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Unijuí e o Cooperativismo: Uma história em comum, competências que impulsionam para o futuro

 

A trajetória da Unijuí, ao longo de seis décadas, se confunde com a história e a evolução do cooperativismo no Rio Grande do Sul e no Brasil. As bases comunitárias e os princípios norteadores da Fidene/Unijuí, sustentadas na autogestão, na solidariedade e na responsabilidade coletiva se assemelham à identidade histórica e à evolução do próprio cooperativismo.

De acordo com o professor Pedro Luís Büttenbender, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em gestão de Cooperativas, a atuação preferencial da Unijuí está territorialmente identificada com as bases históricas do surgimento do Cooperativismo no RS, no Brasil e na América Latina, que foram as reduções Jesuítico-Guaranis. Desde a sua fundação a Fidene/Unijuí possui laços de integração e cooperação com o sistema cooperativo, expressos através de programas, cursos e projetos articulados em comum, e também através de estratégias colaborativas em prol do desenvolvimento da região.

“O ambiente de cooperação constituído entre estas organizações demonstrou ser fértil e de resultados positivos, oportunizando a capacitação, formação e qualificação de cooperativistas”, afirma Büttenbender.

Este ambiente de cooperação e inter cooperação é também fortalecido pela germinação e execução conjunta de várias outros novos programas e projetos de educação e de desenvolvimento do cooperativismo, assentando-se em:

  • Oferta do Curso Superior em Gestão de Cooperativas, em cooperação entre Sescoop/RS, Unijuí, Cooperativas e outras organizações de educação e fomento ao cooperativismo.
  • Oferta de disciplinas, cursos, projetos e eventos abordando temáticas do cooperativismo, da gestão, da governança, da legislação e do desenvolvimento do cooperativismo e da sociedade. Estas iniciativas resultam em produções e publicações que contribuem com os ativos e fundamentos sobre o cooperativismo.
  • Realização de cursos de capacitação de curta duração e projetos de extensão no âmbito do cooperativismo.
  • Publicações sobre o cooperativismo, com apoio prioritário das Editoras Unijuí e Sescoop/RS.
  • Execução de projetos de pesquisas e estudos que resultam em teses, dissertações, monografias e outras produções científicas, sociais, tecnológicas e de desenvolvimento do cooperativismo.
  • Proposição e execução de projetos de pesquisa sobre os temas das doutrinas, da gestão, governança e desenvolvimento, integrando redes nacionais e internacionais de estudiosos, especialistas e pesquisadores em cooperativismo.

“De outra parte, as iniciativas empreendidas na área do cooperativismo possuem uma forte ligação com o mundo empírico e a realidade cotidiana das cooperativas, complementadas pelas relações de cooperação e integração nacional e internacional com o sistema cooperativo. Destacam-se experiências concretas de intercâmbios nacionais e internacionais de estudantes e professores como, por exemplo, o cooperativismo do Paraguai, da Argentina, do Uruguai e de outros países. A participação ativa na Rede Latino-Americana de Investigadores Cooperativos - REILAC, ligados também à OCB e à ACI. Intercâmbios de professores e estudantes com o cooperativismo canadense, europeu e outros”, destaca Pedro.

Agregam-se às prioridades da excelência acadêmica as práticas pedagógicas inovadoras na educação e formação em cooperativismo, na graduação e na pós-graduação, com a adoção de metodologias ativas de aprendizagens. Estas metodologias se constituem referência também no Encontro de Docentes do Cooperativismo, estimulando e acelerando a aprendizagem, oportunizando maior interatividade e novas experiências, aproximando e integrando a universidade no ambiente cooperativo, transformando estes também em permanentes espaços de formação e educação cooperativa.

O professor Pedro também ressalta que os integrantes dos programas voltados ao cooperativismo são todos agentes inseridos na vida cotidiana das cooperativas, integrando-as como dirigentes, associados e/ou funcionários. “A apresentação deste caso diferenciado e inovador, com sua trajetória histórico-evolutiva de cooperação, é a expressão da capacidade de produzir resultados na educação cooperativa e demais áreas, além das capacidades institucionais individuais. A combinação e complementação de competências e afinidades institucionais, com a inter cooperação, agregam valor à vida e ao desenvolvimento sustentável das regiões”, ressalta Büttenbender.

Encontro de Docentes do Cooperativismo

A Unijuí participa no dia 08 de novembro do Encontro de Docentes do Cooperativismo em Bento Gonçalves. Na oportunidade um grupo de professores da Universidade atuará em debates acerca das metodologias ativas no ensino do cooperativismo.

O Encontro de Docentes faz parte da programação do XVIII Seminário Gaúcho do Cooperativismo. O evento tem como objetivo oferecer espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula, e é direcionado para docentes do campo de educação superior cooperativista.

Confira nas imagens algumas atividades desenvolvidas na área do cooperativismo na Unijuí:


Professores participam de Seminário sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

              

Os professores Peterson Avi e Edson Padoin, vinculados ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) participaram, em Brasília, no Ministério da Ciência e Tecnologia e CNPq, nos dias 19 e 20 de setembro, do XV Seminário dos Coordenadores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT. Este Seminário visa a preparação das atividades da SNCT, que acontecerá de 15 a 19 de outubro em todo o Brasil. 

Os professores apresentaram os seus projetos aprovados no edital do CNPq 2018, estes que estão relacionados aos projetos de extensão desenvolvidos na universidade com apoio da 36ª CRE e das Secretarias Municipais de Educação da região. 

O professor Peterson apresentou o projeto Mostra Científica e Ciclo de Palestras relacionado ao projeto de extensão “Feiras de Matemática no RS: consolidação e expansão”. O projeto prevê uma mostra de trabalhos indicados da II Feira Regional de Matemática do RS, que contará com atividades durante a Salão do Conhecimento, nos campi de Ijuí e Santa Rosa. 

O professor Padoin apresentou o projeto “Seminário de Utilização de Aplicativos e Internet no ensino de Matemática”, relacionado ao projeto de extensão DISEFEM - Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para o ensino Fundamental e Médio. Dentre as atividades desenvolvidas destaca-se o aplicativo MathGO, que será utilizado pelas escolas. O aplicativo desenvolvido é livre e está disponível para utilização nos links www.projetos.unijui.edu.br/disefem/jogo ou www.mathgo.com.br

No dia 17 de outubro, como em todo o Brasil, na UNIJUÍ, uma série de atividades serão executadas. A data é marcada como o Dia C da Ciência no país. Destacam-se: Ciclo de Palestras, Minicursos sobre utilização de Aplicativos e Internet no Ensino, Seminário e Painéis sobre os temas relacionados. Também será realizada a 3ª Etapa da Competição MathGo. Esta Etapa Final acontecerá no Centro de Eventos da universidade, reunindo as equipes selecionadas na etapa On-line, que acontece no próximo dia 02 de outubro. 

A UNIJUÍ teve dois projetos aprovados no edital deste ano e, em conjunto com seus parceiros, está preparando as atividades para a XV SNCT. Neste ano o tema é "Ciência para Redução das Desigualdades", tema este que atende ao item 10 do ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


MADP promove o III Sarau Literário: Museu e Diversidade Cultural

               

O Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, em parceria com a Associação de Amigos do MADP promove o III Sarau Literário, com os objetivos de revelar novos talentos, incentivar a expressão cultural da comunidade, mostrar a diversidade étnica da nossa cidade.

O encontro entre as diversas etnias que formaram Ijuí, proporcionou entre outras coisas, uma diversidade de manifestações artísticas culturais. O sarau será um momento de valorização da arte e da cultura possibilitando o compartilhamento do conhecimento reflexivo e prático de elementos que compõem a linguagem.

Este evento integra a programação da 12ª Primavera dos Museus com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, através da aproximação e colaboração entre o museus e sociedade civil, contribuindo para a formação integral dos envolvidos, com vistas ao desenvolvimento social.

O Sarau Literário, patrocinado pela A Boa Compra e Cia da Música, será realizado no sábado, dia 22 de setembro de 2018 no Museu Antropológico Diretor Pestana e estará com uma programação especial, a partir das 14h.

Programação

  • Abertura do III Sarau Literário às 14h com a participação especial do Coral UNIJUÍ, e apresentações artísticas com a participação de algumas das Etnias. 
  • Visita à Exposição de Longa Duração, ao som de piano acústico. 
  • Visita à Exposição Temporária “Crenças e Superstições no Imaginário Sul-Rio-Grandense”.

Pós-Graduação na Alemanha: Programa concede bolsas na área de desenvolvimento sustentável

                 

Foto: DAAD/Michael Jordan

Por meio do Programa EPOS, o DAAD oferece bolsas de estudos para diversos cursos de pós-graduação na Alemanha em campos de estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável. O programa foi criado com foco no aprofundamento de jovens profissionais e acadêmicos de países em desenvolvimento, que podem escolher entre 40 cursos de mestrado ou doutorado, ministrados em alemão ou inglês, em uma das seguintes áreas:

• Ciências Econômicas e Política Econômica
• Cooperação para o Desenvolvimento
• Engenharia e disciplinas afins
• Matemática
• Planejamento Urbano e Regional
• Agronomia e Silvicultura
• Ciências Naturais e Ciências do Meio Ambiente
• Medicina e Saúde Pública
• Ciências Sociais, Educação e Direito
• Estudos de Mídia

Todas as informações sobre os cursos e pré-requisitos estão disponíveis neste link, com conteúdo em inglês e alemão. A lista com os cursos que integram o Programa EPOS e os respectivos prazos de inscrição podem ser consultados nesta tabela. Cada instituição tem um prazo de inscrição próprio. As datas limite para envio de candidaturas variam entre 31.08.2018 e 31.05.2019.

Aviso importante: a inscrição precisa ser feita por meio do site da universidade alemã e não pelo DAAD.

A novidade do programa em 2018 é a inclusão do curso “Sustainable Development Management”, oferecido pela Hochschule Rhein-Waal, em inglês. Esse programa de Master tem duração de três semestres e reúne assuntos das disciplinas de Economia, Ciências Políticas e Metodologia de Gestão de Projetos.

Os candidatos ao EPOS devem ser atuantes no planejamento e execução de projetos voltados para políticas de desenvolvimento ou na cooperação para o desenvolvimento, seja em instituições/empresas públicas ou privadas. Além de excelente rendimento acadêmico, o pré-requisito básico para uma candidatura é ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido após a conclusão da graduação. Essa conclusão não pode ter ocorrido há mais de seis anos no momento de início do curso escolhido pelo candidato. É preciso comprovar o nível de alemão ou inglês exigido por cada instituição.

A duração dos estudos varia entre um e três anos, dependendo do curso. Os contemplados recebem bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão.

Criado em 1987 para estimular a qualificação de profissionais e lideranças de países em desenvolvimento sob uma perspectiva sustentável, o programa já beneficiou mais de 7 mil estudantes. 


Confira as propostas estratégicas apresentadas pelos Coredes para o desenvolvimento regional

                

O planejamento regional, construído pelos Coredes entre os anos de 2015-2017, levou em conta que as particularidades de cada espaço no Rio Grande do Sul, para dar conta do desenvolvimento na perspectiva territorial, ao apontar as dinâmicas, a organização e a diversidade das regiões e municípios, sua construção do processo local e global. Com esse entendimento os Coredes apresentam e promovem um debate qualificado com sociedade gaúcha, de quatro em quatro anos, com os candidatos ao Executivo e Legislativo Estadual. Para responder ao desafio proposto, os Conselhos apresentam Propostas Estratégicas para o Desenvolvimento Regional do Estado do RS, em um documento, para o período 2019-2022.

O documento, que é um plano estratégico, trabalha diagnóstico, prognóstico e ações a serem implementadas, contempla uma construção histórica dos Coredes, da articulação com a sociedade civil, da relação com os diversos atores, comprometidos na efetivação do planejamento nas 28 regiões gaúchas. Todos os projetos foram priorizados pelas 09 regiões funcionais, que identificaram 90 projetos prioritários, que totalizam em valores atuais R$ 32 bilhões, mas nem todos necessitam de recursos financeiros, e sim, de atores articulados, para trabalhar em prol dos coletivos regionais.

Segundo o presidente do Corede Noroeste Colonial, professor Nelson José Thesing, o conjunto de projetos apresentados, priorizados pelas 9 regiões funcionais dos Coredes, são resultados de discussão nas regiões e entre as regiões envolvidas em cada uma das funcionais. “Estão identificadas áreas prioritárias, ou seja, temas relevantes ao desenvolvimento das regiões e do Estado. Todo o processo, planejamento estratégico, conta com contribuições de especialistas, mas fundamentalmente com a participação e deliberação da comunidade gaúcha”, salienta.



A Região Funcional 7, da qual a área de atuação da Unijuí está englobada, é constituída pelos Coredes: Noroeste Colonial, Celeiro, Missões, Fronteira Noroeste. Apresenta os seguintes projetos, totalizando R$ 1,4 bilhões. Confira:

Projeto 1 - Fortalecimento das cadeias produtivas da região, com investimentos, para a capacidade produtiva, inovação, agregação de valor e competitividade. Valor total estimado do projeto: R$ 36.500.000,00. Responsável pela implementação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, EMATER, Universidades.

Projeto 2. Qualificação dos Serviços Públicos na região, com destaque para as áreas da saúde, segurança e educação. Valor total estimado do projeto: R$ 21.825.000,00. Responsável pela implementação: Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Policia Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.

Projeto 3. Investimento na infraestrutura energética, com ênfase a geração de energia e a qualificação da estrutura de distribuição de energia. Valor total estimado do projeto: R$ 300.000.000,00. Responsável pela implementação: Secretaria de Minas e Energia, CEEE, RGE, Cooperativas de Eletrificação Rural e empresas de energia renovável.

Projeto 4. Investimento para o fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Educação - Parque Tecnológico do Noroeste. Valor total estimado do projeto: R$ 70.000.000,00. Responsável pela implementação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ministério da Ciência e Tecnologia, Universidades, Parques Científicos e Tecnológicos, Incubadoras Tecnológicas.

Projeto 5. Priorização e empoderamento das potencialidades e ampliação das capacidades de atração de investimentos e grupos de interesse. Valor total estimado do projeto: R$ 250.000.000,00. Responsável pela implementação: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministérios voltados à área de fronteira, Municípios, Coredes, e outros.

Projeto 6. Investimento na Infraestrutura Rodoviária da região garantindo acesso Asfáltico as sedes de todos os municípios da região e ligações inter-regionais. Valor total estimado do projeto: R$ R$ 399.373.900,00. Responsável pela implementação: Secretaria dos Transportes, DAER, DENIT, Ministério dos Transportes.

Projeto 7. Investimento na Infraestrutura logística aérea na Região Funcional. Valor total estimado do projeto: R$ 61.000.000,00. Responsável pela implementação: Secretaria dos Transportes, DAP, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ministério dos Transportes, INFRAERO.

Projeto 8. Investimento na Construção de Pontes Internacionais sobre o Rio Uruguai, o entre o RS/Brasil e Misiones/Argentina, localizada na Região Funcional 7. Valor total estimado do projeto: R$ 67.500.000,00. Responsável pela implementação: República Federativa do Brasil, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e República Argentina;

Projeto 9. Investimentos nas estruturas de Comunicação na região, através de cabos de fibra ótica a sede de todos os municípios da Região Funcional. Internet no campo. Valor total estimado do projeto: R$ 60.000.000,00. 80 Responsável pela implementação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério das Comunicações.

Projeto 10. Qualificação da governança regional, com fortalecimento das instituições e capacitação de lideranças. Valor total estimado do projeto: R$ 70.000.000,00. Responsável pela implementação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ministério da Ciência e Tecnologia, Universidades, Parques Científicos e Tecnológicos, Polos Tecnológicos, Incubadoras Tecnológicas.


Últimos dias de inscrições para o III Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais

O Salão de Atos Argemiro Jacob Brum recebe, entre os dias 24 e 27 de setembro, o III Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do País. O evento contará com 27 palestrantes de 8 países diferentes.

Na abertura oficial do evento, na segunda-feira, 24, acontece a palestra ‘O sentido da Universidade na atualidade’, que será ministrada pelo professor doutor Paulo Rudi Schneider, às 19h40min. Outro destaque da programação é o Encontro de Egressos dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí, às 21h.

De acordo com o professor Roberto Carbonera, coordenador do evento, a expectativa é promover uma reflexão sobre a formação oferecida nas áreas das Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do País e traçar cenários futuros tendo em vista a conjuntura nacional e internacional. “Esperamos atender a expectativa de fazer uma reflexão sobre o nosso ensino, sobre a nossa formação acadêmica e prospectar o próximo período de formação nessa área”, comenta.

Concomitante ao III Seminário Internacional acontece a XVIII Semana Acadêmica de Agronomia e X Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. As inscrições para o evento podem ser feitas até segunda-feira, 24, pela página do evento no Portal da Unijuí. Na página também está disponível a programação completa do evento.


Criatec recebe certificado de qualidade em Goiânia

               

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), recebeu, nesta segunda-feira, na 28ª Conferência Anprotec, em Goiânia, a certificação como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne 1). A certificação é resultado de uma parceria entre a Anprotec e o Sebrae, visando reconhecer as incubadoras de todo país que apresentam os melhores resultados nas atividades de organização, acompanhamento às empresas incubadas, articulação com a mantenedora, visão de liderança, qualificação, dentre outros quesitos. 

“Esse certificado nos reconhece como um Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos. É uma certificação criada pela Antropec, mas que tem o Instituto Christiano Becker como certificadora. Ela [a certificação] representa para nós um reconhecimento da qualidade do trabalho que a gente desenvolve, do compromisso que nós temos com o desenvolvimento na região, a partir de um programa de empreendedorismo, que é um Centro de Referência neste tipo de iniciativa”, comenta a coordenadora e representante da Criatec no evento, Maria Odete Palharini.

Durante o evento, outras três incubadoras receberam a certificação de reconhecimento, a Incubadora Tecnológica Univates, de Lajeado (RS), a Incubadora de Base Tecnológica – InovaParq, de Joinville (SC), e a Incubadora Tecnológica da Unochapecó, de Chapecó (SC).

Com o apoio financeiro do Sebrae, através do Edital Sebrae 01/2016, a Criatec reitera a importância deste reconhecimento para o desenvolvimento de projetos futuros e busca de novas qualificações dentro do programa Cerne.

Por Daniella Koslowski, estudante de Jornalismo.


Ideia para tecnologia de compostagem vence o Desafio Empreendedor Ijuí

            

O Desafio Empreendedor deste ano chegou ao fim no Campus Ijuí, com a final realizada no sábado, dia 15, no espaço CoWorking da Criatec. Com o tema gerador “Empreendedorismo: Inovação, Gestão e Impacto Social", esta edição englobou estudantes do DACEC e do DCEENG, que tiveram o objetivo de encontrar e construir soluções para questões urbanas a partir do Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab) de Ijuí.  E os ganhadores foram: 1º lugar Tecno Humus (Tecnologia para compostagem), 2º lugar Ecolife (Limpeza de Fossas Sépticas – aplicativo) e em 3º lugar Easy Clean (Soluções para tratamento de resíduos sólidos – aplicativo).

Os estudantes formaram equipes com 3 a 5 integrantes, participaram de capacitações e mentorias para desenvolver uma proposta inovadora de negócio ou de empreendimento social. No sábado, na final, os grupos foram recepcionados com um café da manhã. Logo após, iniciaram o desenvolvimento de um Pitch de Sucesso. Após a pausa para almoço, ocorreu a a apresentação das ideias para a banca avaliadora. Por fim, foi realizado o anúncio dos vencedores.

Premiação

Como premiação, as duas ideias que ficaram nos primeiros lugares ganharão uma vaga de pré-incubação na Criatec. Além disso, todos os participantes receberam troféus, medalhas e certificados para Atividades Complementares.

Promotores

O Desafio Empreendedor UNIJUÍ é uma realização do Departamento de Ciências da Administração, Contábeis, Econômicas e da Comunicação - DACEC e do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias - DCEENG da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, tendo à frente os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,  Comunicação Social – Propaganda e Publicidade, Jornalismo, e Processos Gerenciais, bem como, o Núcleo Comum das Ciências Sociais Aplicadas, além dos cursos de Engenharias, Design e Ciências da Computação cujos coordenadores compõem a Comissão Organizadora. 

Apoio

O Desafio Empreendedor tem como Co-realizadores/Apoiadores a AGIT – Agência de Inovação Tecnológica e a CRIATEC –Incubadora de Inovação Tecnológica.


Roda de Conversa: Muito além do Jardim da Infância - Infância, mídia e consumo

Sob mediação da Psicopedagoga da EFA, Juliana Sfalcin, as turmas B41 e B51 receberam na última sexta feira, a mãe, professora e pesquisadora, Sirlei Rigodanzo, para uma conversa sobre o atravessamento da mídia no universo infantil, dialogando com o grupo sobre o enorme poder da imagem sobre os seres infantis e as consequências dos excessos.

Segundo Sirlei a conversa teve como objetivo de trazer a discussão de temas que hoje permeiam a escola, a família e a sociedade contemporânea. Tecer a teia, criar uma rede, entrelaçar os assuntos relacionados as tecnologias buscando problematizar as transformações que estão ocorrendo com nossas crianças mediadas pelos artefatos da mídia, pelo poder da imagem, pelos estímulos a criação de uma cultura focada no consumo infantil.

O atravessamento da mídia no universo escolar e as possíveis consequências desse processo foi pauta do bate, momento de proporcionar uma leitura do tema na atualidade e gerar a escuta, mediando dúvidas ou certezas que estes trazem para a escola, auxiliando a desvendar o universo do uso das tecnologias e o enorme poder da linguagem visual sobre os sujeitos.

A Psicopedagoga da EFA, Juliana, Sfalcin, conta que muitas vezes, o uso excessivo das novas tecnologias acabam sendo obstáculos nas relações sociais e familiares. Sendo assim, entende ser necessário promover momentos de reflexão sobre o uso consciente das mesmas. “É importante auxiliar as crianças a encontrar um ponto de equilíbrio entre o estilo de vida atual, cada vez mais marcado pelo uso destas tecnologias. Manter o diálogo, orientando-as para o uso da internet, evita, por exemplo, conversas em chats com desconhecidos e divulgação de dados pessoais”. Esclarecer dúvidas e explicar os motivos pelos quais é preciso usar com cautela as novas tecnologias, é uma das finalidades desse tipo de trabalho realizado pela escola, finaliza Juliana.

 


Professores do DCEEng participam do COBENGE 2018

Entre os dias 03 a 06 de setembro, em Salvador, Bahia, professores do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí participaram do XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e do 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e Instituições de ensino superior em Engenharia da Bahia com o tema “Educação Inovadora para uma Engenharia Sustentável”.

O professor Nelson Toniazzo apresentou dois trabalhos: “A Construção de um simulador veicular: Um Projeto Interdisciplinar”; e “Implementação de oficinas de robótica no Ensino Médio: Despertando o Interesse pelas Ciências Exatas”. Esses trabalhos resultaram das atividades de extensão desenvolvidas no projeto Física para Todos.

A professora Juliana Aozane apresentou o trabalho “As pesquisas sobre o ensino de Física no Congresso Brasileiro em Educação em Engenharia (COBENGE) entre 2003 e 2013”, resultado de sua dissertação no programa institucional de Educação nas Ciências.

O COBENGE é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela ABENGE desde 1973, e tem como missão produzir mudanças necessárias para a melhoria da qualidade do ensino de graduação e pós-graduação em engenharia e tecnologia no Brasil, contribuindo decisivamente para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e capacitados que levem desenvolvimento e tecnologia a todos os pontos do país pelos benefícios que a engenharia pode proporcionar a toda população.

O COBENGE vem, nos últimos anos, debatendo filosofias e paradigmas do processo de ensino e aprendizagem de Engenharia e Tecnologia. A Engenharia é uma área intimamente ligada a atualização contínua e a busca por inovações.

O COBENGE 2019 será realizado de 17 a 20 de setembro de 2019 em Fortaleza (Ceará).

 


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