Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Unijuí promoveu Encontro sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado

               

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado – PPGEC-Unijui, e o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional/IFFarroupilha - (PROFEPT) promoveram o II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado – ENTECI, nos dias 21 e 22 de maio de 2019.

Na abertura do evento, na manhã de terça-feira, 21, o professor Dr. José Clóvis de Azevedo, do IPA, palestrou sobre Educação Integral: fundamentos e práticas. Durante a tarde, os 185 trabalhos inscritos em diversos eixos temáticos foram apresentados em 21 Rodas de Conversa, totalizando 220 participantes. Após as discussões, os componentes de cada eixo reuniram-se e fizeram uma síntese, que foi apresentada na manhã de quarta-feira, dia 22. Ao final, ocorreu uma sistematização, realizada pela Dra. Marilandi Maria Mascarello Vieira, do IFSUL-Sertão e da Dra. Rubia Emmel, do IFFar – Santa Rosa.

A programação também contou com um debate sobre a Base Nacional Curricular Comum, realizada na noite de terça-feira, dia 21, com a Dra. Marilandi Maria Mascarello Vieira e o Dr. Fernando González. Na tarde do dia 22 de maio, o II ENTECI foi encerrado com a palestra do professor Sidinei da Cruz Sobrinho, do IFSulriograndense – Passo Fundo.

O evento propiciou a interlocução entre estudantes do ensino médio integrado ao profissional; licenciandos e professores da Unijui; IFFar campi Alegrete, São Borja, São Vicente, Jaguari, Panambi, Santo Augusto, Santa Rosa, Santo Ângelo, Panambi, Frederico Westphalen; IFSul Sertão, Bento Gonçalves; IFSulriograndense Caxias do Sul, Passo Fundo; Universidade da Fronteira Sul – UFFS- Cerro Largo e Realeza; UFSM, URI-Santo Ângelo.


Abertura do II ENTECI discute educação integral, fundamentos e práticas

Teve início nesta terça-feira, 21, o II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo  Integrado – ENTECI - promovido pela Unijuí por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado. O evento tem o objetivo de ampliar e aprofundar as discussões sobre os aspectos teóricos e práticos subjacentes à noção de currículo integrado.

Durante a abertura do evento, o professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, descreveu o evento como um intercâmbio de pesquisa, que celebra a produção de conhecimento de qualidade. “Estudar os desafios dessa região se faz fundamental para produzir um desenvolvimento que se espalha de forma igualitária em todo o país”, frisou.

A programação teve início com a palestra do Dr. José Clóvis de Azevedo, que falou sobre ‘Educação Integral: fundamento e práticas’. “Educação integral não é sinônimo de tempo integral. É desejável que se tenha uma ampliação do tempo dos nossos alunos na escola, mas tempo integral pode ser feito com uma educação tradicional. Assim como tempo parcial pode ser feito com uma concepção de educação integral” afirmou o palestrante.

O evento contou com a apresentação musical do Grupo Novo Tom

O II ENTECI segue com atividades durante esta terça-feira, à tarde e à noite, e na quarta-feira, 22, manhã e tarde, com apresentações de trabalhos e com as conferências dos pesquisadores convidados. A programação completa está disponível na página do evento, no Portal da Unijuí.

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí em parceria com o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional/IFFarroupilha - (PROFEPT).


Na Alemanha: confira o relato de experiência de mestranda da Unijuí

                 
 

Luciana Aparecida Poloni Ozorio, orientanda da professora Hedi Maria Luft, no Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí realizou, em outubro de 2018, viagem para a Alemanha, na Osnabrük University, que possui parceria com a instituição.

“Posso relatar que este pequeno tempo em um país como a Alemanha, foi muito significante para minha pesquisa como mestranda, poder conhecer a universidade de Osnabrük, a forma com que está organizado a vida acadêmica e grupos e instalações, foi uma experiência ímpar.Neste tempo conheci outros estudantes brasileiros, ouvi suas experiencias e aprendi um pouco mais sobre a cultura Alemã”, relata.

A mestranda pode, ainda, realizar um pequeno estagio em uma Kindergarten “Jardim de Infância”, e conhecer duas escolas em cidades vizinhas. “Este tempo somou muito a minha pesquisa e me fez conhecer e refletir sobre os diferentes métodos utilizados na educação e a forma com que as crianças participam na escola e Kindergarten”, complementa.

Segundo a estudante, realizar um estágio em outro país, sempre traz muitas possibilidades, novas ideias e acrescenta muito nosso conhecimento sobre a pesquisa realizada, conduzindo para outras formas de pensar sobre o tema proposto.

“Para finalizar, fica o meu imenso agradecimento a minha orientadora que me incentivou a ter esse tempo como pesquisadora em outro pais, ao professor Walter Frantz que fez o contato com a universidade Alemã. Um fato muito importante foi que recebi a ajuda do doutorando Tércio que está fazendo estágio sanduíche na mesma Universidade. Ele me ajudou muito com o idioma e ainda me mostrou as igrejas, centros históricos e a um pouco da história da cidade Alemã.


Educação nas Ciências participa do Fórum de Estudos de Paulo Freire em Santo Ângelo

Os cursos de graduação em Pedagogia e em Psicologia e o Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo promoveram, no dia 15, o Pré-Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire, com o tema “Democracia e lutas Sociais: denúncias e anúncios”.

O encontro reuniu cerca de 120 acadêmicos, egressos e docentes dos cursos envolvidos, de Teologia e do Magistério do Instituto Odão Felippe Pippi, além de mestrandos de ECT, com o objetivo de mobilizar para o XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, a ser realizado em maio na Universidade de Caxias do Sul.

De acordo com o organizador do evento, professor doutor Cênio Back Weyh, docente do Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo e Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC), os participantes tiveram uma roda de conversa com o professor doutor Walter Frantz, docente do PPGEC/UNIJUI, que defende a construção de uma educação mais humana, embasada em amor e conhecimento.

Segundo Frantz, “a marca forte de um processo civilizatório mais humano deve ser a substituição das relações instintivas de concorrência pela ativação das relações de respeito, de solidariedade e de cooperação entre os seres humanos e destes com o restante da natureza. É preciso humanizar mais a vida e não a submeter aos ditames de uma economia que tem suas razões, tão somente, na acumulação e expansão de capital”.

Para Frantz, “o primeiro grande desafio, no sentido dessas mudanças é constituir as condições para a produção de conhecimentos necessários, acima de tudo, à vida (individual e coletiva). Aqui começa a responsabilidade de educar e ensinar. Não há como sermos educadores, pedagogas/os, professores/as, sem compreender em que mundo vivemos e que mundo queremos para viver. No horizonte dessa visão, impõe-se a necessidade de ruptura do status quo e da construção de algo novo, isto é, de uma alternativa. Identificar e compreender os desafios desse processo histórico, construir meios de atuação, inserir-se e agir sobre ele, tornam-se urgentes tarefas políticas (não no sentido partidário), seja individual ou coletivamente, através de movimentos sociais e organizações. Tornam-se desafios à educação como um processo de conhecimento, isto é, de tomada de consciência crítica do mundo”.

No mundo de hoje, observa Frantz, “seres humanos são descartáveis. Como ser professor/a nessas condições? Como educar e ensinar? Por isso, penso que, antes de tudo, é preciso recuperar a capacidade de amar a vida que, infelizmente, está sendo muito banalizada, diante de sua redução a dimensões apenas econômicas”.


Iniciam atividades do Convênio de Cooperação entre UNIJUÍ e UNAM


Professor Pablo Daniel Vain ao lado de Cátia Nehring, Reitora da Unijuí, e Fernando Jaime González,
Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí


Ao falar sobre relações de poder na educação durante a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, o professor doutor Pablo Daniel Vain, da Universidad Nacional de Misiones, da Argentina, fez parte das primeiras atividades do Convênio de Cooperação entre as duas Universidades.

Esse Convênio foi renovado no último ano a partir do Seminário de Internacionalização e Integração Regional UNIJUÍ/UNAM. De lá para cá, atividades de interação foram planejadas para estreitar a relação das duas Instituições. A participação do professor Pablo é uma dessas atividades.

 “Para mim foi uma experiência muito interessante. Os debates e as discussões (com os mestrandos e doutorandos) foram muito produtivos”, comentou Pablo. O professor ainda lembrou do início da parceria entre Unijuí e UNAM, em meados dos anos 1990.

A professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, reiterou a importância e o aprendizado durante intercâmbio do professor.

 “Foram momentos de elevado nível de discussão, pois possibilitaram reflexões sobre questões já naturalizadas, mas que precisam ser colocadas entre parênteses. O professor Pablo, interagiu com o grupo despertando interesse e satisfação dos participantes. Além disso, o professor indicou diversas possibilidades de ampliação das parcerias de internacionalização que deverão contribuir significativamente para qualidade no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências”, comenta Eva.

Além do professor Pablo, o professor doutor Diego Vázquez Villamediana, da Universidade de Valladolid, na Espanha, também realizou palestras na Unijuí a partir do Convênio de Cooperação. Ele falou para o Campus Ijuí e Santa Rosa sobre responsabilidade social empresarial e a geração de valor para as empresas.

De acordo com o professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o convênio possibilitará ainda a interação das duas Universidades nas diferentes áreas do conhecimento. “A ideia é que a base desse trabalho seja fomentar atividades em todos os cursos, em todos os programas e em diferentes atividades”, comenta.

Ainda conforme o Vice-Reitor, para os próximos semestres, o objetivo é ampliar o Convênio para outras Universidades e, desta forma, criar um circuito de circulação de estudantes e professores para que, além do enriquecimento acadêmico, tenham um enriquecimento cultural.

Antes de retornar para a Argentina, o professor Pablo Daniel Vainse reuniu com a Reitoria da Unijuí para discutir novas ações e possibilidades que poderão ser exploradas. Entre as próximas ações do Convênio está a participação de professores da Unijuí em palestras e eventos na Universidad Nacional de Misiones.


Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências realiza Aula Inaugural e Seminário Temático

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realizou nos dias 18 e 19 de março de 2019, no Campus Ijuí, por ocasião da aula inaugural de 2019, o Seminário Temático intitulado “Educação como Violência Simbólica” com o professor Dr. Pablo Daniel Vain.

O prof. Pablo tem graduação em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) de Buenos Aires. É pós-graduado em Antropologia Social pela Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Misiones de Posadas. Possui mestrado em Educação junto à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica Nossa Senhora de Assunção, do Paraguai. É doutor em Pesquisa Educacional e Inovação junto à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Málaga, Espanha. Realizou pós-doutorado junto ao Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Málaga, Espanha. Atua como professor da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Missiones e do Instituto de Estudos Sociais e Humanos (CONICET-UNAM), na Argentina. O professor tem experiência em pesquisas na área da Educação, com ênfase em Educação Superior, Educação e Sociedade, Formação Docente, Avaliação Institucional e Educação Inclusiva. Atualmente é diretor do Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da UNAM, Argentina.

O Seminário Temático se constituiu em um espaço de discussões, reflexões e compreensões sobre avaliação e relações de poder na educação, tendo como foco a educação como violência simbólica. O palestrante ampliou compreensões teóricas sobre arbitrário cultural da violência simbólica como elementos constitutivos da dominação simbólica de classes sociais e de gênero. Os participantes foram instigados a identificar, desconstruir e analisar situações de violência simbólica na vida cotidiana com especial atenção as que ocorrem no campo educativo. O papel das práticas educativas foi problematizado a fim de contribuir na resistência à dominação simbólica.

Participaram do evento mestrandos, doutorandos, egressos, professores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e Comunidade Acadêmica da UNIJUÍ.


Mestrado e Doutorado interinstitucional entre Unijuí e Unibalsas teve início

                 

Estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Minter e Dinter, da Unijuí e Unibalsas, participaram da Aula Inaugural da primeira turma do curso. A palestra aconteceu na Unibalsas e foi transmitida para a Unijuí por videoconferência.

A abertura do evento ficou a cargo da professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do curso na Unijuí, e de Fábio Roberto Pillatt, coordenador do curso na Unibalsas. O evento também contou com a palestra ‘Desafios Curriculares Contemporâneos: a necessidade de revitalizar a profissão docente’, que foi ministrado pelo professor doutor José Carlos Morgado, da Universidade do Minho, de Portugal.

Saiba mais sobre o curso

As disciplinas serão ministradas por professores da Unijuí/PPGEC na Unibalsas, desenvolvidas em períodos presenciais e a distância. Da mesma forma ocorrerão as atividades de orientação. As atividades a distância serão realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (Conecta) e sessões de videoconferência. As bancas examinadoras dos mestrandos e doutorandos serão realizadas presencialmente, na Unijuí/PPGEC.

A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.


Professora da Unijuí participa de atividades de internacionalização na Espanha

A Professora Helena CopettiCallai, do Departamento de Humanidades e Educação e docente/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, participou de atividades de internacionalização na Espanha, em Madrid, na UAM - Universidad Autônoma de Madrid, na semana de 11 a 15 de fevereiro de 2019.  As atividades foram realizadas no contexto do Convênio entre UAM e Unijuí, que tem mais de 15 anos de vigência, com intercâmbio universitário.

A professora participou do Master de “Didácticas Especificas en el Aula, Museos y Espacios Naturales na “Facultad de Formación de Professorado y Educacion”, abordando a temática de “Ciudad y Formación para la ciudadania”.  Participou também de reuniões de pesquisas com docentes de Geografia do Departamento de Didácticas Específicas.

Na ocasião a professora Helena entregou ao Prof. Dr.  Alfonso García de La Vega o livro do Grupo de Pesquisa Ensino e metodologias da Geografia e Ciências Sociais, publicado no ano de 2018 - A cidade para além da forma que contém um artigo do Professor espanhol “Planteamiento didáctico sobre los conceptos geográficos en torno a la ciudad en los diários de viaje”.

E recebeu o livro Reflexiones sobre Educación Geográfica - Revisión disciplinar e Innovación didácticaeditado na Espanha (UAM Ediciones/ Edições LAGIM), com artigo “A educação geográfica e o estudo do lugar” de autoria da professora Helena C. Callai.

Aproveitou também para fazer uma visita ao Prof. Dr. Clemente Herrero Frabregat, catedrático da UAM, Professor Honoris Causa pela Unijuí e primeiro tutor do Convênio UAM-UNIJUI com papel de destaque nas relações internacionais, coordenando o intercâmbio de docentes da UAM para a Unijuí e recebendo os docentes da Unijuí na universidade espanhola para realização de atividades acadêmicas. Do mesmo modo, acolhendo na universidade espanhola alunos de graduação da Unijuí e doutorandos (para estágio de doutorado sanduíche) do PPGEC, bem como, encaminhou para a Unijuí estudantes de diversos cursos de graduação da UAM para realizarem intercâmbio na Universidade.


Edital complementar para Mestrado e Doutorado Interinstitucional com a Unibalsas está com inscrições abertas

                      

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências-PPGEC está com inscrições abertas para o Processo Seletivo complementar para os Cursos de MINTER e DINTER (Mestrado e Doutorado Interinstitucional), no período de 28 de janeiro a 11 de fevereiro de 2019, a ser desenvolvido na UNIBALSAS - Faculdade de Balsas, em Balsas/Maranhão.

Todas as informações acerca do processo seletivo podem ser obtidas no EDITAL Nº 16/2018, disponível no site do Programa: https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/educacao-nas-ciencias, na aba Processo Seletivo e Matrícula.

A Coordenadora do Programa, professora Eva Boff, destaca que assim que os candidatos inscritos no primeiro edital obtiveram o resultado de aprovação nos cursos, com muita comemoração, muitos outros que perderam o prazo manifestaram o interesse.

Da mesma forma, o Colegiado do Programa comemorou a finalização do Processo Seletivo 2019, sobretudo, pela primeira oferta do MINTER e DINTER a ser desenvolvido em Balsas/MA, a partir de março/2019.

Assim, o PPGEC atualmente conta com os seguintes cursos: Mestrado, Doutorado, MINTER, DINTER e PROEF - Curso de Mestrado Profissional em Rede: Educação Física. “Portanto, 2019 será um ano de desafios e de muitas atividades a todos que integram o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências”, complementa a coordenadora do Programa.

                  


Professora do PPGEC tem renovada sua bolsa de pesquisadora PQ/CNPq

               

A professora  Dra. Helena Copetti Callai do DHE docente  no PPGEC  obteve neste Edital/Chamada CNPq N. 09/2018 de Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ  a renovação de sua condição como bolsista pesquisadora do CNPq por mais um período, ( até 2023) mediante submissão de projeto de pesquisa realizado no ano de 2018, e com validade a partir de março de 2019. O resultado foi divulgado pelo CNPq neste mês de janeiro de 2019. 

De acordo com informação do CNPq "foram aprovadas 5.103 bolsas em todas as áreas do conhecimento nos níveis 1 e 2. A bolsa PQ existe desde 1976, constitui o mais tradicional instrumento de apoio à pesquisa do CNPq e tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho dos pesquisadores no que diz respeito à produção de conhecimento científico e inovação tecnológica".

A professora Helena Copetti Callai é bolsista CNPq/PQ- Nível 1 e destaca-se no parecer de sua aprovação as referências, além do projeto de pesquisa aprovado, a sua atuação como pesquisadora, com relações internacionais, produção cientifica em veículos qualificados - nacional e internacional, participação destacada em fóruns da área, apresentação de trabalhos/resultados de pesquisa em eventos nacionais e internacionais e orientação em todos os níveis (IC. M, D) e supervisão de pós-doutorado.  


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