Com uma equipe altamente qualificada e equipamentos modernos, o Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) está ofertando para a comunidade regional, exames para a detecção da Dengue, com agilidade e precisão no diagnóstico da doença. Atualmente, são ofertados dois tipos de exames: o sorológico, mais conhecido como teste rápido, que detecta anticorpos contra a Dengue e o antígeno da Dengue NS1, com resultado liberado em até duas horas; e o método RT-PCR - bastante utilizado na pandemia de Covid-19, e que detecta a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, com resultados em até 24 horas.
Segundo o coordenador do Unilab, professor Matias Nunes Frizzo, o grande diferencial da Unijuí é que todos os exames são elaborados aqui na estrutura da Universidade. “Mesmo os exames de alta complexidade, que é o caso do PCR, são feitos aqui no laboratório, o que nos permite entregar o resultado no mesmo dia. Se mandássemos para um apoio, por exemplo, demoraríamos de 2 a 3 dias para ter os resultados. Essa entrega imediata que oferecemos - de 2 horas para o teste rápido e no mesmo dia para o teste molecular, é um grande diferencial pois ofertamos o resultado de forma rápida, e o tempo é, talvez, um dos mais importantes serviços que um laboratório pode prestar, levando em conta a qualidade e agilidade nas informações que ele libera para o serviço de saúde. Esse é um comprometimento do Unilab”, frisou.
O coordenador destaca ainda os diferenciais dos exames. “Se o nosso paciente ingressar no laboratório de manhã, ao final da tarde ele já terá o seu resultado molecular. Cabe aqui colocar a vantagem de um exame molecular: sua sensibilidade e especificidade são mais elevados, o que permite que a gente consiga realizar o exame já no primeiro e segundo dia de sintomas, o que é uma vantagem frente ao teste rápido que necessita de três dias de sintomas”, explica.
Além disso, por trás dessa prestação de serviço tem Ensino, Pesquisa e Extensão, visto que o Unilab está sempre buscando investir em saúde para que o conhecimento produzido na Unijuí sejam revertidos em melhorias para a comunidade, o que é um dos diferenciais de um laboratório de uma Universidade Comunitária.
“A Universidade, antes de mais nada, é fruto de um esforço da comunidade desde a sua concepção. Então, nada mais correto e digno que nós, professores e técnicos da Unijuí, estarmos também prestando um serviço para a comunidade. Geramos conhecimento, formamos profissionais, mas também, atrelados a isso, estamos junto com a comunidade quando ela precisa. E essa ação de enfrentamento é isso. Somos uma ferramenta institucional que visa também buscar, não somente a aproximação, mas também prestar serviços de saúde para melhorar ou contribuir na melhora dos pacientes de Ijuí e região e a agilidade e a qualidade em um laudo, o que é determinante para uma rápida ação de um serviço de saúde”, avalia.