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Pesquisa realizada em PI identifica o que os clientes mais valorizam no atendimento e na escolha de uma empresa

Pesquisa foi realizada por estudantes do curso de Administração da Unijuí com clientes que realizam compras em Ijuí

A partir de uma demanda apresentada pela diretoria do Sindilojas Noroeste, os estudantes do curso de Administração da Unijuí, Eduarda Dahmer e Arthur Matter, integrantes do  ao Projeto Integrador de Marketing e Relações com o Mercado, realizaram uma pesquisa com 440 clientes que fazem compras no comércio de Ijuí. O objetivo era identificar quais eram as competências que os clientes consideram mais importantes em um atendente e/ou vendedor e também hierarquizar os motivos que os levam a escolher as empresas em que efetuam suas compras. Além disso, buscou-se avaliar de que maneira as pessoas se comportam quando são bem ou mal atendidas e como elas reagem a isso.

Os resultados evidenciaram algumas preferências em comum, tanto para as mulheres quanto para os homens entrevistados. Eles eram orientados a colocar em ordem de importância um conjunto de competências dentre 15 que eram listadas. Considerando as cinco que foram consideradas mais importantes, o item “Simpatia, cordialidade e habilidade de encantar o cliente”, ficou em primeiro lugar para clientes de ambos os sexos. A “Agilidade no atendimento” também obteve a mesma colocação para ambos os grupos, ficando em quarto lugar. Já os outros itens apresentaram diferenças em termos de importância na opinião das mulheres e dos homens entrevistados.

Para as mulheres, o segundo item mais importante é a “Habilidade de ouvir e descobrir a necessidade do cliente (empatia)”, em terceiro o “Nível de conhecimento com relação ao produto” e em quinto o “Interesse e disposição durante a demonstração das mercadorias”. Já para os homens, o “Nível de conhecimento com relação ao produto” vem logo em segundo lugar, em terceiro a “Postura dos atendentes e vendedores” e em quinto a “Apresentação pessoal”. 

Ao serem questionados sobre os motivos que levam os clientes a escolherem as empresas em que realizam suas compras, dos 15 itens listados, mulheres e homens consideraram a “Qualidade dos produtos” como sendo o atributo mais importante. Ambos os grupos também definiram em quarto lugar a “Variedade de produtos e marcas” das empresas. Já com relação às demais variáveis, houve algumas diferenças nas ordem de importância de acordo com o sexo dos entrevistados.

Considerando os cinco itens importantes, as mulheres colocaram em segundo lugar o “Atendimento e confiabilidade de vendedores e atendentes”, em terceiro o “Preço e condições de pagamento”, e em quinto a “Agilidade no atendimento”. Já para os homens, o “Preço e condições de pagamento” vem em segundo lugar, seguido do “Atendimento e confiabilidade de vendedores e atendentes”, enquanto que o quinto atributo mais importante para eles é a “Tradição e confiabilidade da empresa”.

Os clientes ainda foram questionados como reagem quando vivenciam um mau atendimento, sendo que 47% afirmam que jamais voltam a comprar na empresa e 51% diminuem a frequência e a quantidade de compras.  Além disso, 38% afirmam que sempre comentam com amigos sobre lojas em que foram mal atendidos e outros 48% dos entrevistados disseram que o fazem na maioria das vezes. Os entrevistados foram questionados sobre como agiram com relação à última experiência que tiveram de mau atendimento, sendo que 60% disseram que “Não reclamou com ninguém e pretende nunca mais comprar na empresa”. Dentre os que reclamaram, 12% o fizeram para o gerente/proprietário da empresa, 8% diretamente com o atendente/vendedor e 7% publicaram sua reclamação em alguma mídia social. 

Com relação às experiências de bom atendimento, 54% dos pesquisados dizem aumentar suas compras em uma empresa quando são bem atendidos. Além disso, 58% sempre indicam para amigos as lojas em que tiveram boas experiências de atendimento e 37% o fazem na maioria das vezes, em média, para sete pessoas.

A pesquisa destaca a importância das empresas investirem em qualificação para que possam prestar um atendimento de excelência, pois 76% dos entrevistados afirmam estarem dispostos a aumentar suas compras no comércio local em função disso. Até mesmo quando questionados sobre a compra de produtos que podem ser encontrados tanto no comércio de Ijuí como na internet, 64% dos clientes afirmam que dariam preferência para compras no comércio local, caso fossem atendidos de forma excelente. 

O presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa, informou que a pesquisa trouxe informações que são de grande importância para que a entidade possa planejar ações que contribuam com as organizações associadas, no sentido de melhorar cada vez mais o atendimento aos clientes que compram nas empresas do município. Ele informou ainda que pesquisas como essa são fundamentais para as empresas e que espera que muitas outras possam ser realizadas futuramente.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, “além dos dados coletados pela pesquisa serem muito importantes para que as empresas possam compreender o comportamento dos clientes, projetos como esses conectam os estudantes a problemas e demandas reais das organizações, permitindo mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, além de reforçarem o comprometimento e o protagonismo dos estudantes durante todo o processo”. A síntese dos resultados está disponível junto ao Sindilojas Noroeste e também  no Núcleo de Suporte ao Curso de Administração da Unijuí.


Pesquisa do curso de Administração revela o comportamento de apreciadores do chimarrão

Um dos maiores símbolos da cultura gaúcha, o chimarrão acompanha a formação histórica da região sul do Brasil há centenas de anos, com os primeiros relatos datando do século XVI. Também conhecido como “mate”, o chimarrão nasce da ideia de se criar uma infusão (ou um chá) a partir da união de água quente e erva-mate - originada do processamento das folhas de erva-mate, trituradas a fim de facilitar o consumo e a utilização como chá. Atualmente, cerca de 90% da erva-mate processada no Rio Grande do Sul é utilizada para o chimarrão.

Com o objetivo de compreender o comportamento dos consumidores de chimarrão, o acadêmico do curso de Administração, do campus Santa Rosa da Unijuí, Bruno Felipe Fröhlich Bencke, desenvolveu uma pesquisa que investigou o modo, tradição e uso da erva-mate, a partir de uma amostra de 244 pessoas da região. O estudo foi elaborado na disciplina de Pesquisa de Mercado, ministrada pelo professor Ariosto Sparemberger.

Dos participantes da pesquisa, 38,6% possuem de 46 a 60 anos de idade e 25% estão na faixa etária de 31 a 45 anos, sendo 52,5% do sexo masculino e 47,5% do sexo feminino. A maioria dos entrevistados (60,6%) consomem erva-mate todos os dias da semana e 80,9% deles responderam que o local de preferência para o consumo é em casa. Em relação ao horário, 66,1% das pessoas responderam que preferem tomar chimarrão pela parte da manhã.

Geralmente, entende-se que o fator preço influencia na decisão de compra do consumidor. Porém, o estudo mostrou que 70% dos respondentes discordam que a escolha da erva-mate se dá em função do valor: 90% escolhem a erva-mate em função da qualidade e 49% disseram ser fiel à marca. Outro dado revelado pela pesquisa é que 69% dos participantes preferem erva-mate com açúcar.

Além disso, 83% das pessoas entendem que o chimarrão faz bem à saúde e 59% entendem que o hábito não causa problemas de saúde, como gastrite e úlcera. 82% dos entrevistados preparam o chimarrão que tomam. Em relação ao período de pandemia, 49% dos participantes responderam que houve um aumento no seu consumo de erva-mate.

O orientador do estudo, professor Ariosto Sparemberger, explica os objetivos da disciplina, que propõe que cada estudante realize uma pesquisa de mercado. “A pesquisa é uma ferramenta indispensável para o processo de tomada de decisão nas organizações. Entender os resultados é captar o sinal que o consumidor está emitindo em relação a avaliação do produto e/ou do serviço que ele utiliza ou consome”, destaca.


TCC de Administração aponta perfil de lideranças em empresas familiares de Ijuí

Buscando analisar o perfil dos líderes de empresas familiares, a recém-graduada no curso de Administração da Unijuí, Ana Carolina Lacerda Wirzbick, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a temática “O perfil de liderança dos empresários de empresas familiares em Ijuí”. O TCC foi orientado pela professora Fernanda Pasqualini e avaliado pela professora Sandra Regina Albarello.

Segundo Ana Carolina, por trabalhar em uma empresa familiar, surgiu a curiosidade de saber como era a questão da liderança em outras empresas familiares. “A pesquisa buscava inicialmente conhecer melhor a questão do liderar e os desafios de equilibrar o lado emocional com o racional nas empresas familiares, assim como conhecer o tipo de líder e os estilos de liderança dos empresários dessas instituições”, relata.

Um questionário foi respondido por 54 participantes e elaborado em dois blocos, com questões pessoais e da empresa, além de questões situacionais. “O resultado final foi positivo porque, além de trazer os resultados dos objetivos propostos inicialmente, o empresário também teve um tempo para refletir sobre sua maneira de liderar”, destaca.

De acordo com Ana, a pesquisa permitiu também conhecer um pouco mais sobre o perfil de liderança destas empresas que representam parte importante na economia do município. “Os empresários líderes das empresas familiares de Ijuí possuem um estilo de liderança democrático, que é aquele que sabe ouvir os seus funcionários”, afirma.

Além disso, a autora afirma que esse caráter apresentado pela maioria dos entrevistados é aquele que está sempre motivado a dar o máximo pela sua empresa. “É um perfil que se envolve com a equipe e que está disposto a ter uma equipe equilibrada e alinhada com os objetivos da empresa”, comenta.

Ana Carolina conta que seu objetivo no momento é colocar a mão na massa, aplicando os aprendizados recebidos. “O planejamento, por enquanto, é colocar em prática toda a carga de conhecimento que a graduação ensinou na empresa na qual trabalho. Finalizar essa etapa é motivo de orgulho, pois  conciliar o estudo com a vida profissional é mais desafiador ainda, então concluir mais essa etapa da minha vida foi e sempre será gratificante”, finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Estudantes de Administração de Santa Rosa participam de Workshop de Vivências Empresariais

Na noite desta terça-feira, dia 27 de setembro, acadêmicos do curso de Administração da Unijuí, do campus Santa Rosa, participaram do Workshop de Vivências Empresariais. A atividade, que ocorreu na Sala Coworking, integra o cronograma da disciplina Estratégias de Gestão de Pessoas, ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach. 

O workshop contou com a presença de representantes do Hospital Vida e Saúde e da empresa Libidus, que falaram sobre suas respectivas empresas, as práticas de Gestão de Pessoas e os desafios desta área de atuação. Após as apresentações, os estudantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas em um bate-papo com os convidados.

Segundo a professora Cláudia, o objetivo da atividade foi promover a aproximação dos acadêmicos com a realidade do mundo empresarial. “Buscamos proporcionar a interação entre as temáticas estudadas na disciplina e as experiências práticas das organizações, além de possibilitar aos alunos o contato com representantes de empresas da região”, destacou.


Palestra sobre gestão de criptoativos é promovida com apoio da Unijuí

Na noite desta quarta-feira, dia 14 de setembro, foi realizada a palestra “Oportunidades e ameaças envolvendo criptoativos”, com o PhD em Ciência da Computação e líder do Tecnopuc Startups, Rafael Chanin. O evento, que ocorreu de forma online, foi promovido pela Associação dos Administradores do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Anors), com apoio da Unijuí, por meio do curso de Administração.

Na fala de abertura do evento, o presidente da Anors, Antônio Ternes, destacou o motivo pelo qual a associação trouxe o tema criptoativos para ser discutido. “Buscamos elucidar, trazer uma visão mais acadêmica e precisa sobre a gestão de criptoativos, tanto para acadêmicos quanto para associados”, relatou.

Durante a palestra, Rafael, que também é professor na Escola Politécnica da PUCRS e instrutor de Empreendedorismo na Apple Developer Academy, esclareceu, entre outras questões, como interessados podem adquirir criptomoedas e o que é mineração de bitcoin. Ele também explicou quais são as características e como é o funcionamento da blockchain, o banco de dados das transações com bitcoins. 

Rafael falou ainda sobre as propriedades do dinheiro e que, a ideia por trás do bitcoin e das criptomoedas, sempre foi tentar replicar essas propriedades. “Independente se o bitcoin será o futuro ‘ouro digital’, o ponto é: a blockchain de fato conseguiu replicar essas propriedades dentro do contexto digital e pela primeira vez se criou o dinheiro digital de uma forma que não tivesse um agente central validando as transações”, ressaltou o palestrante.


Estudante avalia engajamento em micro e pequenas empresas de Panambi

Conquistar e engajar clientes é uma preocupação não só de grandes organizações, mas de micro e pequenas empresas. Pensando nisso, o acadêmico de Administração da Unijuí, Gabriel Malheiros Villani, produziu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) motivado por experiências na sua empresa familiar, voltada ao ramo de irrigação, energia solar, seguros rurais, topografia e serviços ambientais. A monografia é intitulada “Processo de manter pessoas: o engajamento em micro e pequenas empresas em Panambi-RS”.

“Percebi a necessidade de estudos sobre o tema micro e pequenas empresas, nos quais os resultados adquiridos pudessem ser utilizados no dia a dia. Esse tipo de empresa representa 99% dos negócios no Brasil, com 55% dos estoques de empregos formais”, explica Gabriel, que realizou entrevistas com os gestores de seis micro e pequenas empresas de Panambi. 

Seu trabalho procurou apontar evidências em relação ao ambiente de trabalho em pequenas empresas. Dentre os resultados positivos estão os altos níveis de engajamento; o fato de que colaboradores motivados têm e transmitem vigor, dedicação e absorção aos seus colegas; e que oportunidades de aprendizagem são fatores que agradam os colaboradores.

Em compensação, apenas 10,52% dos colaboradores afirmaram que não trocariam de emprego caso recebessem outras oportunidades, mesmo com alto nível de envolvimento. Fatores externos afetam excessivamente o engajamento e as lideranças necessitam exercer o seu papel constantemente para o pleno funcionamento da empresa, conforme alguns aspectos constatados que não são favoráveis.

Gabriel pretende dar continuidade aos projetos na empresa que administra com sua família. “Vou continuar o trabalho de reestruturação que está sendo feito. Vemos nela um grande potencial, e com os conhecimentos adquiridos na graduação, pretendo auxiliar na sua gestão, visando atingir resultados ainda melhores”, completa.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí






 





Professores de Administração ministram oficina ao Terceirão do Ceap

Nesta terça-feira, 9 de agosto, os professores do curso de Administração da Unijuí, Fernanda Pasqualini e Luciano Zamberlan, receberam os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) para uma oficina sobre Empreendedorismo. A atividade já havia sido realizada com alunos do 1º Ano do Ensino Médio e, diante do resultado positivo, os professores foram convidados a também ofertar a oficina para o Terceirão.

Na oficina os estudantes são convidados a desenvolver ideias sobre negócios de impacto econômico, social e ambiental. Com o uso do modelo Canvas, onde são analisados os vários aspectos que compõem uma empresa, eles são desafiados a usar a criatividade aliada ao conhecimento para encontrar oportunidades de empreender. “As ideias que surgem são sempre interessantes e trazem um novo olhar aos jovens, já que eles começam a perceber tudo que envolve o universo da administração e as inúmeras oportunidades para empreender e inovar”, destacou a professora Fernanda Pasqualini, que também coordena o curso de Administração na Unijuí.


Paróquia de Ijuí embasa produção de TCC sobre gestão de organizações religiosas

Assim como qualquer organização, instituições religiosas também apresentam o desafio de incorporar práticas profissionais de administração, a partir de pessoas dotadas com competências específicas da área, com habilidades que são aplicadas diretamente a este segmento.

Com o intuito de compreender e explorar o funcionamento das atividades administrativas de uma organização religiosa, a recém-formada no curso de Administração da Unijuí, Narjana Fabiola Junges Manchini, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “Um estudo sobre práticas de administração em organizações religiosas - tomando por base a Paróquia Nossa Senhora da Natividade”, orientado pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender.

Narjana conta que atua na paróquia como auxiliar administrativa, o que motivou a pesquisar sobre o tema, contribuindo para as pesquisas na área. “Atualmente estão escassos os estudos sobre a gestão e as práticas administrativas dentro da administração paroquial”, explica.

Apoiada em entrevistas realizadas com integrantes da paróquia, a graduada concluiu a importância do planejamento, organização, direção e controle dentro da instituição. “Estes aspectos já estão e devem continuar inclusos no planejamento estratégico paroquial”, afirma Narjana.

Apesar disso, a pesquisa comprova que os administradores paroquiais, sendo este o pároco ou aqueles integrantes que estão à frente das decisões de atividades a nível paroquial, precisam aprofundar as competências e práticas administrativas. “O recomendado é que as lideranças religiosas aperfeiçoem-se e participem de formações sobre  gestão e práticas administrativas”, comenta.

Concluída a graduação, Narjana afirma que o sentimento de ter concluído o curso é de gratidão. “Foram anos de aprendizado e de experiências grandiosas, com colegas e professores, onde aprendi não só conteúdos voltados ao curso, mas aprendi também sobre a vida, em constantes conversas em sala de aula e fora delas”, salienta.

A estudante acrescenta que seguirá na área de administração e gestão de pessoas, por ser a área que mais lhe interessa. “Após o fim desse ciclo de estudos, pretendo continuar trabalhando nessa área da administração que gosto tanto, colocando em prática o que aprendi nesses anos na Unijuí”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Evento online dá início às comemorações dos 50 anos do curso de Administração

Um evento realizado de forma virtual nesta quinta-feira, 9 de setembro, marcou o Dia do Administrador e o início das comemorações dos 50 anos do curso de Administração da Unijuí. Autorizado no ano de 1971, o curso já formou mais de 2.850 profissionais nestas cinco décadas, e hoje é ofertado nas modalidades presencial - nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi - e a distância.

“Faço parte do curso como egressa - inclusive acabo de completar 20 anos de formatura, e há 12 anos sou docente no curso. Tenho muito orgulho dessa trajetória e é uma honra fazer parte deste momento”, destacou a coordenadora do curso nos campi de Ijuí e Panambi, professora Fernanda Pasqualini, destacando que o momento é importante para refletir o que foi vivido e também para falar sobre expectativas. “E nada melhor do que buscarmos nossos mestres pioneiros para conhecer mais sobre a história do curso, desafios e conquistas alcançadas. Isso nos inspira a continuar fazendo a nossa parte, com protagonismo e comprometidos com o desenvolvimento das organizações e da sociedade”, afirmou.

Para que o resgate da história acontecesse, foram convidados a participar do evento os professores Adelar Francisco Baggio, Edemar José Zanon e Paulo Afonso Frizzo. Sob mediação do professor Daniel Knebel Baggio, eles abordaram o tema "Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros”.

Para o coordenador da graduação no campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, pelo menos três situações marcaram a trajetória do curso: primeiro, as condições criadas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (Fafi) e posteriormente pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene) para a oferta do curso de Administração na região. Depois, os professores pioneiros que, em 1971, passaram a ofertar o curso. E por fim, os estudantes que, na época, acreditaram na proposta e materializaram a graduação. “Hoje temos dezenas de egressos com a marca da Unijuí, em diversos locais do País e até fora dele, contribuindo para tornar as organizações mais competitivas”, disse.

A delegada do Conselho Regional de Administração na Seccional Noroeste, Roseli Fistarol Krüger, que participou do evento, é uma das tantas egressas do curso. Ela destacou a satisfação em fazer parte desta comemoração e reforçou que ter um curso de Administração, especialmente há 50 anos, significa muito. 

Vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg ressaltou a importância de marcar a data e de recordar aqueles que ajudaram a construir o curso - caso dos professores pioneiros, que “plantaram a semente” do curso há 50 anos. Uma graduação que, apesar da idade, segue se reinventando de acordo com as necessidades do mercado.

Para acompanhar a palestra “Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros” na íntegra, acesse:


Evento marca início das comemorações dos 50 anos do curso de Administração

Há 50 anos, o curso de Administração da Unijuí obteve autorização para funcionamento junto à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado - Fidene. O curso foi pioneiro no interior do Estado e já graduou mais de 2.850 profissionais. Em Ijuí, a graduação foi lançada em 1971 e, posteriormente, passou a também ser ofertada em Santa Rosa, em 1992; em Panambi, em 2001; e em Três Passos, em 1998. 

Com o intuito de marcar as cinco décadas do curso e o Dia do Administrador, inicia-se nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, a programação comemorativa com o evento online "Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros", com a participação de professores que marcaram a trajetória inicial do curso. São eles: Adelar Francisco Baggio, Edemar José Zanon e Paulo Afonso Frizzo e mediação do professor atual Daniel Knebel Baggio.

O curso, no período, contou com professores que receberam Prêmio Mérito em Administração e estudantes agraciados com o Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS).

“A ideia de refletir sobre a profissão vem da necessidade de, a cada grande marco da vida, fazer uma avaliação do que foi vivido e do que queremos para o futuro”, comentam os coordenadores do curso de Administração, professora Fernanda Pasqualini (nos campi de Ijuí e Panambi) e professor Ariosto Sparemberger (nos campi de Santa Rosa e Três Passos). Além deste evento, estão sendo produzidos conteúdos para as redes sociais, com depoimentos de egressos. Para 2022, estão sendo planejadas diferentes atividades, considerando a possibilidade de eventos presenciais, reunindo professores, estudantes e comunidade. 

Hoje, o profissional formado no curso de Administração da Unijuí está capacitado para atuar no mercado de trabalho, observando situações com olhar crítico e analítico, respeitando a ética, transformando problemas em soluções e desenvolvendo a sustentabilidade nas organizações.

Os bacharéis em Administração são preparados para ter uma visão global, com competências técnicas e comportamentais, que possibilitam realizar a análise, obter a compreensão e propor soluções de maneira empreendedora e inovadora aos desafios existentes nas organizações. 

A partir da proposta da Graduação Mais, que apresenta currículo por competência, o profissional da Administração, durante sua formação, se envolve com atividades voltadas aos problemas e demandas da comunidade, por meio dos Projetos Integradores. “Como atores deste processo, o quadro docente tem se mantido qualificado acadêmica e pedagogicamente e, à medida que se envolvem com pesquisa e extensão, proporcionam permanente interação com a realidade local, sem descuidar da visão sistêmica e global”, explica a professora Fernanda Pasqualini.

Para conferir a palestra que acontece nesta quinta-feira, acesse este link.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


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