Biomedicina: participação em grupos de pesquisa e projetos potencializam produção científica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí, enquanto instituição universitária, busca contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico através da pesquisa. Neste sentido, ao longo da sua formação, os estudantes da Unijuí contam com a possibilidade de participar de grupos de pesquisa, além dos projetos de pesquisa e extensão juntamente com os professores da Universidade. 

No curso de Biomedicina, os professores e acadêmicos têm aproveitado essas oportunidades onde diversos trabalhos foram publicados, entre eles, livros e artigos, avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação, durante visita in loco à Unijuí.

O professor Vitor Antunes integra o Grupo de Pesquisa em Fisiologia Humana. Entre suas publicações mais recentes está a orientação do trabalho “Marcadores renais como prognóstico para Covid-19”, da egressa de Biomedicina Camila Cristina Sauder da Silveira. "Foi um trabalho extremamente atual sobre a Covid-19, com centenas de pacientes, onde avaliamos os danos renais e prognósticos. Por meio deste estudo, conseguimos avaliar se o paciente está melhorando ou piorando em relação à Covid-19, o que é fundamental", explicou.

Para Antunes, os esforços dos Grupos de Pesquisa que buscam publicar estudos inovadores fazem toda a diferença. “O trabalho que realizamos nos grupos, aliados aos projetos de pesquisa e extensão qualificam as atividades de ensino. Isso porque a Unijuí oportuniza a realização de pesquisas de ponta que além de serem socializadas por meio de publicações, são debatidas na sala de aula, ampliando os conhecimentos de todos", pontuou.

O professor dos cursos de Saúde da Unijuí Thiago Gomes Heck organizou o livro “Abordagem Interdisciplinar da pandemia de Covid-19”, que contou com a participação de professores e alunos de diferentes cursos da Universidade, além de outras instituições. 

“Este livro representa um registro documental de um momento ímpar de múltiplas interações científicas, intelectuais e cooperativas genuínas. Neste contexto, o livro é apenas uma amostra do diferencial em estar em uma Universidade onde não nos limitamos a adquirir conhecimentos produzidos em outros lugares. Na Unijuí se vive em tempo real a construção do conhecimento, com teoria e prática cotidianamente. A publicação deste livro, ou de artigos, é apenas um resultado final de um processo muito rico de formação e interação que vivem nossos alunos e professores”, destacou o professor.

Para a coordenadora do curso de Biomedicina, professora Bruna Comparsi, “além de favorecer a integração entre a Graduação e Pós-Graduação, a participação dos professores e estudantes de Biomedicina em projetos de pesquisa, de extensão e inovação tecnológica, potencializa a produção científica. A produção dos professores é excelente e conta com artigos, livros, capítulos de livros e trabalhos publicados em eventos", finalizou.

Se você tem interesse em cursar Biomedicina, saiba que a Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno até o dia 18 de julho, no site unijui.edu.br/vestibular. Conheça mais sobre o curso clicando aqui e acompanhe as atividades no instagram.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.