Espaço + Inovação Unijuí leva ciência, tecnologia e inovação à comunidade - Unijuí

Espaço + Inovação Unijuí leva ciência, tecnologia e inovação à comunidade

Desde que abriu as suas portas, o Espaço + Inovação Unijuí tem conseguido cumprir com o seu objetivo de unir ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação para construção de propostas que possam, principalmente, tornar as cidades mais criativas, modernas e sustentáveis. Esse trabalho não tem sido feito apenas por estudantes e professores, dentro de suas salas de aula. Isso porque um dos grandes diferenciais do Espaço + Inovação é a sua relação com a comunidade.

“O Espaço + Inovação Unijuí se caracteriza como um ambiente aberto à comunidade. Nós proporcionamos à população experiências nas áreas de tecnologia e de inovação em todos os nossos laboratórios, seja a partir do uso da realidade virtual ou da Internet das Coisas (IoT), e também disponibilizamos o espaço Coworking para quem precisa fazer uma reunião e não tem espaço para isso. Disponibilizamos acesso ao computador, à internet, e toda nossa estrutura para quem quiser ou precisar ter acesso durante o horário comercial”, explicou o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Cleyton Avi, lembrando que diferentes oficinas são frequentemente ofertadas, de forma gratuita, a partir de parcerias dentro da Instituição e dos projetos de extensão.

Caracterizado como um ambiente vivo e criativo, o Espaço + Inovação conta com cinco ambientes: o Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado a desenvolver, experimentar, interagir, testar e entender a Internet das Coisas; o Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento; o Espaço de Ideação, voltado ao estímulo da criatividade e ao processo de inovação; o Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais de diferentes áreas; e a Sala de Realidade Aumentada, para o desenvolvimento de novas aplicações/soluções e cursos de capacitação e aprendizagem. Além, claro, de um hall com espaço modular e monitor interativo.

“O Espaço + Inovação é algo inovador que está trazendo resultados em vários sentidos, para além dessa relação mais próxima com a comunidade. Os nossos estudantes estão desenvolvendo projetos, pesquisas, e também buscando soluções para a comunidade, a partir do novo modelo de cursos de graduação, que oportunizou a oferta dos Projetos Integradores. Um exemplo que posso citar foi o trabalho feito pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, que propuseram, a partir de um desafio recebido pela comunidade do bairro São Geraldo, a revitalização do Bosque dos Capuchinhos. Durante a apresentação das propostas, no Espaço + Inovação, contamos com a presença de gestores, de vereadores, e hoje as ideias começam a ser viabilizadas. Os acadêmicos se sentem valorizados e a comunidade, em contrapartida, ganha com o atendimento das suas demandas”, completou o professor.

O Espaço + Inovação nasceu a partir do projeto “Ampliação e qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade inteligente", uma parceria da Fidene/Unijuí e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Termo de Fomento nº 905143/2020, viabilizado a partir de recursos oriundos de emenda parlamentar do então deputado federal Darcísio Perondi. Neste ano, segundo o coordenador, é dada sequência à segunda parte do projeto, que prevê mais uma série de investimentos.

“Uma das ideias é termos um carro elétrico, para o desenvolvimento de pesquisas, e também construirmos um estacionamento inteligente que, a partir de placas fotovoltaicas, será um ponto de recarga para carros elétricos. Também queremos investir mais na questão da robótica, da Internet das Coisas, adquirindo sensores para trabalhar com as antenas. Teremos com certeza muitas novidades por aí”, reforçou o professor, lembrando que, neste segundo semestre, também tem sequência o projeto Zona Criativa Unijuí, que oferece oficinas gratuitas à comunidade, nas modalidades presencial e online. Para saber mais, acesse este link.