Projeto promove primeiro encontro com o tema “Formação de professores na interface Universidade e Escola” - Unijuí

No último sábado, dia 4 de dezembro, foi realizada a primeira atividade do projeto “Processo interativo de formação docente no contexto da Educação Básica: uma perspectiva emancipatória de currículo no ensino híbrido”. O projeto está atrelado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, e conta com aporte da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Realizado de forma virtual, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento teve como tema a “Formação de professores na interface Universidade e Escola: uma perspectiva emancipatória de produção curricular”, contando com apoio da Universidade Federal do Rio Grande (Furg); Universidade Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia; Universidade do Minho, de Portugal; e a 36ª Coordenadoria Regional de Educação.

Segundo a coordenadora, professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, o projeto tem como objetivo construir um processo interativo de formação docente para investigar, compreender, produzir e desenvolver material didático com uso de tecnologias digitais, a fim de ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem aos professores e estudantes, garantindo-lhes maior autonomia no enfrentamento de desafios, a exemplo do ensino híbrido, alavancado pela pandemia. “Entendemos que é possível qualificar o processo de desenvolvimento profissional dos professores e o processo formativo dos alunos pelas interações mobilizadas no coletivo”, destacou a coordenadora, lembrando que, até o momento, o projeto envolve as Escolas Antônio Padilha, Carlos Zimpel e Osvaldo Aranha, de Ijuí; a Escola Pedro Costa Beber, de Bozano; e a Escola João de Oliveira, de Rio Grande.

Coordenador do PPG em Educação nas Ciências, o professor Sidinei Pithan da Silva fez um agradecimento à professora Eva e a todos os docentes do programa, que se dedicam à pesquisa e à produção de respostas para este contexto educacional. “A partir dos temas abordados no projeto, conseguimos enfrentar um tema que é tão caro a nós, no Brasil, e que refere-se ao fracasso escolar, às dificuldades de aprendizagem. As diferentes dimensões de estudo podem ajudar, dar sentido, significados aos conteúdos científicos e à compreensão da realidade", disse.

Presente no ato de abertura, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, comentou que finalizar um ano com um projeto como este marca a garra e a perspectiva de uma grande universidade. “Muitas pautas começam a ser materializadas a partir deste projeto, que propõe novos desafios a nós, pesquisadores em educação, que é o processo pandêmico e a sua relação com o ensino híbrido. Esse é o desafio deste projeto, para além da discussão sobre currículo, aprendizagem e ensino”, reforçou.

Após a abertura, o evento teve sequência com a participação do professor doutor Leonardo Fabio Martínez Pérez, da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, e do professor doutor Otavio Aloisio Maldaner, da UNIJUÍ.

Para conferir na íntegra, acesse: