No dia 1º de dezembro, estudantes do quarto módulo do curso de Administração da Unijuí apresentaram seus Projetos Integradores (PIs) aos representantes das organizações que demandaram as atividades. Os PIs oportunizam a aprendizagem por meio de uma relação teórico-prática contextualizada, onde os acadêmicos buscam solucionar um problema real da sociedade, considerando o tema gerador de cada módulo e relacionando os conhecimentos, habilidades e atitudes dos diferentes componentes curriculares desenvolvidos ao longo do semestre.
Neste semestre, o PI desenvolvido pelos estudantes de Administração foi relativo ao Módulo de Marketing e Relações com o Mercado, envolvendo as disciplinas de Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado; Vendas de Alta Performance; Marketing Digital; e Práticas em Gestão de Marketing.
Um dos desafios foi apresentado pelo gerente de Marketing e Mercado do Grupo Fricke, Maiquel Kelm. Ele manifestou a necessidade de realização de uma análise de um segmento específico das Lojas denominado Fricke Design. O estudo levaria em conta os produtos e serviços disponibilizados no segmento, bem como a identificação da percepção dos principais públicos que se relacionam diretamente com o espaço Fricke Design.
O segundo desafio foi apresentado pelo presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa, que demandou estudos para avaliar aspectos relacionados com o atendimento aos clientes nas empresas de Ijuí, bem como as competências essenciais para o atendimento e identificação dos principais fatores que contribuem para a motivação de colaboradores das empresas de Ijuí.
Na apresentação dos resultados dos PIs estavam presentes o sr. Maiquel Kelm e a sra. Sabrina Keutermann, gerente do espaço Fricke Design, e o sr. Rodrigo Bernardi, integrante da diretoria do Sindilojas Noroeste.
Para o desafio apresentado pelo Grupo Fricke, os estudantes Vanessa Bonfada, Paulo Gottschefski, Gabriele Nowicki e Bernardo Mensch realizaram um estudo junto aos clientes deste segmento para avaliar as variáveis que integram cada elemento do composto de marketing varejista, sendo eles: produto, preço, ponto de venda, comunicação, equipe de colaboradores e apresentação da loja. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa com os profissionais que trabalham com projetos e design de interiores e que atuam como influenciadores das escolhas dos clientes, buscando opiniões acerca dos produtos e serviços voltados ao segmento de casa e construção no município e ainda avaliar a relação destes profissionais com as empresas que os ofertam. Os resultados permitiram identificar os principais aspectos positivos e também os que necessitam de melhoria de acordo com os dois públicos pesquisados. A partir dos dados, os estudantes apresentaram algumas sugestões para qualificar as ações de Marketing do espaço Fricke Design. O trabalho contou com a mentoria da empresária Graciela dos Santos Konagevski.
Para dar conta da demanda apresentada pelo Sindilojas Noroeste, os estudantes Eduarda Dahmer e Arthur Matter realizaram duas pesquisas. A primeira envolveu a entrevista de 440 entrevistas com clientes de empresas de Ijuí e objetivou identificar a importância atribuída às principais competências que vendedores e atendentes devem ter para prestar um bom atendimento ao público. Identificou-se ainda os atributos que os clientes consideram mais importantes para escolherem uma empresa para realizarem suas compras e suas atitudes com relação às suas experiências e opiniões quando são bem ou mal atendidos em uma loja. A segunda pesquisa foi realizada com 168 vendedores e atendentes de empresas de Ijuí, identificando a opinião desses colaboradores a respeito das competências que mais os ajudam a desempenhar um bom atendimento aos clientes e ainda os fatores que mais os motivam para a realização de suas atividades em uma empresa. Tais informações permitiram identificar quais devem ser as ações prioritárias em termos de qualificação por parte do Sindilojas Noroeste. Esse desafio contou com a mentoria da empresária Lucinéia Woitchunas.
Após a apresentação dos resultados, ambos os demandantes destacaram a qualidade dos resultados dos Projetos Integradores, manifestando o empenho dos estudantes ao longo de todo o trabalho realizado. Eles ainda salientaram a importância da Unijuí ter inserido tais projetos nos cursos, pois isso permite desafiar os acadêmicos a realizarem trabalhos teórico-práticos desde o início do processo formativo, o que contribui para que estejam ainda mais preparados para atuarem profissionalmente ao se formarem.
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, que esteve à frente deste PI, os trabalhos realizados evidenciaram que experiências de aprendizagem como essa, que envolvem problemas e desafios reais, permitem mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, além de reforçarem o comprometimento e o protagonismo dos estudantes durante todo o processo. “Foi uma grande alegria, enquanto professor, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes ao longo do semestre e, ao mesmo tempo, perceber o entusiasmo deles à medida em que colocavam em prática o que haviam aprendido nos demais componentes curriculares do módulo”, afirmou.