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Curso de Administração promove II EMEAD no Campus Santa Rosa

O Encontro Multicampi dos Estudantes da Administração da UNIJUÍ (EMEAD), ocorreu na noite de terça-feira, dia 10, no Campus Santa Rosa. O evento contou com a presença de estudantes dos campi de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, além dos professores do curso de Administração que lotaram o Auditório Central da Universidade.

O evento teve como objetivo estimular a integração de alunos do curso de administração dos diferentes campi da Universidade. Ao mesmo tempo, a programação marcou as comemorações dos 25 anos do curso na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

Na oportunidade foram realizados duas palestras com os empresários: Tiago Denardin, diretor de estratégia da GH Branding que trouxe como tema “Dando a cara a tapa – Histórias e desafios de gestão da GH Brandin” e Luciano Teixeira, CEO das empresas Dani.Holzbach e San Internet Brasil, que falou sobre “Modelo de Gestão e Franquias – História da Dani.Holzbach”.

Tiago, falou sobre os desafios e o modelo que a GH adotou em relação a gestão. A empresa surgiu em Santa Rosa e hoje está com escritórios em Porto Alegre e no Vale do Silício, em São Francisco nos EUA, mas permanece com a sede aqui em Santa Rosa, pois segundo Tiago, a gestão pode ser feita em qualquer parte do mundo, mesmo não estando em grandes centros. “Hoje a GH é uma empresa diferente das demais organizações tradicionais, os colaboradores são muito valorizados, ou seja, este ano o colaborador que está desde o surgimento da GH passou a ser um dos sócios. Não há horários a serem cumpridos ou determinados, mas os projetos que são entregues e com a qualidade pretendida, é o que move a eficiência e o trabalho do colaborador”, ressalta o diretor da GH Brandin.

Em seguida, o empresário Luciano, apresentou toda a evolução da empresa Dani.Holzbach, que surgiu na garagem de uma pequena casa, em 1993, em Santo Ângelo, com a Dona Elveni Holzbach. Hoje, conta com uma moderna e ampla indústria, onde a empresa leva o nome de uma das filhas, a Designer de Moda Daniela Holzbach. A empresa atualmente está presente nos três estados do sul do Brasil, com a formação de franquias da marca Dani.Holzbach e com a projeção de 17 novas franquias nos próximos semestres. “O grande diferencial da marca está nos detalhes, e com isso segue um padrão alto de qualidade. A gestão da empresa é basicamente familiar, onde todos estão inseridos, e busca-se na Europa a inspiração para novas coleções e tendências da moda”, destaca o empresário.

O público presente do II EMEAD também participou de um coquetel e prestigiaram o show da Banda Maquinário Sonoro de Ijuí, que agradou muito ao público com um estilo diferenciado voltado ao Rockabilly, folk e blues. O evento foi organizado pelo Curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Laboratório de Gestão e Diretório Acadêmico do curso de Administração.

 

 


Estudantes do curso de Administração visitam empresa com foco na inovação e qualidade

Com o objetivo de associar a teoria acadêmica com a prática empresarial, estudantes do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa conheceram a fábrica/produção da Treter Toldos e Lonas, do Grupo Treter.

Os colaboradores da empresa Vinicius Rigon Dorneles e Mauro Alovisi fizeram apresentação da empresa, destacando inicialmente o processo da fábrica de toldos, compreendendo todas as etapas, desde a busca de clientes/vendas, produção, montagem e pós-venda. A empresa trabalha com foco na qualidade, beleza, funcionalidade, conforto, durabilidade e estilo. São estruturas metálica resistente, testada e adequada aos projetos, com menor espaçamento entre as barras de apoio e pintura industrial que evita a oxidação e confere um acabamento diferenciado.

Outra atividade da produção está relacionada com a parceria entre Treter e John Deere para a confecção de lonas para o graneleiro das máquinas. Este processo exige precisão, qualidade e defeito próximo à zero. Neste aspecto foi observado todo o processo que inicia pelo molde/corte/fixação/costura e embalagem. Estando o produto em condições de ser incorporado com a colheitadeira.

Para o professor do curso, Ariosto Sparemberger, que acompanhou a turma, o momento foi marcante para os alunos, pois perceberam os processos e os produtos de uma empresa que há 60 anos atua na região, sempre com tecnologia e voltada para a inovação.

 


Curso de Administração realiza Workshop em Vivências Empresariais

Na noite de terça-feira, dia 19, os alunos do componente de Estratégias de Gestão de Pessoas, do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, ministrado pela professora Cláudia Werle Rockenbach, participaram do Workshop com Vivências Empresariais, em que contaram com a presença de três representantes de empresas da região: Moacir Locatelli da FRATELLI - Energias Renováveis e Metalurgia (Santa Rosa), Joice Rex da TECNICON - Sistemas Gerenciais (Horizontina) e Ana Paula Moura da TW Transportes (Santa Rosa).

Os convidados fizeram uma explanação sobre suas empresas, em seguida apresentaram a respeito do ambiente em que suas empresas estão inseridas, bem como os desafios globais e de gestão de pessoas na visão de cada empresa.

De acordo com a professora Cláudia, foi muito rica a explanação de cada empresa, possibilitando uma interação entre a teoria desenvolvida em sala de aula e a prática organizacional. Bem como possibilitou a identificação da visão dos empresários referente ao atual cenário e tendências do mercado, servindo de referência aos alunos no sentido de lhes instigar ao aprendizado contínuo e ao acompanhamento constante de temas atuais, com vistas a uma formação atualizada e ao desenvolvimento de um perfil estratégico.

Após as explanações foi realizado um debate em que os alunos elaboraram questionamentos aos empresários, possibilitando a interação no grupo, o aprimoramento de relações interpessoais, o desenvolvimento de habilidades comunicativas, assim como uma postura crítica frente a realidade.


Soluções em Programas de Pós-Graduação é pauta no Campus Três Passos

Potencializar o desenvolvimento da região Noroeste esteve em pauta na Unijuí Campus Três Passos. A reunião, que aconteceu dia 31 de agosto, quinta-feira, reuniu o coordenador do curso de Administração, Martin Ledermann, o analista do laboratório de gestão, Emerson Cruz e o Mestre em Gestão e Negócios, consultor empresarial e empresário, Jerri Voos, para discutir soluções em programas de pós-graduação que visem potencializar o desenvolvimento da região noroeste. 


Curso de Administração promove Aula Inaugural do 2º semestre

Promovida pelo Curso de Administração e pelo Laboratório de Gestão, aconteceu, na noite de quarta-feira, 23, a Aula Inaugural do Curso de Administração do 2º semestre de 2017. Com o tema “Experiências Internacionais e Empreendedorismo: Egressos falam de suas experiências e do seu cotidiano”, o Salão de Atos Argemiro Jacob Brum recebeu egressos do curso para compartilharem sua vivência com os atuais acadêmicos.

                      

Iniciando o evento, Vanderléia Haiski, assessora do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, apresentou os cenários e as oportunidades de Intercâmbios Acadêmicos. Em seguida, os egressos Douglas Ahlert e Leandro Schneider compartilharam suas experiências de intercâmbio acadêmico na Alemanha e em Portugal, respectivamente. Abordando as oportunidades que uma experiência internacional pode proporcionar, Leandro apresentou como se tornou empreendedor a partir de sua experiência com o intercâmbio, iniciando a discussão sobre o empreendedorismo. Em seguida, as egressas Graciela Santos, proprietária da Comoditá e Gabrieli de Lima, proprietária do Espeço Bella Vitta, falaram sobre suas trajetórias empreendedoras e sobre como o curso de Administração impactou nas suas escolhas e carreiras profissionais.

O evento teve o formato de Talk Show, mediado pela professora Fernanda Pasqualini que é a atual Coordenadora do Curso no campus Ijuí. Fernanda também participou de um Intercâmbio Acadêmico nos Estados Unidos e possui grande vivência também na área empresarial. Com isso, além de marcar o início do semestre letivo, acolhendo aos alunos e dando as boas-vindas também aos calouros, discutiu-se uma temática de grande relevância para o desenvolvimento e para a qualificação da nossa profissão.


Pesquisa avalia comprometimento e dedicação dos empreendedores da Região Celeiro

As discussões sobre o perfil dos empreendedores de sucesso têm norteado alguns dos principais estudos no curso de Administração. Com este objetivo, estudantes da turma de Administração Empreendedora, do Curso de Administração do Campus Três Passos, realizaram uma pesquisa com 77 empresários da região Celeiro, de diversos ramos de negócio, para avaliar o comprometimento e dedicação destes empreendedores. 

Na primeira parte da pesquisa foram feitos alguns questionamentos para verificar aspectos como pró-atividade, tenacidade e obstinação, comprometimento e determinação, sacrifícios para atingir metas e nível de imersão nas atividades empresariais. 

                        

As respostas mostraram que 86% consideram-se proativos, 73,3% consideram-se obstinados, 81,3% dos entrevistados declaram-se disciplinados e dedicados, a maioria, ou seja, 89,5% dos empreendedores avaliados julgam-se persistentes ao resolverem problemas, 79% mencionaram que se sacrificam para atingir suas metas. Por fim, a maioria absoluta, 89,5% afirmou que são capazes de imergirem-se totalmente nas atividades que desenvolvem. 

Já na segunda etapa, o estudo buscou identificar se os empreendedores são influenciados por oportunidades. Para isso, foram feitos três questionamentos: o primeiro questionava se os empresários estudados possuem conhecimento profundo das necessidades dos clientes. O resultado da pesquisa revelou que 83,20% dos mesmos dizem ter um profundo conhecimento das necessidades de seus clientes. O segundo questionamento buscou identificar se os empreendedores questionados são atentos ao mercado, sendo que 76,30% dos empresários pesquisados consideram-se atentos ao mercado. Por fim, a terceira e última indagação relacionada às oportunidades, questionou os empreendedores sobre o seu interesse em criar valor e satisfazer as necessidades dos clientes. Nesse sentido, 90,90% dos empreendedores avaliados reputam-se estar atentos às necessidades dos consumidores. 

Segundo o professor Martin Ledermann, coordenador do curso de Administração em Três Passos, é possível concluir, a partir da pesquisa, que os empresários pesquisados são comprometidos com os seus negócios, fazendo destes a sua própria razão de ser. Da mesma forma, são determinados e possuem uma competência essencial para a manutenção e crescimento de seus empreendimentos, que é estar atento às oportunidades que o mercado proporciona.  

     

O curso em Três Passos

Formar empreendedores é um dos objetivos do curso de Administração da Unijuí em Três Passos, e acredita-se que a pesquisa conseguiu despertar nos acadêmicos o desejo de empreender. O coordenador do curso salienta que o desenvolvimento da Região Celeiro passa, necessariamente, pelo estímulo ao empreendedorismo junto aos jovens o que, segundo o mesmo, foi alcançado através da pesquisa realizada.


Professor da Unijuí palestra no evento alusivo aos 31 anos da Acisat

Foi realizado neste dia 06 de junho um marcante evento alusivo aos 31 anos da Associação Comercial Industrial Serviços e Agropecuária de Tucunduva, a  ACISAT, com a participação de empresários associados e principais lideranças de Tucunduva, destacando Prefeito e vice, presidente da Câmara de Vereadores, Dirigentes de Cooperativas, Sindicatos, Líderes religiosos e outros.

O evento aberto com pronunciamento do Presidente da ACISAT, Sr. Dejalma Turra e do Prefeito Municipal Marcelo Burin e a degustação de um saboroso Café da Manhã.

A atividade principal do evento foi a palestra do Prof. Pedro Luís Büttenbender, Doutor em Administração e Professor do Curso de Administração da Unijuí, sobre o tema “Administração: Inovação, Cooperação, Competitividade e resultado de negócios”. A palestra contou com o apoio do Curso de Administração da Unijuí e foi acompanhada pelo Acadêmico do Curso de Administração Dionatan Perdonsini, Bolsista de Iniciação Científica. 

Nova Agenda para Tucunduva:

Já no início da palestra, Büttenbender convidou as principais lideranças do Município para um novo compromisso, um pacto  entre as  lideranças  para uma nova agenda de desenvolvimento para Tucunduva, o que foi prontamente assumido pela Direção da ACISAT, Prefeito e Vice-Prefeito, Presidente da  Câmara de Vereadores, Dirigentes de Cooperativas, Sindicato, Igreja e demais lideranças presentes. A nova agenda para Tucunduva, proposta por Büttenbender, está justificada em diagnóstico prévio realizado com lideranças do município.  

Já na próxima semana, sob a coordenação da ACISAT, deverá acontecer uma reunião de um Comitê conjunto das Entidades para definir as prioridades que irão integrar a Nova Agenda por Tucunduva, que potencializará os ativos e potencialidades do município e assumirá uma agenda positiva com a participação de todas as entidades, lideranças e cidadãos do município.

 


Colaboradoras da Alibem palestram a estudantes de Administração sobre gestão de pessoas

Na noite de quarta-feira, dia 07, os estudantes da turma de Fundamentos de Gestão de Pessoas, do Curso de Administração, Campus Santa Rosa, ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, receberam a visita das gestoras do setor de Recursos Humanos da empresa Alibem. A gerente de RH, Tanara Matos Santiago Mess e a analista de desenvolvimento em RH, Tatiane Müller, falaram sobre as práticas de Gestão de Pessoas utilizadas na empresa.

Segundo as convidadas, atualmente a empresa conta com mais 4 mil colaboradores, destes, 1, 8 mil  na unidade de Santa Rosa. A Alibem é uma empresa Brasileira  do ramo alimentício, fundada no ano de 2000, no Rio Grande do Sul. Hoje é a 3ª maior produtora de carne suína do Brasil e exporta para mais de 40 países.

Em Santa Rosa a empresa iniciou as atividades em 2004, já que a matriz está situada em Porto Alegre. A empresa conta, ainda, com uma unidade em Santo Ângelo e outra unidade com a marca Agra em Rondonópolis/MT, além disso conta com várias granjas e fábricas de rações espalhadas no Rio Grande do Sul.

Na sequência, as palestrantes explicaram sobre os aspectos que tem considerado como desafiadores na área de Gestão de Pessoas, diante do atual cenário organizacional, permeado por mudanças constantes. Abordaram temas atuais como: a diversidade de gerações no mercado de trabalho; a inclusão social; o desenvolvimento de lideranças; o feedback como ferramenta de desenvolvimento; o controle da rotatividade; o gerenciamento de conflitos; entre outros.

Para a professora Cláudia, “foi extremamente válida a explanação por possibilitar uma interação entre a teoria desenvolvida em sala de aula e a prática organizacional. Também possibilitou aos alunos identificarem que a abordagem que vem sendo desenvolvida no curso de Administração está alinhada às atuais práticas utilizadas nas empresas da região”.


Curso de Administração realiza viagem de estudos ao Paraná


Estudantes do Curso de Administração da UNIJUÍ realizam viagem de estudos na sexta-feira (02) e no sábado (03), passando pelas cidades de Medianeira e Foz do Iguaçu, no Paraná. A viagem foi organizada pelo Laboratório de Gestão e contou com a participação dos estudantes dos Campi de Santa Rosa e Três Passos.

Na cidade de Medianeira os estudantes visitaram instalações administrativas da Lar Cooperativa Agroindustrial, onde os acadêmicos foram recepcionados pelo Sr. Clédio Marschall, Gerente da Divisão Industrial. Em seguida o Sr. Lauro Soethe, Diretor  1º Vice-Presidente apresentou a evolução histórica e a situação atual da Cooperativa. Soethe descreveu o processo de criação da cooperativa, no ano de 1964 e trajetória até 2017, que a torna uma empresa com 10, 2  mil associados e 9, 1 mil funcionários, cujos produtos são exportados para 67 países.

Os estudantes também conheceram as estratégias mercadológicas da Lar a partir de uma exposição do Adm. Jair Meyer, Gerente Administrativo e de Compras, que abordou o marketing institucional e apresentou, em primeira mão, a reformulação das embalagens e o novo posicionamento institucional. Encerrando as palestras, o Adm. Giovane Gaio, Gerente de Logística, descreveu como ocorre o processo de armazenagem e transporte dos produtos da cooperativa.

Após esta visita, o grupo foi até Foz do Iguaçu, para visitar as instalações do Parque Tecnológico Iguaçu. Na oportunidade a Gestora de Desenvolvimento Corporativo, Adm. Soraya Penzin e o egresso do Curso de Administração da Unijuí, Adm. Nelinho Graef, que atua como Analista de Projetos, apresentaram o planejamento estratégico do Parque e também as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, bem como os processos de inovação e negócios existentes.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador do Curso de Administração e que acompanhou os alunos na viagem, as visitas se mostraram altamente produtivas. Ele destacou que foi importante para os alunos perceberem que importantes cargos nessas organizações eram ocupados por pessoas com formação em Administração. Isso evidencia a importância da profissão para o crescimento e desenvolvimento de instituições das mais diferentes áreas. Zamberlan ainda destaca que os relatos e experiências compartilhadas irão servir de subsídio para diversas discussões ao longo das aulas, pois refletem em muito o que se discuto em sala.

No sábado os alunos realizaram a visitação às Cataratas do Iguaçu, cuja experiência também serve como elementos para a discussão a respeito da relevância do turismo para a economia e da importância da gestão para empreendimentos dessa natureza.


Desafios e Criatividade em discussão na primeira noite do Momento Empreendedor em Santa Rosa

Um dos aspectos fundamentais da atividade empreendedora, segundo Luciano Zamberlan, coordenador do Curso de Administração, é a criatividade. O tema esteve em discussão nas três palestras que marcaram a primeira noite do Momento Empreendedor do Campus Santa Rosa, nesta segunda-feira, 22 de maio.

             
 

O palestrante Giancarlo Dari Bottega, gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, abriu a noite de discussões sobre criatividade. Arthur Lorentz, presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, foi o segundo a palestrar, e enfocou os aspectos fundamentais para a articulação do desenvolvimento regional. O último palestrante da noite, Gustavo Hansel, sócio-fundador da Agência GH, contou sobre a importância do papel do administrador na história da empresa, desafios da trajetória empreendedora e incentivou os presentes “é importante reconhecer suas fraquezas e suas aptidões e seguir o que gosta de fazer”. 

A Semana Acadêmica do Curso de Administração recebe, até quinta-feira, empresários, estudantes, comunidade externa e palestrantes para discutir o empreendedorismo. A programação segue até quinta-feira, 25, com atividades todas as noites no Auditório Central do Bloco C, às 19h.

23/05 – Terça-feira: Mudanças no comportamento do consumo e seus impactos na atividade empreendedora: Case Cerveja Artesanal

Painel “Evolução Histórica do comportamento do consumidor de Cerveja” com Douglas  Rafael Marques, especialista em Inteligência de Mercado, entusiasta da cerveja artesanal, co-founder da Envido 33 e vice presidente da Acerva Noroeste.

Painel “Produção industrial de cervejas artesanais” com Charles Hettwer, empresário, Sócio-diretor da Hettwer Bier. 

Painel “Insumos e equipamentos para a produção de cervejas e vinhos artesanais” com Raul Mäger, diretor executivo da Indupropil Vinho e Cerveja em Casa.

Painel “Desafios, impactos e perspectivas do comércio varejista em relação a cervejas artesanais” com Demétrios M. Richter da Silva, Sommelier de Cerveja formado pela Alemã Doemens e a ESCM – Escola Superior de Cerveja e Malte e proprietário do Empório Tutui.

24/05 – Quarta-feira – Franquias como modelos de negócios para empreender: Oportunidade e Desafios

Painel “A experiência de criar uma franquia, os desafios e motivações” com  Felipe Diesel, fundador e sócio-diretor da escola de idiomas Hey Peppers.

Painel “Como é ser um franqueado, como surgiu a ideia e quais são as vantagens e desvantagens de estar em uma franquia” com Orestes Guth, empresário, proprietário da franquia Subway de Santa Rosa. 

25/05 – Quinta-feira – Egressos e suas trajetórias empreendedoras


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