juliana.
O Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda é promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.