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Dia Mundial da Água: projeto visa realizar diagnóstico e monitoramento de recursos hídricos em Ijuí

No Dia Mundial da Água, conheça um dos projetos em andamento na Universidade, que visa estudar um dos principais recursos naturais da Terra. Saiba mais sobre o Projeto “Diagnóstico e Biomonitoramento Ambiental na Região Noroeste do RS”.

                    

O projeto, vinculado ao curso de Ciências Biológicas (Departamento de Ciências da Vida – DCVida), pretende apresentar um diagnóstico da fauna em áreas de Ijuí, e, posteriormente, comparar áreas sem ou com pouca intervenção do homem com aquelas em que existem projetos de recuperação, como também com áreas degradadas. 

Por meio do subprojeto Diagnóstico e monitoramento de macroinvertebrados bentônicos em recursos hídricos de pequeno porte na região oeste do município de Ijuí, RS”, realizará um mapeamento dos recursos hídricos – riachos/arroios, banhados, açudes/represas da região oeste da cidade de Ijuí, em áreas próximas ao Campus (Bairros Pindorama, Universitário, Thomé de Souza, Morada do Sol) e, a partir deste, um inventário preliminar para registrar dados referentes à localização, dimensões, tipos de substrato, hidroperíodo, origem da água, tipo de margens, característica de vegetação do entorno, características físico-químicas da água. Depois, será realizado um monitoramento, ao longo das estações do ano, de pontos escolhidos, considerando aspectos físicos, químicos e biológicos (macroinvertebrados e vegetação), além da comparação das comunidades amostradas nos diferentes locais ao longo do tempo. 

A partir disto, serão adaptadas e elaboradas metodologias de análise ambiental com fins educacionais para recuperação e preservação de recursos hídricos em ambientes urbanos, bem como elaboração de roteiros de atividades que poderão ser desenvolvidas junto às escolas e comunidades da região. Para cada ambiente estudado serão elaborados protocolos rápidos adequados à avaliação ambiental para os diferentes ecossistemas. 

De acordo com o Projeto, a deterioração do ambiente gerou a necessidade de desenvolvimento e adequação de métodos de avaliação de qualidade ambiental. O monitoramento ambiental é um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar - qualitativa e quantitativamente - as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo. 

O Projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa Biodiversidade e Ambiente – AMBIO.

Equipe

Professores (Grupo de Pesquisa AMBIO - DCVIda)

Francesca Werner Ferreira (coordenadora)

Vidica Bianchi

Juliana Fachineto

Mara T. Houssaini

Alessandro Hermmann

Alunos

Bolsistas e voluntários do grupo PET Biologia

Douglas de Jesus (TCC – Bacharelado Ciências Biológicas)

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração: 

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2-A água é a seiva do nosso planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

                         

Confira o Relatório da ONU sobre o tema.


Grupo de estudos da UNIJUÍ tem aprovação de cinco egressos em programas de pós-graduação

 

Grupo de Estudos do curso de Engenharia Civil de 2017

 

O Núcleo de Estudos em Construção e Sustentabilidade (NECS) é um grupo de estudos do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, voltado ao desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica na área da construção civil.

Foi criado com o objetivo de proporcionar aos estudantes do curso de engenharia civil um espaço de discussão e aprofundamento teórico. Oportunizando atividades de iniciação científica e fomentando a integração entre as diversas áreas do conhecimento que formam os eixos temáticos do curso.

Mesmo sendo um projeto jovem, iniciou suas atividades em 2014, o grupo está colhendo bons resultados e alcançando destaque na região. De acordo com o coordenador do NECS, professor Éder Claro Pedrozo, somente no ano de 2017 foram mais de 100 publicações em capítulos de livros, artigos, revistas, artigos em eventos científicos, resumos expandidos e resumos.

“O reconhecimento também pode ser mensurado pelo resultado que os egressos do grupo obtiveram em seleções para programas de pós-graduação. Os cinco alunos que concluíram seus estudos no segundo semestre de 2017 foram aceitos em programas de mestrado”, destaca Éder.

Participar do Núcleo de Estudos em Construção e Sustentabilidade

Para fazer parte do grupo os estudantes precisam participar de um processo de seleção, no qual são verificados os currículos e os candidatos são chamados para entrevista. Estão aptos a participar do grupo de estudos, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil da UNIJUÍ ou também, acadêmicos de cursos das áreas afins, que possam contribuir com as temáticas trabalhadas pelo grupo.

“Atualmente, contamos com 12 alunos voluntários, que disponibilizam em média 10hs de estudos por semana e desenvolvem trabalhos nas áreas da avaliação da pós-ocupação em habitações de interesse social, do desenvolvimento de novos materiais de construção e pavimentação, da análise numérica de estruturas, do reuso de águas e, também, do conforto ambiental e da eficiência energética. Todos perpassando pelo viés da sustentabilidade ambiental e sob a orientação de professores do curso”, ressalta o coordenador do NECS.

Créditos Imagem: Jornal Gazeta Regional


Monitoria: um trabalho de colaboração entre estudantes e professores

Você já pensou em ser um monitor? Ou melhor, você já precisou de uma ajudinha com o conteúdo daquela aula complicada? A monitoria tem como objetivo auxiliar os estudantes, é uma atividade técnica, didática e pedagógica que auxilia as atividades de ensino, exercida de forma voluntária e gratuita por estudante regularmente matriculado na UNIJUÍ.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Direito do Campus Santa Rosa, Francieli Formentini, a monitoria é um qualificado espaço de aprendizado e de formação acadêmica, pois permite que o monitor vivencie um contato diferenciado com a sala de aula, desenvolvendo novas competências e conhecimentos. Além disso, a partir do envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem possibilita o compartilhamento de conhecimento entre os mesmos.

Para a estudante do curso de Direito do 9º semestre, Anaísa Rambo, a monitoria foi de suma importância no seu aprendizado, pois adquiriu mais conhecimento em relação ao conteúdo. Também vivenciou a realidade do que é ser um professor, assim como teve o privilégio de auxiliar nas preparações das aulas.

“O meu maior aprendizado na monitoria foi a troca de conhecimento com os professores e alunos. Tive a oportunidade de ter o contato com alunos, auxiliando na formação dos trabalhos, agregando valor e conhecimento ao meu dia a dia. É satisfatório poder aproveitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento oferecidas durante este período de monitoria, pois oferece um novo olhar para o futuro, através da construção de um novo projeto de vida e uma futura carreira na área”, destacou Anaísa.

As inscrições estão abertas para os interessados em serem monitores nas disciplinas do Curso de Direito da UNIJUÍ. O edital está disponível no Portal do Aluno/Comunidade – “Direito UNIJUÍ Campus Santa Rosa”.

 

 

 


Inscrições abertas para o I Encontro de Reabilitação Física

As Inscrições gratuitas para o I Encontro de Reabilitação Física, promovido pela UNIR, estão abertas até o dia 30 de abril. O Encontro será realizado, no dia 24 de maio, com a participação de profissionais especializados na área da saúde.

O evento acontece durante todo o dia no Salão de Atos da Unijuí. De acordo com a professora Edina Linassi Coelho, o objetivo do evento é estudar e discutir a reabilitação física, ou seja, as patologias mais frequentes na unidade de reabilitação como as amputações, acidente vascular encefálico e paralisia cerebral.

“Os estudantes da área da saúde podem ampliar seus conhecimentos e ver atualização interdisciplinar da equipe nas decisões quanto ao diagnóstico e tratamento”, salienta a professora.

A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo e-mail: unir@unijui.edu.br. A programação do evento está disponível na página do evento no Portal da Unijuí.



Unijuí FM abre temporada do projeto que acompanha festivais nativistas

                 

Santo Ângelo é a primeira parada da nova etapa do Projeto Trilha dos Festivais da UNIJUÍ FM. A nova temporada inicia com a transmissão do 11º Canto Missioneiro, que acontece de 22 a 24 de março. Nesta edição o festival será realizado no Teatro Antônio Sepp, a partir das 19h30, com a fase local.

Da mesma forma como aconteceu no ano passado, a fase geral do Canto Missioneiro será realizada em um único dia. Na sexta-feira, com transmissão da UNIJUÍ FM, o festival recebe renomados artistas que fazem o circuito da música nativista do Estado, sendo que a final está marcada para sábado. 

No dia 22, às 19h30, show de abertura será com Fábio de Oliveira e Grupo Alma Campesina e show de encerramento com a Família Maicá; no dia 23, às 19h30, show de abertura com a Família München e show de encerramento com Nilton Ferreira; e no dia 24, às 19h30, o show de abertura ficará por conta da Assetrasa e o show de encerramento com Daniel Torres.

A equipe de jurados conta com nomes expoentes da música gaúcha como: Mauro Moraes, Fátima Gimenez, Vinicius Brum, Fábio Dalla Costa e Lenin Nunez.

Este é o quarto ano do  Projeto Na Trilha dos Festivais da Unijuí FM que conta com o apoio de: Clic Rápido, Guia Fácil, Ramos e Copini Auto Peças, VIP Rent a Car Locadora, Erva Mate Seiva Pura e Odontovitta.


Produção e consumo da Aveia em discussão no XXXVIII Reunião da Comissão de Pesquisa de Aveia na Unijuí

A palestra sobre ‘Aveia na nutrição humana: qualidade, novos produtos e perspectivas de aumento no consumo’, ministrada pelo professor doutor Luiz Carlos Gutkoski, marcou a abertura da XXXVIII Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, na Unijuí.

O evento, que segue até quinta-feira, tem o objetivo de abordar e discutir novas tecnologias, os avanços obtidos e as demandas que promovem o desenvolvimento e inserção da aveia nos sistemas de produção animal, vegetal e alimentação humana.

O professor José Antonio Gonzalez da Silva, coordenador do evento, descreve a Reunião como o maior evento de pesquisa de aveia do território nacional. “É um evento que permite trazer à luz tudo que foi produzido no ensino, na pesquisa e na extensão para promover a cultura no Brasil, mas, acima de tudo, de reunir grandes pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento no sentido de promover e avançar com novas oportunidades para a cultura”, comenta.

A Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia é integrada por instituições de ensino, pesquisa, extensão, assistência técnica, cooperativas, produtores, industrias e órgãos governamentais envolvidos com o desenvolvimento da cultura no Brasil. A programação completa do evento para os três dias está disponível no Portal da Unijuí na página do evento.


Diretor-presidente da FAPERGS discute o cenário da ciência no estado e no país em palestra na Unijuí

                   

Com o objetivo de debater o cenário da ciência no estado e no país, a Unijuí e a Unicruz realizaram, na noite desta segunda-feira, a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu com um evento no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, na Unijuí. A palestra foi realizada pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin.

O Coral da Unijuí subiu ao palco e apresentou algumas canções ao público, antes da abertura oficial. Logo após, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Diego Golle, iniciou os pronunciamentos. Ele observou a importância do evento conjunto entre as duas instituições para o estreitamento das pesquisas na região. Na sequência, a Reitora da Unijuí, Cátia Nehring, salientou sobre a importância das políticas públicas de fomento aos pesquisadores e também sobre a relevância de estabelecer parcerias entre instituições. E, finalizando a abertura, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando González, também observou a importância da parceria entre as instituições e o poder público para o desenvolvimento regional.

A palestra teve o objetivo de apresentar a Fundação, as principais áreas de atuação e o impacto da pesquisa no estado. Segundo Odir, um dos principais desafios é garantir os recursos financeiros para fomentar os projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. “Temos, no Rio Grande do Sul, uma força de trabalho bastante sólida, com a maior densidade de doutores do país – 123 doutores por 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional - portanto, o grande desafio é garantir esses recursos”, salienta.

Na tarde e início da noite desta segunda-feira, o diretor-presidente da FAPERGS visitou laboratórios da Unijuí, em diversos Departamentos e áreas. E, nesta terça-feira de manhã, terá uma reunião com os professores dos programas de pós-graduação no auditório do Hospital Veterinário e também vai participar da abertura da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, evento que acontece no Salão de Atos.

Sobre o palestrante

Odir Dellagostin é formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey - Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de vacinas recombinantes, vacina contra tuberculose bovina e vacina contra leptospirose. Já publicou mais de 160 artigos científicos e realizou o depósito de 21 patentes. Orientou mais de 40 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel e Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico também da UFPel. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenador do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS e membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq. Atualmente é Coordenador da área de Biotecnologia da CAPES e Diretor Presidente da FAPERGS.

Salão do Conhecimento

Ao final da palestra, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí realizou a entrega da premiação aos trabalhos que se destacaram no Salão do Conhecimento de 2017, no hall de entrada da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí.


Tecnologia da Informação: Interop X será realizado na Unijuí

                

Com o objetivo de disseminar novas tecnologias de informação, será realizado, na Unijuí, no dia 5 de maio, o Interop X, que chega ao décimo ano de edição em 2018. Estudantes e egressos da Universidade podem se inscrever no evento com desconto até esta terça-feira. 

Conversamos com André Ruschel, organizador do evento em Ijuí, que detalhou a proposta. Confira: 

- Quais os objetivos?

O objetivo é disseminar as novas tecnologias para profissionais de TI, sejam eles desenvolvedores de software, administradores de infraestrutura, estudantes e entusiastas. Tem o foco em interoperabilidade, tirando proveito de tecnologias Microsoft e Open Source.​

- Qual a importância dele para os profissionais da área?

É um evento técnico de um nível bem elevado. Muitos deles participam de eventos na Microsoft nos EUA, e com certeza trarão muitas novidades. Acreditamos ser o melhor e maior evento de TI da região e com certeza é uma ótima oportunidade para estudantes, profissionais e entusiastas. 

- O que de bacana e diferenciado vai ser trabalhado?

Teremos palestras de diretores da Microsoft, Dell e muito conteúdo técnico. 

Programação completa e inscrições pelo site: www.interopx.com.br


Cursos de Jornalismo e Publicidade lançam novos Laboratórios

Na quarta-feira, 21 de março, acontece o lançamento dos novos espaços de Laboratórios dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O evento tem início às 19h30, no Prédio da Comunicação, e é organizado pela coordenação dos cursos com apoio da Usina de Ideias. Conforme a coordenadora dos cursos, Rúbia Beatriz Schwanke, esta integração dos laboratórios em um único espaço permitirá, tanto para alunos quanto para professores e funcionários, uma maior interação entre diferentes ambientes e conhecimentos específicos que se cruzam no exercício da profissão, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

“O curso de Comunicação Social, ao longo dos seus 23 anos de existência, sempre teve uma trajetória marcada pela busca constante atualização e adequação de seus espaços para a formação de profissionais qualificados visando atender as expectativas e necessidades do mercado de trabalho. Neste sentido, no ano de 2017 foi dada sequência as tratativas para as reformas do Prédio de Comunicação junto a Reitoria, de forma a construir um local que acomodasse os quatro laboratórios dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda: Laboratórios de Fotografia, de Áudio, de Vídeo e Agência Experimental Usina de Ideias”, destaca Rúbia e acrescenta que “a expectativa do corpo docente e dos funcionários do curso é imensa. Estamos todos trabalhando para oferecer a melhor experiência acadêmica aos nossos alunos, com espaços qualificados e tecnologia de ponta. O reflexo deste investimento terá grande impacto na formação profissional dos nossos egressos”.

O evento de inauguração terá quatro ambientes de mini oficinas realizadas dentro dos novos espaços e ministradas pelos egressos que estão atuando no mercado de trabalho. A ideia é que as oficinas com os profissionais aproximem os alunos, por meio de uma conversa informal e atividades de interação, da realidade que enfrentarão no mercado. No Laboratório de Vídeo, a mini oficina será com o repórter da RBS TV Gabriel Garcia e o mestrando em Comunicação da UFSM, Leonardo Mello. Na Agência Experimental Usina de Ideias, a mini oficina fica por conta da Publicitária da Coordenadoria de Marketing da Unijuí Amanda Ritter e da Jornalista e coordenadora da Rádio Unijuí FM, Cláudia Bohrer.

No Laboratório de Áudio o jornalista João Pedro Van Der Sand e Publicitário Gilmar Laurindo organizarão uma atividade de interação com os alunos. Por fim, a mini oficina do Laboratório de Fotografia será ministrada pelo Jornalista Fernando Goettems da Coordenadoria de Marketing da Unijuí e pelos Publicitários e proprietários do Mr. Bunny Fotografia, Tuane Seifried e Thiarlon Ferreira. A programação conta ainda com uma mostra cultural de fotos, vídeos, produções acadêmicas, espaço de descontração com música, pipoca, café e chá, e muito mais.


Unijuí realiza formação para gestores com a temática “Media Training e Relações Institucionais”

                 

Dando continuidade ao Ciclo de Formação para gestores, a Reitoria da Unijuí promoveu, na última quarta-feira, dia 14, uma formação com a temática “Media Training e Relações Institucionais”, realizada no Centro de Eventos da Unijuí. 

Durante a formação, foram trabalhados os seguintes temas: 

- Economia de atenção

- Mapeamento de públicos e a vulnerabilidade das empresas

- Relações institucionais com governo, imprensa e ONGs

- Gerenciamento de crise: relações interpessoais (alunos, professores e instituição), relações interdepartamentais e crise digital (enfoque em redes sociais)

- Técnicas de apresentação para discursos, debates e entrevistas 

A formação foi ministrada por Ricardo Sondermann, Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing, ambas pela UFRGS e mestre em comunicação pela PUCRS, com larga experiência na área de vendas, negócios e comunicação e Rodrigo Valente, Graduado em Publicidade e Propaganda, com MBA em Gestão empresarial pela ESPM-Sul, e mestre em comunicação social pela PUCRS, com larga experiência na área de criação e gestão. Ambos são sócios da empresa 818, de Porto Alegre. 

Participaram os membros da Reitoria da Instituição, assessores, chefes de Departamentos e integrantes da Coordenadoria de Marketing, Financeira, Recursos Humanos e Patrimônio da Unijuí.


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