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Domingo especial no Museu

Domingo é dia de ir ao Museu. No próximo domingo, dia 24, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) promove o II Sarau Literário com a temática “América Latina – rememorando os Dias Latino Americanos promovidos pela Unijuí e Museu na década de 1980”. Na programação estão previstas a apresentação do grupo Vocal Querência, de Ijuí, e a visitação às exposições temporárias “Roda Cutia” eQuilombos Rurais no Rio Grande do Sul”, além disso, o público poderá visitar a exposição de longa duração que retrata aspectos da história regional a partir do índio pré-missioneiro, primeiro habitante desta região.

As atividades têm início às 15h e seguem até as 19h. A abertura oficial será às 16h. O II Sarau Literário faz parte da programação da 11ª Primavera dos Museus em que mais de 900 museus de todo o Brasil se unem para promover atividades voltadas à temática proposta pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, na semana de 18 a 24 de setembro.

Durante o Sarau haverá venda de cachorro-quente e docinhos. O evento é uma promoção do Museu Antropológico Diretor Pestana e da Associação de Amigos do Museu, com apoio do Círculo dos Escritores Letra Fora da Gaveta. Para acompanhar a programação, acompanhe também informações pelo evento no Facebook.


UNIJUÍ promove aula inaugural do MBA em Gestão de Cooperativas

O MBA em Gestão de Cooperativas inicia mais uma edição na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. Na noite de sexta-feira, dia 15, foi realizada a aula inaugural do MBA In Company CRESOL Sicoper.

O Curso tem como objetivo oportunizar ao público-alvo existente nas organizações cooperativas de interação solidária um processo de atualização e qualificação em tecnologias clássicas ou emergentes nas áreas da administração aplicáveis a essas organizações, apoiadas pelas ciências econômicas, contábeis e sociais.

Na oportunidade estiveram presentes a Coordenação do Curso, autoridades da UNIJUÍ e CRESOL e estudantes matriculados. No primeiro momento do encontro ocorreu a oficialização do termo de Cooperação entre UNIJUÍ e CRESOL.

Na sequência os presentes participaram da palestra sobre “Cooperativismo de Crédito, oportunidades e desafios”, com o palestrante Gilson Alceu Bittencourt, consultor econômico da Cresol confederação.

O Coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas, professor Pedro Luís Büttenbender, destaca a importância da parceria, articulação e integração com as organizações cooperativas, nos seus diversos sistemas. “A cooperação entre o Sistema Central Cresol Sicoper e a UNIJUÍ, aproxima o processo de formação de diretores e funcionários qualificando a gestão de cooperativas de crédito com interação solidária, e também viabiliza a oferta de nova edição do MBA. A UNIJUÍ se consolida como referência na gestão de cooperativas, o que é expresso pelo ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão voltados ao cooperativismo. E outras novidades serão apresentadas em breve”, ressalta Pedro.


Unijuí realiza Semana do Coração

Com o objetivo de educar e alertar a sociedade sobre doenças que afetam o coração, o Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da Unijuí realizou a Semana do Coração. Durante esta semana, os professores e estudantes da área realizaram uma série de atividades, abertas ao público em geral, em diferentes locais da Universidade e de Ijuí.

Na segunda-feira, o início de evento acabou prejudicado pelo tempo ruim, pois algumas atividades seriam realizadas na Praça da República. Esta programação acabou sendo adiada para o dia 18 de setembro. No mesmo dia, no turno da manhã, o Consultório de Nutrição, realizou a atividade intitulada “Estratégias alimentares para o consumo de gorduras saudáveis”. E, no turno da tarde, na Unijuí Saúde, em Unidades Básica de Saúde do Centro e do Meio Rural, foram realizadas as atividades “Cuidado com medicamentos do seu coração”.

Dando sequencia nas atividades, na terça-feira, a pista de atletismo do Campus Ijuí recebeu a “Atividade de caminhada e exercícios de alongamento”, no Consultório de Nutrição, a atividade “Estratégias alimentares para o consumo de gorduras saudáveis”. No mesmo dia, ainda, no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), ocorreu a “Atividade de conscientização dos familiares e pacientes na hemodinâmica, UTI cardiológica, ambulatório cardiovascular e clínica cardiovascular”.

Na quarta-feira o Consultório de Nutrição realizou novamente a atividade “Estratégias alimentares para o consumo de gorduras saudáveis”. Também foi realizado, em frente ao prédio da Biblioteca, no Campus Ijuí, a atividade “Como vai seu coração? Avaliação de riscos para problemas cardíacos”, no mesmo local, a atividade “Como está a sua pressão?” e, na sala M02, “Serviços Farmacêuticos”. No Hospital Bom Pastor aconteceu a “Oficina Terapêutica Viva com Saúde”.

Já na quinta-feira, a Semana do Coração conversou com as escolas de Ijuí, com o objetivo de sensibilização sobre o tema.

A Semana culminou com duas palestras, com início às 9h de sexta-feira, no Salão Azul do Campus Ijuí: a primeira, intitulada “Porque o coração adoece? O que fazer para prevenir doenças?”, ministrada pelo médico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (UNIJUÍ/UNICRUZ), Rafael Manhabosco Moraes.  Logo após, a professora Eliane Roseli Winkelmann proferiu a palestra “Hábitos: mudanças de atitude são necessárias? ”.

Segundo a professora Eliane Roseli Winkelmann, coordenadora geral do evento, a Semana do Coração é realizada desde 2010, trazendo discussões sobre saúde para toda a comunidade. “As doenças cardiovasculares são umas das que mais levam a morte, por isso merecem atenção e reflexão. Esse é o grande objetivo da semana”, observa.


Escuta: Projeto de Extensão busca atender demandas das escolas da rede estadual

Os esforços para agregar qualidade à educação desde a formação básica é função da universidade, que tem como um de seus objetivos mobilizar número significativo de docentes das licenciaturas, gestores e professores de escolas da Educação Básica e demais membros da comunidade escolar. Mas como “dar voz” aos envolvidos nesse processo?
             
                  
 
O projeto de extensão “Escola, Currículo e Conhecimento: práticas pedagógicas integradas e integradoras” pertence ao programa “Educação e formação de professores” e trabalha diretamente com os professores da rede Estadual de ensino e indiretamente com todos os alunos pertencentes a três escolas que são parceiras no projeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, Instituto Estadual de Educação Básica Guilherme Clemente Kohler e a Escola Estadual Emil Glitz.
 
Segundo a coordenadora do projeto, Julieta Ida Dallepiane, estas escolas, em função dos seus interesses e necessidades de formação, assessoria e trabalho em conjunto, planejam ações integradas com os extensionistas do projeto. “Tudo que se faz na comunidade escolar tem a ver com a formação que realizamos dentro da universidade nos cursos de licenciatura, a extensão e a pesquisa alimentam o ensino. Portanto, é do nosso interesse trabalhar conjuntamente com estas instituições, já que formamos os professores que irão atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio”, frisa.
 
Desde o ano de 2015, a parceria com as escolas foi oficializada na Coordenadoria Regional de Educação. Os educandários participam de seminários e também de atividades realizadas na universidade, com temáticas relacionadas ao ensinar e aprender e na formação de professores nas áreas de conhecimento, referidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Diretrizes Curriculares Nacionais: Alfabetização, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Gestão Escolar. “Procuramos conciliar que é importante que esses professores estudem, planejem, qualifiquem-se, para ter auxílio no desenvolvimento de conceitos e conteúdos trabalhados com seus alunos, aliando às necessidades que cada escola demanda”.
 
Formação
 
As formações com os professores são realizadas a partir da escuta e assim são organizados planejamentos com cada escola. “Não impomos o que elas têm que fazer, mas sim oportunizamos o espaço de debate e estudo. Esse é o nosso objetivo maior com relação aos professores, porque as necessidades são diferentes de cada escola. Atendemos o que realmente precisa, mas com uma continuidade”. Os encontros de formação ocorrem nas escolas, universidade e comunidade.
 
Na universidade os encontros de planejamento e formação ocorrem sistematicamente junto a um grupo de pesquisa. “O projeto contribui para a formação dos estudantes para além das salas de aula. Essa possibilidade de os bolsistas viverem situações em instituições totalmente diferentes da sala de aula, e buscarem referenciais junto aos professores é uma riqueza imensa”, ressalta.
 
Conforme Julieta, nas escolas públicas existem dificuldades quando se trata da participação de todos os professores. “O trabalho em mais de uma escola, as trocas de professores, dentre outros, é um desafio para a articulação de grupos. Acreditamos que todos os alunos são capazes de aprenderem, cada um no seu tempo e é papel do professor, com a nossa assessoria, construir todas as possibilidades e entendimentos para que isto ocorra”.
 
Os participantes do projeto escrevem e publicam em eventos científicos o processo e os resultados obtidos durante as realizações dos trabalhos, nos debates, estudos na forma de resumos expandidos, artigos, capítulos de livros. “A formação é contínua, tem seus avanços, seus recuos. Precisamos trabalhar gradativamente e sistematicamente, porque os resultados não são imediatos e na educação é assim, precisamos ter paciência pedagógica e ir avançando, e isso está acontecendo”, salienta Julieta.
 
Escola Estadual de Ensino fundamental Osvaldo Aranha
 
Nos anos anteriores foram realizados trabalhos na área de alfabetização com todos os professores e também com os alunos que têm dificuldade de aprendizagem. “Desenvolvemos um trabalho com os alunos separadamente em turno inverso e tivemos resultados muito positivos. Assim, tem-se o que dizer aos pais de positivo e não apenas que o aluno não consegue aprender. Em todas as ações realizadas no Osvaldo Aranha, por exemplo, modificamos a forma de trazer os pais para a escola, os professores e equipe diretiva têm se empenhado no atendimento das famílias”.
 
Segundo Julieta, em 2017 a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc), via 36ª Coordenadoria Regional de Educação, propôs a construção de uma proposta de alfabetização inovadora. “O Projeto está em construção, já ocorreram algumas reuniões entre os parceiros, estudos, escritas e organização de ações”, conta.
 
De acordo com o Plano Nacional de Educação 2014-2024 e Bases Curriculares Nacionais, a alfabetização inicial ocorre até o final do segundo ano do Ensino Fundamental, com todos os alunos iniciando aos quatro anos de idade na Educação Infantil. “Este é o grande desafio proposto e o Projeto de Extensão “Escola, Currículo e Conhecimento” precisa ter a continuidade nos próximos anos”.
 
Instituto Estadual de Educação Básica Guilherme Clemente Kohler
 
O projeto desenvolveu ações em conjunto com a Escola na construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP). No Ensino Médio, modalidade Normal, que atua com a formação de professores, as ações têm continuidade com planejamento coletivo e seminários junto com o curso de Pedagogia da Unijuí, conjuntamente com estágios.
 
Escola Estadual Emil Glitz
 
A escola está reconstruindo a sua proposta curricular e solicitaram apoio dos professores extensionistas, das áreas de conhecimento do projeto de extensão, para debater com os professores os conceitos fundamentais a serem trabalhados desde os anos iniciais até o Ensino Médio. “Nossa intenção é contribuir junto à escola e professores nesta reconstrução com continuidade entre cada etapa e entre as áreas oportunizando um trabalho interdisciplinar”.
 
A 36ª Coordenadoria Regional de Educação propôs um projeto de exposições de curtas construídos pelo público escolar para todas as escolas estaduais. “Na escola Osvaldo Aranha e na Emil Glitz, com a colaboração de professores e bolsistas, estamos contribuindo com  um projeto de assessoria na construção de curtas para a compreensão da elaboração de roteiros”.
 
       

Dia da Normalista é comemorado durante XX Enaced

A programação do XX Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia (Enaced) que está acontecendo durante essa semana na UNIJUÍ Campus Santa Rosa, contemplou na quarta-feira, dia 13, as comemorações do Dia da Normalista.

As normalistas prestigiaram a palestra com o professor Arnaldo Nogaro, da URI – Erechim. O palestrante em sua fala destacou como tema, “A esperança e a docência”. Nos turnos da tarde e noite acontecerem comunicações de pesquisas e relatos de experiências.

Na noite de terça-feira, também ocorreu a palestra “Qual escola escolhemos ter no século XXI?”, com o palestrante Felipe Diesel, diretor da Escola Hey Peppers.


Reitora participa de encontro da ABRUC, em Brasília

Assembleia da ABRUC e audiências com ministros e parlamentares pautaram a agenda da Reitora na capital federal.

Agenda teve também audiência na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - Seres

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, esteve esta semana em Brasília, acompanhada pelo Vice-Presidente da Fidene, professor Martinho Luís Kelm, para participar da 35ª e 36ª Assembleias Extraordinárias da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC. A 35ª Assembleia tratou sobre as propostas de alteração do estatuto da ABRUC, que foram debatidas e aprovadas pelas Universidades Comunitárias presentes no encontro. Já a 36ª elegeu a nova Diretoria da Associação para o biênio 2017-2019. A composição da nova Diretoria eleita pode ser conferida neste link.


Encontro da ABRUC foi realizado em Brasília, nesta terça-feira, dia 12. (FOTO: ABRUC)

Além do encontro da ABRUC, a professora Cátia Nehring e o professor Martinho Kelm participaram de audiências com o ministro Osmar Terra, para tratar de questões do campus Santa Rosa, também na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - Seres, para tratar de questões de cursos de graduação e do processo de recredenciamento institucional na modalidade EaD, e com parlamentares gaúchos, apresentando a nova gestão e demandas institucionais.


UNIJUÍ recebe mais de mil estudantes no Profissional do Futuro de Santa Rosa

Os estudantes do Ensino Médio da região de Santa Rosa tiveram a oportunidade de participarem do tradicional Profissional do Futuro da UNIJUÍ. Durante dois dias de evento, 12 e 13, mais de mil estudantes puderam tirar suas dúvidas com professores e profissionais de diferentes áreas.

Foram desenvolvidas mais de 40 oficinas, mostra de cursos, práticas laboratoriais, atividades de orientação, intensivo de redação, atividades culturais e recreativas. O evento também oportunizou a troca de experiências e contato com alunos de diferentes localidades da região. 

Para a estudante do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Doutor Maurício Cardoso, Renata Bittencourt, participar do profissional do futuro foi fundamental na decisão do curso que ela quer seguir nos próximos anos. “Participei da oficina de Medicina Veterinária e decidi que irei seguir esse curso. O profissional do futuro foi muito importante na minha decisão, consegui tirar todas as minhas dúvidas e realizar a escolha certa para o meu futuro”, destacou a estudante.

Imagens do Evento de terça-feira (12/09):

De acordo com o Gerente de Marketing da UNIJUÍ, Giancarlo Dari Bottega, ressaltou que o evento se constitui como regional, pois 32 escolas participaram no Campus Santa Rosa. Um modelo contemplativo, com opção de visitar várias oficinas e ações disponíveis dentro do gerenciamento do tempo de cada estudante. “A Universidade se organizou para que os alunos pudessem experimentar de diferentes formas, além do contato com professores, egressos e profissionais. Um momento de escolha importante na vida de cada estudante”, enfatizou Giancarlo.  

O evento também aconteceu no Campus Ijuí nos dias 29, 30 e 31 de agosto e recebeu mais de 4,5 mil estudantes.

Imagens do evento de hoje, dia 13/09:


Salão do Conhecimento 2017 divulga programação completa

Os cinco dias de programação do Salão do Conhecimento 2017 estão repletos de ciência e matemática. Com o tema ‘A Matemática está em Tudo’, a programação completa da semana científica para os quatro 4 campi da Unijuí foi divulgada nesta terça-feira, 12, no Portal da Universidade.

Nesta edição, o evento conta com a XXII Jornada de Pesquisa, XVIII Jornada de Extensão, XXV Seminário de Iniciação Científica, VII Seminário de Inovação e Tecnologia, e VII Mostra de Iniciação Científica Júnior que contemplam palestras, oficinas, dias de campo, minicursos, sessões de pôsteres, apresentações orais, painéis temáticos, mesa redonda, entre outras atividades.

O Salão do Conhecimento é um canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Universidade e de relacionamento com a sociedade que materializa a articulação do ensino, pesquisa e extensão. As inscrições para os participantes estão abertas até o dia 26 de setembro exclusivamente pelo Portal.

Confira a programação completa para os 4 campi no link.


Professor da Unijuí é campeão de tênis na Bahia

Mais uma vez no pódio, o professor Carlos Probst, se aproximou da primeira colocação no ranking nacional. Dessa vez Carlos foi campeão da categoria 45 anos masculino do Circuito Nacional de Tênis Seniors, etapa Bahia, vencendo o tenista local Leonardo Azevedo por 7/6 e 6/3.

O evento debutou uma nova política de comprometimento social dos Seniores. A organização do Costa Verde Tennis Clube distribuiu 50 cestas básicas para uma instituição cuidadora de idosos e promoveu uma atividade de treinamento e compartilhamento de experiências entre instrutores de tênis.


 

Carlos e a tenista brasiliense Carolina Madrid, número 1 do Brasil e segunda colocada no ranking Mundial na categoria 35 anos feminino, foram convidados a participar da atividade com um grupo de crianças participantes de Programa Social de Menores Esportistas.

O professor apresentou a disciplina optativa de Tênis de Campo, que ministra sob a coordenação do professor Paulo Carlan, no curso de Educação Física da Unijuí. Segundo o professor, no país são apenas 5 instituições que oferecem essa disciplina. Ao final da atividade cada criança recebeu uma cesta básica. 

 


Enaced realiza segunda etapa do evento durante essa semana

O XX Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia (Enaced) está realizando durante essa semana, a segunda etapa do evento, que conta com a temática: “Cidadania, esperança, mudança. Qual educação é possível?”. Uma semana dedicada a palestras, painéis, oficinas e apresentações artísticas, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

A noite de segunda-feira, dia 11, contemplou a retrospectiva de 20 anos de Enaced na UNIJUÍ. Na oportunidade também ocorreu o relato de experiência da Escola Municipal Ensino Fundamental Duque de Caxias, onde foi destacado o projeto Plantando Ideias.

De acordo com a Coordenadora do curso de Pedagogia e do XX Enaced, professora Claudia Maria Seger, o Enaced é um evento que oportuniza, anualmente, a reflexão, o debate e a discussão sobre temáticas relevantes no campo da educação. “A Universidade prepara e qualifica recursos humanos para atuar no campo da educação escolar, em todas as redes de ensino. A interação dos acadêmicos das licenciaturas com professores favorece a relação teoria prática propiciando o intercâmbio de atividades e a troca de ideias. Por esta razão fundamental, escolhemos para 2017, ano em que temos a 20ª edição, como temática norteadora dos debates e estudos a questão da cidadania, entendendo a necessidade de aprofundar práticas de esperança a fim de favorecer a mudança necessária tornando a educação a possibilidade de uma sociedade mais humana e humanizada”.

A programação do Enaced segue na noite de terça-feira, dia 12, com a palestra “Qual escola escolhemos ter no século XXI?”, com o palestrante Felipe Diesel, diretor da Escola Hey Peppers.

No dia 13 a programação acontecerá nos três turnos e envolverá as comemorações do dia da Normalista. Na parte da manhã o professor Arnaldo Nogaro, da URI – Erechim, palestrará sobre “A esperança e a docência”. Nos turnos da tarde e noite acontecerão comunicações de pesquisas e relatos de experiências.

Na quinta-feira, dia 14, pela parte da manhã ocorre o painel “As políticas públicas de formação docente e a mediação de conflitos”, com as professoras do curso de Direito Fernanda Serrer Scherer e Francieli Formentini. O painel estará ocorrendo no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú, em Santa Rosa. Pela parte da noite a programação segue nas salas de aula do Campus da UNIJUÍ, com diversas oficinas.

No último dia do evento, sexta-feira, o professor Roque Strieder da UNOESC – SC, estará palestrando sobre “Educação, esperança e formação docente”, no auditório do campus Santa Rosa. A programação contemplará em todos os dias de evento, apresentações artísticas.

A terceira etapa do Enaced terá como destaque a palestra de Leonardo Boff, “Ética e Sustentabilidade”, que será realizada no Centro Cívico, em Santa Rosa.


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