Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM
Nesta quarta-feira, 4, aconteceu uma das noites mais aguardadas do Campus Fashion Week 2019, que foi dividida em três momentos: bate-papo com Elveni e Daniela Holzbach, desfile de moda produzido pela consultora de Imagem e Estilo Márcia Campos e coquetel assinado por Gasteiz Vitória. A programação reuniu empreendedores, amantes da moda, acadêmicos e comunidade em geral no Centro de Eventos da Unijuí.
Trabalhar com moda é o sonho de muitas pessoas. Porém, o caminho para alcançar esse objetivo é desafiador, especialmente para quem começa do zero. Elveni e Daniela Holzbach são exemplo de que com muita persistência isso é possível. As convidadas para o bate-papo desta quarta-feira estão à frente da marca Dani Holzbach, que possui nove lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e mais de 30 mil seguidores no Instagram.
A marca foi criada em 2008 pela Dani, mas antes disso já possuía uma longa trajetória, que iniciou com seus pais, Elveni e Eloi Holzbach, quando eles começaram a produzir blusões e meias de tricô, na década de 1990. “A nossa trajetória sempre foi de muita luta e persistência. Um dia eu coloquei na cabeça que iria comprar uma máquina de tricô para ajudar no sustento da família. E hoje estamos aqui, com a filha de estilista e a marca prosperando”, se orgulha Elveni.
Foi nesse ambiente que Dani cresceu e desenvolveu o amor pela moda, passado de mãe para filha. Formada em Design de Moda, hoje ela é diretora Criativa da marca que leva seu nome. Esta, por sua vez, é conceituada pelo conforto, praticidade e versatilidade dos looks, três fatores que Dani prima muito em suas criações. “Nós queremos passar que a moda é nossa aliada, não nossa inimiga. Que nós podemos estar bem vestidas, com a auto estima boa, e ao mesmo tempo usando uma peça prática, para qualquer momento do dia. Esse é um dos pilares da marca: ser atemporal, justamente pela questão da sustentabilidade”, ressalta.
A marca também é reconhecida por apoiar o Fashion Revolution, movimento que busca incentivar o consumo consciente e a moda sustentável, questionando de onde vem as roupas e quem está por trás delas. “Nós damos muito valor para quem produz cada peça. Muitas pessoas nem imaginam todo o processo que existe por trás. Às vezes a moda é pensada como algo fútil, mas existe todo um contexto, várias pessoas envolvidas, várias famílias que dependem disso. Então procuramos ressaltar isso”, explica Dani.
O bate-papo foi encerrado com uma mensagem de empoderamento. “Podem ter dias ruins, mas depois vem os dias bons para compensar. Então eu sempre falo: a persistência é a palavra-chave, não desistam”, incentiva Elveni. “Quando nós fazemos algo com amor, a recompensa vem, e a recompensa é o crescimento. Não é porque a primeira peça não saiu da forma como eu gostaria que desisti. Nós estamos em constante aprendizado. Então o principal é se dedicar e ir em busca do seu sonho”, finaliza Dani.
Para completar a noite, os convidados tiveram a oportunidade de conferir o já consolidado desfile de moda, que acontece desde a primeira edição do evento e é produzido pela consultora de Imagem e Estilo Márcia Campos, que a cada ano traz novidades e visões diferentes. “Eu vejo com muita satisfação esse crescimento do Campus Fashion, que começou com um dia, foi para dois e agora é uma semana. Isso mostra que o trabalho que estamos fazendo ao longo desses anos é um trabalho sério, que estamos atingindo nosso público, tendo visibilidade e conseguindo nos expandir, então é muito gratificante”, afirma Márcia.
Nesta edição, o desfile apresentou looks das marcas parceiras Dani Holzbach, Kika Moda Íntima e Leviossa, complementados com óculos solares das Óticas Diniz e bolsas e sapatos da loja Nadine Dubal. A produção de maquiagem e cabelo das modelos foi realizada pelo Espaço S Centro de Beleza. “Assim como o evento está crescendo em dias, o desfile também ganha outra proporção. Nós estamos com mais lojas, triplicamos o número de parceiros e trazemos muitas surpresas”, garante a produtora do desfile.
A principal tendência apresentada, que está cada vez mais em alta e vai ao encontro da questão da sustentabilidade, foi que uma peça pode ser utilizada em diferentes ocasiões, de maneiras variadas, seja em um momento mais formal, no trabalho ou em um day off. “Nós estamos quebrando o tabu de que uma roupa serve somente para uma coisa. Na verdade, todo o vestuário que está no guarda-roupa tem mil possibilidades. É isso que procuramos mostrar”, enfatiza Márcia.
O Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda é promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.