Através do Projeto Integrador Metabolismo, Toxicologia e Alimentos, o curso de Biomedicina da Unijuí está realizando uma série de palestras em parceria com a Administração Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí para os moradores e agricultores do interior da cidade. A ação, iniciou no dia 18 de abril, no distrito do Itaí, onde acadêmicas do 5º semestre do curso de Biomedicina abordaram o tema “O potencial da contaminação da água em nascentes e patologias associadas”.
Segundo a professora coordenadora da atividade, Caroline Brandão Quines, o evento teve como objetivo destacar a importância da qualidade da água na saúde da comunidade. “Abordamos a prevenção de doenças, destacando a importância de uma fonte protegida para tratar a água de consumo dos agricultores, animais e cultivo da região, toxicidade bioacumulativa e uso inadequado de agrotóxicos. Além disso, foram sugeridas alternativas mais seguras relacionadas ao uso de agrotóxicos para o cultivo da região e incentivado o uso de bioinsumos e tecnologias menos tóxicas e bioacumulativas. Os agricultores foram bastante receptivos e demonstraram interesse no assunto”, explicou a professora.
Ao todo, oito distritos serão visitados no decorrer do Projeto Integrador: Itaí, Alto da União, Santana, Chorão, 6 Norte, Parador, Barreiro e Sede.