Disciplina do Mestrado em Atenção Integral à Saúde promoveu Festival Gastronômico Saudável - Unijuí

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da disciplina de “Alimentação e Intervenção Nutricional de Indivíduos e Populações”, do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, uma discussão sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, foi realizado um Festival Gastronômico Saudável. A atividade foi uma forma de discutir diferentes abordagens de promoção da saúde e prevenção de doenças e subsidiar aos estudantes os principais métodos de avaliação do estado nutricional nos diferentes momentos do ciclo da vida e em diferentes condições fisiológicas de indivíduos e populações.

Na atividade, realizada no dia 25 de outubro, os alunos, profissionais de diferentes áreas da saúde, se desafiaram a produzir receitas saudáveis, partindo de quatro recomendações e uma regra de ouro preconizados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, em sua 2ª edição, publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde:

1)    Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base se sua alimentação;

2)    Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;

3)    Limite o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados;

4)    Evite alimentos ultraprocessados.

REGRA DE OURO: Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

Os cinco princípios que orientaram a elaboração deste guia são:

1)    Alimentação é mais que ingestão de nutrientes;

2)    Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo;

3)    Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar social e ambientalmente sustentável;

4)    Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares;

5)    Guias alimentares ampliam a autonomia nas escolhas alimentares.

A elaboração da atividade foi fundamentada na análise do cenário em que se apresenta o Brasil em relação ao padrão de saúde e consumo alimentar de sua população, deficiências de micronutrientes e a desnutrição crônica ainda prevalentes em grupos vulneráveis, e simultaneamente, o aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias. Segundo a professora da disciplina e coordenadora da atividade, professora Ligia Beatriz Bento Franz, “se faz necessário um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro. E para isto, a discussão entre diferentes profissionais de saúde é uma estratégia que pode ter repercussões positivas sobre os diversos determinantes da saúde”.