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Estudo indica que setor varejista acredita em melhora para os próximos meses

Uma pesquisa realizada pela UNIJUÍ Campus Santa Rosa, no centro e bairros, para uma amostra de 294 empresas do setor varejista de Santa Rosa, aponta o resultado a partir de uma escala de piora acentuada até melhora acentuada, através do sentimento dos últimos seis meses, bem como para os próximos meses em relação a economia brasileira, setor de atividade e para a própria empresa.

Os setores pesquisados foram: informática, papelaria, supermercados e mercados, veículos e peças, bazar, presentes e decorações, móveis e eletroeletrônicos, tecidos, vestuário e calçados, combustíveis e lubrificantes, farmácias e perfumaria, ótica, relojoaria e bijuterias, matérias de construção e ferragens.

A coleta foi realizada entre os dias 1º e 14 de dezembro e para a análise foi utilizada a plataforma de pesquisa inteligente, da startup Gorila APP.

Em relação aos últimos seis meses, percebe-se um elevado grau de pessimismo na economia brasileira, setor de atividade e empresa. Visto que para 31,3% avaliam que houve uma piora acentuada na economia. Já em relação ao setor de Atividade 27,7% acreditam em estabilidade e para os negócios da empresa os números mostram que 41% indicam que houve estabilidade.

Para os próximos seis meses, constata-se um elevado grau de otimismo na medida em que os resultados mostram que os empresários acreditam na melhora tanto da economia, do setor e da empresa.

Em relação à economia, 50,3% acreditam em melhora, 19,3% em melhora acentuada e 13,6% em estabilidade. Para o setor de atividade 51,2% apostam na melhora, 18,3% melhora acentuada e 17,3% em estabilidade. Quanto a sua empresa, 78% acreditam em melhora e 19,7% em melhora acentuada.

De acordo com o professor Ariosto Sparemberger é evidente que havendo uma análise positiva por parte dos empresários, pode-se entender que há uma tendência favorável para aumentar o investimento em seu negócio, melhorando a apresentação do ambiente, adquirindo equipamentos e realizando contratação de pessoal para atender o esperado crescimento na demanda.


Pós-Graduação Unijuí: viva essa experiência transformadora

                         

Desenvolvimento profissional, crescimento acadêmico, contatos que podem abrir portas e oportunidades. Esses são aspectos importantes na formação profissional e que a Unijuí proporciona em seus cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA e Especialização). Para o primeiro semestre de 2018, a Universidade está preparando a oferta de 19 novos cursos nas diferentes áreas do conhecimento. 

Com o mote “Viva essa experiência transformadora”, a campanha dos cursos de Pós-Graduação da Unijuí foi lançada na tarde desta terça-feira, dia 19, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. O gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Bottega, realizou a apresentação do conceito e dos materiais de comunicação da Campanha para a Reitoria, chefes de departamentos, coordenadores de cursos e profissionais que vão trabalhar na divulgação e efetividade das ofertas. 

Logo após, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, evidenciou a importância do momento para a Instituição, destacando o desafio para diversos setores da Universidade na concretização das ofertas lançadas. 

Em seus 60 anos de história a Unijuí já formou mais de 10 mil profissionais em cursos de pós-graduação, garantindo uma experiência transformadora aos seus estudantes, disponibilizando de uma estrutura com 490 ambientes de ensino, professores especializados e mais de 200 laboratórios organizados com qualidade e tecnologia de última geração. 

Confira no Portal a lista completa de cursos


Instituições Comunitárias gaúchas debatem nova regulamentação dos processos avaliativos do MEC

No dia 15 de dezembro, a Unijuí esteve representada pela Coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, no encontro do Programa de Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior (Paiung) do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) que ocorreu na PUC/RS, em Porto Alegre.

A pauta da reunião centrou-se na discussão da nova regulamentação do Ministério da Educação que trata sobre os processos de avaliação de Instituições de Educação Superior e de cursos de graduação. A legislação prevê a publicação de instrumentos de Credenciamento Recredenciamento e Transformação de Organização Acadêmica e Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.

                     

Na ocasião foi realizada a eleição para a coordenação do Paiung gestão 2018/2019. Foram eleitos os professores Fabiano Lopes Chiesa, da UPF, como coordenador e Denizar Alberto da Silva Melo, da PUC, como coordenador adjunto. A atual gestão 2016/2017 está sob responsabilidade de Charles Alves, da Unisc e Magna Dalla Rosa, da Unijuí, coordenadora adjunta. A posse da nova direção será na próxima reunião do Paiung. 

De acordo com a coordenadora da CPA da Unijuí e coordenadora adjunta do programa, Magna Dalla Rosa, o Paiung constitui-se em um importante fórum de debate, troca de experiências e produção do conhecimento entre as instituições comunitárias gaúchas. “Nestes vinte três anos do programa, a Unijuí esteve representada, algumas vezes na coordenação, outras como integrante, mas sempre na perspectiva de uma atuação propositiva na consolidação do programa”, destaca.

Como encaminhamento da reunião, o grupo do Paiung, em outubro, participará de um simpósio específico sobre a Avaliação como Suporte à Docência Universitária, junto ao Congresso Internacional de Docência Universitária – CIDU. O evento será na PUCRS.


Unijuí no Esporte: a trajetória do Voleibol feminino

Durante todo o ano diversos atletas levam o nome da Universidade ao pódio, em diversas modalidades do esporte e em todos os cantos do Brasil. São atletas que se dedicam, conquistam e se superam todos os dias. O Especial UNIJUÍ no Esporte pretende contar essas histórias inspiradoras em uma série de reportagens com atletas apoiados pela UNIJUÍ

Mesmo sem toda a popularidade do futebol, o voleibol é um dos esportes mais adorados no Brasil. Em Ijuí, entre os times de destaque, está Unijuí, time de voleibol feminino, que nasceu em 2016 após um ótimo desempenho no Torneio Municipal. Terminou a competição em 3º lugar.

No início era Union, foi só depois de conquistar o apoio da Universidade que passou a carregar o nome da Instituição. “Buscamos a parceria com a Universidade visando o suporte técnico e financeiro necessário para nos perfeiçoar e nos manter nas competições, que não foram poucas, disputamos pelo menos 10 etapas da Liga Gaúcha em diferentes cidades do Estado”, conta Miriam Angelita Scapini, atleta e coordenadora do time ao lado de Aline Leite, ambas técnicas-administrativas na Instituição.

A equipe é formada por técnicas-administrativas, egressas e estudantes da Unijuí. Elas recebem o apoio da Universidade para custear o material, transporte e inscrições nas competições. “Vemos na figura da Universidade a importância do estímulo à melhoria na qualidade de vida da comunidade através do incentivo ao esporte”, comenta Miriam.

O time nasceu com jogos informais. Aos poucos, o entrosamento da equipe e a participação no Tornei Municipal de Ijuí fizeram o time evoluir. A partir daí as meninas disputaram a Liga Gaúcha de Voleibol com a classificação final em 11º entre 30 equipes. Estavam aptas para disputar a Série Bronze. “Em decorrência das lesões de algumas atletas e a impossibilidade de substituição imposta pelo coordenação da Liga, optamos por não disputar a semi-final”, lamenta Miriam.

Mas o ano também foi de alegria. Em novembro o time ganhou o 2º Torneio Só Elas, realizado em Santo Ângelo, com 12 equipes da região participantes. O bom desempenho despertou o interesse de diversas atletas. “Tivemos mais de 30 meninas diferentes na equipe, além das que não puderam participar em virtude de outros compromissos, ou por morar em outras cidades”.

Apesar do excelente histórico em competições pelo estado, o time de vôlei feminino vai dar um tempo, sem previsão de continuar com o time no próximo ano. Se os planos de participar de competições, por hora, estão de lado, a certeza de que a prática do esporte, assim como era com o Union, continua pelo amor ao voleibol. 


Professor Martinho Kelm entra para a galeria dos ex-presidentes da Fidene

                

Ex-presidente da Fidene e ex-Reitor da Unijuí por duas gestões (2011-2016), o professor Martinho Luís Kelm entrou, na tarde desta terça-feira, para a galeria de ex-presidentes da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado - FIDENE, em cerimônia realizada durante pauta da Assembleia geral da entidade. Com a participação da atual Reitoria, dos vice-reitores da gestão passada, do prefeito de Ijuí, Valdir Heck, pró-reitores, diretores de mantidas, chefes dos departamentos, gerentes e membros do Conselho de Gestão da Instituição, foi realizado o descerramento do quadro com a foto do professor na galeria, localizada na Sala dos Conselhos, que fica no Campus Ijuí.

A cerimônia teve início com o pronunciamento do professor Martinho, que lembrou de momentos e desafios enfrentados durante as gestões em que esteve à frente da Instituição. “As pessoas que estão nesta galeria sempre foram referência na Instituição e também na minha formação. A oportunidade que eu tive de poder fazer um trabalho e hoje estar sendo reconhecido me deixa muito feliz, só guardo boas recordações. É um símbolo de fechamento de um ciclo, mas também da abertura de um novo”, avalia o professor Martinho Kelm.

Na sequência, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, realizou a sua fala. Ele evidenciou os desafios que já presenciou e se envolveu enquanto prefeito com a Unijuí, e também da importância da FIDENE/UNIJUÍ para a comunidade que, em 60 anos de Ensino Superior, auxiliou no desenvolvimento local e regional. 

Por fim, para encerrar os pronunciamentos, a professora Cátia Maria Nehring, atual presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, foi convidada a se pronunciar. A professora também lembrou de alguns desafios enfrentados pela gestão do professor Martinho, da qual faz parte como Vice-Reitora de Graduação e avaliou o ano da Universidade. “A homenagem é um marco de reconhecimento pelo trabalho nos últimos doze anos, como Vice-reitor de Administração e depois como Reitor da UNIJUÍ e Presidente da FIDENE”, observou.

Logo após foi realizado o ato de descerramento do quadro na galeria dos presidentes da Fidene, encerrando a cerimônia.

A Galeria dos ex-presidentes a FIDENE foi inaugurada em julho de 2009, quando a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE, completou 40 anos. Com ela, busca-se homenagear a todos aqueles que foram presidentes da FIDENE e que com seu trabalho contribuíram para o desenvolvimento da Fundação e da região.


Curso de Pedagogia promove atividades com crianças da Escola Infantil Olhar de Criança

O curso de Pedagogia, através da Ludoteca, juntamente com o curso de Educação Física realizaram uma série de atividades com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Olhar de Criança de Santa Rosa, englobando o projeto “Tarde no Campus”.

Foram três semanas dedicadas com uma intensa programação envolvendo: hora do conto, desenho sobre a história, dança, pintura de rosto e confecção de brinquedo.

Para a ludotecária Lisiane Mazzurana, a Ludoteca tem a missão de dar um espaço único para a criança brincar e colocar a imaginação em prática.  “Nas atividades propostas elas criam, utilizam o corpo para brincar, se constituem pessoas melhores para a nossa sociedade”, ressalta.

Para a estagiária do Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física, Raili Iara Penke, a parceria entre os cursos, no projeto da Ludoteca, proporciona momentos de experiências na formação acadêmica, pois os dois cursos se envolvem nessas atividades, desencadeando um trabalho multi e diferenciado nas duas áreas de ensino.


Professoras e Bolsistas PIBID participam de Seminário em São Leopoldo


As professoras coordenadoras dos subprojetos Interdisciplinar Educação Física e Letras – Português e Inglês, Fabiana Ritter Antunes e Maristela Righi Lang, respectivamente, e Biologia, Maria Cristeina Pansera de Araújo, bem como licenciandos bolsistas de ID do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Caroline Iziquiel Martins, Gabriele Scheleski e Tatiana Ribas participaram do II Seminário do Pibid da Região Sul - II EnlicSul - II Encontro de Licenciaturas da Região Sul - II Seminário Institucional Pibid/Unisinos, 2017. Participou ainda deste evento o doutorando Andres Julian Carreño Diaz, da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, que esteve fazendo estágio de doutorado na Unijuí, de 25 de outubro até 16 de dezembro desse ano.

Para além de socializar e assistir aos resultados de trabalhos de Iniciação à Docência, realizados durante o ano, foi possível enriquecer os conhecimentos e as reflexões sobre o processo de formação docente, com a palestra “Tornar-se professor no mundo de hoje: desafios para a formação e inserção profissional” ministrada pelo professor da universidade de Montreal/Canadá, Maurice Tardif.

Entre outras questões ressaltadas pelo professor, está a necessidade de desenvolver uma visão integrativa do processo de formação inicial de professores, sob a responsabilidade coletiva dos formadores da universidade e dos professores da escola com parcerias fortes, que permitam avançar nos conhecimentos teóricos e práticos. Isso é o que o PIBID/UNIJUI – CAPES tem feito nesses quatro anos de vigência. 


Sete projetos são desenvolvidos na disciplina de Administração e Empreendedorismo

Os estudantes dos cursos de Engenharia e Design matriculados na disciplina de Administração e Empreendedorismo, ministrada pelo professor Pedro Luís Büttenbender, usaram a criatividade e desenvolveram sete projetos inovadores.

O objetivo da atividade proposta na disciplina era buscar a formação em Administração e Empreendedorismo produzindo resultados qualificados na formação de competências profissionais. Com referencial teórico-conceitual, motivação e orientação metodológica, resultou na maior criatividade e o desenvolvimento das capacidades inovadoras e de empreendedorismo dos acadêmicos.

De acordo com o professor Pedro, os estudantes estão de parabéns, pois estão indicando sete novas propostas de inovação e negócios. “Na trajetória final de ano, os acadêmicos, como resultado de sua trilha de vivências e aprendizagens, estão lançando os seus projetos desenvolvidos durante o semestre, referenciados em um Plano de Negócios. Todos os sete projetos são portadores de futuro. Agora com o apoio da Incubadora Tecnológica da Unijuí, poderão prosperar e produzir resultados”, destaca.


Pibid: formação de professores e o fortalecimento da rede pública de ensino

                                           

“A ponte entre universidade e escola foi importantíssima, tanto para meu crescimento pessoal quanto profissional, abrindo meus olhos para a realidade da escola pública, algo que a teoria não poderia mensurar por completo”. A afirmação de Vanessa Vieira Mombach, que, enquanto estudante do curso de Letras da Unijuí integrou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), mostra a importância dele para a formação dos novos professores, além de possibilitar uma aproximação maior entre Universidade e rede pública de ensino. 

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O Pibid abre um espaço de atuação no campo profissional para além do estágio, garantindo o compartilhamento da docência. 

Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola, o qual se coloca como co-formador ao compartilhar a docência. “O Programa, nesse contexto, abre portas para uma percepção mais apurada dos fatos, fazendo com que se possa pensar e repensar a educação, seja em sala de aula, seja na universidade, pois permite ampliar a conexão entre ambas, fornecendo aos estudantes de graduação uma oportunidade única de contribuir desde cedo para um fazer docente mais colaborativo, visando uma educação melhor”, complementa Vanessa. 

Com a experiência adquirida em sala de aula, os estudantes também têm a oportunidade de produzir conhecimento, com pesquisas e produções acadêmicas. É o caso de Tatiele Freitas, acadêmica do curso de Pedagogia, que pode participar de eventos relatando as experiências e extraiu disso o tema do Trabalho de Conclusão de Curso. “Uma vivência significativa, tema do meu TCC, está ligada ao Pibid, trata-se da Docência Compartilhada”, observa. 

Na Unijuí já passaram mais de 150 bolsistas pelo Pibid, sendo que, atualmente, 83 estão envolvidos com atividades do projeto, sendo 9 deles professoras da educação básica com bolsa. São quatro escolas parceiras desde 2014, quando o projeto iniciou na Unijui, com cerca de 879 alunos da educação básica participando das atividades formativas, além de vários professores não-bolsista, os quais atuam como co-formadores. 

“As ações propostas pelo Programa na Unijuí centram-se no desenvolvimento profissional do professor em formação inicial e continuada, diretamente nas escolas, articulando à produção de currículo escolar autoral e autônomo, com ênfase em experiências interdisciplinares, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio de escolas públicas estaduais e municipais. Como diferencial do Programa da Unijuí, destaca-se a presença de bolsistas Pibid de todas as licenciaturas em cada uma das escolas parceiras, sendo orientados por supervisores Pibid e co-orientados por professores não bolsistas, os quais se integram no processo formativo desencadeado pelo Pibid de forma voluntária. Com isso, o Programa da Unijui trabalha de forma integrada e integradora, com foco interdisciplinar, tendo grande abrangência no contexto da escola, uma vez que contribui para a formação inicial e continuada, logo para a formação dos alunos da escola, pois se centra em proposições curriculares. Sem dúvida é um Programa que beneficia a todos os envolvidos e, principalmente, os futuros professores e os alunos da educação básica", observa a professora Taise Neves Possani (DHE).


Educação Física na EFA: Vivências de aventuras no campus da Unijuí

Para findar o ano de 2017, a turma B51 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, realizou diferentes práticas corporais na natureza, no Campus da UNIJUÍ, sob a orientação da professora Eduarda Burckardt da EFA e do professor Mauro Bertollo da UNIJUÍ.

As crianças tiveram a oportunidade de vivenciar as práticas do slackline, rapel, canoagem e esporte de orientação, para agregar aos estudos realizados sobre mais um campo de linguagem do movimento. As atividades foram organizadas e conduzidas em parceria com o Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física da UNIJUÍ e estudantes voluntários.

Estas ações, entre EFA e UNIJUÍ, acontecem o ano todo fortalecendo os laços que a escola e a universidade possuem, aproximando os acadêmicos da realidade escolar, bem como, enfatizando a intenção de oportunizar aos alunos da escola novas possibilidades de movimento e interação com o meio. 

 

 


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