Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Mestrandos em Atenção Integral à Saúde realizam atividades com uso de metodologias ativas

Nos meses de junho e julho as professoras doutoras do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, Eniva Stumm e Janaina Coser, realizaram na disciplina de Educação em Saúde atividades com o uso de metodologias ativas. Durante as aulas  as docentes contextualizaram a prática da educação em saúde, demonstrando aos mestrandos ações, formas metodológicas de abordagem e políticas públicas na prevenção, promoção e reabilitação da saúde.

A partir da divisão em grupos, compostos pelos mestrandos, foi proposto que os mesmos desenvolvessem uma metodologia ativa a partir do diagnóstico situacional, com o objetivo de promover saúde ao público escolhido com uma ação educativa, possibilitando a realização de apontamentos sobre as dificuldades, possíveis soluções e potencialidades frente à realidade vivenciada. Os discentes também realizaram busca na literatura científica das hipóteses explicativas para os pontos observados no diagnóstico situacional.

A prática de ação-investigação permitiu a identificação de possibilidades de transformação da realidade a partir da observação, reflexão, sugestão de hipóteses de solução e aplicação à realidade. Os discentes realizaram ações educativas, construídas de forma conjunta com a comunidade, estudantes, professores e profissionais. Os grupos contribuíram de forma positiva com as comunidades escolhidas, como também influenciaram positivamente na vida acadêmica dos mestrandos, que como futuros docentes poderão utilizar metodologias ativas para qualificar a assistência nos diferentes âmbitos de atuação. 


Inscrições abertas para Aluno Especial em Atenção Integral à Saúde

Estão abertas as inscrições para o ingresso de Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde em associação entre UNICRUZ/UNIJUÍ. As inscrições podem ser feitas até 18 de março. O edital foi publicado na página do Programa, no Portal da Unijuí.

Os candidatos devem inscrever-se pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br, por meio do preenchimento do formulário, disponível junto ao edital. A matrícula deve ser feita de forma presencial na Secretária Acadêmica da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Rua do Comércio, 3000 - Bairro Universitário - Ijuí – RS, entre os dias 20 e 22 de março das 8h às 10h30min e das 13:30h às 17h00min.

As vagas estão disponíveis para as seguintes disciplinas: Experimentação em Modelos Animais, Ensaios Químicos e Biológicos Aplicados em Saúde, Políticas Públicas em Saúde e Pesquisa em Saúde I.

Saiba mais sobre o curso

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em associação ampla entre Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos.

Além disso, busca a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.


Últimos dias para inscrição do processo de Seleção do Mestrado em Atenção Integral à Saúde

                 

Estão abertos  dois editais específicos: o primeiro diz respeito ao Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROMED, que seleciona médicos. Já o segundo é o Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROPUB, para profissionais de saúde que atuam na Rede Pública. As inscrições encerram no dia 01 de março, sexta-feira.

Ambos editais selecionam 4 profissionais cada (com duas bolsas 50%, cada também).  O valor da taxa de inscrição é de R$ 190,00. O processo seletivo será mediante uma prova.

Os detalhes do conteúdo exigido, bem como o edital completo podem ser consultados na página do Programa.

Sobre o Programa

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos. 
Além disso, busca a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde seleciona profissionais em dois editais

                    

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, em associação entre as instituições Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, publica edital para seleção de profissionais ao curso.

São dois editais específicos: o primeiro diz respeito ao Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROMED, que seleciona médicos. Já o segundo é o Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROPUB, para profissionais de saúde que atuam na Rede Pública.

Ambos editais selecionam 4 profissionais cada (com duas bolsas 50%, cada também), com prazo de inscrição iniciando nesta segunda, dia 11 e se estendendo até o dia 01 de março de 2019. O valor da taxa de inscrição é de R$ 190,00. O processo seletivo será mediante uma prova escrita.

Os detalhes do conteúdo exigido, bem como o edital completo podem ser consultados na página do Programa.

Sobre o Programa

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos.
Além disso, busca a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.


Estudo descreve que gel papacárie é excelente opção para o tratamento dentário de crianças

                

Estudo do mestrado em Atenção Integral à Saúde descreve que o gel papacárie é uma excelente opção para a remoção minimamente invasiva do tecido cariado em crianças que apresentam cárie dentária.

O estudo publicado recentemente na revista Scientific Reports do grupo Nature, intitulado “Costs and benefits of Papacarie® in paediatric dentistry: a randomized clinical trial“ reuniu os resultados da pesquisa básica e aplicada sobre cárie dentária em crianças com o uso de gel Papacarie.

O estudo de autoria de Fernanda Bottega, Dentista e egressa do mestrado em Atenção Integral à Saúde demonstrou que o método químico-mecânico (papacárie) possui um custo (por procedimento) menor comparado com método tradicional (broca), além de que o gel papacárie é uma excelente opção para a remoção minimamente invasiva do tecido cariado, evitando sintomatologia dolorosa e reduzindo ansiedade da criança, apresentando se como alternativa viável para saúde pública.

O estudo, orientado pela professora Dra Eliane Roseli Winkelmann da UNIJUI, contou com ainda com a participação da pesquisadora e dentista Sandra Kalil Bussadori (professora titular da UNINOVE e Universidade Metropolitana de Santos/ São Paulo) assim como da professora participante do grupo de pesquisa em Atenção à Saúde (GPAS), Iara Denise Endruweit Battisti, da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Cerro Largo), e com o apoio do dentista Tiago Szambelan Pompeoe a professora Eusélia Paveglio Vieira, da UNIJUI.

O estudo discutiu o custo de material e os benefícios do método atraumático de remoção do tecido cariado com o gel Papacárie em crianças, para sua possível indicação em saúde pública. Considerando que há uma significativa parcela da população que possui dificuldade de acesso aos serviços odontológicos, e se mantém com elevado índice de cárie, a utilização de restaurações atraumáticas com gel papacárie facilitariam o atendimento odontopediátrico reduzindo ansiedade, ofertando maior conforto ao paciente e tornando-se uma alternativa viável para redução de custos para unidades públicas de saúde.

O estudo está publicado em  https://www.nature.com/articles/s41598-018-36092-x


Mestrandos realizaram ação educativa a partir de tecnologia de informação e comunicação

                 

Os mestrandos em Atenção Integral à Saúde, Brenda da Silva, Lucianes Dutra, Leonardo Henrique da Silva e Renan Felipe Raisa desenvolveram ação educativa em uma Instituição de Ensino Médio, em Bozano. A ação integra a disciplina Educação em Saúde, do Mestrado em Atenção Integral a Saúde-PPGAIS, sob orientação das docentes Dra. Eniva Stumm e Dra. Janaina Coser.

O processo de educação sofre contínuas mudanças, especialmente pela introdução de novas mídias nos processos educativos, e essas mudanças ocorrem também no método tradicional de ensino, na forma de comunicação comunicacional docente e traz possibilidades de mediação multimidiática da informação. Neste sentido, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser um importante instrumento de auxílio no processo educativo. O referido método não substitui a prática docente, mas acrescenta habilidades e competências que habilitam o docente a efetivamente educar.

Entre estas tecnologias, os smartphones são parte importante da vida moderna, o que não torna surpreendente que a grande maioria dos estudantes tenha um smartphone e que aplicativos de mensagens instantâneas se tornam uma ferramenta popular de comunicação. A partir disto o uso de smartphones e mensagens instantâneas para impulsionar a comunicação e o aprendizado, o aplicativo WhatsApp® tem se tornado importante nesta transmissão de informações e pode ser uma ferramenta na educação em saúde. A partir disto, este trabalho objetivou avaliar o uso do WhatsApp® como uma TIC para educação em saúde.

Participaram do estudo 30 estudantes do Ensino Médio de uma Escola do Interior do Rio Grande do Sul. O trabalho consistiu em dois momentos, no primeiro foi realizada uma palestra informativa e o convite aos estudantes para participarem do trabalho, seguido da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A partir disto foi aplicado um questionário avaliativo, subdividido em três sessões 1) Questões gerais abordando hábitos alimentares e de estilo de vida, 2) Conhecimento sobre atividade física e 3) Conhecimento sobre consumo alimentar e alimentação saudável. A partir daí por um período de 10 dias foram enviadas aos estudantes, diariamente, informações e dicas de saúde e qualidade de vida. Após o período de envio de informações foi realizada uma gincana de saúde, em forma de competição. Os estudantes foram divididos em três grupos e responderam perguntas acerca das informações enviadas durante o período do estudo. Após foi encerrada a atividade com a aplicação do mesmo questionário. Os dados foram analisados com o auxílio do software estatístico IBM SPSS e estatística descritiva.

Participaram do estudo 30 estudantes, destes 16 eram meninas com média de idade de 16,5 ± 1 ano. Em geral os alunos demonstraram já na primeira avaliação um bom nível de conhecimento sobre hábitos de vida saudáveis e alimentação adequada.  Houve diferença estatística após o período de intervenção no tempo de sono que na primeira avaliação era ≥ 8 horas/dia em 45% dos indivíduos passando para 26,7% na segunda avaliação (p=0,002), além do consumo de salgadinhos e doces (balas, chicletes e bolacha recheada) que inicialmente foi de 36,7% ≥ 3 dias/semana, passando para 23,3% (p=0,035) e o consumo de alimentos ultraprocessados (salsicha, presunto, mortadela) que na primeira avaliação p consumo era de ≥ 3 dias/semana para 33.3% dos entrevistados que passou para 20% (p=0,038).

Os dados preliminares deste estudo demostram que o uso de uma TIC para educação em saúde pode ser uma forma importante de mudança de estilo de vida, especialmente no que diz respeito à mudança de hábitos alimentares.

               


Mestrandas em Atenção Integral à Saúde realizaram ação educativa em Ijuí

 


 

Andrea C. Beuren, Thailene M. Siochetta, Claudia C. D. Sapiezinski e Gabriela G. Mânica

Durante a disciplina de Educação em Saúde, do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu- Mestrado em Atenção Integral à Saúde, ministrada pelas docentes, Dra. Eniva Stumm e Dra.Janaina Coser, um grupo de estudantes composto por uma Médica Endocrinologista, uma Farmacêutica, uma Dentista e uma Médica Otorrinolaringologista, realizaram uma ação educativa com usuários adscritos à uma ESF no município de Ijuí, sobre o conhecimento em relação ao Diabetes Mellitus (DM).

A opção das mestrandas se deu pelo impacto da referida doença na vida de muitas pessoas, visto que ela acomete cerca de 425 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde-OMS. O objetivo da atividade foi promover uma ação educacional com usuários diabéticos e não diabéticos, com vistas a ampliar seus conhecimentos e, desta forma, melhorar o autocuidado. Nesse contexto, considera-se que atividades de Educação em Saúde que proporcionem informações sobre DM são importantes para que as pessoas sejam capazes de cuidar da saúde, prevenir sua ocorrência, diagnosticar precocemente e trata-la adequadamente.

Durante a atividade, as mestrandas realizaram uma explanação sobre a doença, a qual incluiu conceito de DM, etiologia, fatores de risco, sintomas, diagnóstico, tratamento, complicações e prevenção, além de sanar dúvidas dos participantes e fornecer um molde para auto aplicação de Insulina aos usuários insulinodependentes. Também foram realizadas orientações sobre o uso correto de medicamentos, com ênfase nos hipoglicemiantes. Para avaliação do conhecimento sobre o tema, foi utilizado um questionário. Ao final, após análise dos questionários, foi evidenciado pouco conhecimento pelos participantes sobre a doença. Destes, 25% tinham diagnóstico de DM e 62,5% tinham familiar acometido pela doença. Todos os participantes presentes que responderam as perguntas consideraram importante a realização de ações educacionais em saúde sobre DM.


Últimos dias de inscrições para o Mestrado em Atenção Integral à Saúde

As Inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Atenção Integral à Saúde estão abertas até segunda-feira, 12, e podem ser realizadas pelo site do Programa.

Para confirmar a inscrição o candidato deve entregar os seguintes documentos:

a) Requerimento de Inscrição (disponível na página do programa);

b) Intenção de projeto de pesquisa, o qual deverá ter no máximo 5 (cinco) páginas, contemplando: Identificação do proponente (nome), Título do projeto proposto, Introdução da temática (pressupostos teóricos, problematização e justificativa) objetivo(s) e bibliografia;

c) Cópia do Histórico Escolar da Graduação;

d) Cópia do Diploma universitário ou atestado de conclusão de curso de graduação;

e) Currículo modelo Lattes/CNPq, acompanhado de documentação comprobatória;

f) Uma fotografia 3x4;

g) Recibo de pagamento da taxa de inscrição.

A documentação exigida para inscrição no processo seletivo deve ser entregue até o dia 12 de novembro, às 17h, na Secretaria do Programa na UNIJUÍ, no setor de Pós-Graduação da UNICRUZ, ou pelo correio no seguinte endereço:


UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Departamento de Ciências da Vida
Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde
Rua do Comércio, 3000 - Bairro Universitário
98700-000 - Ijuí - RS

OU

UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta
Secretaria de Pós-Graduação. Prédio 7 -
Campus Universitário Dr. Ulysses Guimarães
Rodovia Municipal Jacob Della Méa, Km 5.6 - Distrito Parada Benito
98020-290 - Cruz Alta - RS

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em rede entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013, é reconhecido pelo MEC para oferta de Mestrado Acadêmico. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: processos saúde-doença-cuidado e processos químicos e biológicos em saúde.O Edital completo está disponível no site do Programa. 


Pesquisa investigou transtornos mentais comuns em agricultores e a relação com a exposição a agrotóxicos

                 

O estudo publicado neste ano na Revista PSICO-PUC, que integra a dissertação de mestrado em Atenção Integral à Saúde da psicóloga Pâmela Vione Morin, orientada pela professora Drª Eniva Stumm, investigou a repercussão na saúde física e psíquica do uso de agrotóxicos por trabalhadores rurais, em especial Transtornos Mentais Comuns.

A pesquisa foi realizada durante o Mestrado em Atenção Integral à Saúde, desenvolvida com 361 agricultores do interior do município de Três de Maio, localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, região em que se produz soja, milho e trigo. O estudo foi delimitado ao sexo masculino, por serem os maiores envolvidos na produção e expostos ao contato direto com agrotóxicos. Dos participantes, 47,9%, ou seja, 173 agricultores, apresentaram transtorno mental comum, que pode ser identificado por queixas sintomáticas depressivas, ansiosas, subjetivas e isoladas, que compreenderam insônia, irritabilidade, nervosismo, fadiga, dores de cabeça, esquecimento e dificuldade de concentração.

O estudo constatou também que 30,5% dos agricultores com transtorno mental comum referiram ter doenças preexistentes. As doenças mais mencionadas pelos trabalhadores com transtorno mental comum, em ordem decrescente, foram: câncer, depressão, gastrite, doença cardíaca e hipertensão. Com relação aos sintomas físicos mencionados pelos participantes, que apresentaram transtorno mental comum, destacam-se: náuseas, tontura, boca seca, dor de cabeça e irritação nos olhos. No que tange aos sintomas emocionais, estes compreenderam: insônia, agitação, dificuldade de concentração e irritabilidade. Os participantes do estudo estavam na maioria dentro da faixa etária de 40 a 60 anos incompletos e foram associados a presença de transtornos mentais comuns o tempo de trabalho em agricultura, a exposição a agrotóxicos e doenças preexistentes.

O estudo indica a necessidade de uma maior atenção à saúde do trabalhador rural, especialmente sobre o uso de agrotóxicos e os possíveis comprometimentos da saúde dos trabalhadores rurais como um todo, embora o foco do estudo tenha tratado da saúde mental desses trabalhadores. Os dados deste estudo corroboram com dados nacionais e internacionais, apontando que a exposição a agrotóxicos pode, silenciosamente e a longo prazo, comprometer a saúde psíquica da população. O estudo completo está disponível na internet.  

A inscrição para o Mestrado está aberta até o dia 12 de novembro e o edital disponível neste link


Disciplina do Mestrado em Atenção Integral à Saúde promoveu Festival Gastronômico Saudável

                    

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da disciplina de “Alimentação e Intervenção Nutricional de Indivíduos e Populações”, do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, uma discussão sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, foi realizado um Festival Gastronômico Saudável. A atividade foi uma forma de discutir diferentes abordagens de promoção da saúde e prevenção de doenças e subsidiar aos estudantes os principais métodos de avaliação do estado nutricional nos diferentes momentos do ciclo da vida e em diferentes condições fisiológicas de indivíduos e populações.

Na atividade, realizada no dia 25 de outubro, os alunos, profissionais de diferentes áreas da saúde, se desafiaram a produzir receitas saudáveis, partindo de quatro recomendações e uma regra de ouro preconizados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, em sua 2ª edição, publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde:

1)    Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base se sua alimentação;

2)    Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;

3)    Limite o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados;

4)    Evite alimentos ultraprocessados. 

REGRA DE OURO: Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

Os cinco princípios que orientaram a elaboração deste guia são:

1)    Alimentação é mais que ingestão de nutrientes;

2)    Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo;

3)    Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar social e ambientalmente sustentável;

4)    Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares;

5)    Guias alimentares ampliam a autonomia nas escolhas alimentares. 

                   

A elaboração da atividade foi fundamentada na análise do cenário em que se apresenta o Brasil em relação ao padrão de saúde e consumo alimentar de sua população, deficiências de micronutrientes e a desnutrição crônica ainda prevalentes em grupos vulneráveis, e simultaneamente, o aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias. Segundo a professora da disciplina e coordenadora da atividade, professora Ligia Beatriz Bento Franz, “se faz necessário um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro. E para isto, a discussão entre diferentes profissionais de saúde é uma estratégia que pode ter repercussões positivas sobre os diversos determinantes da saúde”.


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.