Vestibular - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Curso de Administração promove Momento Empreendedor em Ijuí

               

Do dia 07 ao dia 11 de maio, o Curso de Administração do Campus Ijuí promove o Momento Empreendedor, a Semana Acadêmica do Curso, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. O evento pretende discutir temáticas de interesse comum, com o objetivo de estimular uma cultura empreendedora.

O evento também marcará o pré-lançamento do Desafio Empreendedor – Edição DACEC Ijuí 2018. Inscrições de estudantes, comunidade, empresários e professores podem ser feitas na página do evento.

Programação

- 07/05/2018 - Segunda-feira

19h30min – Empreender para Crescer

            - Case O Boticário: empreendedorismo e franchising

            - Criatividade, empreendedorismo e gestão de carreira, com Giancarlo Dari Bottega

- 08/05/2018 - Terça-feira

19h30min – Oficinas

            - Marketing Pessoal, com Luciano Zamberlan

            - Marketing Digital, com Márcia Almeida

            - Mercado de Capitais, com Daniel Baggio

            - Desenvolvimento Pessoal, com Daniel Pottker 

- 09/05/2018 – Quarta-feira

19h30min – XVI CIDEAD

            - Administração no Ecossistema de Inovação, com Carlos Eduardo de Souza Aranha

Mediação: Luciano Zamberlan; Debatedores: Cledison Eduardo Fritzen e Andrei Cossetin

- 10/05/2018 – Quinta-feira

19h30min – Pré-lançamento do Desafio Empreendedor – Edição DACEC Ijuí 2018

- Palestra: Oportunidades e Desafios para transformar conhecimento em negócios inovadores, com Fernando José Stank (Mestre em Administração; Gestor do Parque Científico e Tecnológico da UNISC e Gerente da Incubadora Tecnológica da UNISC)

- Case: Plataforma Gorila: uma tecnologia para gestão da satisfação de clientes e colaboradores em tempo real, com Lucas Hansel (diretor comercial da empresa Elede Mobile)

Mediação: Prof. Dr. Jorge Oneide Sausen 

- 11/05/2018 – Sexta-feira

19h30min – Workshop sobre Criatividade e Inovação, com Márcia Almeida


Empreendedorismo e Inovação no Momento Empreendedor do Campus Panambi

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional por meio do fortalecimento da interação entre universidade, governo, meio empresarial e comunidade, o Curso de Administração da Unijuí - Campus Panambi promove o Momento Empreendedor, que vai ocorrer de 07 a 09 de maio no Auditório do Campus.

O evento pretende discutir diversas temáticas de interesse comum, com o objetivo de estimular o estabelecimento de uma cultura empreendedora. Na programação do Momento Empreendedor também haverá a discussão de assuntos como a Inclusão de PcDs no Mercado de Trabalho, Planejamento, estratégias e marketing e Responsabilidade Social Corporativa.

As inscrições para o evento estão disponíveis no link do evento, no Portal da Unijuí.

 

 


Estudantes do curso de Administração participam de encontro internacional

Um grupo de estudantes participou do 2º Encontro de Estudantes, nos dias 20 e 21 de abril, integrando o Programa de formação de Jovens Rurais para o Desenvolvimento Cooperativo e a Sustentabilidade. O Evento aconteceu na cidade de San Vicente, Misiones, Argentina, promovido pelo Instituto Missioneiro de Ensino Superior (IMES). 

O Evento contou com a presença dos estudantes do Curso de Administração Vitor Deves, Fernando Baú e Gelson Holz.  A participação destes acadêmicos contou com o apoio de entidades externas, pois estão participando ativamente com projeto na Incubadora Tecnológica da UNIJUÍ (CRIATEC). O estudante Vitor Deves está realizando o Trabalho de Conclusão de Curso sobre as perspectivas da sucessão familiar na agricultura no âmbito do cooperativismo, dessa forma a participação do encontro foi fundamental para seu estudo.

Também participaram do encontro o professor Daniel Rubens Cenci, da UNIJUÍ e o Jovem Rural Empreendedor Vanderlei Lermen. Ambos apresentaram experiências e relatos de casos positivos de aprendizagem nesta região.

Para o professor do curso de Administração, Pedro Luís Büttenbender, um dos co-organizadores do encontro, "estes espaços de integração são motivados no âmbito da rede internacional de cooperação entre Universidades - Rede CIDIR, e se constitui em espaço de intercâmbio cultural, tecnológico, cooperativo e cultural, resultado em aprendizagem adicional para os envolvidos, promovendo o desenvolvimento territorial fronteiriço de forma mais cooperativa e fazendo cada vez mais nossa a integração".

Para os próximos meses novos encontros de integração deverão acontecer. A viagem e intercâmbio internacional de Administração e cooperativismo será a próximo encontro, que acontecerá de 21 a 23 de junho para o Paraguai e a Argentina. 


Egresso do Curso de Administração realiza bate papo com estudantes da UNIJUÍ

 

Na noite de segunda-feira, dia 12, o Curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, recebeu o egresso e agora Mestre, Bruno Nonnemacher Büttenbender, para uma exposição sobre sua trajetória de acadêmico durante o Curso de Administração e a importância do Curso para as suas novas conquistas.

Ao fazer a sua fala aos estudantes, Bruno ressaltou as diversas oportunidades que o curso proporcionou, destacando a atuação como Bolsista de Iniciação Científica, o intercâmbio acadêmico Internacional realizado na Austrália em 2012, a participação em eventos acadêmicos, publicações e outros. Enfatizou as oportunidades que a Universidade abre e que cabe aos acadêmicos se envolver e participar ativamente, perseguindo os seus objetivos. No evento, que teve a presença também do Coordenador do Curso de Administração, professor Luciano Zamberlan, houveram várias interações com perguntas e depoimentos orientadores.

Bruno foi aprovado para o Doutorado na Univates no final de 2017, defendeu sua dissertação de mestrado no mês de fevereiro, o tema de pesquisa tratou sobre: “A pegada hídrica azul na criação de bovinos de leite: Um estudo comparativo de dois sistemas de produção”. O estudo toma por base a produção de Leite nas regiões Fronteira Noroeste e do Vale do Taquari.

No final, Bruno recebeu uma lembrança da UNIJUÍ, entregue pelo professor Luciano Zamberlan e a estudante Leidi Dacieli da Luz.


Egressa de Administração compartilha experiências em eventos

                        

Nos dias 26 e 27 de fevereiro o curso de Administração no Campus Ijuí teve a honra de receber a egressa Narjara Costa para compartilhar suas experiências e sua trajetória profissional em dois eventos, organizados pelo Laboratório de Gestão. Na segunda-feira, 26, ela ministrou o Workshop “Start Canadá!”, com o tema “Empreendedorismo e carreira no Canadá”. Narjara é graduada em Administração e especialista em Gestão de Pessoas pela Unijuí, também é especialista em Psicologia do Trabalho e possui diversas certificações em Coaching. Atualmente ela reside em Vancouver, no Canadá, onde atua como Career Coach (coaching de carreira) e é proprietária da Start Canada, onde atua como consultora de carreira e adaptação no exterior. No workshop ela abordou aspectos gerais e curiosidades sobre o Canadá, bem como apresentou o funcionamento do mercado de trabalho e os procedimentos para tornar-se um empreendedor no país.

Já na terça-feira, 27, Narjara participou da aula da disciplina de Administração Empreendedora, que neste semestre está sendo conduzida pela professora Fernanda Pasqualini. A disciplina de Administração Empreendedora é responsável por apresentar aos calouros o curso e a Universidade, apoiada na temática do empreendedorismo e das competências do Administrador. Nesse sentido, Narjara conduziu um bate-papo sobre o tema “Conhecimentos, habilidades e atitudes do empreendedor e Administrador”, compartilhando com os acadêmicos a sua trajetória enquanto estudante e profissional. Foi uma aula diferenciada e muito produtiva, onde os acadêmicos calouros puderam ter um primeiro contato com algumas ferramentas como a matriz SWOT e planejamento 5W2H norteados pelas competências fundamentais a serem desenvolvidas pelo Administrador.

Momentos como estes são de grande importância para o desenvolvimento do perfil empreendedor dos acadêmicos. Conhecer e compartilhar experiências é a melhor forma de visualizar como é a realidade do mercado de trabalho e como podemos agir para nos adaptarmos a essa realidade.


Egresso de Administração ganha prêmio estadual

                

O egresso do curso de Administração da Unijuí, Luís Fernando Irgang, recebeu do Conselho Regional de Administração (CRA) o prêmio Astor Roca de Barcellos, pelo Trabalho de Conclusão de Curso. Intitulado "Práticas de Gestão de Pessoas: um Estudo a partir da Inclusão de Pessoas com Deficiências na Unimed Noroeste/RS", ele foi orientado pela professora Me. Adriane Fabrício.

Ao receber o prêmio Luís Fernando fez um agradecimento: "comecei minha carreira como artista de rua. No momento que eu precisei agregar mais pessoas e ajudá-las a conquistar seu sonho e seu trabalho, eu me descobri como líder e resolvi mudar para a Administração e não me arrependo. Durante minha trajetória, em uma das apresentações de rua, eu fui convidado para participar de um filme sobre a inclusão com pessoas de deficiência chamado Cromossomo 21. A partir dessa experiência, resolvi estudar a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações, pois aí eu poderia estar fazendo a diferença na vida dessas pessoas. É o nosso papel como Administrador gerar a inclusão em todos os sentidos nas empresas que estamos gerindo." 

"Quero parabenizar o egresso e amigo não só pelo melhor trabalho de conclusão de curso, mas pelo apoio incansável à causa das PCD'S. A ti Luís meu reconhecimento e agradecimento pela caminhada”, parabenizou a professora Adriane Fabrício.

O Prêmio instituído em 2012, tem por finalidade precípua a divulgação e a valorização dos estudos realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. Nesta edição, os outros ganhadores foram:

2º LUGAR: “Os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos nos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul” | Autor: Juliana Baum Vivian | Orientador Prof. Dr. Davide Carbonai | Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

3º LUGAR: “Loja franqueada e/ou loja própria: análise comparativa a partir do acesso aos recursos e do desempenho das empresas” | Autor: Maurício Figueiredo | Orientador: Prof. Dr. Claudionor Guedes Laimer | Faculdade Meridional – IMED


Indústria Metalúrgica e Energias Renováveis acolhe o Curso de Administração da UNIJUÍ

 

A empresa FRATELLI - Indústria Metalúrgica e Energias Renováveis, recebeu o Curso de Administração da UNIJUÍ, no dia 22 de novembro, através de visita técnica, com uma aula de práticas na administração voltadas a consultoria na gestão, inovação e empreendedorismo, proposta da Disciplina de Consultoria Organizacional, ministrada pelo professor, Pedro Luís Büttenbender.

A Empresa FRATELLI, liderada pelo empreendedor e inovador, Moacir Locatelli, a mais de 30 anos, atua com pesquisa, desenvolvimento, projetos e fabricação de soluções para a geração de energias eólica e solar, além da produção industrial de vários outros produtos e componentes. Possui um conjunto de produtos finais, a FRATELLI é também fornecedora sistemista de componentes industriais para outras empresas, destacando Agco, John Deere, entre outras.

Para o professor do Curso de Administração, Pedro Luís Büttenbender, “a visita técnica integrada a sala de aula, gera um ambiente fértil para a aprendizagem e o desenvolvimento das competências do Administrador, destacando as mais requeridas para gerar soluções na consultoria, na inovação, na gestão e no empreendedorismo. O curso de administração da UNIJUÍ forma profissionais com perfil e capacidade de empreender e inovar, garantindo melhores perspectivas futuras de trabalho, renda e de sucesso profissional”.

A FRATELLI também é pioneira no desenvolvimento de tecnologias e fabricação de aerogeradores, atendendo ao mercado nacional e internacional. Atualmente, a empresa possui três setores fabris distintos, que juntos empregam em média 80 funcionários:
1) A produção em série de componentes para equipamentos destinados a área agrícola para todas as plantas das maiores multinacionais instaladas no Brasil;
2) O fornecimento de esquadrias e materiais em aço e alumínio para a construção civil;
3) Soluções em energias renováveis, com uma linha própria de geradores eólicos de pequeno porte totalmente desenvolvidos pela equipe técnica interna, aliados à instalação de painéis solares fotovoltaicos, tanto para residências e condomínios como para empresas.







 


Workshop aborda tema sobre “Reforma Trabalhista e Gestão de Pessoas”

Na segunda-feira, dia 20, foi realizado um Workshop sobre a “Reforma Trabalhista e a Gestão de Pessoas nas Organizações”, promovido pela Disciplina de Práticas Organizacionais do curso de Administração, com apoio do Laboratório de Gestão, Diretório Acadêmico da Administração e do curso de Administração da UNIJUÍ.

O objetivo do painel foi oportunizar para o público a exposição, debates e aprendizagens de forma mais ampla e aprofundada, sobre o tema da reforma trabalhista em curso no Brasil. E ainda aprimorar os conhecimentos sobre a produção, as relações de trabalho nacionais e internacionais, principais mudanças, impactos, consequências e novas competências requeridas para a gestão de pessoas nas organizações.

Os painelistas que participaram do evento foram Eugen Irio Schwambach - Administrador, Contabilista e Diretor do Escritório Contabilidade Contabase. José Luis Bressam - Administrador, Gerente da Coordenadoria de Recursos Humanos da Fidene/UNIJUÍ. E Pedro Luís Büttenbender - Administrador, Professor do Curso de Administração - Dacec/UNIJUÍ.

 


Estudante do curso de Administração e incubado da Criatec participa de Congresso no Paraguai

O Estudante do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa e empreendedor da Control Tickets, empresa incubada na Criatec Santa Rosa, Vitor Deves, participou do IV Congreso de Contabilidad, Marketing y Empresa e IV Expo Empreendedores, nos dias 10 e 11 de novembro, no Campus Urbano de La Universidad Autónoma de Encarnación, no Paraguai.

Na IV Expo Empreendedores que aconteceu no pátio central Campus Urbano – UNAE foram apresentados os cinco projetos de empreendedorismo finalistas e logo após conhecidos e premiados os vencedores.

Também fazendo parte do IV Congreso de Contabilidad, Marketing y Empresa, em uma atividade de capacitação voltada a docentes e empresários, o acadêmico acompanhou o professor do Curso de Administração da UNIJUÍ, Pedro Luís Büttenbender que foi um dos painelistas do congresso.

Vitor teve a oportunidade de contar aos participantes do congresso, a experiência de estar empreendendo e estar inserido em uma incubadora de empresas, no caso da Criatec, assim como as possibilidades que se tem na universidade de se empreender, destacando como surgiu a ideia e a trajetória da empresa.

Para Vitor, “esta foi uma oportunidade excelente de conhecer novas experiências, ainda mais em um evento internacional e da importância que se tem este congresso na La Universidad Autónoma de Encarnación. Interagir com outros acadêmicos que estão iniciando e buscando empreender é fantástico, além de conhecer a incubadora e toda a estrutura da Universidade, será possível levar várias ideias e novos conhecimentos para aplicar na empresa e também na graduação”, ressalta o estudante.

 

 


Estudantes do curso de Administração realizam visitas técnicas em empresas de Santa Rosa

Os estudantes do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, acompanhados do professor do curso, Pedro Büttenbender e do Analista do Laboratório de Gestão, Lucas Escher, visitaram na última segunda-feira, dia 23, as empresas Botolli & Cia Ltda - Concessionária Volkswagen e Via Passos – Concessionária Honda.

Na empresa Botolli os acadêmicos foram recebidos pelos gerentes, Marcelo Lermen, Jeferson Dias e Edson Luis Maicá. Na oportunidade receberem explicações referentes ao surgimento da empresa, o processo de ampliação e consolidação no mercado.

Marcelo, gerente de vendas, comentou sobre a experiência de ter uma concessionária Wolkswagen, de como a empresa precisa agir, e o processo de vendas que é realizado. Jeferson, gerente e consultor de pós-vendas, explicou sobre a área de serviços da empresa, a qualidade, o padrão adotado nos atendimentos e quais são as estratégias de pós-vendas. O gerente e consultor de peças, Edson, detalhou o setor de peças e acessórios da empresa e o seu gerenciamento. Também, a estudante do curso de Administração, Maiara Rodrigues, colaboradora da empresa, comentou sobre a sua função e da experiência em trabalhar na respectiva organização.

Na sequência a turma visitou a concessionária da Honda, a empresa Via Passos, que foi recebida pelo gerente e estudante do curso de administração, Airton Petri e sua equipe. A empresa foi apresentada aos estudantes e eles puderam conhecer um pouco mais da sua inserção no mercado, a história, os desafios e a experiência de ser uma concessionária. Também, os acadêmicos visitaram o setor de oficina e peças, e alguns projetos de expansão da empresa.

Para o professor Pedro, o objetivo das visitas foi, “oportunizar uma interação com as práticas organizacionais de empresas, através da visita física, contribuindo com os objetivos, os processos de ensino-aprendizagem e todo o planejamento da disciplina”, finaliza.

 


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.