Acadêmicos se aproximam do perfil profissional do biomédico gestor na área de Análises Clínicas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Por meio do Estágio Curricular Supervisionado, acadêmicos do curso de Biomedicina participaram de uma atividade que abordou o “O perfil profissional do biomédico gestor na área de Análises Clínicas”. O tema foi debatido pelo biomédico Maurício Quadro, que é responsável técnico e coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da Unimed Missões.

Conforme explica a coordenadora do curso, professora Bruna Comparsi, este foi um momento significativo na formação dos estudantes, que puderam vivenciar uma experiência acadêmico-profissional, e de integração entre o ensino e o mundo do trabalho. “Neste semestre, os futuros biomédicos irão concluir a formação específica na área de diagnóstico laboratorial no Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí, o Unilab, desenvolvendo competências específicas da profissão e relacionadas ao contexto de saúde da região”, explicou a docente, lembrando que o Unilab mantém suas atividades completamente integradas ao ensino, à pesquisa e à extensão e atua, paralelamente, na prestação de serviços laboratoriais para as comunidades de Ijuí e região. 

“Cabe destacar que as ações do curso foram um diferencial no enfrentamento à pandemia. Dentre elas, destaca-se o convênio celebrado entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde - Cisa e a Fidene/Unijuí, que possibilitou a implementação de um setor de biologia molecular no Unilab, voltado ao diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2, e que a partir de junho de 2020 passou a realizar os exames laboratoriais (métodos sorológicos e moleculares) emitidos em até 24 horas. Foram atendidos com este serviço mais de 40 municípios e hospitais regionais, sendo realizados, já no ano de 2020, cerca de 30.000 exames”, explicou a professora, lembrando que a Universidade e o curso também realizaram oficinas de treinamento e capacitação das equipes de saúde para coleta e transporte do material biológico para realização do diagnóstico molecular por RT-qPCR, para detecção de SARS-CoV-2. “Este serviço especializado do curso permitiu um grande diferencial técnico e científico para o enfrentamento da pandemia, assim como contribuiu no processo formativo dos profissionais biomédicos através de estágios, aulas práticas, atividades de extensão e pesquisa associadas ao laboratório”.

Atualmente, o laboratório opera 24 horas, atendendo a Secretaria de Saúde de Ijuí, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Ijuí e o Hospital Bom Pastor - HBP de Ijuí, além de convênios com o Cisa e demais hospitais locais e regionais. “Este conjunto de atividades de prestação de serviço, pesquisa e extensão tem uma contribuição na formação do biomédico, sejam em aulas teórico-práticas, aulas práticas, estágios curriculares, estágios não obrigatórios, bolsas de iniciação científica, tecnológica e bolsas de extensão”, completou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.