Até o dia 19 de abril a Infraestrutura da Unijuí será avaliada pelos estudantes, professores e técnicos-administrativos e de apoio dos quatro campi: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. A avaliação será realizada por meio do Google Docs, disponível no Portal e tem o objetivo de identificar potencialidades, fragilidades e indicativos de prioridade.
De acordo com Magna Stella Cargnelutti Dalla Rosa, Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA, os dados coletados vão gerar relatórios que serão disponibilizados aos gestores (Reitoria, Chefes de Departamento, Coordenadores de Curso e CPA) e servirão para contribuir com o planejamento e qualificação dos espaços institucionais. "Essa pesquisa objetiva obter parâmetros para identificar aquilo que está bom e aquilo que precisa melhorar em termos de infraestrutura, buscando auxiliar os gestores na tomada de decisões, com vistas a constante qualificação dos processos acadêmicos e administrativos”, comenta.
O professor Dieter Rugard Siedenberg, Vice-Reitor de Administração da Unijuí, comenta sobre a importância da participação na avaliação: "É uma oportunidade ímpar dada a todos os envolvidos com o fazer universitário, de avaliar como se sentem em relação à infraestrutura do ambiente de trabalho. Temos, sim, em todos os nossos campi espaços acadêmicos muito qualificados, que nos diferenciam de outras instituições, mas que necessitam de constante renovação e adequação. Além disso, o fato de a estrutura do questionário aplicado ter sido mantida, permitirá avaliar como evoluiu o grau de satisfação dos usuários com cada espaço em relação à avaliação anterior. Dito de outra forma: é por meio dos resultados de uma avaliação criteriosa feita por todos os envolvidos que teremos subsídios para investir naquilo que realmente importa", salienta o professor.
Caberá aos gestores e à CPA a análise dos dados institucionais.
Confira alguns avanços realizados a partir da avaliação de infraestrutura de 2017:
- 90% das salas de aula possuem quadro branco
- 76% das salas de aula com equipamento de multimídia
- Reforma do Laboratório de Comunicação Social
- Novas instalações da Rádio, Assessoria Jurídica e Controladoria, no antigo Salão Azul
- Adequação da Central de Atendimento ao Aluno para receber o processo de matrícula
- Reforma da recepção da Secretaria Acadêmica
- Reforma da secretaria do DCJS
- Reforma da secretaria do DHE
- Reforma de sala da CRIATEC, para recebimento de equipamentos do projeto Prototipagem
- Adequação da recepção institucional
- Adequação da recepção do RH
- Adequação de toda a rede lógica para Wifi em todas as salas de aula
- Melhorias nos banheiros do complexo da Saúde, DCVida e térreo do DCEEng
- Revitalização do Laboratório de Informática – Sala DT 201
- Revitalização da Sala dos Bolsistas
Destaques de melhorias nas estruturas acadêmicas:
- Revisão e atualização dos PCCs
- Quadro docente formado por 94% de Mestres, Doutores e PhDs
- Semanas Acadêmicas e Eventos promovidos pela Universidade como possibilidade de formação continuada e atualização
- Sala alternativa no DCEEng
- Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional: é integrado por educador especial, psicólogo e intérpretes de libras
- O LELU – Laboratório de Língua Estrangeira como diferencial para a trajetória dos acadêmicos da Unijuí em seus esforços para o estudo da língua inglesa
- Investimentos em acessibilidade.
A Avaliação da Infraestrutura acontece a cada dois anos e faz parte do Cronograma Institucional de Avaliações, coordenado conjuntamente pela Comissão Própria de Avaliação – CPA e Vice-Reitoria de Administração, no contexto das políticas públicas de educação superior e de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
No Portal da Unijuí, na página da CPA, é possível ter acesso ao Relatório de Autoavaliação Institucional da Universidade enviado ao MEC, a cada dia 31 de março, em que podem ser conferidos processos e resultados avaliativos de cada ano.