Na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a coordenação e gestão do Programa Startup Lab - região Noroeste e Missões, apresentou os objetivos e etapas do programa à equipe do ecossistema de inovação Impulsa Ijuí.
A apresentação integrou uma das pautas da reunião do Impulsa, buscando destacar a importância das conexões entre as empresas locais e as startups do Estado do Rio Grande do Sul.
A reunião ocorreu nas dependências da escola de inglês TopWay, em Ijuí, celebrando a parceria entre o Startup Lab e o Impulsa Ijuí, em prol da inovação aberta e do desenvolvimento.
A Unijuí teve as suas duas propostas para a implantação do programa Professor do Amanhã aprovadas pelo Governo do Rio Grande do Sul. O resultado preliminar foi divulgado na última sexta-feira, 9 de fevereiro, em edição extra do Diário Oficial do Estado. A Universidade busca implantar o programa nos cursos de Matemática e de Letras: Português e Inglês. Os resultados finais, conforme o edital, estão previstos para serem divulgados até o dia 27 de fevereiro.
A proposta do programa Professor do Amanhã é inédita no País e concederá bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos estudantes, além de outros R$ 800 para a instituição comunitária de Ensino Superior como forma de custeio da vaga, durante quatro anos.
Neste primeiro edital, serão ofertadas até 1 mil bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em instituições comunitárias. O objetivo é formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica do Estado.
Após a divulgação dos resultados finais, haverá o processo seletivo para as vagas. Para ter direito à bolsa, o aluno deve atender a alguns critérios, como ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação; e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, obtendo média mínima de 400 pontos.
Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual.
Interessados devem ficar atentos às redes sociais da Unijuí, onde serão divulgadas todas as informações e passos para ingresso e processo de seleção para as bolsas ofertadas.
Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos “Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP)”. As bolsas são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação que têm interesse em estudar em universidades do Canadá. O programa é promovido pelo governo canadense, em parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que inclui a Unijuí, e o Canadá and Latin America Research and Exchange Opportunities (Caraleo).
Pelo programa ELAP, o aluno selecionado pode desenvolver pesquisas, participar de projetos da instituição de destino, realizar atividades práticas e ter uma experiência intercultural. Para se inscrever, os estudantes interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição. As inscrições podem ser feitas somente até o dia 19 de fevereiro.
A segunda etapa do processo seletivo consiste no envio de e-mail para comung@comung.org.br, com o assunto “Candidatura ELAP, mais nome completo do aluno, sigla da instituição onde estuda e o nome da instituição canadense de interesse”. No email deve constar um único arquivo em PDF com Carta de Motivação em inglês (máximo de uma página); cópia do passaporte válido, com validade de seis meses após o retorno ao Brasil; cópia da Carteira de Identidade; Privacy Notice Statement assinado; comprovação de Proficiência em Língua Inglesa; carta convite de supervisor canadense (apenas para candidatos de Mestrado ou Doutorado).
A etapa inicial de seleção ocorrerá por meio de comissão de representantes das Instituições associadas ao Comung, que avaliará todas as candidaturas recebidas. A seleção final ocorre no Canadá e os critérios de seleção ficam a cargo da universidade e do governo canadense. O resultado final pode demorar entre 60 e 90 dias para ser divulgado. O retorno de aprovação é dado por e-mail diretamente ao candidato.
Mais informações sobre as vagas, edital e universidades com oferta de bolsas podem ser buscadas por meio do site do Comung. Dúvidas podem ser tiradas com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, ou ainda presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.
A Unijuí promoveu, nesta semana, a segunda rodada da pesquisa voltada ao cuidado com agricultores que têm contato recorrente com agrotóxicos em suas atividades. A pesquisa, que é chamada de “Estudo de biomarcadores de efeitos através das alterações de proteínas exossomais plasmáticas e da epigenética em expostos ocupacionais a agentes químicos”, é executada pelo projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí - Plamedic, em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí.
A segunda ação voltou a acontecer na Estratégia em Saúde da Família (ESF) Meio Rural, e contou com a participação de um total de 68 agricultores. Durante a atividade, todos passaram por entrevistas com bolsistas do projeto de pesquisa, estudantes do mestrado e acadêmicos da UFRGS, as quais buscam identificar os hábitos alimentares, frequência de uso de agrotóxicos, quais os que eles usam mais seguidamente e se já tiveram algum problema pela exposição com os materiais.
Em seguida, os agricultores participantes passaram por aferição de pressão arterial, tiraram as medidas corporais e fizeram coleta de exames de sangue, urina e saliva. Os resultados dos exames serão encaminhados ao posto de saúde, que entrará em contato com os agricultores que participaram da pesquisa em caso de problemas de saúde detectados.
Inicialmente estavam previstas duas rodadas da pesquisa, mas devido à procura, uma terceira etapa será realizada. Ela irá ocorrer no dia 22 de maio e os interessados devem entrar em contato com a mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Viviane de Melo, pelo whatsapp (55) 99980-2825 para fazer o agendamento.
Estão abertas as inscrições para a qualificação profissional de Diretor de Ensino. O curso ofertado pela Unijuí tem como objetivo qualificar profissionais para trabalhar na área de gestão pedagógica de Centros de Formação de Condutores (CFC). As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de fevereiro, neste link.
As aulas serão realizadas no formato online, síncronas via Google Meet, entre os dias 26 de fevereiro e 18 de março. Entre as competências e habilidades que serão trabalhadas no curso estão o planejamento e avaliação de atividades educacionais realizadas no CFC; coordenação de atividades pedagógicas; planejamento estratégico e coordenação de instrutores.
Podem participar do curso pessoas maiores de 21 anos, com Ensino Superior completo e que possuam certificado de conclusão do curso específico de capacitação para Instrutor de Trânsito.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A Fidene promoveu na tarde desta quarta-feira, 7 de fevereiro, uma recepção especial para os professores e técnicos de suas quatro mantidas: Unijuí, Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e Unijuí FM. A atividade aconteceu no Salão de Atos da Unijuí e ocorreu após a entrega dos cadernos institucionais de 2024.
A recepção foi iniciada com a apresentação do técnico Oséias de Souza Machado, e seguiu com o acolhimento a todos os colaboradores presentes. A apresentação foi feita pelo reitor da Unijuí e presidente da Fidene, professor Dieter Rugard Siedenberg.
Em sua fala, ele valorizou os profissionais que atuam na Instituição e incentivou a atuação de todos neste ano para que os objetivos sejam alcançados. “Enquanto equipe, estamos iniciando o trabalho. Temos três colegas novos na reitoria e isso representa um desafio muito grande, não só a nós, mas para toda a Instituição. Cada um de vocês é único e tem potencial no espaço onde está. O ano de 2024, e o de 2025 , serão difíceis, sim, mas quando temos um corpo técnico qualificado como temos, conseguiremos avançar”, destacou o reitor.
O professor Dieter Rugard Siedenberg também argumentou que é preciso qualificar os processos e que um dos desafios para este ano, enquanto reitoria, é instigar os profissionais a desenvolver o seu trabalho com inovação e qualidade. “Este é um dos nossos desafios. Vamos fazer proposições do que queremos implementar e também vamos ouvir todos sobre o que é possível mudar. Precisamos desenvolver novos serviços, produtos e novas maneiras de atingir aqueles que para nós são essenciais, que são nossos estudantes”, comentou.
Além do professor Dieter, estiveram presentes participando da abertura os demais membros da reitoria: a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio; e o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin.
A recepção aos técnicos teve sequência com a palestra “Construindo um 2024 excelente: Eu faço parte desta história!”, a qual foi ministrada pela professora doutora Adriane Fabricio, que é pesquisadora, facilitadora, idealizadora de cursos e treinamentos e de palestras sobre temas ligados à Felicidade e Bem Viver.
“Sabemos que este é um momento único no ano. Pensamos que estamos cansados de ouvir dados difíceis e complexos, por isso resolvemos priorizar uma coisa que colocamos na campanha e que para nós é sério, que é o bem-estar e a felicidade de todos os nossos técnicos”, finalizou o reitor Dieter Rugard Siedenberg.
Ponto de encontro global entre investidores, empresas e startups, a South Summit Brazil chega à sua terceira edição em Porto Alegre, nos dias 20, 21 e 22 de março, com a expectativa de ser um evento ainda maior e melhor: são esperados 138 fundos de investimentos, 30 dos quais internacionais; mais de 1 mil investidores; 20 Unicorn Founders; 3 mil startups de mais de 100 países; mais de 7 mil empresas; 125 speakers internacionais e 10 tracks de conteúdo. A estrutura do evento prevê a utilização de quatro armazéns do Cais Mauá, em uma área útil total de 38.000 m² para receber o público estimado de 24 mil pessoas.
O evento, que conta com apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, promoverá um ambiente rico em networking, com investidores internacionais de destaque ansiosos para criar conexões e empresas líderes à procura de oportunidades de negócio. Na última edição, por exemplo, houve US$ 19 bilhões em investimento disponível para LATAM e US$ 123 bilhões de fundos sob gestão.
Um importante pilar da South Summit Brazil, que acontece em paralelo ao evento, é a Startup Competition, que na sua última edição teve mais de 2 mil participantes de 86 países, e que novamente será uma qualificada oportunidade de visibilidade para quem busca crescimento dos seus negócios.
Interessados em participar têm até o dia 20 de fevereiro para se inscrever com 30% OFF, utilizando o código de desconto CRIATEC_30OFF_ATT. As inscrições devem ser realizadas neste link. Os ingressos para a edição de 2024 estão à venda nas seguintes categorias: Attendee, Business e Executive. Também é possível adquirir lotes corporativos com descontos.
Os diferenciais e metas da Fase II do Programa Startup Lab foram apresentados em reunião, na última semana, à coordenação e gestão do Programa Inova RS. No encontro, também foi debatida a construção de estratégias conjuntas em prol do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento da região Noroeste e Missões.
Realizada na Criatec, a reunião contou com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Daniel Knebel Baggio; da coordenadora do Programa Startup Lab, Maria Odete Palharini; do coordenador do Comitê Estratégico do Programa Inova RS - região Noroeste e Missões, Cristiano Goi Palharini; e dos gestores de Inovação e Tecnologia dos respectivos programas, Juliana da Capssa Sausen, Cleber Eduardo Graef, Jerry Joel Joris e Vinícius Martini Bairros.
Segundo o coordenador do Comitê Estratégico do Programa Inova RS da região Noroeste e Missões, Cristiano Goi Palharini, "é de extrema relevância o Startup Lab e o Inova RS estarem trabalhando de forma conjunta, porque nascem da mesma Secretaria de Inovação do Estado e estão em plena sinergia”. Como explica, o Startup Lab é mais focado em trabalhar com startups e empresas âncoras para efetivamente firmar negócios, enquanto que o Inova RS tem esse olhar mais abrangente para o território. “Mas ambos atuam no mesmo sentido, fomentando os atores, o ecossistema, o território, colaborando, trocando contatos, estabelecendo conexões e contribuindo para a nossa região se desenvolver".
A Unijuí foi contemplada com a aprovação de dois projetos de apoio financeiro a ações culturais dentro da Lei Paulo Gustavo. Na noite da última segunda-feira, 5 de fevereiro, foi efetuada a assinatura dos termos de execução cultural. O ato ocorreu na Estação Cultura, em Ijuí, e contou com a presença do reitor da Universidade, professor Dieter Rugard Siedenberg, da regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues, e a assessora de Extensão e Cultura da Unijuí, Sirlei Noemi Schneider.
Na área do Audiovisual foi aprovado o projeto cultural “Cinema e Direitos Humanos: Inclusão e Alteridade pela Linguagem Cinematográfica”, que é coordenado pelo professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí.
O projeto propõe a organização de sessões de filmes com o objetivo principal de gerar discussões sobre o tema dos Direitos Humanos na comunidade por meio da linguagem cinematográfica. As sessões têm a mediação de professores e acadêmicos vinculados ao PPGD, onde são realizadas rodas de conversa com os espectadores. O projeto tem como público-alvo alunos e professores, bem como a comunidade escolar mais ampla, das escolas da rede pública municipal de Ijuí, e busca produzir impacto social para viabilizar uma maior interação entre a Universidade e a comunidade local.
O projeto foi contemplado com R$ 17.391,49, os quais serão usados no pagamento dos cachês dos diretores e atores que estarão presentes durante as exibições, e para a criação de materiais físicos, que serão distribuídos nos órgãos públicos municipais explicando a importância e a ligação do cinema com os Direitos Humanos e a relevância da linguagem cinematográfica na construção da cidadania.
O outro projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo está dentro do edital voltado às demais áreas da cultura. O Let’s Rock, como é chamado, será executado pelo Coral Unijuí, e tem a proposta de levar concertos artísticos, unindo coreografias e apresentações musicais com a temática do Rock, para a comunidade, com a quebra da neutralidade do coralista em palco e dos moldes impostos aos corais tradicionais. Para o projeto foi destinado o montante de R$ 14.857,73.
Ao todo, o município de Ijuí recebeu R$ 717.205,91 da Lei Paulo Gustavo. Foram 68 projetos inscritos, com 11 deles habilitados no edital de audiovisual, e 17 no edital destinado às demais áreas da cultura.
Nesta segunda e terça-feira, dias 5 e 6 de fevereiro, aconteceu no campus da Unijuí a Imersão dos Coordenadores dos Cursos de Graduação, com o tema “A gestão do curso, a relação com os docentes e discentes”. A formação aconteceu nos turnos da manhã e tarde, a partir da organização da Vice-Reitoria de Graduação e da Vice-Reitoria de Administração.
“Esse foi um momento extremamente importante, planejado pela Reitoria, e que visa a relação dos coordenadores de cursos com os docentes e discentes, bem como com o planejamento do curso e da Universidade”, destacou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi.
Na segunda-feira, a partir da temática “Referenciais básicos para a Coordenação de Cursos de Graduação”, foram trabalhadas questões relacionadas às Vice-Reitorias, pensando nos elementos de organização didático-pedagógicos e também nos elementos orçamentários dos cursos. Na terça-feira, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) conduziu a formação sobre o “Planejamento do semestre: integração e a melhoria contínua”.
“A imersão foi muito significativa e possibilitou que eu, o reitor Dieter Rugard Siedenberg e os vice-reitores de Administração, professor Edson Padoin, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, pudéssemos dar as boas-vindas aos coordenadores e preparar, com muita atenção e carinho, o retorno às aulas aos nossos técnicos, professores e estudantes”, finalizou a vice-reitora, Bruna Comparsi.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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