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Projeto viabiliza aumento da renda familiar por meio da pecuária de leite

A Rede Leite é um programa de Pesquisa e Desenvolvimento que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul a partir da geração de conhecimento entre pesquisadores, extensionistas e agricultores.

O programa surgiu em 2004, com a necessidade de se buscar uma nova forma de pesquisa, a fim de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, pois percebeu-se que o modelo tradicional de pesquisa gerado em Universidades ou Centros de Pesquisa não dava conta de atender as expectativas de promover o desenvolvimento da agricultura. Dessa forma, surgiu o programa em Rede de Pesquisa, Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul - Rede Leite.

Dalva Boton, produtora de Pejuçara, comenta os benefícios de participar da Rede Leite. “Participamos do projeto desde 2012 e obtivemos melhoras nas pastagens, aumento na qualidade alimentar, melhoria no rebanho e maior produção com menos animais”. Segundo ela, sua propriedade serve como unidade de observação e sedia encontros da Rede.

Nesses encontros busca-se soluções visando à melhoria dos processos em nível da atividade leiteira, do sistema de produção e da cadeia produtiva, sempre com enfoque nas pessoas e não em determinada tecnologia ou modelo. “O agricultor não é apenas um interlocutor do programa, servindo como fonte de informações sobre a produção que realiza, mas sim o sujeito que juntamente com sua família, determina o processo a partir de seus objetivos e sua visão sobre a situação que vivem”, afirma o professor do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg) e coordenador do Projeto na Universidade, Roberto Carbonera.   

Segundo o professor, dentre os resultados obtidos estão a transformação dos sujeitos, das suas ideias e suas atitudes. “O Projeto contribui para a construção do conhecimento, práticas sociais, econômicas e ecológicas no contexto da agricultura regional”. Roberto complementa: “constatamos que as famílias de agricultores se sentem realizadas, com maior confiança para decidir sobre seu futuro, mantendo suas vidas e trabalhos no meio rural, que são mais importantes do que quaisquer resultados quantitativos”, avalia.

Além disso, já é possível observar diversos ganhos na produção leiteira: em um período de quatro anos houve um aumento de 37,88% na produção de leite por unidade de produção, aumento em 28,5% no número de vacas em lactação, 8,75% de aumento na produção de leite por vaca ao ano e 20,38% na produção em litros de leite por hectare ao ano.

“Estes resultados são significativos e, de certa forma, demonstram a evolução consistente da atividade leiteira na região”, salienta o professor.              

Organização

A organização do programa, que conta com a participação de professores, pesquisadores e agricultores foca a pecuária de leite, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar, tendo como ênfase a produção leiteira. A estruturação do programa na região é feita pela EMATER Regional de Ijuí, representada por 46 municípios pertencentes aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Noroeste Colonial, Alto Jacuí e Celeiro e envolve mais de oito mil produtores de leite. Em 2009, o programa recebeu o nome de Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistema de Produção com Atividade Leiteira na região Noroeste do Rio Grande do Sul - Rede Leite.

A Rede Leite é uma articulação de trabalho interinstituicional, sem fins lucrativos, de caráter técnico, social e operacional – constituído para atuar junto aos sistemas de produção de base familiar, com atividade leiteira, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Os membros fundadores e integrantes da Rede Leite são: Emater-RS, Embrapa (Bagé Pecuária Sul e Pelotas Clima Temperado), Unicruz, UFSM e Unijuí. Participam do programa 140 extensionistas, 30 pesquisadores, 8.500 agricultores – que possuem atividade leiteira, 52 unidades de observação e experimentação; também as estruturas de pesquisas das Universidades, Centro de Pesquisa e de Assistência Técnica.

Além disso, é um espaço de coordenação de atividades de extensão e de pesquisa, onde participam os agricultores, extensionistas e pesquisadores. Dessa forma, as instituições que compõem a Rede Leite mantêm sua autonomia, mas assumem responsabilidades definidas em conjunto.

O projeto é uma oportunidade importante para melhorar a compreensão da realidade da agricultura regional. Serve também para identificar demandas e direcionar pesquisas, conectar projetos em andamentos e conceber novos projetos de pesquisa. Auxilia na qualificação do processo de transferência de tecnologia, fortalece e amplia a atuação institucional e melhora o trabalho a partir do entendimento da atividade em equipe.


Unijuí lança novo aplicativo para estudantes

App já está disponível na Google Play Store

Já está disponível na Google Play Store o novo aplicativo da Unijuí. Inicialmente, o app estará disponível apenas para o sistema operacional Android. A versão anterior do aplicativo será descontinuada.

A nova versão oferece como principais serviços: acesso ao currículo acadêmico, permitindo ao estudante visualizar detalhes de suas turmas, notas e agenda; acesso aos serviços da Biblioteca, com pesquisa de acervo, reservas e renovação de empréstimos; recebimento de notificações, como postagem de notas e avisos acadêmicos e da Biblioteca; e sincronização da agenda acadêmica e pessoal com o celular (esse serviço também fica disponível para uso em outros aplicativos de calendário).

O download pode ser feito acessando https://www.unijui.edu.br/app ou procurando por UNIJUÍ na Google Play Store.


Novos representantes no CONSU serão eleitos nesta sexta-feira, dia 03 de agosto

Será realizado nesta sexta-feira, 03 de agosto, o processo de escolha dos novos representantes no Conselho Universitário (CONSU) da UNIJUÍ, nas categorias de professores e técnicos-administrativos. 

                

A votação será online, das 8h30min às 20h, via portal da UNIJUÍ, através do login e da senha institucional. Podem votar professores e técnicos ligados à UNIJUÍ.

O CONSU é o colegiado superior deliberativo, normativo, consultivo e de supervisão da Universidade. É a instância máxima de deliberação sobre as temáticas que norteiam a vida acadêmica.

O Conselho Universitário é presidido pela reitora e integrado pela reitora e vice-reitores; chefes de departamento; cinco membros do quadro de professores efetivos do plano de carreira do Magistério Superior, com mandato de três anos; cinco membros do quadro técnico-administrativo e de apoio, eleitos, com mandato de três anos; três membros da comunidade regional, eleitos pela Assembleia Geral da Mantenedora - FIDENE para um mandato de dois anos; e outros cinco membros do quadro de estudantes, com mandato de dois anos.

Mais informações sobre o CONSU e sobre o processo de votação podem ser buscadas no Portal da UNIJUÍ ou pelo link https://www.unijui.edu.br/eleicaoconsu

As chapas inscritas são:

 

PROFESSORES

 

Chapa 1

Titular

Lia Geovana Sala

DCEEng

1º Suplente

Eulália Beschorner Marin

DHE

2º Suplente

Patrícia Carolina Pedrali

DCEEng

Chapa 2

Titular

Taciana Paula Enderle

DCEEng

1º Suplente

Luciano Zamberlan

DACEC

2º Suplente

Hedi Maria Luft

DHE

Chapa 3

Titular

Airam Sausen

DCEEng

1º Suplente

Patrícia Spilimbergo

DCEEng

2º Suplente

Mateus Schonardie

DCEEng

Chapa 4

Titular

Cleusa Adriane Menegassi Bianchi

DEAg

1º Suplente

Fabiana Fachinetto

DCJS

2º Suplente

Eilamaria Libardoni Vieira

DCVida

Chapa 5

Titular

Heloísa Meincke Eickhoff

DCVida

1º Suplente

Marta Estela Borgmann

DHE

2º Suplente

Alessandro Hermann

DCVida

Chapa 6

Titular

Dilson Trennepohl

DACEC

1º Suplente

Nelson Adelar Toniazzo

DCEEng

2º Suplente

Paulo Carlan

DHE

 

TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DE APOIO

Chapa 1

Titular

César Oneide Sartori

DEAg/IRDeR

1º Suplente

Giovano Pereira Buratti

DCVida/PPGAIS

2º  Suplente

Ivanice Wichineski Marquesin

DCVida/Central Analítica

Chapa 2

Titular

Maidi Sigrid Ericksson Prestes

Núcleo Acadêmico Santa Rosa

1º Suplente

Elisandro Rogério Regliski

Núcleo Serviços e Patrimônio

2º Suplente

Greice Marta S. Monteiro

Secretária Acadêmica Santa Rosa

Chapa 3

Titular

Cátia Silene Gehrke de Medeiros

Secretária Acadêmica

1º Suplente

Claudir César Staats

Secretária Acadêmica

2º Suplente

Daniela Fernanda Treter Queiroz

Secretária Acadêmica

Chapa 4

Titular

Mariane Denise Martini

NEaD

1º Suplente

Adroaldo Traczynski

Assessor Pró-Reitor Campus Santa Rosa

2º Suplente

Aline Matick Urnau

Assessora Pró-Reitor Campus Panambi

Chapa 5

Titular

Raquel Cristiane Feistel Pinto

DCJS

1º Suplente

Leila Regina Cargnelutti Follak

DCEEng

2º Suplente

Cirlei Teresinha Portolan

DHE

Chapa 6

Titular

Airton Dallepiane Junior

Patrimônio/Transporte

1º Suplente

Rafael Metztorf dos Santos

Patrimônio/Limpeza/Vigilância

2º Suplente

Henrique Vili Siede

Patrimônio/Compras


Novos desafios em comunicação na programação do Festicom 2018

O evento é realizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí e ocorre nos dias 14, 15 e 16 de agosto.

                   

Com o objetivo de debater sobre os novos desafios em comunicação vivenciados no mercado de trabalho e valorizar as produções acadêmicas dos alunos de Comunicação da Unijuí, estão abertas as inscrições para o Festival de Comunicação (Festicom) 2018. O evento é realizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí e acontece entre os dias 14 e 16 de agosto. Aberto à toda comunidade acadêmica e egressos, o Festicom contará com oficinas, palestras e a tradicional premiação dos trabalhos realizados pelos acadêmicos.

O Festicom tem como tema Novos Desafios em Comunicação e contará com profissionais que atuam no mercado de trabalho para compartilhar suas experiências e desafios. Para a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Beatriz Schwanke, esta é uma oportunidade para os alunos e professores atualizarem seus conhecimentos. “Acredito que o Festicom é importante para o aluno por estarmos compartilhando os conhecimentos daquilo que está acontecendo agora no mercado de trabalho, interagindo com profissionais que são formados e que passam pelas desventuras, ou então pelos desafios, desse mercado que está em constante atualização. Além disso, é algo acessível para que esse aluno possa participar. É uma possibilidade de eles mostrarem as produções acadêmicas e a partir disso serem condecorados”, enfatiza. 

Na terça-feira, dia 14 de agosto, o Festicom começa com uma orientação para a prevenção do suicídio e de como tratar esse assunto. A formação será realizada pelos representantes da Equipe de Saúde Mental do HCI: Alessandro Carnielutti Borré, assistente social; Eduard Meyer Lamb, médico; Camila Brudna Eickhoff, médica; Itiana Vianna Fontana, enfermeira; e Dulcilene Alves de Melo, psicóloga e será coordenada pelo psiquiatra Bruno Luiz Guidolin. Essa atividade é destinada não só aos acadêmicos, mas a jornalistas e publicitários que atuam na área, em preparação ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Na quarta-feira, dia 15, serão realizadas quatro oficinas práticas ministradas por profissionais das áreas que atuam no mercado. A jornalista e assistente administrativa do Sicredi, Raíza Goi tratará do dia a dia de um assessor de imprensa com a oficina Pensando a assessoria de imprensa na prática. O publicitário e sócio proprietário da Agência Soluty, Otávio Vicari, traz sua experiência profissional na área da Publicidade e Propaganda com o workshop Criação e Mercado: do portfólio à atuação profissional. Já o jornalista André Costa e a publicitária Carolina Behling, sócios proprietários da A Doois Comunicação, falam sobre como gerenciar uma marca e produzir conteúdo. A oficina Design Thinking e Comunicação, por sua vez,será ministrada pela jornalista e mestranda em Indústria Criativa, Margarida Goldschimidt.

Na quinta-feira, 16, a noite inicia com uma troca de experiência com o cofundador da Carma Intervenções Sociais, Ramon Ballverdú, que vem de Pelotas para compartilhar a experiência de intervenção urbana e execução de ideias com impacto social positivo realizadas pelo estúdio. Em seguida, acontece a premiação dos melhores trabalhos produzidos por acadêmicos dos cursos no último ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: usina@unijui.edu.br  ou poliana.henke@unijui.edu.br, ou ainda pelo telefone (55) 3332.0200 - Ramal 3110 ou Ramal 3118. 

Por Giuli Ana Izolan, estudante de Jornalismo.


Tertúlia Universitária tem prazo de inscrições prorrogado

                     

As inscrições para a participação no evento podem ser feitas até o dia 06 de agosto. Podem participar professores, estudantes, egressos e técnicos-administrativos e de apoio da Instituição.

Para participar é preciso possuir algum destes vínculos: funcional (técnicos-administrativos, de apoio e professores), de estudante ou de egresso, com a instituição Fidene/Unijuí. O participante também deve apresentar uma performance artística, buscando registrar, preservar e expressar o legado da cultura gaúcha. Em caso de performances em grupo, somente o artista ou intérprete principal precisa ter vínculo com a Instituição. No caso de solos, duetos e trios, todos deverão possuir vínculo.

Terão espaço apresentações artísticas como: dança (tradicional gaúcha); interpretação vocal; música instrumental, trova; e declamação (poesia regional gaúcha). O candidato poderá se inscrever individualmente ou em grupo, realizando uma única inscrição relacionando todos os integrantes do grupo. Cada candidato ou grupo poderá apresentar apenas uma expressão ou performance artística. Ao todo, o palco da “3ª Tertúlia Universitária: descobrindo talentos” receberá 15 expressões ou performances artísticas, selecionadas a partir de triagem realizada por uma banca avaliadora.

As inscrições podem ser feitas na Página do evento “Tertúlia Universitária: descobrindo talentos”. O resultado da seleção para compor o palco da “3ª Tertúlia universitária: descobrindo talentos” será divulgado no link: unijui.edu.br/extensao/editais.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail cultura@unijui.edu.br ou telefone 3332-0346. O evento é uma promoção da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, por meio do Coral Unijuí, com apoio da Unijuí FM e Coordenadoria de Marketing.


UNIJUÍ participa da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

O evento foi realizado no fim do mês de julho, em Maceió.

               

A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorreu entre os dias 22 e 28 de julho, sediada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Alagoas, Maceió, tendo como temática Ciência, Responsabilidade Social e Soberania. A Reunião é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates das políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Participaram do evento o Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Fernando Jaime González e seis bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica. O professor Fernando participou como palestrante na Mesa-Redonda: Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil: Direito, Soberania e Intervenção na Realidade Social (CBCE), juntamente com os professores Celi Nelza Zülke Taffarel (UFBA) e Mauro Myskiw (UFRGS).

A UNIJUÍ, a partir dos trabalhos destaques do Salão do Conhecimento de 2017, fez a seleção dos trabalhos dos bolsistas para indicar à SBPC, a fim de serem apresentados na Jornada Nacional de Iniciação Científica – JNIC, evento que ocorre juntamente com a SBPC.  

A bolsista e estudante de Engenharia Química, Camila Hammarstrom Goi, é autora de um dos trabalhos selecionados para apresentação na Jornada. Para ela, o momento foi de compartilhar experiências. "O congresso da SBPC é um evento grandioso e muito importante para o desenvolvimento do nosso país, participar dele foi uma experiência incrível. Foi muito gratificante ver que meu trabalho como bolsista é reconhecido, na oportunidade pude compartilhar algumas experiências com outros pesquisadores e professores”, comenta.

Os seis bolsistas estiveram presentes no evento, com apoio financeiro da Unijuí, e apresentaram os seguintes trabalhos: 

ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

SUBÁREA: Química

- OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES CROMATOGRÁFICAS E DE FRAGMENTAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM HORTALIÇAS POR GC/MS-MS – de autoria do bolsista Arthur Mateus Schreiber, sob orientação do Prof. Me. Alessandro Hermann e colaboração de Laura De Castro e Anagilda Bacarin Gobo. 

SUBÁREA: Matemática

- SECAGEM ARTIFICIAL DE GRÃOS DE MILHO: DESENVOLVIMENTO DE UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA AUTOMÁTICO - de autoria do bolsista Lucas da Rosa Kieslich, sob orientação do Prof. Dr. Oleg Khatchatourian e colaboração de Manuel Osório Binelo, Mauricio Dos Santos Dessuy, Saul Vione Winik e Caio Felipe Froner Haas. 

ÁREA: Engenharias

SUBÁREA: Engenharia Química

- PRODUÇÃO DE HIDROLISADO PROTEICO A BASE DE CARCAÇA DE CARPA HÚNGARA (Cyprinus carpio L. ) – de autoria da bolsista Camila Hammarstrom Goi, orientada pela Profa. Dra. Fernanda Da Cunha Pereira e colaboração de Carolina Almeida Bragato. 

SUBÁREA: Engenharia Mecânica

- DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM MÓDULO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO PNEUMÁTICA PARA CÉLULA DE MANUFATURA – de autoria do bolsista Odmartan Ribas Maciel, orientado pelo prof. Dr. Antonio Carlos Valdiero e colaboração de João Paulo Weselovski Da Silva, Giovani Prates Bisso Dambroz e Ben-Hur Ribas Maciel. 

ÁREA: Artes, Letras e Linguística

SUBÁREA: Linguística

- BATENDO NA MESMA TECLA: ANÁLISE DOS LUGARES-COMUNS NAS REDAÇÕES DE VESTIBULAR UNIJUÍ – de autoria de Sidinei Mateus Schmidt, orientado pela Profa. Ma. Rosita Da Silva Santos. 

ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

SUBÁREA: Direito

- A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A PROMOÇÃO DO RESPEITO E DA TOLERÂNCIA – de autoria de Carolina Attuati, orientada pelo prof. Dr. Enio Waldir Da Silva.


Coral Unijuí realiza a entrega de doações à Sabeve

O Coral da Unijuí realizou, no dia 28, a entrega de doações à Sabeve, em Ijuí. Os itens de higiene pessoal foram arrecadados no Momento Musical realizado no Auditório do CEAP com a participação do Coral Unijuí.

No momento da entrega, os integrantes do Coral Unijuí cantaram e realizaram um momento de integração com os idosos que residem na Sabeve.

 


Vem aí uma nova edição do Profissional do Futuro

                    

A UNIJUÍ está organizando mais uma edição do Profissional do Futuro, evento voltado aos alunos do Ensino Médio de escolas de toda a região, com o objetivo de apresentar a estrutura e os cursos oferecidos pela Universidade, auxiliando na escolha profissional. As inscrições já estão disponíveis no site da Universidade, na página do evento.

Os alunos de ensino médio de toda a região terão a oportunidade de vivenciar e conhecer melhor a Universidade e os diversos cursos de graduação, com Mostra de Cursos, Visitas Dirigidas, Práticas Laborais, Intensivos de Redação e Atividades de Orientação. A programação completa será divulgada em breve.

Mais informações em estude@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332-0692.

Confira no vídeo abaixo como foi a edição 2017

                             


Literatura e Cultura Popular lideram as produções do Concurso Literário "Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente"

                

Na próxima segunda-feira, 30 de julho, estará reunida no Departamento de Humanidades e Educação, a Comissão Avaliadora do Concurso Literário “Eu, meu Personagem e o Meio Ambiente”, composta por professores do curso de Letras da UNIJUÍ e Rádio UNIJUÍ FM. Foram inscritos 164 contos, nas categorias do 6º ao 9º ano, em que os alunos escolheram seus personagens/personalidades da Literatura e Cinema, Cultura Popular, História, Filosofia, Arte e Ciência e fabularam enredos sobre meio ambiente e sustentabilidade em tempos de século 21. A atividade faz parte do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, com apoio da Unimed Noroeste RS e Fonte da Ilha – Água Mineral Natural. 

Literatura e Cultura Popular lideraram o ranking de escolhas dos alunos do Ensino Fundamental. Entre personagens citados, estão: Mula Sem Cabeça, Saci Pererê, Boitatá, Curupira, Alice no País das Maravilhas, Chepeuzinho Vermelho, Bela e a Fera, Tarzan, Peter Pan, Cinderela, Aladim, Minions, Schrek, Harry Potter, etc.. A turma dos Super-Heróis também pintou nos textos, com destaque para Capitão América, Batman e Homem Aranha. Os quadrinhos, que por vezes ganham versão nas telinhas, também tiveram seus representantes, como o Menino Maluquinho, a Turma da Mônica, Mafalda, Tio Patinhas, Snoopy e Garfield. A TV e as séries inspiraram a galerinha que escolheu o Chaves, Chapolin, Pica-Pau, As Visões de Raven e Caçadores de Sombras. E ainda, personalidades de grande importância e que são temas de estudo presentes no cotidiano dos alunos, como Pedro Alvares Cabral, Charles Darwin, Leonardo Da Vinci, Pablo Picasso, Carl Marx e Mario Quintana. 

Seguindo os critérios de qualidade do enredo, clareza de ideias, adequação ao gênero e ao tema no que se refere à inventividade e criatividade na forma e conteúdo e demais itens presentes em edital, serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares de cada ano, com apoio da NetCopy, Literatus Xok´s, Ecos Sistema de Ensino e Supera Ginástica para o Cérebro, que irá sortear uma bolsa 100% para um ano de curso, entre os primeiros colocados de cada categoria. Professores também serão premiados. A cerimônia ocorre em 9 de agosto, com participação das escolas finalistas.


Criatec oferece espaço de coworking para incubadas

Em um mundo globalizado onde tudo vem mudando, a forma de trabalhar também ganha novas possibilidades. O termo coworking, nada mais é do que a união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de ideias e experiências. O modelo de trabalho tem agradado cada vez mais os empreendedores brasileiros que buscam aprender com profissionais de áreas diferentes em um mesmo ambiente.

A história do coworking começou em 2005, em São Francisco, com Bred Neuberg. Porém, o termo já existia em 1999, criado por Bernie, um design de games, que utilizava a expressão: “extensão do trabalho no ambiente online”. Para dar um melhor significado, Neuberg herdou o termo para espaço físico colaborativo, com a ideia de abrir espaço para pessoas que precisavam de um lugar para trabalhar e compartilhar experiências. Este conceito tem crescido no Brasil e no mundo.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), recentemente aderiu a essa ideia e passou a proporcionar par as empresas incubadas e comunidade acadêmica a utilização de um espaço de coworking. Com uma visão inovadora, oferece o espaço de trabalho como uma forma de aproximar empreendedores de diversas áreas, com o intuito de inspirar novas ideias para além do papel.

Para a sócia proprietária da empresa Infinitum TI, Ana Carolina Prante, o espaço de coworking que a Criatec apresenta vantagens para o empreendedor. “Utilizamos os computadores que têm uma capacidade muito boa, principalmente para o desenvolvimento de sistemas, como é o nosso caso. A troca de experiências com outras empresas também é muito boa, pois podemos compartilhar conhecimentos e experiências (boas e ruins) que contribuam para os nossos negócios. Os custos que temos comparado ao aluguel de uma sala comercial e compra de equipamentos também auxilia muito no desenvolvimento de projetos. A troca de experiência também ajuda, até com indicações de outras empresas para novos clientes”, explica Prante.

Neste novo espaço da Incubadora é possível encontrar uma estrutura bem planejada e pensada para quem deseja trabalhar como autônomo ou com um grupo de empreendedores. Além de consultorias, a Incubadora dispõe de equipamentos inovadores: impressora 3D, computadores de alta resolução, softwares utilizados para a criação, máquina de corte a lazer, policorte, lixadeira, produção de protótipos e sala de reuniões e treinamento. O ambiente possibilita aumentar o networking, uma vez que recebe pessoas de diferentes níveis e ramos, elevando a produtividade e criando, de maneira econômica, um espaço de conhecimento.      

Para utilizar o espaço de coworking é necessário agendar um horário pelo e-mail criatec@unijui.edu.br ou pelo telefone: (55) 3332-0212.

Por Daniella Koslowski, acadêmica de Jornalismo


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