Vestibular - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Egressos de Administração recebem premiação do Conselho Regional por trabalhos de conclusão de curso

                  

Em cerimônia realizada em Porto Alegre, Rogério Hansen, egresso do curso de Administração da Unijuí, recebeu o Prêmio Astor Rocca de Barcellos, reconhecimento do Conselho Regional de Administração do RS como melhor trabalho de conclusão de curso na área em 2018. Ele conquistou a honraria, divulgada na última semana, pelo trabalho “Inteligência Emocional e Engajamento no Ambiente de Trabalho: Um Estudo Empírico a partir de Gestores e Equipes”, orientado pela professora Adriane Fabrício. 

Rogério, que também atua na Coordenadoria de Marketing da Unijuí, avaliou a premiação. “Receber este prêmio é consequência de todo o esforço da Universidade e seus professores em elevar o nível de qualidade no ensino, formando profissionais diferenciados e de destaque em seus campos de atuação. Espero que meu trabalho consiga ir além desta premiação e servir como referência e inspiração para novas pesquisas na área", observa.

Nesta edição, o curso também conquistou o terceiro lugar, por Alessandra Cristina Cimarosti, com o trabalho “Síndrome de Burnout: Um estudo com trabalhadores estudantes do ensino superior do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, também com a orientação da professora Adriane. A professora Fernanda Pasqualini, professora e coordenadora do curso de Administração do campus Ijuí e Panambi, e Luciano Zamberlan, professor e coordenador do curso de Administração do campus Santa Rosa e Três Passos, receberam o prêmio, entregue na noite de segunda-feira, dia 26, em nome da estudante. Para Zamberlan, o prêmio “é uma forma de valorizar o processo de aprendizado na área da Administração”.

O Curso de Administração já recebeu esse reconhecimento pela 5ª vez desde a primeira edição do Prêmio, instituído em 2011 com a finalidade de divulgar e valorizar os estudos realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. 


Melhor Trabalho de Conclusão dos cursos de Administração do Estado é da Unijuí

                 

O curso da Administração da Unijuí novamente conquistou o primeiro lugar no Prêmio Astor Roca de Barcellos, concedido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, que reconhece o melhor Trabalho de Conclusão de Curso do estado. O egresso Rogério Hansen conquistou a honraria, divulgada na última semana, pelo trabalho “Inteligência Emocional e Engajamento no Ambiente de Trabalho: Um Estudo Empírico a partir de Gestores e Equipes”, orientado pela professora Adriane Fabrício. 

“Foram meses de dedicação, os quais contei com ajuda de muita gente, em especial da minha orientadora, que desde o início encarou o desafio de realizar algo totalmente acima dos padrões e fora da caixa”, avalia o vencedor, que também atua na Coordenadoria de Marketing da Unijuí. 

Nesta edição, o curso também conquistou o terceiro lugar, por Alessandra Cristina Cimarosti, com o trabalho “Síndrome de Burnout: Um estudo com trabalhadores estudantes do ensino superior do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, também com a orientação da professora Adriane. Alessandra já havia recebido outras premiações em sua formatura, em setembro de 2017, sendo elas o troféu Destaque Acadêmico, também concedido pelo CRA-RS, que premia o acadêmico com a melhor média das notas do curso, e o Prêmio Incentivo à Excelência na formação do profissional em Administração, categoria Bronze, concedido pelo Curso de Administração da Unijuí. Ambos os trabalhos premiados estiveram sob orientação da professora Adriane Fabrício. 

O Curso de Administração já recebeu esse reconhecimento pela 5ª vez desde a primeira edição do Prêmio, instituído em 2011 com a finalidade de divulgar e valorizar os estudos realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. 

Confira 

- 2014 – Tamires Elisa Bieger (1º lugar)

- 2015 – Naiara Walter Pieper (3º lugar)

- 2016 – Caroline da Rosa (1º lugar)

- 2017 – Luís Fernando Irgang dos Santos (1º lugar)

- 2018 – Rogério Hansen (1º lugar) e Alessandra Cristina Cimarosti (3º lugar)


Curso de Administração comemora o Dia do Administrador

Dia 9 de setembro comemora-se o Dia do Administrador. Para comemorar essa data, o curso de Administração da Unijuí realiza um evento que reúne em um dia estudantes e professores dos Campus de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Este ano a 3ª edição do EMEAd - Encontro Multicampi dos Estudantes de Administração da Unijuí, foi sediado pelo curso de Administração do Campus Panambi. 

Como o próprio nome já diz, comemorar é trazer a lembrança (memorar - memória) junto. Foi pensando nisso que se formatou um evento diferente buscando apresentar aos estudantes um pouco da essência de Panambi conhecida como a cidade das máquinas e importante polo metalmecânico do país, ao mesmo tempo que se confraternizou e comemorou entre estudantes e professores.

A partir da interação Universidade-Empresa, o 3° EMEAd ocorreu em parceria com a Bruning Tecnometal. A empresa, recebeu de portas abertas no dia 4 de setembro mais de cem estudantes de graduação em Administração vindo dos Campus de Panambi, Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, os Pró-Reitores dos Campus de Panambi e Santa Rosa, professor Nelson Thesing e professor Ariosto Sparemberger, respectivamente, além de professores e técnicos relacionados ao curso de Administração da Unijuí. 

Na fala dos funcionários, Rafaela Sorensen Albrecht, Thiago Paese Savaris e Giulia de Abreu Bonaccorsi, a Bruning encantou a todos com excelentes falas sobre o histórico de crescimento e adaptação da empresa, a importância do planejamento e gestão da carreira e sobre o programa de Gestão de Pessoas MOVA, bem como programas de estágios e trainees. Seguiu com visitas guiadas às fábricas, em que os estudantes de Administração que também são funcionários da Bruning, explicaram e apresentaram todo o processo produtivo da empresa aos visitantes. Foi um momento importante onde os estudantes puderem ver ao vivo o que estudam em sala de aula, agregando muito conhecimento. Para finalizar foi servido um delicioso jantar embalado ao som e luz do Andrei Magnanti.

Foram momentos especiais de aprendizado e comemoração, que com certeza ficarão marcados na memória de quem esteve presente.

A Comissão Organizadora do evento agradece de modo especial o Gestor de Pessoas da Bruning e professor do curso de Administração, Daniel Pottker, que acreditou na ideia e viabilizou o evento na empresa.

 

Comissão Organizadora do 3° EMEAd:

Coordenação do Curso de Administração Ijuí e Panambi: Professora Fernanda Pasqualini

Coordenação do Curso de Administração Santa Rosa e Três Passos: Luciano Zamberlan

Técnica do Laboratório de Gestão Ijuí e Panambi: Aline Leite

Graduandos em Administração:

Caroline Almeida

Cassia Plegge 

Daniela Cruz

Eliane de Souza

Jéssica Gausmann

Monique Correa

Nestor Pautz

Ricardo Hartmann

 


Estudantes de Administração participam de palestra sobre empreendedorismo

Os estudantes da disciplina Administração Empreendedora, do primeiro semestre do curso de Administração, participaram de palestras sobre empreendedorismo ministrada pelos empresários e egressos da Unijuí Suzana Leindecker Vieira e Marcelus Vieira.

Suzana Leindecker Vieira e Marcelus Vieira contaram as suas trajetórias empreendedoras à frente da loja Incognita e da agência de viagem Al Mondo!, respectivamente.

Suzana falou sobre a Incognita, loja diferenciada multimarcas. Dentro da temática, destacou a necessidade de inovação e de estar de olho nas tendências de mercado. Ela destacou que mesmo com anos de experiência no ramo é preciso saber aprender, desaprender e reaprender.  Segundo Suzana, a inspiração é nas “top”, mas que observa tudo a sua volta como fonte de ideias e inspiração para a loja.

A Al Mondo Turismo Gastronômico foi apresentada pelo chef Marcelus.  A agência nasceu da ideia que surgiu em um jantar entre amigos, unindo as paixões de cada um. Hoje,  a Al Mondo atende pessoas de todo o país e se destaca no turismo de luxo. Marcelus destaca que a partir da ideia houve muito estudo, planejamento e preparação para o negócio.

“Pode se dizer que a Al Mondo mistura algumas das melhores coisas da vida: o prazer da boa mesa, uma viagem dos sonhos, um tratamento pessoal e diferenciado, com total liberdade e privacidade para fazer o que tiver vontade”, comenta.  Com isso em mente, a Al Mondo escolhe casas em países como a Itália, França, Espanha, e reúne pessoas para compartilhar uma semana incrível.

De acordo com a professora Fernanda Pasqualini, que ministra a disciplina, os estudantes foram presenteados com histórias e experiências inspiradoras que são da cidade de Ijuí e hoje estão “al mondo”.


Criatividade e Inovação norteiam Momento Empreendedor do Campus Santa Rosa

A Semana Acadêmica do Curso de Administração da UNIJUÍ teve a sua abertura na noite de segunda-feira, dia 11, no Campus Santa Rosa. O evento denominado Momento Empreendedor, tem o foco nessa edição voltado para os processos de Criatividade e Inovação.

A programação da primeira noite contou com a oficina “O processo de desenvolvimento de novos produtos”, ministrada pelo Coordenador do curso de Administração, Professor Luciano Zamberlan, onde ficou evidenciado os aspectos da criatividade e inovação para o empreendedorismo, destacando as tendências na criação de novos produtos e as mudanças que a tecnologia está gerando.

Durante a noite também foi apresentado aos participantes, as equipes vencedoras do Desafio Empreendedor, que aconteceu no último sábado. As equipes tiveram a oportunidade de relatar aos estudantes, a experiência de participar do evento, destacando a solução encontrada para o desafio.

De acordo com o professor Luciano, o Momento Empreendedor foi criado com o objetivo de debater temas relacionados ao empreendedorismo. “Durante o evento são destacadas experiências de pessoas que já vivenciaram a oportunidade de abrir um negócio, de gerar uma ideia nova e colocar em prática. Causando assim, um compartilhamento de experiências, buscando novas alternativas e vislumbrar a possibilidade dos nossos estudantes empreenderem”, destaca o Coordenado do Curso de Administração.

As atividades seguem amanhã, quarta-feira, com a temática, “O comércio tradicional na era digital”, onde serão discutidos os desafios do varejo físico diante do comércio eletrônico. E no dia 14 de junho, quinta-feira, “Experiências Empreendedoras” estará marcando a última noite de evento, por meio das trajetórias, oportunidades e desafios para abertura e manutenção de um negócio.


Curso de Administração promove Momento Empreendedor no Campus Santa Rosa

A Criatividade e a Inovação serão os pilares do Momento Empreendedor promovido pelo curso de Administração da UNIJUÍ, na próxima semana. A Semana Acadêmica será realizada nos dias 11, 13 e 14 de junho, no Espaço Coworking e Miniauditórios, no Campus Santa Rosa.

A programação contemplará na segunda-feira, dia 11 de junho, duas oficinas. A Oficina, “O processo de desenvolvimento de novos produtos”, onde será evidenciando aos participantes a criatividade e inovação para o empreendedorismo. Já a oficina, “Como marcar? ”, estará trabalhando etapas necessárias para a criação de uma marca.

Na quarta-feira, dia 13 de junho, a temática abordada será sobre: “O comércio tradicional na era digital”, onde serão discutidos os desafios do varejo físico diante do comércio eletrônico. E no dia 14 de junho, quinta-feira, “Experiências Empreendedoras” estará marcando a última noite de evento, por meio das trajetórias, oportunidades e desafios para abertura e manutenção de um negócio.

As inscrições poderão ser realizadas no Portal da UNIJUÍ


Campus Três Passos realiza o Momento Empreendedor

              

Com o objetivo de discutir negócios, ética, família, profissão, o curso de Administração da Unijuí – Campus Três Passos, realizou, nesta semana, o Momento Empreendedor 2018. Os estudantes conferiram uma programação de três dias, iniciada na noite da última terça-feira, dia 22 e que se estendeu até a noite da última quinta-feira, dia 24.

Na primeira noite de evento, a palestra tratou sobre “Ética na Profissão”, com o palestrante Ivo Borati, gerente administrativo e financeiro da Ceriluz. Na segunda noite, o público pode conferir a fala “Brasil: um país de poucos”, realizada pelo professor Dejalma Cremonese – UFSM. E, para encerrar a programação deste Momento Empreendedor, o tema da quinta-feira foi “Negócios de Família”, com os painelistas: Pe. Rudinei da Rosa e Pr. Rodrigo Glinke.

O Momento Empreendedor foi uma realização do curso de Administração e do Laboratório de Gestão da Unijuí – Campus Três Passos.


Estudantes de Administração visitam empresas da região

             

O curso de Administração da Unijuí proporciona aos seus estudantes diversas vivências práticas ao longo do curso, com visitas a empresas e negócios na região.

Na terça feiram 22 de maio, a turma de Administração Empreendedora, do Campus Ijuí, acompanhada da professora Fernanda Pasqualini, foi visitar o Restaurante Gasteiz Vitoria. A turma foi recebida pelo proprietário e chef André Sartori, que contou sua trajetória Empreendedora. André contou que se antes de abrir seu próprio restaurante trabalhou na área de gastronomia para adquirir experiência, morou seis anos na Espanha, onde aprendeu a admirar a cultura e a gastronomia espanhola. O restaurante está no terceiro local desde que abriu, agora em um espaço com maior capacidade para poder ampliar seus projetos. Ao final da visita, os estudantes foram sorteados com almoços e jantares no restaurante e também puderam saborear a pizza espanhola.

Já na noite de quarta-feira, 23 de maio, os estudantes da disciplina de Fundamentos de Produção e Operações do curso de Administração-Campus Panambi, ministrada pela professora Marisandra Casali, participaram de uma visitação técnica à empresa Chopp Ijuhy. Os acadêmicos se deslocaram até a empresa, em Ijuí, para visualizarem na prática como acontece o processo produtivo da cerveja/chopp. Na oportunidade, o grupo esteve acompanhado pela professora Marisandra e pela analista do Laboratório de Gestão, Aline Leite, e foi recebido na empresa por Thales Handte, técnico cervejeiro. Thales é graduado em Gastronomia e pós-graduado em Tecnologia Cervejeira e além de atuar junto à Chopp Ijuhy também é sócio proprietário de um estabelecimento em Panambi, o Pubi Handte, que produz também cerveja artesanal.


Momento Empreendedor no Campus Panambi visa o fortalecimento da interação com a comunidade

               

Para discutir temáticas pertinentes da atualidade, o curso de Administração – Campus Panambi, está realizando, durante esta semana, o Momento Empreendedor, com o objetivo de estimular o estabelecimento de uma cultura empreendedora aos estudantes. Também é objetivo do evento fomentar o desenvolvimento regional, por meio do fortalecimento da interação entre universidade, governo, meio empresarial e comunidade.

A programação iniciou na noite da última segunda-feira, dia 07 de maio, com a discussão sobre o tema “Inclusão de PcDs no Mercado de Trabalho”, com Luís Fernando Irgang, Simone Paim Quatrin e Paula Borelli. Na noite também foi apresentado o case SAUR, com Catiusca Peixoto Spode, Coordenadora de RH e Géssica Zirr da Silva, Analista de RH.

Na noite desta terça-feira, dia 08, os estudantes conferiram o tema Planejamento, estratégias e marketing, com três cases: Empório da Arte, com Maurício e Patrícia Weschenfelder, Boutique de Aromas, com Carla Wallauer Van Ass e PNZ Comunicação, com Fabian Ponzi. A mediação foi de Cleber Cervi.

Para encerrar a programação, na noite desta quarta-feira, 09, será realizada a fala “Responsabilidade Social Corporativa: quais impactos sobre os negócios?”, com a Dra. Marguit Neumann.

Segundo o coordenador do curso de Administração do Campus Panambi, Ivo Ney Kuhn, as três temáticas foram discutidas com os estudantes do curso, que optaram por trabalhar elas na programação do Momento Empreendedor deste ano.


Momento Empreendedor aborda criatividade e inovação no mundo dos negócios

                 

O Momento Empreendedor é uma iniciativa do curso de Administração, que ocorre nos quatro campi da Unijuí, em diferentes momentos. O evento, que esta semana está sendo trabalhado em Ijuí, tem como objetivo apresentar temas atuais e emergentes que permeiam o mundo dos negócios, buscando fomentar o desenvolvimento regional e fortalecer a interação entre a Universidade e a comunidade como um todo. De acordo com a professora Fernanda Pasqualini, coordenadora do curso no campus Ijuí, os temas normalmente são de caráter interdisciplinar e visam estimular a cultura empreendedora, em um ambiente sustentável e de inovação.

O evento teve início nesta segunda-feira, 07, com a apresentação do case da empreendedora Eliana Burtet, que há 28 anos possui uma franquia de O Boticário na região. Ela dividiu com os egressos, estudantes e professores presentes todo o processo de instalação de sua franquia, incluindo as dificuldades do início, quando ainda não havia sistema informatizado, e também as possibilidades alcançadas quando há a ousadia de empreender. A abertura do evento contou ainda com uma palestra do administrador e gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Bottega, que falou aos presentes sobre empreendedorismo de gestão de carreira. Em sua fala, Giancarlo destacou os desafios e o papel do gestor no mundo moderno. Segundo ele, tanto a criatividade quanto o empreendorismo fazem parte da relação de uma nova realidade de mercado, que se apresenta cada vez mais dinâmica, competitiva e que tem feito organizações desconstituírem ou mudarem seus planejamentos e seu modo de agir para se adequarem a este cenário. O gestor falou aos estudantes e profissionais sobre essas novas relações de mercado.

O evento segue nesta terça-feira, 08, com a realização de oficinas. Os participantes podem optar pela oficina de seu interesse. São elas:  Marketing Pessoal, com Luciano Zamberlan; Marketing Digital, com Márcia Almeida; Mercado de Capitais, com Daniel Baggio; e Desenvolvimento Pessoal, com Daniel Pottker. Os oficineiros foram escolhidos por uma comissão de estudantes do curso de Administração, que optou também pelos temas.

Na quarta-feira a Unijuí, dentro da programação do evento, a Universidade sedia o XVI CIDEAD, Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul, que vai abordar o tema Administração no Ecossistema de Inovação, com Carlos Eduardo de Souza Aranha. O evento terá mediação do professor Luciano Zamberlan e irá contar com os debatedores Cledison Eduardo Fritzen e Andrei Cossetin.

Na quinta-feira, 10, e na sexta-feira, 11, o evento irá reunir todos os cursos do DACEC, para uma apresentação sobre o Desafio Empreendedor. Na quinta-feira haverá ainda a palestra Oportunidades e Desafios para transformar conhecimento em negócios inovadores, com Fernando José Stank e ainda a apresentação do case: Plataforma Gorila: uma tecnologia para gestão da satisfação de clientes e colaboradores em tempo real, com Lucas Hansel, com mediação do professor Jorge Oneide Sausen. Na sexta-feira será realizado workshop sobre Criatividade e Inovação, com Márcia Almeida.

O evento, que está em sua quarta edição, é promovido pelo curso de Administração em conjunto com o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Conselho Regional de Administração (CRA), Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec). A programação conta também com o apoio de O Boticário.


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.