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Direito (Bacharelado)

Curso de Direito EaD da Unijuí recebe nota 5 em visita avaliativa de autorização

Nos dias 16 e 17 de dezembro, a Unijuí recebeu, de forma virtual, a Comissão do Ministério da Educação para avaliação do processo de autorização para oferta do curso de Direito EaD. Na visita, foram avaliadas três dimensões: Dimensão I - Organização Didático-Pedagógica, composta por 18 indicadores que avaliam o Projeto Pedagógico do curso, perfil do egresso, objetivos do curso, metodologia, dentre outros indicadores; Dimensão II - Corpo docente e tutorial, composta por 14 indicadores que avaliam a composição, titulação, carga horária e produção do corpo docente, tutoria e equipe multidisciplinar e; Dimensão III - Infraestrutura, composta por 10 indicadores que avaliam a infraestrutura, bibliografias, ambientes tecnológicos e espaços para prática jurídica.

Para cada indicador e dimensão são atribuídos conceitos de 1 a 5, sendo 1 - insuficiente e 5 - Excelente. Após avaliação dos indicadores e dimensões é gerada a nota do curso também de 1 a 5. 

Após a avaliação de todos os requisitos, o curso de Direito da Unijuí, para oferta em EaD, recebeu conceito 5, ou seja, nota máxima atribuída à excelência em todas as dimensões avaliativas. “O resultado é fruto de um trabalho coletivo, especialmente dos professores e coordenador do curso, que se empenharam fortemente nesse processo”, destaca a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, evidenciando ainda que o conceito 5 atribuído pelo MEC reflete o que é feito e oferecido pela Universidade. “Isso chancela a qualidade do nosso ensino e o nosso comprometimento em ofertar uma formação de qualidade”, finaliza.

Essa foi a primeira visita de forma virtual recebida pela Unijuí, desde a implantação deste formato pelo MEC em 2020. Este formato teve início por conta da pandemia de Covid-19 e acabou se firmando como uma forma possível de avaliação que terá sequência após a pandemia. A avaliação envolveu visita à infraestrutura,  passando pelo campus Ijuí (Polo Sede), Escritório Modelo (Sede acadêmica) e Balcão do Consumidor (em frente ao Fórum de Ijuí), assim como reuniões com a reitoria, com coordenador de curso, NDE, CPA e equipe multidisciplinar. Cabe ressaltar ainda que a visita é uma das etapas para oferta do Curso de Direito EaD. É necessária ainda a emissão de Portaria de Autorização pelo Ministério da Educação para que ocorra a oferta do curso.


Curso de Direito do campus Santa Rosa socializa resultados de Projetos Integradores

Disciplina busca soluções para desafios reais, encaminhados pela comunidade

Os acadêmicos da disciplina Projeto Integrador, do curso de Direito da Unijuí campus Santa Rosa, pesquisaram durante o segundo semestre soluções para problemas reais, que foram enviados por empresas. Na última semana, a professora responsável pela disciplina, Fernanda Serrer, propôs uma socialização interna das soluções encontradas para os três problemas trabalhados.

“A vida em condomínio” foi apresentado pelas estudantes Amanda Maria Diel e Karliny Willers Laufer e buscou compreender, a partir da legislação aplicável, quais são os direitos e deveres nos condomínios residenciais urbanos. A demanda parte da Rede de Imobiliárias de Santa Rosa e também contou com a mentoria do representante Eduardo Antonio Rigo e da estudante de Mestrado Luiza Mello Fruet.

O grupo formado por Ana Carolina Dalben, Gabriély Camargo e Maria Roseli Silva de Lima desenvolveu o projeto “Dissemelhança entre contratos estipulados”. O objetivo foi compreender por que as pessoas optam por fazer uma promessa ou um contrato de compra e venda, quais as consequências jurídicas e principais diferenças. O problema foi encaminhado pelo Tabelionato Haigert e as acadêmicas contaram com a mentoria da representante da entidade, Fernanda Haigert Fenner e do mestrando Fernando Lopes Cassionato.

Já “O superendividamento na terceira idade” foi o tema pesquisado pelas estudantes Bianca Stein e Kamilly Roque, que atenderam à demanda do Procon. A pesquisa aponta para oportunidades de crédito extremamente facilitadas e poucas informações fáceis e acessíveis. As estudantes contaram com a mentoria, representando o Procon, de Toni Jesse e do doutorando André de Castro.

A professora responsável pela disciplina, que também coordena o curso de Direito no campus Santa Rosa, Fernanda Serres, destaca que os Projetos Integradores são um diferencial para a formação acadêmica. “Além de associarem a teoria à prática, desde os primeiros contatos com a graduação, permitem que os estudantes interajam com desafios reais e que fazem parte do cotidiano profissional. Isso exige que eles aprendam a administrar conflitos inerentes ao mundo trabalho, com autonomia e proatividade”, afirma a docente.

Estes e outros Projetos Integradores desenvolvidos por Estudantes da Unijuí foram apresentados de forma online. Confira neste link.


Professores da Unijuí compartilham experiências sobre o Balcão do Consumidor em reunião do Procon

Na última semana, no dia 7 de dezembro, os professores Francieli Formentini e Joaquim Henrique Gatto, extensionistas que integram o Projeto de Extensão "Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas de tratamento e resolução", participaram de uma reunião promovida pelo Procon com os Balcões do Consumidor do Rio Grande do Sul. O encontro aconteceu de forma virtual.

Tendo como pauta a Lei do Superendividamento - Lei nº 14.181/21, aprovada em 1º de julho, a reunião contou com o relato de experiências das equipes, relacionadas à temática, e de práticas de resolução de conflitos consumidor-fornecedor. A discussão teve a presença do diretor-executivo do Procon RS, Lucas Fuhr, e do coordenador da Escola Superior de Defesa do Consumidor (ESDC/RS), Diego Ghiringhelli de Azevedo.

O Balcão do Consumidor - presente em Ijuí desde 2013, em Três Passos desde 2015 e em Santa Rosa desde 2018, está vinculado ao projeto de extensão, ligado ao curso de Direito de Unijuí. Ele possibilita o atendimento de um grande número de consumidores, contribuindo para a efetivação dos seus direitos.


Acadêmica de Direito da Unijuí vence Prêmio Ajuris Direitos Humanos com monografia

A acadêmica do curso de Direito da Unijuí, Emanuele Oliveira, é a vencedora do Prêmio Ajuris Direitos Humanos, na categoria Monografia Jurídica. O concurso, promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, recebeu 130 inscrições nas categorias Boas Práticas, Monografia, Fotografia e Jornalismo. Para a fase final, foram selecionados 16 trabalhos.

Com o título “A violência letal de mulheres no Brasil e a inconstitucionalidade da arguição da legítima defesa da honra perante o tribunal do júri”, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Emanuele foi orientado pelo professor doutor Maiquel Wermuth, também coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí. A estudante propõe uma análise crítica da repercussão da ADPF nº 779/DF - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, que reconhece a inconstitucionalidade da tese de legítima defesa da honra nos crimes de feminicídio perante o tribunal do júri. A monografia analisa como a decisão irá repercutir no rito processual quando a investigação trata dos crimes de homicídio contra a mulher por sua condição de mulher. 

Emanuele conta que sua experiência na Iniciação Científica, somada ao incentivo da Universidade à produção acadêmica, foram cruciais para o resultado que obteve. Ela comenta que seu orientador, professor Maiquel, a incentivou e acreditou na construção do artigo submetido.

“Desde o início da graduação eu sempre gostei de escrever, sempre tive interesse pela Iniciação Científica. No início deste ano, participei de uma seleção para a extensão e fui selecionada. No segundo semestre, fui convidada para ser bolsista no projeto ‘Eficiência, efetividade e economicidade nas políticas de segurança pública com utilização de monitoração e integração de banco de dados’. Essa experiência permitiu que eu me aproximasse da temática dos Direitos Humanos e da insuficiência estatal frente à garantia dos direitos humanos aos povos marginalizados e (in)efetividade dos mecanismos estatais de preservação e manutenção das vidas invisíveis. Então, comecei a escrever meu TCC, cuja temática é a insuficiência estatal com ênfase na preservação das vidas das mulheres brasileiras”, explica.

Para o professor Maiquel, ter uma monografia premiada no concurso reforça a qualidade do ensino ofertado pela Unijuí, colocando em evidência o curso num âmbito muito maior que o regional. “A premiação nos deixa muito felizes e reforça a qualidade da formação dos nossos estudantes, tornando-os competitivos numa esfera maior, preparando-os para o mundo”, afirmou, lembrando que o prêmio também mostra a importância de se estabelecer uma interlocução cada vez maior entre os cursos de mestrado e doutorado e a graduação. “Além da Emanuele, que é bolsista de Iniciação Científica, há outros acadêmicos que têm a oportunidade de conviver com estudantes e professores da pós-graduação”, completa o professor.

A divulgação dos campeões foi realizada nesta terça-feira, dia 14 de dezembro, em transmissão ao vivo pelo canal no Youtube da Ajuris.


Lei do Superendividamento norteia Projeto Integrador do curso de Direito

Confira a entrevista com a professora Cláudia Lima Marques aqui

Acadêmicas do curso de Direito da Unijuí desenvolveram o projeto “O tratamento acerca do superendividamento do consumidor”, que busca exemplificar e debater a Lei nº 14.181 de 2021, conhecida como “Lei do Superendividamento”. O trabalho foi elaborado pelas estudantes Bruna Oliveski Goi, Érica Oberto Valandro e Talia Hornung, na disciplina de Projeto integrador: relações negociais, jurisdição e formas alternativas de solução de conflitos, orientada pela professora Francieli Formentini.

Inicialmente, as estudantes realizaram uma pesquisa acerca do consumo, endividamento dos consumidores e percepção dos direitos integrados. Para completar, foi entrevistada a professora doutora Claúdia Lima Marques, da Faculdade de Direito da UFRGS, e elaborado material informativo com as principais informações referentes à Lei do Superendividamento.

O material recebeu ainda apoio de duas acadêmicas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, a mestranda Laura Mallmann Marcht e a doutoranda Aline Michele Pedron Leves. No conteúdo produzido, é possível acessar a entrevista com a professora Claúdia Lima Marques, a partir de um QR Code. O material foi compartilhado com todos os participantes da pesquisa, bem como divulgado nas redes sociais.

Segundo a acadêmica Erica Oberto Valandro, o projeto foi pensado com o intuito de levar conhecimento sobre o tema à comunidade. “Este é um assunto importante, mas que muitas pessoas desconhecem.” A estudante Talia Hornung explica que a coleta de dados foi imprescindível. “Precisávamos saber até onde as pessoas tinham contato com o tema e quais eram seus perfis de consumo perante o mercado”. 

“Como resultado, o projeto conseguiu atingir seu objetivo inicial, transmitindo de forma ampla e dinâmica o conhecimento sobre o tema à comunidade, podendo instruir ao consumo consciente e aos direitos garantidos, quando já endividado”, salienta a integrante do grupo, Bruna Oliveski Goi. 

A professora Francieli acredita que o projeto uniu o ensino com a utilidade de informativos sobre assuntos que interessam à comunidade. “A pesquisa permite concluir a necessidade da promoção de ações voltadas à educação para o consumo, bem como para a divulgação dos direitos do consumidor. Além disso, demonstra o alcance do trabalho desenvolvido no Projeto Integrador do Curso de Direito da Unijuí”, finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Confira os resultados da pesquisa:

E a cartilha elaborada:


Acadêmicas de Direito trabalham na produção de informativo sobre cobrança de dívida

Entrevista com o tabelião Francisco Kossel pode ser acessada neste link

Quatro acadêmicas do curso de Direito da Unijuí - Amanda Protti Pozzobon, Eduarda Waleska da Silva, Gabriela dos Santos Albrecht e Larissa Toebe Makowski, dedicaram-se, neste semestre, a propor uma solução para o 2º Tabelionato de Protestos de Ijuí. O trabalho, realizado na disciplina de Projeto Integrador, focou na produção de um informativo que pudesse auxiliar a comunidade na compreensão do que é cobrança de dívida, como é feita e por quem. O projeto foi orientado pela professora Francieli Formentini.

“O propósito do estudo foi explicar quais os métodos utilizados para cobranças e pagamentos de dívidas, e a partir disso mostrar qual a forma mais rápida, fácil e efetiva, que causa menos constrangimento para ambas as partes, devedor e cobrador”, explicou a estudante Larissa Toebe Makowski, lembrando que, após uma conversa com o proponente, o tabelião Francisco Kossel, chegou-se à conclusão de que a produção de um panfleto seria a melhor opção para orientar a comunidade. 

“No panfleto há informações a respeito do protesto em si e como funciona esse procedimento, como é realizada a quitação e, por fim, um QR Code para que todos possam ter acesso à entrevista completa com o tabelião Francisco, que também nos ajudou na elaboração do produto”, completou a acadêmica. Vinculado ao Módulo “Relações Negociais, Jurisdição e Formas Alternativas de Solução de Conflitos” do curso de Direito, o Projeto Integrador contou com a mentoria de Fernando Cezar Lopes Cassionato, Rodrigo Puzzine e Rozeni Grundling. 

O tabelião Francisco Kossel diz que ficou satisfeito com o resultado e comenta que as acadêmicas entenderam a proposta. “Achei muito interessante a proposta da Unijuí, que vincula o conteúdo teórico à prática. Tanto que, além deste desafio, encaminhamos outras propostas do Registro Civil e do CRVA”, explicou.

Para a professora orientadora, Francieli Formentini, o Projeto Integrador é um componente inovador que permite a integração entre teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais. “Nesse sentido, o projeto em questão cumpriu com seu objetivo, possibilitando o contato das acadêmicas com os profissionais. A partir dos produtos elaborados, o conhecimento é compartilhado com os demais estudantes e com a comunidade”, reforçou. O trabalho foi apresentado para a banca de professores na última semana.

Confira o informativo produzido:

 


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