Vestibular - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Empresário compartilha experiências com estudantes do curso de Administração

Aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 13 de maio, mais uma atividade de relacionamento da Unijuí com a comunidade. Organizada pelo curso de Administração, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir e de perguntar por mais de duas horas ao profissional convidado.

O participante externo, presidente da ACI, diretor da empresa Hidroenergia e graduado em Engenharia Elétrica, Marcos Kieling, dividiu a sua fala basicamente em três importantes momentos.

Inicialmente, contextualizou o atual cenário, partindo da análise global até a local. Destacou o impacto das principais potências mundiais, em especial a China e os Estados Unidos na economia, principalmente em relação à necessidade do consumo de proteínas pela população, o crescimento industrial e a necessidade do desenvolvimento econômico considerar o meio ambiente. Nesta direção, falou da saída de algumas empresas da China e que o Brasil tem potencial para se destacar no cenário mundial. Segundo Marcos, a educação é o caminho que possibilita às pessoas obterem qualificação e buscar seu espaço. Outro aspecto destacado foi em relação a algumas dificuldades da nossa região em termos de logística e infraestrutura.

O diretor, por várias vezes, se referiu aos estudantes de modo especial, destacando as oportunidades atuais existentes, podendo ocupar em breve posições e postos de destaque no mundo empresarial. Para isso, é necessário aproveitar o máximo da universidade e estudar de forma intensa. O jovem hoje tem muito acesso às informações e muita tecnologia disponível para o seu aprendizado, como exemplo a internet. O incentivo para o empreendedorismo da criação de startups foi muito comentado por Marcos, motivando os alunos para esse desafio.

No segundo momento, o destaque foi para a ACI que, em 2017, completou 100 anos. Fez referência à importância da Unijuí estar representada na associação. Ele pretende intensificar na ACI ações que possam aumentar a participação dos associados para fortalecer a entidade e que, desta forma, seja possível fomentar os negócios. Falou dos grupos de trabalho dos jovens empresários como estratégia de envolver esse segmento mais jovens no empreendedorismo e nos negócios. A necessidade da qualificação permanente dos empresários, associados por meio de cursos, eventos, são ações para fomentar os negócios.

Na última parte, Marcos falou da empresa que coordena, a Hidroenergia, que iniciou há mais de 30 anos e hoje é destaque em termos de tecnologia, sendo que o que há de mais moderno no mundo, hoje é fabricado em Ijuí. A empresa atende além de estados brasileiros, muitos países do Mercosul, Europa e Ásia. O ponto positivo do crescimento da empresa é a capacidade de adaptação às necessidades do cliente. Por exemplo, para o Japão foi adaptado segundo a realidade daquele país. O rendimento dos equipamentos e da tecnologia que a empresa utiliza proporciona um rendimento da usina fabricada a nível mundial.

A empresa produz vários produtos como geradores, automação, turbinas hidráulicas, hidromecânicos, entre outros. Os geradores Hidroenergia, por exemplo, são estudados e projetados para aliar a maior geração energética possível a custos de produção mais baixos. Nossos geradores conseguem um rendimento muito próximo a 100% da sua capacidade. São desenvolvidos com tecnologia própria e sob demanda para atender as especificidades do seu projeto por uma equipe de engenheiros muito bem capacitada e com mais de 20 anos de experiência na fabricação de equipamentos para usinas hidrelétricas.

Para os professores organizadores da atividade, Ivo Ney Kuhn e Ariosto Sparemberger, o momento foi positivo e muito qualificado. A experiência, conhecimento e vivência possibilitaram aos estudantes um espaço de muito aprendizado. Por meio do estudo é possível todo profissional ter destaque na sua atividade profissional. Ainda participou do evento o professor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.


“O novo consumo e a reinvenção do comércio: desafios da Administração” foi tema de evento na Unijuí

            

Em razão do Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, foi realizado o painel "O novo consumo e a reinvenção do comércio: desafios da Administração", promovido pelo Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação - DACEC da Unijuí. 

Estudantes, professores e profissionais da área compartilharam experiências sobre a temática principal a partir das falas de Luís Fernando Irgang, egresso do Curso de Administração da Unijuí, aluno concluinte do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB e do PhD em Ciências da Inovação da Universidade de Halmstad, Suécia. Também de Sidnei Zimmer, egresso do Curso de Administração da Unijuí. Sócio-Proprietário e Diretor Comercial e de Marketing da Libidus. A mediação do evento foi realizada pelo professor Doutor Pedro Büttenbender, professor do DACEC/Unijuí, Doutor em Administração, Prêmio Mérito em Administração 2015.

Confira na íntegra como foi o debate na íntegra:

          

Sobre o curso na Unijuí

Prepara você para ser um Administrador com visão estratégica em negócios. Profissional capacitado para atuar no gerenciamento de organizações públicas, privadas e não governamentais de forma ética, cidadã e sustentável. O profissional formado pode atuar como associado, proprietário ou acionista em funções de direção em uma organização; como profissional liberal em atividades de assessoria, consultoria e prestação de serviços em qualquer área da Administração; como funcionário ou servidor público, atuando como dirigente, assessor e/ou consultor. É ofertado na modalidade presencial e também EaD.

 


Estudantes de Administração do Campus Panambi apresentam trabalhos em Seminário na Bruning

             

O coordenador do Programa de Formação de Gestores da Unijuí - Campus Panambi, professor Dr. Ariosto Sparemberger e a analista do Laboratório de Gestão e Negócios, Vaneza Lima dos Santos, prestigiaram, na última sexta-feira, 6 de dezembro, a apresentação do III Seminário de Estágio da Empresa Bruning Tecnometal. Entre os 35 trabalhos apresentados, três pertenciam aos estudantes de Administração daquele Campus:  

- Melhoria do processo de Requisição de Compra e criação do ponto de corte para emissão/solicitação de notas de serviços -  Bruna Carolina Batista Kober;

- Definição e implementação de uma metodologia de gestão de indicadores para a área técnica de pintura e solda - Suelen da Silva;

-Melhoria no desenvolvimento de amostras e PPAP" -  Bruno Takeshi;

“Ambos trabalhos demonstraram qualidade e comprometimento por parte dos acadêmicos que durante a graduação aplicam e ampliam seus conhecimentos”, observa o professor Ariosto.


Economia Criativa foi o tema da edição 2019 do CIDEAD

                

Na noite de 22 de outubro, terça-feira, foi realizada a 17ª edição do CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul, que neste ano tem como tema “ECONOMIA CRIATIVA”.
O CIDEAD é um projeto já consagrado, desenvolvido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, desde 2003, com o objetivo principal de promover a integração da autarquia com os profissionais e estudantes de Administração do interior do estado, contando sempre com o apoio das Seccionais do CRA-RS e seus Delegados, Representantes, Associações de Administradores e Instituições de Ensino Superior.

Em Ijuí o evento é uma realização do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, CRA-RS e da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Este ano está sendo realizado dentro do evento Salão do Conhecimento.

E para falar sobre o tema “Economia Criativa” o Administrador Vinícius Martini Bairros e os debatedores Renato Zambonato Junior e Romualdo Kohler foram convidados. Serão tratados conceitos, impactos e oportunidades de mercado relacionados ao tema.

O evento contou com a participação de diversos empresários, administradores e estudantes.

Fotos: Atena Scarpellini e Giovana Carré, estudantes de Jornalismo da Unijuí.


Visita técnica possibilita estudantes de Administração conhecerem a área de logística

Os estudantes do curso de Administração da Unijuí, da disciplina de Logística, realizaram uma visita técnica, na noite de 09 de outubro, na empresa Central Peças de Santa Rosa, acompanhados pela professora Marisandra da Silva Casali e a Técnica Administrativa, Patrícia Schorr.

Na oportunidade a empresa realizou a apresentação de sua trajetória, com foco nas melhorias realizadas na área de logística. Na sequência os estudantes visitaram as instalações, aliando conhecimentos teóricos com a prática, fator este, que a Universidade busca oferecer aos seus acadêmicos.


Três Passos: Desafio Empreendedor buscou ideias para agregação de valor em atividades do Polo Oleoquímico

                 

O campus Três Passos realizou uma nova edição do Desafio Empreendedor. Aproveitando o processo de reabertura do Polo Oleoquímico do município, que recentemente teve um empreendedor selecionado para a realização de atividades industriais, os estudantes do curso de Administração foram desafiados a resolver uma demanda trazida pelo próprio empresário Dirceu José Diel, da empresa Natural Óleos e Essências Aromáticas, que é a necessidade da agregação de valor na produção de óleos essenciais que a empresa produz.

Orientados pelos professores Remi Dama e Ariosto Sparemberger, coordenador do Curso, além da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológicas (Criatec), os estudantes foram divididos em quatro equipes. Após mentorias e orientações, os quatro grupos realizaram a defesa das ideias para uma banca avaliadora, atividade que encerrou esta edição do Desafio e foi realizada na noite de segunda-feira, dia 09.

A ideia vencedora propôs a criação de uma linha de produtos para serem utilizado em aromaterapia. “Os estudantes trouxeram dados muito interessantes para embasar esta proposta, um mercado a ser explorado”, observa a coordenadora da Criatec, que acompanhou as atividades, Maria Odete Palharini.

Também marcando o Dia do Administrador, comemorado em 09 de setembro, a banca de avaliação contou com a participação do egresso do curso, Dünner Bönemann.

Sobre o Polo Oleoquímico

No dia 23 de agosto, a Unijuí tornou público o resultado do edital de reativação do Polo Oleoquímico de Três Passos. O momento foi realizado no Campus da Unijuí, com a presença do empreendedor Dirceu José Diel, da empresa Natural Óleos e Essências Aromáticas, da cidade de Tiradentes do Sul, fundada em 1992.

A Instituição abriu edital público na busca de interessados na exploração industrial e comercial de produtos derivados da cadeia produtiva de plantas aromáticas, condimentares e medicinais e selecionou a proposta em questão. A empresa vencedora vai desenvolver produtos a partir do óleo de citronela, tais como repelentes, desinfetantes, aromatizantes, entre outros. “Há muito tempo eu já vinha com a intenção de industrializar óleos essenciais aqui na região. E, agora, com esta oportunidade oferecida pela Unijuí, vou conseguir colocar em prática o projeto”, avaliou Dirceu José Diel.

Além da Cessão de Uso Remunerado de Bens Móveis e de Bem Imóvel de parte da estrutura do Polo, um dos critérios do edital prevê que o empreendedor compartilhe a estrutura industrial para o desenvolvimento de pesquisas científicas de novos produtos e de transferência de tecnologia nesta área, bem como para o desenvolvimento de atividades de estágios, de ensino e de extensão universitária da Fidene/Unijuí. O selecionado também deverá participar de uma Incubação Externa de Empresas da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica Unijuí (Criatec).


Empreendedorismo é destaque em aula do curso de Administração

Nos dias 21 e 28 de junho os estudantes do curso de Administração da Unijuí, da disciplina de Comportamento Organizacional ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, receberam três convidados que abordaram o tema “Empreendedorismo e Características Comportamentais Empreendedoras”.

O Sócio Proprietário das Lojas Hoje de Santo Cristo, Jadir Theisen, a Consultora e Diretora de Vendas da Mary Kay de Santo Cristo, Diane Maria Becker e o Sócio Proprietário da empresa Gyga Byte Internet de Cândido Godói, Nei Lunkes, relataram suas vivências e experiências profissionais.

De acordo com a professora Cláudia o evento fez parte da programação da disciplina, que envolveu pesquisas com empreendedores da região, com o intuito de conhecer suas visões sobre empreendedorismo e características comportamentais empreendedoras.


Metodologias inovadoras oportunizam aulas diferenciadas na Unijuí

No decorrer do primeiro semestre deste ano, os estudantes do curso de Administração da Unijuí, da disciplina de Comportamento Organizacional ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, foram desafiados a organizarem apresentações diferenciadas referentes aos conteúdos trabalhados em aula.

Com o intuito de incentivar a participação dos estudantes e a tornar a metodologia da aula mais interativa para evidenciar a teoria na prática, promoveram apresentações com diferentes empresas da região. Durante as atividades os grupos optaram por convidarem representantes das empresas para abordarem os temas propostos e apresentarem vivências das suas experiências profissionais.

De acordo com a professora Cláudia os resultados das apresentações foram produtivos e geraram envolvimento e aprendizado na turma. “Com isso evidencia-se a iniciativa e o potencial dos nossos jovens alunos, e a nós enquanto professores, confirma a necessidade de adotarmos metodologias inovadoras e estimuladoras da autonomia nos alunos, com vistas a gerar um aprendizado condizente com as necessidades e capacidades desta geração”, destacou.

Os estudos desenvolvidos no semestre abordaram diferentes temas. O convidado Luciano Mallmann, Diretor Executivo da Empresa Jornalística Noroeste de Santa Rosa, falou sobre o Processo de “Comunicação Organizacional”; A Gerente de Desenvolvimento Humano da SLC Comercial, representante John Deere de Horizontina, Rosileni Bohnen Segatto, abordou “Liderança e Poder”. A temática “Cultura Organizacional” foi ressaltada por Fernanda Saldanha Lima, Gerente de Recursos Humanos do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa.

 


Empoderamento feminino e liderança em debate no Campus Três Passos

                

O curso de Administração do Campus Três Passos realizou, nesta quarta, dia 22 e quinta-feira, dia 23,  Semana Acadêmica com atividades no Auditório do Campus. O evento foi elaborado por estudantes, com o auxílio do Laboratório de Gestão e professores, com o objetivo debater temas emergentes e inovadores, além de integrar o curso com a comunidade de Três Passos e da região Celeiro.

Na primeira noite de discussões o tema foi “Empoderamento Feminino – Mulheres empreendedoras”, com as painelistas Michele Machado, proprietária da Loja de Cosméticos Guria Bonita, Letícia Cassol Huppes, especialista em maquiagem de Noivas e Tayná Petry, sócia-proprietária da Jú Moda Íntima.

Nesta quinta-feira, encerrando a programação, o tema em discussão foi  “A Evolução da Liderança – De chefe a Líder”, realizada pelos painelistas Reamir Larssen, sócio-proprietário do Grupo Larssen e Gustavo Mateus Roesler, gerente de Negócios do Sicredi Três Passos.

De acordo com o coordenador do Curso de Administração de Três Passos, professor  Dr. Ariosto Sparemberger, a realização da Semana Acadêmica é mais uma ação, entre tantas outras, que ocorrem no processo de formação dos estudantes. “A Universidade ao cumprir sua missão de formar profissionais com excelência também tem o compromisso de estar integrada à comunidade local e regional. E isso ocorre por meio da proposta pedagógica dos nossos cursos”, destaca.


Estudantes de Administração participam de debate sobre motivação no trabalho

No dia 29 de março os estudantes da disciplina de Comportamento Organizacional, do curso de Administração, ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, receberam as convidadas: Anelise Fronza, Gerente da Agência Sicredi de Novo Machado e Luciane Jung Dias, Médica de Família e Comunidade/FUMSSAR.

Na oportunidade as convidadas abordaram o tema motivação no trabalho, apresentando vivências da sua experiência profissional.

Para a professora Cláudia, o estudo sobre motivação é extremamente importante para compreender os mecanismos que movimentam as pessoas em relação aos seus comportamentos, desempenhos, a favor ou contra os interesses da organização e da administração.

O evento fez parte da programação da disciplina e foi organizado pelas estudantes do curso: Angela Maria Vanzella e Catieli Zoia.


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.