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Farmácia (Bacharelado)

Pacientes com artrite reumatoide são focos de pesquisa no curso de Farmácia

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da recém-formada no curso de Farmácia da Unijuí, Emelli Hermann, partiu da sua identificação com a área de análises clínicas, durante sua experiência como estagiária no Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) e como bolsista de Iniciação Científica. A pesquisa foi intitulada “Avaliação de biomarcadores de estresse oxidativo de pacientes em início de tratamento para artrite reumatoide” e orientada pela professora Christiane de Fátima Colet.

“Neste período como bolsista, percebi que, dentre as áreas que o farmacêutico pode atuar, me identificava mais com análises clínicas. Que tinha mais proximidade com a pesquisa de  bancada (laboratório). E a temática do meu TCC complementava essas duas coisas. Essa também foi uma proposta feita pela minha orientadora, professora Christiane de Fátima Colet, a qual me incentivou durante toda a pesquisa”, explicou Emelli.

O trabalho teve como objetivo avaliar os biomarcadores de estresse oxidativo de pacientes com Artrite Reumatoide (AR) em início de tratamento e comparar os resultados com grupo controle. Tratou-se de uma pesquisa observacional, transversal, com abordagem quantitativa e analítica. Para a realização do estudo, além das pesquisas bibliográficas, foi realizado um questionário com questões para avaliação das informações sociodemográficas e antropométricas, bem como, relacionadas ao comportamento e ao estado de saúde do paciente, através de coletas de amostras biológicas, como sangue, para a avaliação dos níveis de estresse oxidativo, além de programas estatísticos.

Segundo Emelli, este é um assunto atual e há poucos trabalhos publicados, principalmente incluindo dados de pacientes brasileiros. “A AR apresenta causas desconhecidas. Além de contribuir com as condutas clínicas e terapêuticas desta população, na avaliação da atividade da doença e no diagnóstico precoce, o estudo também pode colaborar com a diminuição das taxas de morbimortalidade desta doença e dos custos significativos que ela traz aos sistemas de saúde e assistência social”, ressaltou a acadêmica. 

A jovem tem planos de, futuramente, ingressar no curso de mestrado. “A graduação em Farmácia da Unijuí abre várias portas. No momento, escolhi trabalhar em uma farmácia comercial e iniciar uma pós-graduação em Farmácia Clínica. Mas, como a pesquisa científica sempre fez parte da minha graduação, também pretendo, futuramente, ingressar no mestrado”, finalizou.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Espaço de aprendizagem aos estudantes, Farmácia Escola deve ampliar catálogo de produtos

Um dos principais ambientes de aprendizagem para os acadêmicos da área, a Farmácia Escola da Unijuí quer ampliar, neste ano, o leque de produtos comercializados, desde medicamentos até cosméticos, tendo em vista a inclusão de produtos sustentáveis.

As ideias não param por aí. Para melhor atender nossos clientes, buscamos a ampliação dos horários de atendimento, melhorias no nosso espaço físico, além da organização de novos fluxos institucionais, que facilitem o acesso aos produtos da farmácia pelos estudantes e pelo público externo”, explicou a coordenadora do curso de Farmácia, professora Christiane Colet.

A Farmácia Escola vem de uma atuação importante no ano de 2020, auxiliando a Instituição e a comunidade externa no enfrentamento à covid-19. Especialmente nos meses de março e abril do ano passado, quando ocorreu um desabastecimento dos produtos de higienização, como álcool em gel, o setor comercializou produtos para a comunidade acadêmica, público externo e até para prefeituras e empresas da região, com preços diferenciados para instituições sem fins lucrativos. “Mantivemos a produção destes produtos no decorrer do ano, mas também seguimos com a produção normal de medicamentos e cosméticos, ampliando nossa oferta nos últimos meses de 2020”, destacou Colet.

Até o final do ano passado, haviam sido produzidas mais de 4 mil fórmulas pela Farmácia Escola, que resultaram em cerca de 1,2 mil atendimentos. “Nós contamos com a colaboração de vários acadêmicos do curso de Farmácia no decorrer de 2020. As atividades de estágio foram mantidas e importantes para que conseguíssemos atender à demanda institucional e externa durante o ano. As farmácias, como são serviços essenciais, puderam manter suas atividades desde que respeitadas as normativas determinadas pelas autoridades sanitárias”, lembrou a coordenadora.

Colet lembra que toda a comunidade, interna e externa, pode acessar os produtos da Farmácia Escola. “Realizamos atendimento presencial, via telefone fixo e e-mail. São produzidos e comercializados medicamentos alopáticos e fitoterápicos sob prescrição e também isentos de prescrição, sob orientação farmacêutica. Ainda, produtos cosméticos e de higiene pessoal, Florais de Bach, além de prestados serviços farmacêuticos”, reforça a coordenadora. Para contato, o telefone é 3332-0518. A Farmácia Escola atende de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.


TCC do curso de Farmácia explora potencial de planta em terapias

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico de Farmácia, João Kaufmann, concilia dois temas: o desenvolvimento de novas terapias medicinais com o uso de plantas, um dos pilares da farmácia, e a investigação do potencial fitoquímico e biológico de espécies da flora brasileira. A pesquisa do acadêmico foi intitulada “Avaliação da Composição Fitoquímica e Perfil Antioxidante dos Extratos da Casca da Schinus polygamus (Cav.) Cabrera”, e orientada pelo professor Tiago Gomes Heck. 

Desde o início da civilização, as plantas têm sido utilizadas pelo homem para tratamento de diferentes enfermidades, por conta das suas substâncias. A medicina popular, na maioria dos casos, não traz consigo a comprovação a respeito da real eficácia de cada planta, para determinada indicação terapêutica, nem sobre o tempo adequado de uso ou forma adequada de preparo e conservação, além de aspectos relacionados à segurança.

A Schinus polygamus (ou aroeira assobiadeira), estudada pelo acadêmico, pode ser encontrada em alguns países da América do Sul e regiões sul e sudeste do Brasil. Alguns estudos realizados sobre composição fitoquímica e testes in vitro dos óleos essenciais e extratos das diferentes partes desta espécie têm demonstrado um potencial antioxidante, podendo relacionar estes efeitos com seus compostos constitutivos. Apesar de ser utilizada na medicina popular por muito tempo, estudos sobre as características fitoquímicas e ações biológicas da S. polygamus são escassos, fato que acaba pondo em dúvida a sua real eficácia no tratamento de patologias.

Tendo em vista que, para realizar a indicação terapêutica da S. polygamus para determinado quadro clínico é necessário estudos que deem um embasamento teórico, o objetivo do TCC foi realizar uma avaliação dos diferentes extratos da casca da S. polygamus quanto à identificação de compostos bioativos e potencial atividade antioxidante. “Realizei pesquisas práticas no Laboratório de Pesquisa em Química (LaPeQui) e no Laboratório de Ensaios Biológicos (LeBio), ambos na Unijuí, avaliando os extratos da planta quanto à presença de compostos bioativos e testes in vitro em cultura de células. Esta temática abrange muitos tópicos que, por sinal, estudamos no curso, desde a área da botânica, preparação e extração do material vegetal, análises químicas, ensaios biológicos, cálculos estatísticos e avaliação do potencial terapêutico. O aprendizado final é gigantesco para quem participa”, ressalta.

Segundo João, o diferencial de realizar um estudo deste tipo em plantas é que são necessários os mais diferentes testes para chegar a uma conclusão sobre a espécie e seu potencial. “No meu caso, foi necessária a preparação das cascas para obtenção dos extratos. A partir destes, foi realizada a identificação de diferentes classes de substâncias, e então avaliados se os extratos possuíam atividade protetora contra o dano celular causado por uma espécie reativa, em suma, avaliada a atividade antioxidante in vitro”, explica. 

Os resultados da pesquisa demonstraram que nos extratos da casca da S. polygamus havia a presença de substâncias antioxidantes (e.g.: flavonoides e taninos), e que os extratos foram capazes de inibir radicais livres e proteger as células contra os danos causados por agentes oxidativos.

Com o diploma em mãos, João pretende exercer sua profissão da melhor forma possível, esclarecendo as terapias medicamentosas corretas aos pacientes e focando no uso racional dos medicamentos. “Futuramente, pretendo voltar à universidade em busca de um mestrado e talvez um doutorado na área da Farmácia, tendo em vista que boa parte da flora brasileira precisa ser estudada ainda. Continuamente se tem buscado facilitar o acesso da população a terapias alternativas e com custo reduzido”, finalizou.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Pesquisa possibilita trabalho entre estudantes da graduação e pós-graduação

Bolsistas do curso de Farmácia da Unijuí têm participado diretamente de projetos de pesquisa com mestrandos da Instituição. Karine Kleibert, Ana Paula Fell, Lenara Krause e Paula Fuchs acompanham o desenvolvimento de trabalhos e também participam dos processos, ao lado dos estudantes de pós-graduação e também de professores.

Nesta semana, as jovens acadêmicas estiveram no Laboratório de Microbiologia e Parasitologia, auxiliando o estudante do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Cristiano Baiotto, que é farmacêutico e trabalha no Conselho Regional de Farmácia.

“Neste projeto de pesquisa, o estudante está fazendo uma avaliação da atividade de óleos essenciais sobre cepas de fungos, que são fungos patogênicos, para sementes de soja. A ideia é avaliar uma potencial atividade antifúngica destes óleos”, explicou a coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, Christiane Colet. Ela auxilia nas pesquisas, ao lado da professora Marilei Pletsch e do professor José González. “É um trabalho que agrega diferentes áreas e as bolsistas trabalham junto, dando suporte”, reforçou Christiane, lembrando que as estudantes também auxiliam outros alunos, como a egressa do curso de Estética, Greissi Tremêa.

“Por meio desta participação nas pesquisas, as bolsistas têm uma formação complementar à graduação. Elas conseguem reforçar o conhecimento adquirido nas disciplinas e isso as prepara, ainda mais, para o mercado de trabalho e para seguir, caso queiram, a carreira acadêmica”, comentou a coordenadora, lembrando que é um diferencial da Unijuí ter estudantes já graduados e ainda estudando em projetos de pesquisa.


Unijuí oferta Especialização em Gestão e Atenção Farmacêutica

            

A quarta edição da Pós-Graduação em Gestão e Atenção Farmacêutica, voltada especialmente para farmacêuticos, está com inscrições abertas e oferece dois módulos.

O primeiro tem como proposito desenvolver as habilidades em atenção farmacêutica, levando em consideração todos os cuidados voltados aos pacientes, em especial, os diabéticos e hipertensos.

O segundo módulo trata de gestão farmacêutica, procurando habilitar o farmacêutico a trabalhar como gestor e administrador do local. Desta forma, o módulo pretende trabalhar a questão de custos, análise de resultados, marketing, gestão da qualidade, além de outras habilidades afins.

Segundo a coordenadora do curso, professora Christiane Colet, a Especialização é uma oportunidade de trabalhar um assunto pouco explorado: “Pretende trabalhar duas áreas que são de grande importância para um farmacêutico que trabalha em farmácia comercial: o cuidado com o paciente e a administração financeira do estabelecimento”, observa.

Para os interessado em apenas um dos módulos, é possível cursar apenas um deles. Além dos profissionais farmacêuticos, o curso também pode ser realizado por estudantes de Farmácia que ainda estão se graduando, sendo validado como aperfeiçoamento e horas complementares.

As aulas iniciam no dia 14 de agosto, e vão ter uma periodicidade de 15 dias, nas sextas-feiras a noite e nos sábados pela manhã e tarde, concluindo 12 horas de aula a cada final de semana.

As inscrições vão podem ser realizadas pelo site, neste link. Egressos da Unijuí possuem 15% de desconto.


“Farmacêutico - uma profissão de muitas possibilidades” foi tema de Aula Inaugural

              

A noite desta quarta-feira foi dedicada para a Aula Inaugural do curso de Farmácia. Os estudantes bateram um papo com Tarso Bortolini, vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia sobre o tema: "Farmacêutico - uma profissão de muitas possibilidades". Segundo a coordenadora do curso, professora Christiane Colet, a atividade teve o intuito de esclarecer os estudantes sobre a atuação profissional, apresentando novidades e dados para os futuros profissionais. “Segundo nosso palestrante, são 135 possibilidades de atuação para o farmacêutico atuar após formado”.

Após a palestra, os estudantes que participaram da Campanha “Uso racional de Medicamento”, que o curso da Unijuí ganhou em 2019, receberam como prêmio 30 jalecos, que foram entregues pelo Conselho Regional de Farmácia. Em 2019, com a participação de mais de 30 alunos na iniciativa, o grupo, sob a orientação da coordenadora do curso de Farmácia, Christiane Colet, realizou uma abrangente programação junto à comunidade de Ijuí. Em cinco unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e na Unidade de Reabilitação (UNIR), foram feitas orientações com entrega de folders sobre o uso racional de medicamentos com mais de 100 pacientes das salas de espera. Os temas abordados foram:

- como tomar medicamento corretamente?

- onde guardar corretamente os medicamentos?

- onde descartar medicamentos vencidos?

- quais chás interagem com medicamentos?

- em caso de dúvida buscar ajuda com farmacêutico ou médico.

O grupo promoveu também atividades educativas com grupo de idosos sobre o uso correto de medicamentos, trabalhando a promoção de saúde e esclarecendo dúvidas sobre uso, descarte e indicação terapêutica dos medicamentos. Para aumentar o alcance junto ao público, foram feitas divulgações nos meios de comunicação local, com entrevistas para o Jornal da Manhã, o Comunica e rádios Progresso e Repórter. 


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