Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM
A terceira edição do Campus Fashion, que começou como Day, se tornou Days e agora consolida-se como Week, foi encerrada nesta sexta-feira, 6. No último dia de evento, o Seminário da Moda, promovido pelo Sebrae em parceria com a Rádio Unijuí e Unijuí, reuniu palestrantes renomados no cenário nacional da moda. As atividades aconteceram no Centro de Eventos, onde o público pode refletir sobre comportamento de consumo, diversidade, moda consciente e tendências do mercado varejista.
A programação teve início às 13h30 com a palestra “Conteúdo e moda no mundo digital”, com Larissa Lucchese. A ijuiense, que mora desde 2007 na capital paulista, atuou por cinco anos na revista Marie Claire, como editora de Moda Sênior. Em sua fala, ela trouxe exemplos de trabalhos que celebram a inclusão e representatividade. “Há cinco anos não se cogitava capas sobre homossexualidade e mulheres plus size, trans, negras, de cabelos crespos. Fico muito feliz em saber que fiz parte dessa evolução”, se orgulha Larissa.
Em seguida, a coordenadora de Moda do Sebrae nacional, Anny Prycyla dos Santos, falou sobre “O eu exponencial: como ser um empresário exponencial num mundo acelerado?”. Propor inovações, pensar fora da caixa e trabalhar em prol de transformações reais, que beneficiem a sociedade, são algumas das respostas trazidas por ela, que servem não apenas para o segmento da moda. “Produtos e serviços tornam-se obsoletos rapidamente. Não é sobre tecnologia, é sobre pessoas, comportamento. Ofereça o que só você é capaz”, aconselha Anny.
Logo após, a consultora de Moda do Sebrae, Tatiane Alves, intermediou um talk show com cinco clientes da entidade. O debate trouxe como tema “Práticas do varejo: experiências de consumo reais”. Na sequência, a blogueira e influenciadora digital, Juliana Parisi, deu dicas de “Como aumentar o engajamento dos clientes através da geração de conteúdo em redes sociais”.
O coordenador estadual de Moda do Sebrae, Fabiano Zortéa, falou sobre “O novo varejo: inovações na prática”, trazendo exemplos das principais tendências mundiais de consumo. Assim como Anny, ele ressaltou a necessidade de dar atenção ao comportamento do consumidor. “Não é mais apenas trocar produto por dinheiro. Os empreendedores precisam engajar os consumidores a partir de coisas que são relevantes para eles, que possam incrementar em cultura e entretenimento, que melhorem a vida deles de alguma forma”.
Já o arquiteto, sócio e diretor de Estratégia da Upper Design, Adriano Braga, abordou o tema “Não basta SER bom, PAREÇA SER bom”, salientando a importância do visual merchandising para o sucesso dos negócios. Antes da última palestra, ocorreu ainda a premiação dos vencedores do desafio digital 4.0, do Sebrae. A votação foi realizada com o público presente, por meio de um aplicativo desenvolvido pelo acadêmico de Ciências da Computação da Unijuí, Lucas Tossi.
Para finalizar a noite, o nome mais aguardado: Ronaldo Fraga, estilista internacional, esteve à frente da palestra “Além da moda”, na qual emocionou e inspirou a plateia com as histórias por trás de suas criações. “Agora, não basta a roupa ser bem feita. Ela tem que falar, transportar, te levar a outros lugares. Ela tem que fazer com que você sinta coisas. Por isso é importante que a roupa traga história e ‘ficha criminal’ de onde, como e em que condições ela foi criada”, afirma Fraga. Assim como Lucchese, ele ressalta a importância de buscar a diversidade. “É impossível falar em qualquer produto, no nosso caso a moda, se não olharmos para o diverso, se não falarmos para o diverso”.
A diretora da Rádio Unijuí, Cláudia Bohrer, avalia o Campus Fashion Week 2019 como um sucesso, tanto de público quanto de programação. “Com a primeira Semana da Moda em Ijuí conseguimos atingir nosso objetivo: consolidar o Campus Fashion como um evento referência no setor da moda regional, proporcionando momentos de qualificação, debates, troca de conhecimentos e cultura”.
O gerente regional do Sebrae RS, Armando Pettinelli, afirma estar satisfeito com a recepção do público. “O feedback de todos os participantes está incrível. O público está bastante interativo, engajado e gostando realmente do que está vendo”, declara. A coordenadora nacional de Moda do Sebrae, Anny Prycyla, também elogia a iniciativa. “Hoje estou alocada no Sebrae nacional, então participo de eventos no Brasil inteiro: eventos maiores, menores, na capital, no interior. O que vocês estão trazendo para o público é algo diferenciado. Ijuí está de parabéns, tanto por ter um time como o do Sebrae local, quanto da Unijuí, que investem em conteúdo de qualidade e não deixam a desejar para eventos em outros lugares”.
O Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda foi promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.