Em outubro e novembro deste ano (2019), foram desenvolvidas, pelo Grupo de pesquisa EMGCS, atividades acadêmicas na Europa, no contexto da internacionalização do PPGEC. A viagem teve a coordenação da professora Helena Copetti Callai e da pós-doutoranda Claudia Ilgenfritz Toso, que teve como tarefa de organização do plano e dos roteiros e contatos da viagem, fez as traduções do material que foi apresentado nos eventos e publicado em revista italiana, bem como realizou trabalhos de tradutora nos eventos da Itália.
Participaram alunos de doutorado, pós-doutorado e egressos do Programa que permanecem ligados ao Grupo, (inclusive da UFFS - Campus Chapecó e Cerro Largo). Foram realizadas atividades acadêmicas na Espanha e na Itália, com uma programação envolvendo participação em eventos, visitas técnicas, trabalhos de pesquisa, entrevistas e trabalhos de campo (estes em uma especificidade característica dos eventos de Geografia, sempre orientados por especialistas nos temas).
As ações, que se situam em grande parte no contexto de projeto de pesquisa apoiado pela FAPERGS, no edital de Pesquisador Gaúcho, foram realizadas na Itália, na Università di Bologna – UNIBÒ/It. e na Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha, onde foram apresentados trabalhos que são resultados de pesquisa realizados pelo grupo nos anos de 2018 e 2019.
Na Universidad de Santiago de Compostela, no IX Congreso Ibérico de Didáctica de la Geografía - La reconfiguración del medio rural en la sociedad de la información - Nuevos desafíos en la educación geográfica www.ixcongresoibericodgeo.com, realizado nos campus de Santiago de Compostela e de Lugo, foram apresentados 6 trabalhos que estão no livro publicado pelo evento: La reconfiguración del médio rural en la sociedad de la información - nuevos desafios en la educación geográfica. Editora Andavira/Spaña. A professora Helena, que faz parte do comitê de avaliação do evento, participou também de atividades acadêmicas com os colegas daquela universidade, com a discussão de pesquisas, organização de material de dois livros a serem publicados ainda neste ano, um deles aqui no Brasil, no qual três professores pesquisadores da USC têm artigo e outro a ser publicado na Galícia, com dois artigos do grupo de pesquisa EMGCS da Unijuí. Também foram realizadas entrevistas com docentes pesquisadores espanhóis e portugueses acerca dos temas de pesquisa singulares dos membros do grupo.
Em Bologna, Itália na UNIBÒ, o grupo participou de um conjunto de atividades programadas na XVI edição da Festa Internazionale della Storia 2019. Destaca-se o Passamano per San Luca, atividade que envolve a população local e visitantes e se caracteriza por ser um dos eventos mais significativo e esperados, que acontece há dezesseis anos e no qual as pessoas se unem para reviver a memória e representar como o Pórtico que leva à Basílica de San Luca foi construído. Em 17 de outubro de 1677 foram passados, de mão em mão, os materiais para a referida construção. https://site.unibo.it/festadellastoria/it/passamano-per-san-luca. Outro evento significativo é a premiaçãointernazionale "il portico d'oro - Jacques Le Goff", que, neste ano, foi concedido ao Diretor da National Geographic Itália, Marco Cattaneo, o qual relatou, em seu discurso, o percurso percorrido pela revista e suas contribuições com imagens e como fonte de pesquisa histórica, https://site.unibo.it/festadellastoria/it/premi/premio-le-goff1.
O evento Viva la stória VIVA. Le scuole si raccontano. Esperienze di didattica della stória, tra conoscenza, tutela e valorizzazione, teve a participação de alunos de diferentes escolas da região e etapas da educação básica italiana apresentando atividades e projetos desenvolvidos sobre a história, o patrimônio, a memória, e a sua importância no processo de construção do conhecimento e do sentimento de identidade e de pertencimento. “Este evento significou à nós a possibilidade de conhecer ações das escolas e como elas se envolvem com o fazer cotidiano considerando a história que as constitui. Havia a presença, além dos estudantes, dos professores e equipes das escolas e de familiares das crianças e jovens”, observa a professora Helena.
No Seminário: La città e sue storie: vivere la città nella sua tradizione e memoria (https://site.unibo.it/festadellastoria/it/agenda/la-citta-e-sue-storie-vivere-la-citta-nella-sua-tradizione-e-memoria-seminario), foram apresentados, pelos membros do Grupo EMGCS/UNIJÍ, oito trabalhos, resultados de pesquisas desenvolvidas no ano de 2018 e 2019, por meio de teses, de experiências de estágio sanduíche e Pós-doutorado, material que está compondo o livro do grupo de pesquisa deste ano de 2019.
Nos dias 6 e 7 de novembro, noConvegno Internazionale Orizzonti della Didattica della Storia, a pós-doutoranda Cláudia Ilgenfritz Toso e a doutoranda Alana Rigo Deon representaram o Grupo na Tavola Rotonda: Narrare la storia com o trabalho: Didattica della Storia, costruzione della conoscenza e cittadinanza: il caso di PNLD - Piano Nazionale di Manuale Didattico in Brasile (com publicação na Rivista open access “Didattica della storia. Journal of Didactis of History”, da qual a professora Helena é membro do Conselho editorial (https://dipast.wixsite.com/orizzontididattica).
Na Espanha e na Itália também foram realizadas entrevistas com pesquisadores espanhóis, portugueses e italianos e com professores da educação básica. E, no contexto de atividades acadêmicas, foram programadas novas ações: de intercâmbios futuros, planejamento de produção de material paradidático para alunos de graduação e para a escola básica, com a organização do material dos trabalhos de campo realizados nos dois países, além de artigos a serem encaminhados para publicação.
“As experiências de internacionalização desenvolvidas pelo Grupo EMGCS faz com que sejam abertos novos olhares para o nosso fazer cotidiano, assim como permitem contatos para continuidade dos trabalhos acadêmicos e realização de estágios, de visitas técnicas, de com pesquisas conjuntas que geram produção científica. Acreditamos que isso potencia a formação e qualificação dos profissionais envolvidos no PPGEC bem como aos egressos na continuidade do seu fazer acadêmico em suas respectivas instituições”, salienta a professora Helena Copetti Callai.
Nos dias 30 e 31 de outubro, a Unijuí recebeu a visita de duas turmas do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, da UFFS Campus Laranjeiras do Sul/PR. As turmas realizaram viagem de estudos para a região noroeste do Rio Grande do Sul. A viagem integrou temas e conteúdos dos componentes curriculares de História, Geografia e TCC I.
Durante a atividade visitaram também o Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, a catedral Angelopolitana e o Memorial da Coluna Prestes, na cidade de Santo Ângelo, e o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões.
Durante a visita na Unijuí os estudantes conversaram com o professor Walter Frantz sobre a importância do cooperativismo e a importância da economia de base primária no noroeste gaúcho. A conversa aconteceu no prédio do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí.
A viagem foi organizada pelos professores Líria Andrioli, Fábio Zeneratti, Fábio Pontarolo e Roberto A. Finatto. O professor Wagner Fiuza também participou da atividade. De acordo com a egressa da Unijuí, Líria: "É uma emoção retornar à Universidade que me acolheu e foi decisiva no meu processo formativo. A Unijuí está presente em todas as minhas ações, seja pela vida acadêmica ou pessoal. Hoje, trazer os alunos aqui e poder compartilhar com eles um pouco da minha história e do conhecimento proporcionado pela instituição, só reforça o caminho da pesquisa em educação popular e com os movimentos sociais".
O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí esteve representado pela Coordenação, Professores, Alunos, Egressos e Secretária na 39º Reunião Nacional da ANPEd, realizada na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ, no período de 18 a 24 de outubro.
A abertura contou com a palestra: Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências, pelo Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra/de Portugal.
A Coordenadora, Profª Eva Teresinha de Oliveira Boff, participou de reunião do FORPRED (Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação), nos dias 19 e 20/10, com intensa programação acerca das políticas da pós-graduação brasileira e avaliação quadrienal, pela CAPES. Os debates foram conduzidos pelo Coordenador da área de Educação, Prof. Dr. Robert Evan Verhine e Vice-Coordenador, Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza, sob a coordenação do Prof. Dr. João Batista Carvalho Nunes, coordenador do FORPRED. Também houve a participação da Profª. Drª. Andrea Barbosa Gouveia – Presidente da ANPED.
O professor José Pedro Boufleuer participou como coordenador do Grupo de Trabalho Filosofia da Educação, tendo a seu encargo a organização das sessões de apresentação de trabalhos e demais atividades do GT durante os dias da Reunião. O professor Boufleuer é sócio e participante da ANPEd há mais de 25 anos, tendo sido um dos propositores da criação do GT Filosofia da Educação em 1993.
A professora Maria Simone Schwengber apresentou o trabalho intitulado: O uso de hashtags no Instagram como nova política de produção da posição de mulheres como esportistas, no Grupo de Trabalho: Gênero, Sexualidade e Educação, de sua autoria e da orientanda Caterine Brachtvogel.
O pós-doutorando e coordenador do Minter e Dinter, pela Unibalsas, Fábio Roberto Pillatt, apresentou o trabalho com o tema: Quinze Anos de SINAES: Conquistas e Expectativas, no Grupo de Trabalho de Políticas de educação superior. Ele também lançou dois livros de sua autoria durante o evento, que são eles: O Sinaes e seus caminhos de regulação e de emancipação: o impacto do Sistema Nacional de Avaliação no desenvolvimento da educação superior brasileira; A Pesquisa e a Iniciação Científica no Sul do Maranhão.
A doutoranda do PPGEC, Sirlei Rigodanzo, participou do GT16, Educação e Comunicação, o qual teve o trabalho encomendado: Em Tempos de Bolhas, Robôs, Algoritmos e Notícias Falsas: Como resistir e existir na interface Educação e Comunicação? Segundo a doutoranda “ Foi uma semana intensa com diversos trabalhos apresentados e sistematizados no GT16 os quais perpassaram os eixos que englobam a educação e as tecnologias.
A professora Hedi Maria Luft e Profa. Inês Sostisso, egressa do mestrado em Educação nas Ciências, proferiram a palestra “Tempo é Vida”, dentro da Programação do III ENSEC (Encontro Nacional das(os) Secretárias(os) dos Programas de Pós-Graduação).
A Secretária do Programa, Carmen Antunes, participou do III Encontro Nacional das(os) Secretárias(os) dos Programas de Pós-Graduação – ENSEC, no período de 20 a 24/10. Dentre os palestrantes do III ENSEC, além das professoras Hedi e Inês, destacam-se: Profª. Drª. Andrea Barbosa Gouveia – Presidente da ANPED (UFPR); Prof. Dr. Lucidio Bianchetti (UFSC); Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza – Coordenador Adjunto da Área de Educação da CAPES (UFP); Prof. Dr. Robert Evan Verhine – Coordenador da Área de Educação da CAPES (UFBA); Prof. Dr. Marcos Marques de Oliveira – Vice-Coordenador PPG em Educação da UFF; Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG); Prof. Dr. João Batista Carvalho Nunes – Coordenador Nacional do FORPREd/ANPED (UECE); Silvia Adriana da Silva Soares – Secretária da Pós-Graduação da UNILASALLE; Daniela Leandro Eufrazio – Secretária PPGE/Unisul. Ainda, a Profª Drª Eva Boff, Coordenadora do PPGEC, palestrou para o ENSEC, com o tema: As dificuldades dos PPG's nota 3, 4 e 5 frente as mudanças de avaliação da CAPES. Para Carmen “ o evento foi enriquecedor, pois os palestrantes contribuíram com temas relevantes para a atuação das(os) secretárias(os), como: o processo de avaliação dos PPGEs, momento atual, desafios, perspectivas; organização dos tempos na Secretaria dos PPGEs; assinatura da minuta que oficializa a participação do ENSEC nos próximos eventos da ANPED; oficina do SUCUPIRA; socialização de dissertação que trata da atuação das(os) Secretárias(os) dos PPGEs; dentre outras reflexões e aprendizados que foi possível durante o evento, sobretudo, com a socialização das práticas de cada Programa, a partir da roda de conversas, com secretárias(os) de Programas de toda a região do Brasil. Carmen também apresentou durante o evento os dois projetos de extensão criados por ela e demais secretárias do PPGEC, com apoio da Coordenação e coordenados por bolsistas CAPEs, CNPq, FAPERGS e UNIJUÍ, que dão visibilidade às produções dos discentes e egressos do Programa. A Secretária Carmen Antunes também integra a Comissão Organizadora do III ENSEC.
No dia 17 de outubro de 2019 aconteceu o “Seminário de Pensamento Computacional no Ensino Básico”, realizado no Centro de Eventos da Unijuí. Foi ministrado por Christian Puhlmann Brackmann, professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) na área da Computação, onde ocupa atualmente a função de Diretor de Tecnologia da Informação.
No turno da manhã o professor falou sobre o assunto principal, discorrendo inicialmente sobre seus estudos a respeito do Pensamento Computacional na Educação Básica de forma “desplugada”. Em seguida, explicou a relevância do tema e falou sobre sua pesquisa de doutorado. Também enfatizou seu trabalho e apoio às redes de ensino e escolas que considerem incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares, visando práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas à tecnologia e à computação.
Na parte da tarde, o professor desenvolveu a oficina de “Pensamento Computacional Desplugado”, através de uma série de atividades e jogos elaborados por ele. Conduziu os participantes a compreenderem sua proposta de desenvolvimento desta “forma de pensar”, sem a utilização de computadores.
Em conjunto com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o professor participou da elaboração da proposta pioneira de inclusão do Pensamento Computacional no currículo nacional junto ao Ministério da Educação (MEC), em 2015. Atualmente, é mantenedor do site www.computacional.com.br e executa projetos de pesquisa e extensão para desenvolvimento de material didático, disseminação e sensibilização do Pensamento Computacional com professores e gestores da rede de educação a nível regional, estadual, nacional e internacional no segmento público e privado. Recentemente, seu projeto foi reconhecido a nível nacional através do programa: Como Será?, da Rede Globo de Televisão (https://youtu.be/Bxg8QC93joo). Ele também é membro do CSTA (Computer Science Teacher Association).
O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, sendo coordenado pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Docente do PPGEC, Fernando Jaime González, bem como pela Coordenadora do PPGEC, Eva Teresinha Boff. Mestrandos, doutorandos, professores da UNIJUÍ e da Unibalsas (Maranhão - Minter e Dinter) participaram do seminário.
O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado - tem como objetivo desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação, que contribuam para a formação de educadores. O Curso visa ainda o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar, buscando investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas.
O projeto procura contemplar graduados em ensino superior, para o curso de Mestrado, e mestres, para o curso de Doutorado, todos com interesse na área de Educação. Maristela de Moraes, pós-doutoranda em Educação nas Ciências, descreve a sua experiência com o Programa: “o que mais me marcou aqui é ter a consciência de que um pesquisador precisa sim levar em consideração que a sua pesquisa tem que ter um cunho social. Nesse sentido, eu ressalto que o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências teve uma contribuição muito grande na minha formação e me fez entender que ser pesquisador é levar em consideração o mundo da vida”.
As inscrições para o Programa vão até o dia 18 de novembro e podem ser feitas pelo Portal da Unijuí.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promove, neste mês de outubro, mais um Seminário Temático, intitulado “Pensamento Computacional na Educação Básica”, que acontece nesta quinta-feira, 17 de outubro, com início às 8h30min, no Centro de Eventos do Campus Ijuí.
Ele será ministrado pelo professor Dr. Christian Puhlmann Brackmann, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. O objetivo é explicar ao público a importância da computação nas salas de aula, exercitar o pensamento computacional através de atividades, o estado da arte da adoção do PC e exemplos e abordagens em salas de aula.
As inscrições podem ser feitas na Secretária de Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br informando o nome completo e a opção pelo atestado. O atestado será emitido mediante o pagamento de R$10,00 e poderá ser pago somente no dia e local do seminário.
No dia 09 de outubro o Programa já havia realizado Seminário Temático, intitulado “Thematic Seminar in Education: technology, interculturality, and internationalization”, que teve duas abordagens principais: "Education and Technologies" e "Interculturality and internationalization at Higher Education Institutions". Esse seminário temático tem como objetivo aumentar a conscientização dos participantes sobre a variedade de possíveis contextos em que a tecnologia educacional pode ser usada no ambiente universitário, além de ferramentas e atividades que podem ser usadas para aprimorar o ensino com tecnologia. A atividade foi realizada pelo professor Dr. Jarosław Krajka, da Universidade Maria Curie-Sklodowska, da Polônia, instituição de ensino que possui uma intensa relação acadêmica com a Unijuí.
No dia 2 de outubro de 2019 a professora da Unijuí e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências, Daniela Zeni Dreher, ministrou a oficina “A pesquisa pelo método de revisão integrativa”, realizada no Mini Auditório do PPGEC. A atividade abre um conjunto de oficinas que abordam questões metodológicas de pesquisa e que serão desenvolvidas durante o segundo semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020 no PPGEC- Unijuí, abertas a todos os interessados do PPGEC. A oficina contou com a coordenação da professora Helena Copetti Callai (Coordenadora do Grupo de Pesquisa EMGSC) e das Pós-doutorandas Maristela Maria de Moraes e Cláudia Ilgenfritz Toso.
Na oportunidade, a doutoranda Daniela mostrou os caminhos percorridos para a escrita de um artigo científico que constitui parte da sua tese, com base na metodologia de revisão integrativa muito utilizada nas pesquisas desenvolvidas na área da saúde, mas que também pode ser usada por outras áreas do conhecimento.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promove, neste mês de outubro, dois Seminários Temáticos, sendo que o primeiro terá como tema “Educação: Tecnologia, Interculturalidade e Internacionalização”, e acontecerá na quarta-feira, dia 09 de outubro, com início às 9h30. Será ministrado pelo professor Dr. Jaroslaw Krajka, da Universidade Maria Curie-Skłodowska, da Polônia. Esse seminário temático tem como objetivo aumentar a conscientização dos participantes sobre a variedade de possíveis contextos em que a tecnologia educacional pode ser usada no ambiente universitário, além de ferramentas e atividades que podem ser usadas para aprimorar o ensino com tecnologia.
O segundo seminário, intitulado “Pensamento Computacional na Educação Básica”, acontece no dia 17 de outubro, com início às 8h30. Ele será ministrado pelo professor Dr. Christian Puhlmann Brackmann, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. O objetivo é explicar ao público a importância da computação nas salas de aula, exercitar o pensamento computacional por meio de atividades, o estado da arte da adoção do PC e exemplos e abordagens em salas de aula.
Os Seminários acontecerão nos turnos manhã e tarde, ambos no Centro de Eventos do Campus Ijuí. A participação valerá um crédito, desde que o estudante tenha 100% de frequência em ambos. As inscrições poderão ser feitas na Secretária de Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br, informando o nome completo e a opção pelo atestado. O atestado será emitido mediante o pagamento de R$10,00 e poderá ser pago somente no dia e local do seminário.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí – Mestrado e Doutorado – publicou edital para novo processo seletivo. A partir de segunda-feira, 02, estarão abertas as inscrições para candidatos interessados em uma das 25 vagas do curso de Mestrado ou das 12 vagas do curso de Doutorado.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí é credenciado pela Capes/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico, e desde 2009, para oferta de Doutorado. O Programa conquistou nota 5 na última avaliação quadrienal (2013-2016), o que mostra o reconhecimento da qualidade do PPGEC na formação de docentes e no desenvolvimento da pesquisa.
O Programa trabalha com três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação; Educação popular em movimentos e organizações sociais.
O edital do processo seletivo está disponível na página do Programa, no Portal da Unijuí. Os interessados terão até o dia 18 de novembro para se inscrever.
Na noite do dia 19 de agosto de 2019, o Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências marcou presença na Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen. Estiveram presentes estudantes do mestrado, doutorado e pós-doutorado, acompanhados das professoras Dra. Eva Teresinha de Oliveira Boff e Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo.
O evento realizado em parceria entre o PPGEC da Unijuí, PPGEDU da URI e PPGEdu da UPF teve como palestrante o Professor Dr. Ângelo Ricardo de Souza, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e Coordenador Adjunto da Área de Educação na CAPES.
O Dr. Ângelo em sua fala intitulada “Pós-graduação em Educação no Brasil: cenários, desafios e perspectivas” trouxe um panorama sobre a pós-graduação no país, destacando sobre a importância de priorizar o ensino e aprendizagem. Nesse contexto, enumerou os desafios para os programas de pós-graduação, os quais são sintetizados em: qualidade, futuro, inovação, internacionalização e impactos acadêmicos e sociais.
Além disso, o professor discorreu sobre os novos critérios de avaliação dos PPGs pela CAPES e a distribuição de recursos no cenário atual. Por fim, considerou a importância da produção científica, a qual deve ser compreendida em termos qualitativos e não quantitativos, enfatizando a importância da articulação entre a temática pesquisada pelos docentes e as pesquisas científicas propostas pelos discentes.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.